Tudo sobre placas OSB
Hoje, a maioria dos artesãos domésticos sabe o que são as placas OSB, no entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como decifrar as características de marcação, nocividade ou segurança dos painéis para a saúde humana. Os modernos módulos de aparas de madeira praticamente substituíram outros painéis nas estruturas de edifícios e estruturas; eles são confiáveis, duráveis e não requerem fixações complexas. Uma revisão das análises e uma comparação do OSB com o compensado e outros tipos de placas ajudará a avaliar todas as vantagens deste material.
O que é isso?
OSB pertence à categoria de placas de madeira para construção, sua produção e uso são regulamentados pelos requisitos de GOST R 56309-2014. A decodificação da abreviatura em russo parece bastante simples - placas de madeira com aparas orientadas. As placas OSB diferem de outros painéis em sua composição. Sua estrutura é multicamadas, formada pela conexão de cavacos finos usando componentes resinosos em uma base sintética. Esta composição fornece alta resistência, resistência do material às cargas operacionais.
Uma placa de fios orientada plana é formada devido à orientação diferente das camadas. As camadas externas têm uma posição longitudinal, as demais são perpendiculares a elas.
Como o material é constituído por lascas e aparas de madeira natural, ele retém parcialmente suas propriedades, adquirindo, adicionalmente, novas possibilidades.
Como outras placas de construção, o OSB tem seus prós e contras. As vantagens do material incluem várias características.
- Força. As lajes são feitas de camadas multidirecionais, os elementos nelas são bastante grandes, de modo que os painéis são mais resistentes do que as opções usuais de pequenas aparas e serragem.
- Elasticidade. Estruturas curvas podem ser feitas de lajes OSB; elas são adequadas para criar aberturas em arco e outros elementos de formas complexas. Após a prensagem, o material retorna à sua forma anterior.
- Uniformidade, sem defeitos. As placas não têm nós e outras inclusões, como materiais folheados, são menos suscetíveis à destruição.
- Estabilidade dos parâmetros. As resinas na composição tornam o OSB resistente ao contato de curto prazo com a umidade.
- Facilidade de usinagem. As folhas podem ser lixadas, serradas, fresadas.
- Propriedades à prova de som e de isolamento térmico. As paredes feitas de tal material abafam os sons estranhos, ajudam a reduzir o nível de ruído que penetra do lado de fora. Quanto mais espessa a placa, melhor retém o calor.
- Resistência química e biológica. As placas OSB são feitas à base de resinas, pelo que estão bem protegidas de fungos e bolores. O revestimento externo de cera, aplicado na fábrica, fornece ao material resistência suficiente à umidade.
Também existem desvantagens. O material tem uso limitado em instalações residenciais, uma vez que algumas de suas classes não atendem aos padrões ambientais internacionais devido ao teor de formaldeídos. A permeabilidade ao vapor dos painéis à base de madeira também não é muito alta.
Além disso, as resinas aglutinantes têm um odor característico, bastante pungente, que leva muito tempo para ser removido.
Características e propriedades
OSB possui um certo conjunto de características que determinam sua finalidade e funcionalidade. Não apenas a textura ou estrutura das lajes, o tamanho dos cavacos diferem, mas também outros parâmetros importantes.
As principais características técnicas do OSB devem ser consideradas com mais detalhes.
- Prejudicial à saúde. A compatibilidade ambiental do OSB está em grande dúvida. O principal dano é causado pelas resinas de formaldeído, cuja toxicidade é bastante elevada. Mas a porcentagem desses componentes na composição é extremamente baixa (até 3%) de acordo com os padrões europeus. Isso é 4 vezes menor do que o aglomerado, com o qual são feitos os móveis e os móveis.
- Permeabilidade ao vapor de água. Como a estrutura do material é baseada em resinas, não é altamente respirável. A permeabilidade ao vapor das placas OSB não é superior a 0,0031 mg (m * h * Pa). Este é um valor muito baixo, comparável ao que mostra o vidro de espuma ou linóleo.
- Tempo de vida. As placas OSB padrão, quando usadas ao ar livre, podem reter suas propriedades por mais de 10 anos. A experiência estrangeira mostra que, na composição de pisos e decks de telhados, o revestimento deve ser trocado com ainda menos frequência. Sua vida útil média é superior a 20 anos.
- Resistência à umidade. Independentemente da classe, o OSB tem medo da água - isso se deve à sua composição. O grau de resistência à umidade é determinado pela capacidade do material de inchar quando imerso em água por 24 horas. Para OSB-1, esse número chega a 25%, para OSB-4 - apenas 12%.
- Inflamabilidade. OSB é um material pertencente à classe G4. Isso significa que é altamente inflamável e requer tratamento adicional com retardadores de chama. O ácido bórico é usado como aditivo retardador de fogo, mas não resolve o problema de maneira fundamental.
- Condutividade térmica. A chapa OSB é considerada uma boa escolha para a construção de edifícios e estruturas. O principal parâmetro do material para a construção de paredes, pisos é a resistência à transferência de calor. Para placas OSB, este indicador, dependendo da espessura, varia de 0,08 a 0,16.
