Tudo sobre OSB-3
OSB (decoding - oriented strand board) são divididos em 4 tipos: OSB-1, OSB-2, OSB-3 e OSB-4. As 2 primeiras modificações são da mais baixa qualidade, não podem ser utilizadas para a construção de estruturas de suporte de carga e também não podem ser utilizadas em salas com elevada humidade. De todos os tipos de materiais, o OSB-3 é considerado o mais popular. Possui a melhor relação preço / desempenho.
O que é isso?
OSB em inglês significa placa de vertente orientada, que em sua forma abreviada soa como OSB, portanto, a abreviatura russa às vezes é OSB. É um material estrutural multicamadas, na fabricação do qual se utilizam principalmente coníferas. Para a produção de placas de madeira obtêm-se aparas com 8-20 cm de comprimento e as aparas resultantes são misturadas com um ligante, ácido bórico e resinas. As camadas da massa resultante são coladas em equipamentos de prensagem sob a influência de altas temperaturas e pressão.
A principal diferença entre OSB e outras madeiras serradas é a diferença na orientação dos cavacos. Lascas na primeira e última camada são colocadas ao longo do comprimento da folha inteira, e no meio - em uma posição perpendicular em relação às camadas de cobertura. Ao contrário do OSB-1 e do OSB-2, o OSB-3 tem boa resistência à água.
O OSB-4 possui as melhores características técnicas e desempenho, porém, devido ao alto preço, o material é impopular. Você pode distinguir o OSB-3 dos outros pelas pontas - os fabricantes europeus costumam pintar as bordas para evitar o inchaço do material.
As modificações resistentes à umidade, ao contrário das convencionais, podem ser revestidas com um filme (laminado) ou um verniz especial.
As placas OSB-3, cuja descrição de seus méritos interessa a muitos construtores, recentemente ganharam grande demanda. Sua popularidade se deve a uma série de vantagens:
- peso leve, facilitando o transporte e instalação dos lençóis;
- estrutura homogênea;
- forte retenção de fixadores devido à alta densidade;
- facilidade de uso - o material pode ser serrado, cortado e processado com ferramentas improvisadas;
- a possibilidade de recorrer a vários métodos de processamento - as folhas podem ser pintadas na cor desejada, aplicar verniz;
- versatilidade - o OSB pode ser usado para nivelar paredes, organizar espaços sob o telhado ou pisos, bem como para outras obras de construção.
As desvantagens incluem baixa estética, é por isso que as placas de fios orientados praticamente não são usadas para revestimento externo. Além disso, essa madeira é classificada como ambientalmente insegura e combustível.
Possui 4 classes de perigo em termos de toxicidade - isso significa que o material emite muitas substâncias nocivas para o meio ambiente durante a ignição e a combustão.
Características e propriedades
OSB-3 possui as mesmas propriedades físicas e químicas em toda a superfície. O material é durável, fácil de usar e resistente à umidade. Ao contrário da madeira natural, as tábuas não apresentam vazios internos e fissuras na superfície, buracos por nós caídos e outros defeitos. As propriedades mecânicas e químicas do OSB-3 são próximas às do compensado. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Amizade ambiental
Muitos consumidores potenciais de OSB-3 estão interessados em sua nocividade para os humanos. O fato é que esses materiais de construção não são ecologicamente corretos e podem ser perigosos para a saúde. Na produção de painéis, resinas obtidas quimicamente são utilizadas como aglutinante. Na maioria das vezes, os fabricantes usam composições de fenol-formaldeído e melamina-formaldeído. Graças ao uso dessas substâncias, é possível aumentar a resistência das placas e reduzir o custo de produção.
Aglutinantes poliméricos podem prejudicar a saúde humana, pois liberam benzeno, fenol, formaldeídos e outros compostos cancerígenos no meio ambiente. Entrando no corpo em grandes quantidades, eles causam doenças de pele, erupções cutâneas alérgicas, doenças respiratórias e de visão. Para descobrir a concentração de substâncias nocivas, você precisa estudar as informações do certificado de conformidade.
Nessa documentação, os fabricantes indicam informações sobre as pesquisas realizadas - deles você pode falar sobre a segurança do produto.
A classe de emissão de formaldeído é determinada pelas normas:
- E0;
- E1;
- E2;
- E3;
- E4.
As placas das classes E0-E1 apresentam danos mínimos à saúde. Podem ser usados em interiores, bem como na decoração de hospitais e quartos infantis. Devido à maior concentração de substâncias cancerígenas, os materiais de construção E2 e E3 podem ser usados apenas para trabalhos ao ar livre.
Força
Dependendo do fabricante, a dureza do OSB-3 pode variar ligeiramente. Basicamente, as lajes são capazes de suportar uma carga não superior a 640 kg / m3. Sua resistência à flexão em relação ao eixo longitudinal é de 22 N / mm2, e ao longo do eixo transversal - 11 N / mm2.
