Tudo sobre placas OSB resistentes à umidade
Painéis OSB feitos de fios orientados possuem diferentes propriedades, características técnicas e operacionais. Os materiais da mais alta qualidade são considerados OSB-3 e OSB-4 - são painéis resistentes à umidade com um coeficiente mínimo de dilatação de 10-15%. Vamos entender as características das placas resistentes à umidade, métodos de sua produção, tipos e áreas de aplicação.
Características principais
As placas OSB resistentes à umidade são um material estrutural produzido na Rússia de acordo com os regulamentos da GOST 32567-2013. Para a sua fabricação são utilizadas aparas de madeira (no mínimo 90%) de diversos tamanhos. Neste caso, o comprimento dos cavacos não deve ultrapassar 20 cm, a largura - 4 cm e a espessura - 1 mm. Os painéis consistem em várias camadas de aparas, e cada uma delas é colocada em diferentes direções. Graças a esta tecnologia de fabricação, o material é forte e durável.
Painéis OSB impermeáveis pintam e aderem bem. Devido a esta característica, o consumidor pode facilmente mudar sua aparência. Para OSB, é permitido o uso de tintas de alta qualidade adequadas para a pintura de produtos de madeira natural. As placas OSB são fáceis de processar. Eles são serrados, cortados, polidos e perfurados com rapidez e sem esforço usando ferramentas manuais ou elétricas de carpintaria.
Vamos listar as principais características das placas OSB resistentes à umidade.
- Alta resistência à flexão. Para materiais impermeáveis, o valor varia de 3500 a 4800 N / mm2.
- Peso leve. O peso dos painéis depende diretamente de seu tamanho. Dependendo das dimensões, o peso varia de 12 a 46 kg. Devido ao seu baixo peso, o transporte do material dispensa a contratação de equipamentos especializados. E também devido ao baixo peso, a carga na base da estrutura do edifício é reduzida.
- Densidade não inferior a 650 kg / m3 (aproximadamente o mesmo que a madeira natural).
- Uniformidade do material ao longo de todo o perímetro. Não há vazios de ar ou delaminação dentro do painel.
- Boa retenção de fixadores, devido à alta densidade do material de construção e sua fibra. No trabalho com painéis, é permitido o uso de todos os tipos de fixadores adequados para ladrilhos à base de madeira.
- Segurança contra incêndios. Os painéis OSB à prova d'água são classificados como classe de inflamabilidade G4. Esta classe inclui materiais perigosos para incêndio. Para reduzir o nível de inflamabilidade, os fabricantes tratam os painéis com substâncias especiais.
- Resistência das folhas resistentes à umidade às influências da temperatura. Mesmo com aumentos bruscos de temperatura, o material de construção não esfolia e não perde suas propriedades operacionais.
OSBs têm uma estabilidade biológica fraca - com uma longa permanência em condições de alta umidade, os riscos de mofo em sua superfície aumentam significativamente.
As desvantagens de um material compósito resistente à umidade incluem sua toxicidade e nocividade. A tecnologia de sua produção prevê a utilização de resinas de formaldeído e melamina-formaldeído. Essas substâncias, liberadas no meio ambiente, afetam negativamente a saúde humana.
As placas resistentes à umidade mais perigosas incluem produtos com nível de emissão E3 (a emissão de formaldeído varia de 1,25 a 2,87 mg / m³). A produção de tais materiais é proibida em países europeus.Os materiais de construção com classe de emissão E1 e E2 são considerados os mais seguros para a saúde. Mais formaldeído é liberado no meio ambiente no primeiro ano de uso.
O que é melhor do que madeira compensada?
As placas de compensado e OSB são materiais de construção semelhantes em tecnologia de fabricação e parâmetros técnicos. A madeira compensada é feita de folheado de madeira, suas camadas finas são coladas com um adesivo com compostos de formaldeído. As réguas folheadas têm uma face mais estética, pelo que podem ser utilizadas para acabamentos exteriores.
No entanto, as placas OSB têm algumas propriedades operacionais e qualidades técnicas melhores em comparação com o compensado. Por exemplo, eles são mais leves. Devido ao baixo peso, é mais conveniente trabalhar com telhas, além disso, possuem um peso menor sobre a estrutura do edifício.
Os fechos são mais fáceis de afundar em folhas de fios orientados. Em placas de contraplacado, construtores experientes aconselham a pré-abertura de orifícios antes de aparafusar os parafusos - isto acarreta custos adicionais de tempo.
Em comparação com a madeira compensada, as placas OSB têm melhor isolamento acústico. E também as chapas de aparas orientadas custarão significativamente menos do que as placas de madeira compensada. Com um orçamento limitado e a necessidade de acabamentos de grandes áreas para poupar dinheiro, recomenda-se dar preferência aos painéis feitos de aparas.
Como distinguir do usual?
Muitos compradores estão se perguntando como distinguir os painéis resistentes à umidade dos materiais não resistentes à umidade. Na maioria dos casos, as pranchas resistentes à umidade são laminadas ou envernizadas. A parte frontal do painel laminado é coberta com um filme resistente ao desgaste que aumenta a resistência à umidade do material.
Como são feitas as lajes?