Estas são as principais características que devem ser levadas em consideração ao usar materiais com fios orientados.
Descrição das espécies
Os painéis OSB possuem classificação própria, que inclui a comparação de diferentes características e parâmetros do material. A densidade e resistência da estrutura, a presença de acabamentos decorativos são tidas em consideração. Vale a pena aprender mais sobre o que são as placas de aparas de madeira orientadas.
Pela aparência do lado frontal
As variedades OSB são divididas em várias categorias de acordo com a disponibilidade e tipo de acabamento.
- Com laminação. Esta opção pode ser reutilizada. OSB laminado é usado na fabricação de fôrmas reutilizáveis ao lançar um monólito de concreto.
- Envernizado. Essas placas podem ser utilizadas para decoração de interiores em um determinado estilo ou instaladas em ambientes com altos níveis de umidade.
- Com moagem. Adequado para acabamentos decorativos. Usado dentro de casa.
- Sem lixar. É utilizado para revestimento externo de paredes de edifícios e estruturas.
Dependendo da presença ou ausência de revestimento externo, o OSB pode ser utilizado na construção civil para a produção de fôrmas reutilizáveis, adequadas para posterior acabamento ou utilizado na sua forma natural.
Pela força
Os painéis OSB podem ser classificados de acordo com suas características de resistência e qualidade. O material é dividido em várias categorias.
- OSB-4. Esta classe inclui lajes com os indicadores de resistência mais altos. Sua confiabilidade e respeito ao meio ambiente tornam o material adequado para uso dentro e fora de edifícios. Ele pode suportar cargas operacionais máximas.
- OSB-3. O tipo de laje mais popular e difundido. Adequado para uso em ambientes úmidos.
- OSB-2. Uma classe de material para uso interno. Ele pode suportar cargas operacionais menores e tem resistência média. Não é adequado para salas úmidas.
- OSB-1. A classe de pratos mais frágil. São recomendados para uso em estruturas descarregadas, sem acesso a ambiente úmido.
Esta é a principal classificação aplicada às pranchas de reforço orientado.
Dimensões e peso
As dimensões das folhas OSB são padronizadas. São produzidos no tamanho de 1250 × 2500 mm (norma europeia) ou 1220 × 2440 mm, podem ter um grande comprimento quando feitos à medida, para um projecto específico. A espessura varia de 8 a 26 mm, em incrementos de 2 mm. O peso também varia. Com as mesmas dimensões e densidade média de 650 kg / m3, uma folha de 9 mm de espessura pesará 18,3 kg e 15 mm já pesará 30,5 kg.
Marcando
A presença de marcadores especiais permite ao fabricante informar o consumidor sobre as propriedades e características do material. Além disso, as marcações às vezes contêm instruções de instalação. Várias designações importantes podem ser distinguidas.
- W / R / F. Essas letras marcam a finalidade do material: parede - para paredes, piso - para piso, telhado - para telhado.
- Eixo de força nesta direção. A inscrição é complementada por uma seta que indica o sentido transversal em que a laje deve ser colocada.
- Este lado para baixo. As marcações indicam o lado inferior quando montado horizontalmente.
- Por país de origem. A abreviatura CSA significa produtos canadenses, PS2-04 para produtos americanos, EN-300 para produtos europeus.
- Sheating Span. Indica a distância entre vigas ou postes de quadro.
Estas são as principais designações encontradas na superfície dos painéis derivados de madeira do tipo OSB.
Fabricantes populares
OSB é produzido hoje na Rússia e no exterior. Um dos principais fornecedores desses materiais é a fábrica austríaca Kronospan, que possui filiais no Leste Europeu. Além disso, estão no mercado as marcas Louisiana Pacific dos EUA, Glunz da Alemanha e Ainsworth dos EUA e Canadá. Os fabricantes chineses não podem competir com eles de forma significativa devido à má qualidade das matérias-primas, substituindo as coníferas por choupos mais macios.
Ao escolher produtos de fabricantes russos, é melhor focar também nos líderes de mercado. Trata-se da DOK "Kalevala" na região de Vladimir e uma empresa em Torzhok, que produz placas OSB-3 e OSB-4.
E também uma das fábricas da Kronospan opera na Rússia.
Comparação com outros materiais
O cartão OSB, por sua aparição no mercado de materiais de construção, reduziu significativamente as vendas de outros painéis de chapa. Claro, é significativamente inferior ao forro de madeira sólida e compensado o mais próximo possível em termos de dureza e resistência. A segurança ambiental dos materiais também difere, e não a favor do OSB. Mas se você comparar as placas de construção umas com as outras, a diferença não será mais tão significativa.
Por exemplo, drywall e GVLV são quase duas vezes mais baixos que OSB em termos de resistência à umidade. O DSP por este indicador é praticamente igual à placa de vertente orientada e a LSU é superior a todos os outros materiais. De acordo com a classe de inflamabilidade G4, o OSB está no mesmo nível que o aglomerado, o painel de fibra e o MDF.
