O uso de painéis OSB no interior
As placas OSB são consideradas um dos materiais de construção mais populares no mercado moderno. A abreviatura significa Oriented Strand Board. É um material híbrido que possui simultaneamente as propriedades do compensado e do aglomerado, que se tornaram amplamente conhecidos há apenas algumas décadas. As características de desempenho da nova invenção permitem que ela seja usada tanto para fachadas quanto para interiores. Inicialmente, o produto era destinado ao acabamento de superfícies ásperas, mas a atraente textura externa preparou o terreno para novas descobertas criativas na decoração de interiores.
Peculiaridades
A superfície OSB é diferenciada por seus dados externos originais. Parece uma espécie de abstração, representada por um plexo de grandes chips de várias formas, que são dispostos em uma ordem direcional em um plano. A prancha tem uma estrutura tipográfica obtida por prensagem de 3 camadas. A estrutura das superfícies externas é orientada na direção longitudinal e a interna na direção transversal.
Este modelo estrutural permite que o material seja resistente a influências externas. As placas mantêm características lineares mesmo sob condições de mudanças de temperatura ou mudanças na umidade.
Este novo recurso diferencia o OSB de outros materiais de construção à base de madeira. Além disso, as lajes orientadas são caracterizadas pela maior resistência e capacidade de prender fixadores.
O novo material se presta bem ao processamento, não é difícil serrar ou furar. Além disso, se necessário, a superfície pode ser polida com materiais abrasivos convencionais para colagem ou pintura. Se o uso de placas OSB no interior ocorrer de acordo com os padrões tecnológicos, então sua vida útil é medida em dezenas de anos.
Paredes em design de interiores
Ao revestir o espaço interior de uma sala, o drywall é o mais usado, com o qual é fácil dar características lineares às paredes. As placas OSB também funcionam, e a superfície que criam é resistente a danos mecânicos. A espessura ideal da folha para revestimento de parede é de 10 mm.
Se as placas OSB forem utilizadas para fins decorativos, revestindo as paredes internas da sala ou o teto, elas são instaladas em uma moldura composta por um perfil galvanizado para drywall ou vigas de madeira. Uma grande variedade de revestimentos pode ser usada para alterar a cor ou textura do material.
A melhor opção de revestimento é o verniz, que aumenta a resistência à umidade. Para isso, você pode usar absolutamente qualquer verniz para madeira.
Além disso, a superfície coberta com placas fica ótima quando pintada. As tintas acrílicas criam uma camada protetora adicional e as tintas à base de água são materiais ecológicos que fornecem um revestimento repelente de água. Se necessário, as placas OSB podem ser betume. Neste caso, a superfície deve primeiro ser impregnada com um primer especial.
A tecnologia de fabricação de OSB envolve o uso de impregnação de cera, que às vezes é substituída por parafina ou várias resinas. Ao interagir com revestimentos decorativos, esta composição pode tornar-se móvel e aparecer na parte frontal na forma de manchas. Essa complicação pode ser evitada usando um primer especial que forma uma camada protetora na superfície do material.
Idéias para decoração de pisos
Se os painéis OSB forem usados como piso em uma base de concreto ou deck de madeira, a espessura mínima do material deve ser de 10 mm. Este tamanho é adequado para pisos que não suportam móveis pesados ou outras estruturas. Caso contrário, a espessura do revestimento deve ser aumentada para 16 mm. A superfície externa lisa da laje orientada será uma excelente base para qualquer material decorativo ao criar o interior de uma casa de campo.
- Verniz ou tinta. Se forem escolhidos painéis OSB como revestimento decorativo principal, basta cobri-los com tinta ou verniz. Para tornar a superfície formada monolítica, as juntas entre as placas são preenchidas com um selante e as irregularidades durante a junção são alisadas com materiais abrasivos. Este projeto será uma excelente solução para uma residência de verão.
- Linóleo ou carpete. Se for para colocar materiais em rolo sobre a base de OSB, é necessário garantir que não se formem gotas nas juntas, que serão visíveis na superfície do revestimento. Nesse caso, também são usados materiais abrasivos para alisar a superfície do piso e as juntas são preenchidas com um selante.
- Telha. Para o assentamento dos ladrilhos, é necessária uma superfície dura, por este motivo, as placas OSB são colocadas na caixa em incrementos de não mais de 40 cm. Neste caso, os fechos são colocados em incrementos de não mais de 20 cm. necessário usar um adesivo especial que possa fixar a cerâmica a uma superfície de madeira. Antes de iniciar o trabalho de faceamento, a superfície das lajes orientadas é impregnada com um primer adequado.
- Laminado. O piso laminado tem sua própria rigidez. Isso elimina a necessidade de preparação adicional da superfície. Todas as falhas e inconsistências ao colocar os painéis OSB serão ocultadas com uma camada de base laminada.
Opções de móveis
A superfície lisa das placas OSB e sua flexibilidade ao processamento permitem que o material seja utilizado na fabricação de estruturas mais complexas, como móveis. O mobiliário resultante terá um preço de custo mínimo, distingue-se pela produção sem desperdícios e facilidade de montagem.
A capacidade do novo material, permitindo que seja resistente às mudanças na umidade do ar, contribuirá para o funcionamento a longo prazo das estruturas criadas.
A textura atraente e o padrão abstrato na superfície do material criam uma aparência apresentável para as fachadas de composições de móveis. As características funcionais das lajes orientadas possibilitam a realização de móveis mesmo para ambientes com alta umidade. Afinal, o material não está sujeito a decomposição, inchaço e acúmulo de líquido em sua estrutura.
Uma variedade de cómodas em OSB distingue-se pelas cores originais e resistência suficiente para encher o interior de peças funcionais com excelentes características estéticas. Afinal não apresenta nós ou fissuras na superfície do material, além disso, é capaz de suportar cargas significativas.
As placas OSB podem se tornar uma excelente base para a fabricação de poltronas, cadeiras, treliças e fones de ouvido a partir de estruturas corporais.
Tal design criará uma atmosfera renascentista dominada por acessórios de madeira.
De que outra forma você pode se inscrever?
Na maioria dos casos, os painéis OSB serão a melhor opção de pré-revestimento para o seu piso. Dependendo da situação, podem ser instalados sobre uma estrutura de madeira ou sobre uma base rígida de concreto, sem a preocupação de deformar a superfície.
O material é excelente para cobrir tetos e criar divisórias funcionais. A superfície pode suportar cargas notavelmente, de modo que móveis suspensos podem ser fixados diretamente na placa, o que a distingue favoravelmente de estruturas de gesso cartonado.
O comentário foi enviado com sucesso.