Densidade
Seus indicadores são 640-650 kg / m3 (corresponde aos valores das árvores coníferas). Devido à sua boa densidade, o material de construção não se desintegra ou delamina durante o processamento e a instalação de fixadores nele. Devido ao uso na produção de grandes cavacos, as placas são capazes de segurar o hardware de forma confiável mesmo a uma distância mínima de 1 cm das extremidades. Ao mesmo tempo, cavacos e outros defeitos de esforços mecânicos não se formam na folha .
Resistência à umidade
OSB-3 pertence às placas à prova d'água. Eles podem ser usados em ambientes com alta umidade, bem como para trabalhos ao ar livre. A resistência à umidade desses materiais de construção é calculada usando o coeficiente de dilatação em espessura. Para determiná-lo, um prato de certa espessura é colocado em água por 24 horas.
Após este tempo, registra-se o inchaço do material, para OSB-3 o coeficiente não deve ultrapassar 15%.
De outros
As folhas OSB-3 têm uma baixa permeabilidade ao vapor igual a 0,0031 mg / (m · h · Pa). É comparável à resistência ao vapor do vidro de espuma. Baixas taxas são alcançadas devido ao uso de resinas na produção de materiais que, quando solidificados, não passam bem o vapor. As folhas têm uma estabilidade biológica fraca quando são mantidas por muito tempo em condições de alta umidade ou com saltos bruscos de temperatura. Em salas secas, os painéis raramente são afetados por microorganismos fúngicos e mofados. Para aumentar a resistência biológica do OSB-3, é recomendado o uso de compostos especiais de proteção contra umidade: vernizes e tintas com funções protetoras.
OSB-3 tem boa resistência à transferência de calor - o material retém perfeitamente o calor dentro da sala e cria uma barreira à penetração do frio. Os indicadores de condutividade térmica dependem diretamente da espessura das folhas. Por exemplo, para um painel de 9 mm, o valor será 0,08 W / (m K) e 18 mm - 0,16 W / (m K).
Tamanhos de folha
Fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem placas OSB de vários tamanhos. A espessura dos produtos é (em mm):
- 6;
- 8;
- 9;
- 10;
- 12;
- 15;
- 16;
- 18.
Alguns fabricantes oferecem painéis extra fortes e rígidos com espessuras de 22 e 30 mm. Tamanhos de folha populares (em mm):
- 2500x1250x10;
- 2500x1250x15;
- 12x1250x2500;
- 9x1250x2500;
- 18x1250x2500;
- 18x1220x2440.
O peso de 1 folha depende do tamanho do material. Para painéis de tamanhos padrão, varia de 12 a 45 kg. Ao escolher o tamanho do OSB-3 para superfícies de revestimento, é preferível dar preferência às chapas dimensionais, por exemplo, 3000x1500 mm - assim será possível reduzir o número de juntas.
Fabricantes populares
O sortido de pranchas de reforço orientado é representado por produtos de produção nacional e europeia. A classificação de marcas populares inclui as seguintes empresas: Kronospan, Bolderaja, Glunz, Kalevala, Ultralam, EGGER, Izoplat, Arbec.
- A marca Kronospan foi fundada na Letônia. Com o aumento da capacidade de produção, passaram a abrir filiais na Romênia, Bielo-Rússia e Rússia. Materiais de alta qualidade com classe de emissão E1 são produzidos sob esta marca. O fabricante oferece produtos com lado externo liso e lado interno áspero, o que proporciona uma instalação mais conveniente dos materiais de construção.
- De acordo com os consumidores, o fabricante letão de OSB mais popular é Bolderaja. Esta é uma das maiores empresas europeias de marcenaria. Os materiais do tabuleiro Bolderaja são caracterizados por boas características físicas e químicas e propriedades operacionais. OSB-3 são produzidos com extremidades planas ou T & G-4 tipo “espinho-ranhura”. Painéis extra fortes com espessura de 30 mm estão disponíveis para venda.
- A Glunz é um grande fabricante alemão de OSB-3, que reuniu o grupo de empresas Sonae Indústria. Sob esta marca, são produzidos fogões seguros para saúde com uma classe de emissão E0.
Na produção de folhas de fios orientados, o fabricante usa matérias-primas cuidadosamente selecionadas e ligantes ecológicos.
- "Kalevala" - o próximo maior fabricante de materiais para ladrilhos de alta qualidade, com instalações de produção localizadas na Rússia. Para a fabricação de OSB, ele utiliza a madeira da Carélia, famosa por seus indicadores de alta resistência, em que a densidade das chapas acabadas chega a 700 kg / m3. Devido à excelente qualidade, os produtos desta marca ganharam popularidade não só na Rússia, mas também nos países da CEI.
- Outro fabricante doméstico confiável de OSB-3 é Ultralam. Oferece materiais para ladrilhos com a melhor relação qualidade / preço. As placas Ultralam são fabricadas com tecnologia de prensagem contínua. As placas desta marca distinguem-se pela geometria ideal e indicadores de alta densidade - não inferior a 620 kg / m3.