Porém, possui menor coeficiente de condutividade térmica, o que garante melhor retenção de calor nos ambientes.
Formulários
OSB é um material de construção versátil usado para trabalhos externos e internos de edifícios.
Vale a pena listar as principais áreas de sua aplicação.
- Revestimento de casas. Os painéis são utilizados para decoração exterior e para a formação de divisórias internas. Os materiais de acabamento são montados em cima deles.
- Instalação do contrapiso. O escudo é colocado como base nas toras. Uma placa ou outros materiais selecionados para organizar a cobertura áspera são montados nela.
- Formação de uma base de cobertura contínua para revestimento duro ou materiais de construção macios.
- Criação de estruturas de suporte. Uma vez que o material pode ser usado ao ar livre, vigas I e outros elementos necessários para a construção geralmente são feitos a partir dele.
- Fabricação de fôrmas permanentes e removíveis para concreto. A estrutura montada em OSB não requer uma construção complexa. A fôrma removível é feita de opções de material laminado ou lixado.
- Criação de colmeias, caixas de correio, baús domésticos, recipientes de embalagem.
- Fabricação de artesanato. Os teatros e playgrounds originais para crianças são feitos de OSB.
- Produção de painéis SIP. São 2 folhas de OSB, conectadas com uma camada isolante de calor de poliestireno expandido.
- Fabricação de móveis. Os materiais de alta qualidade OSB-3, OSB-4 são adequados para a fabricação de peças para armários, bancos, cadeiras.
- Criação de estruturas publicitárias. Os escudos deste tipo são leves e têm uma grande área útil.
Estas são as principais áreas de aplicação do OSB. E também o material pode ser usado para outros fins na economia ou na produção.
Nuances de escolha
As placas OSB estão à venda em uma ampla variedade. Isso complica um pouco a decisão final na hora da compra.
As recomendações de especialistas irão ajudá-lo a escolher o OSB certo corretamente.
- Preste atenção ao acabamento da superfície. Normalmente apresenta uma estrutura lisa e brilho pronunciado, mas também existem opções mate. Isso não é um defeito no processamento - tais lajes são feitas especificamente para o telhado. A estrutura áspera garante um movimento seguro do mestre no telhado. Além disso, mastiques, primers e materiais a serem soldados são melhor colocados em tal placa.
- Inspecione as bordas. As placas com bordas planas são montadas com barras de suporte adicionais. Eles são projetados para a montagem de estruturas orientadas verticalmente. Módulos com pontas e ranhuras nas bordas não só proporcionam melhor vedação, mas também dispensam pontes. Essa conexão está em demanda para instalação horizontal na estrutura do telhado, piso, teto.
- Escolha a espessura certa. Lajes de 12-15 mm são consideradas a melhor solução para a criação de um revestimento de telhado contínuo. Sua capacidade de carga é a mais alta. Painéis com uma espessura de 9,5-12,5 mm são projetados para instalação como revestimento de parede em estruturas de construção de quadro. Lajes mais finas são usadas para tetos de arquivamento, criando divisórias internas.
- Use 2 camadas em vez de 1. Para instalação horizontal e operação sob cargas, é melhor pegar um material mais fino, mas colocá-lo em camadas. Esta abordagem oferece uma oportunidade para eliminar as lacunas, ajuda a aumentar a resistência dos tetos do porão, pisos e estruturas do telhado colocadas em toras.
- Considere a nomeação. Em termos de classe de emissão, apenas os painéis E0 ou E1 são adequados para a decoração de interiores. As demais opções são adequadas apenas para uso externo, no processo de enfrentamento de paredes externas de edifícios e estruturas.
Estas são as principais recomendações que devem ser levadas em consideração ao escolher as placas OSB no momento da compra. Além disso, é importante lembrar o valor pelo dinheiro. Poupança definitivamente não vale a pena.
É melhor comprar imediatamente o material de uma conhecida marca europeia que atenda a elevados padrões ambientais.
Visão geral da revisão
De acordo com os compradores, as placas OSB são uma boa alternativa ao compensado e outros tipos de placas utilizadas no arranjo de paredes externas e internas, pisos e tetos. A sua principal aplicação limita-se ao revestimento de edifícios e estruturas com caixilhos, uma vez que nem todos os fabricantes estão preparados para fabricar produtos com baixo teor de formaldeído. Dentro de uma casa ou apartamento, as lajes são usadas para organizar pisos e tetos, criando divisórias. Os compradores observam que mesmo após 10 anos de serviço, tais materiais desempenham com sucesso suas funções; com a instalação adequada, eles não têm medo da umidade e permanecem resistentes à influência do ambiente externo.
Desvantagens também são notadas. Quando usada como revestimento de fachada, a cera protetora deve ser removida das lajes e tratada com terra. A execução inadequada dessas obras leva ao fato de que surgem lacunas em seu interior para o desenvolvimento de mofo e bolor. Ao serrar, certifique-se de proteger as bordas.
E o material não parece atraente, só é adequado para o posterior acabamento decorativo.
O comentário foi enviado com sucesso.