A principal matéria-prima na produção de painéis OSB são as aparas de madeira nobre. Para esses fins, na etapa de classificação, são selecionados troncos de pequeno porte e ilíquidos. Eles são serrados em peças curtas, que são então cortadas em bandas de aparas em equipamentos de máquinas especiais. Nessas unidades, é possível definir as dimensões necessárias dos futuros chips.
Depois de secar as matérias-primas preparadas nos bunkers, os cavacos são separados em fragmentos grandes e pequenos. Esta é a etapa preparatória para a fabricação de OSB.
Outras tecnologias de produção incluem certas ações sequenciais.
- Misturando a matéria-prima principal com o adesivo. Os chips que passaram na classificação são misturados em equipamentos especiais com componentes fenólicos e isocianatos. Devido aos adesivos, as folhas acabadas adquirem a necessária rigidez, resistência e resistência à água. O material, misturado até formar uma massa homogênea, vai para os tambores, onde também são alimentadas resina e parafina.
- Formação e estilo. É realizado em linhas especializadas, cujo projeto prevê rolos de pressão, escalas, ímãs. Os últimos são necessários para reter inclusões estranhas. No mesmo estágio, os cavacos são orientados - na primeira camada, eles são colocados ao longo do lado comprido da folha e, posteriormente, no sentido transversal.
- Pressionando. O processo é realizado em um equipamento de prensagem a uma pressão de 5 N / sq. Mm e uma temperatura de 170 a 200 graus.
A última etapa é cortar as telas que se movem ao longo da fita em folhas do tamanho necessário. Os produtos acabados são embalados e encaminhados para o armazém - aí ficam “deitados” por um determinado tempo, necessário para o endurecimento total das substâncias resinosas.
Descrição das espécies
Os fabricantes oferecem diversas variedades de pranchas de reforço orientado. Eles são polido - com uma superfície lisa sem defeitos externos e imperfeições. Os produtos com lado plano destinam-se a pavimentos. Também encontrado no mercado painel OSB macho e fêmea. Seu diferencial é a presença de travas nas extremidades, com o auxílio das quais as chapas são empilhadas próximas umas das outras sem a formação de fissuras.
Por marcas
OSB são divididos em tipos, dependendo da classe de força e resistência à umidade:
-
OSB-1;
-
OSB-2;
-
OSB-3;
- OSB-4.
OSB-1 é o material mais barato com a menor resistência à umidade. Não é recomendado o uso ao ar livre, para a construção de estruturas de suporte, bem como para acabamento em ambientes com alto índice de umidade (no banheiro, lavabo, cozinha). É mais frequentemente usado para nivelar paredes em salas secas, na fabricação de itens de móveis.
OSB-2, ao contrário do OSB-1, tem maior rigidez e resistência. Eles podem ser usados na construção de estruturas de suporte de carga. Devido ao custo orçamentário, eles são freqüentemente usados para arranjar pisos ásperos em salas secas. No entanto, devido ao alto coeficiente de dilatação, tais folhas não são recomendadas para uso em níveis de umidade elevados.
OSB-3 - material resistente à umidade, com maior rigidez e resistência.
OSB-4 é o material de construção da mais alta qualidade e mais caro. Distingue-se pelos indicadores máximos de rigidez e resistência, bem como pelo menor coeficiente de dilatação. Recomenda-se o uso de painéis como materiais estruturais. Podem ser utilizados no acabamento de fachadas de edifícios e em divisões com elevado teor de humidade.
Por tamanho e peso
Os painéis OSB têm dimensões padrão. Sua espessura é:
- 6 mm;
- 9 mm;
- 11 mm;
- 12 mm;
- 15 mm;
- 18 mm.
Seu peso depende diretamente da espessura do produto. Os painéis mais finos pesam 12,5 kg e os mais grossos 35 kg. As mais populares são as folhas com dimensões de 2500x1250 mm, 1220x2440 mm e espessura de 9 a 12 mm.
Formulários
Folhas de chips orientadas são usadas como materiais de construção estruturais e de acabamento. Com a ajuda deles, as paredes são revestidas dentro ou fora da sala. Com a escolha certa, os painéis estarão em harmonia com diversos revestimentos decorativos. Dependendo de onde as lajes serão utilizadas (para trabalhos ao ar livre ou para decoração de interiores), as folhas com a marca ideal são selecionadas.
Painéis de fios orientados são usados para pisos de betonilha em substratos de concreto ou madeira. Em edifícios leves, eles são usados como um acabamento independente.
Vamos considerar outras áreas de aplicação.
- Como base para telhados. As lajes são caracterizadas por maior resistência e rigidez, graças às quais são capazes de resistir a fortes rajadas de vento.
- Na fabricação de vigas em I. Devido à sua boa rigidez, as lajes tornam qualquer estrutura de construção confiável.
- Execução de fôrmas provisórias em trabalhos com argamassa de concreto. Para uso múltiplo, é dada preferência a folhas lixadas ou laminadas.
- Fabricação de contêineres para transporte de mercadorias de qualquer porte.
- Fabricação de móveis. OSB resistente à umidade é usado para a fabricação de caixas de móveis, elementos estruturais decorativos (por exemplo, costas de cadeiras), ripas de armários, cômodas.
- Construção de habitação provisória.
- Fabricação de racks de produção, estantes, balcões.
As placas OSB são amplamente utilizadas na indústria da construção. Ao mesmo tempo, eles cobrem todas as áreas de construção - de residências privadas a industriais.
O comentário foi enviado com sucesso.