- Sob a marca EGGER São produzidas lajes com baixa higroscopicidade nos padrões E0 e E1, o que as torna muito requisitadas para decoração de interiores.
- Pratos marca "Isoplat" diferem nas características físicas do OSB-3 dos fabricantes acima. Eles são menos densos e mais soltos. Esses painéis são pesados. No entanto, também encontraram os seus clientes devido ao custo orçamental e ao fornecimento de um bom isolamento térmico e acústico.
- Arbec entrou na classificação dos melhores fabricantes de OSB. Esta é uma marca canadense, sob a qual OSBs são produzidos com maior resistência à água, bom isolamento térmico e melhor absorção de ruído.
Áreas de uso
OSB-3 pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos. Eles são amplamente usados para os seguintes tipos de trabalho:
- ao construir o revestimento do telhado;
- para revestimento das paredes internas e externas da casa;
- na disposição de pisos ásperos (para nivelar a superfície de laminados, linóleo, tábuas de parquete ou outros materiais de revestimento);
- ao terminar superfícies de teto;
- durante a construção de patamares e escadas;
- para a instalação de pisos, vigas em I;
- para criar estruturas de suporte para vários materiais de acabamento;
- para cofragem durante a construção da fundação;
- ao organizar pisos em caminhões.
OSB-3 pode ser usado na produção de móveis. Na fabricação de móveis, eles são usados para criar peças planejadas para serem submetidas a altas cargas. Folhas de fios orientados são freqüentemente usadas para fazer caixas de remessa, outdoors, racks de produção e prateleiras.
Dicas de Seleção
Nas lojas de ferragens, o OSB-3 é vendido em uma ampla gama, o que dificulta a escolha de um produto de qualidade pelo consumidor.
- Ao comprar um material para ladrilhos, deve-se em primeiro lugar prestar atenção à classe de emissão de substâncias nocivas. Para a fabricação de móveis e decoração de interiores, recomenda-se a escolha do OSB E0 ou E1. As placas E2 são adequadas para trabalhos ao ar livre. É melhor recusar produtos com classe de emissão E3.
- Na escolha da espessura da chapa, é necessário levar em consideração o tipo e a intensidade das cargas previstas, a distância entre as estruturas de apoio, bem como os parâmetros de sustentação da laje.
- Para os trabalhos de cobertura, é preferível dar preferência a painéis com o lado ondulado ou rugoso. Permite obter um bom grau de adesão a primários betuminosos e mástiques. Para a decoração exterior, são indicadas as folhas laminadas ou OSB-3 revestidas a verniz. Painéis com tais revestimentos resistem melhor à umidade, por isso são recomendados para uso em ambientes com alta umidade.
- Ao escolher os pratos, é preciso levar em consideração o cheiro. Você deve se recusar a comprar produtos que exalem um cheiro pungente de formalina ou plástico - isso indica uma alta toxicidade do produto.
- Antes de comprar, você precisa solicitar um certificado de conformidade para os materiais de construção adquiridos e outra documentação relacionada. E também, se possível, inspecione a embalagem - ela deve estar intacta, sem quebras. Fabricantes de confiança completam placas de madeira com inserções, que indicam a rotulagem do produto e suas propriedades físicas e químicas.
Características de instalação e uso
A instalação do OSB-3 não requer habilidades especiais. Para a fixação das placas, é permitido o uso de vários fixadores: pregos, parafusos auto-roscantes, rebites ou parafusos. Além disso, os materiais podem ser colados com compostos de madeira especiais. Ao escolher um adesivo, é necessário levar em consideração a carga na superfície, o grau de umidade durante a operação, bem como o grau de conexão necessário. Para trabalho interno, substâncias não tóxicas devem ser selecionadas.
Recomendações de instalação para pisos:
- os materiais com extremidades retas são colocados com uma folga de 3-4 mm; ao dispor um piso flutuante, a folga entre a chapa e a parede deve ser de pelo menos 12 mm;
- a conexão das arestas curtas deve ser realizada ao longo das defasagens, e as longas - utilizando a conexão espinho-ranhura;
- os painéis devem ser fixados com pregos, para uma fixação mais confiável é necessário aplicar cola entre o OSB e as toras.
Ao colocar pisos em áreas abertas, é necessário proteger o revestimento da umidade - para isso, ele pode ser coberto adicionalmente com compostos de proteção contra umidade especializados. Caso o revestimento venha a ser exposto à chuva, recomenda-se providenciar um sistema de drenagem e uma camada impermeabilizante. Ao montar o painel com parafusos, é recomendável fazer orifícios previamente.
Para obter os resultados desejados, não use painéis úmidos. Caso os materiais tenham sido expostos à chuva, devem ser tratados com compostos anticorrosivos biológicos e aguardar a secagem das telhas.
OSB-3 é um material de construção multifuncional. É usado em vários campos, dos quais dependerão as características do trabalho de instalação.
O comentário foi enviado com sucesso.