Colocar ladrilhos em placas OSB

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Preparação
  3. Como você pode colar?
  4. Quais ferramentas são necessárias?
  5. Instruções de instalação da telha

A colocação de cerâmica, telhas de clínquer ou revestimentos de PVC em placas OSB apresenta certas dificuldades. A superfície das aparas e aparas de madeira apresenta um relevo pronunciado. Além disso, é impregnado com produtos químicos que reduzem a aderência do material. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como você pode fazer a escolha da cola para ladrilhos, colocar ladrilhos e ladrilhos neste caso.

Peculiaridades

A colocação de materiais decorativos e de acabamento em placas OSB sempre apresenta certas dificuldades. no entanto na construção de caixilharia, na reabilitação de uma casa de banho e de uma sanita em casas de campo, este material é escolhido como base.

No acabamento de superfícies com ladrilhos de cerâmica, grés porcelânico e ladrilhos de PVC, há uma série de pontos importantes a ter em conta. Dentre as principais características do material, vale destacar tais características.

  1. Baixa dureza e resistência. A capacidade de carga das lajes OSB é significativamente menor do que a de madeira maciça ou concreto. Ao mesmo tempo, em comparação com aglomerado ou fibra, o material ganha claramente nos mesmos parâmetros.
  2. Mobilidade. Um material que não possui um suporte sólido dobra e muda suas características geométricas. Isso faz com que o ladrilho ou argamassa que o segura rache.
  3. Baixa resistência à umidade. Quando usadas em ambientes úmidos, sem impermeabilização adicional, as placas absorvem água e incham rapidamente. São criadas condições favoráveis ​​para o aparecimento de mofo e bolor.
  4. Superfície irregular. Se você puder colocar ladrilhos imediatamente em uma mesa de concreto, a placa OSB deve ser adicionalmente betume.
  5. Baixa adesão a outros materiais. Para que a aderência seja forte, esforços adicionais deverão ser feitos.

As vantagens das placas OSB incluem resistência ao fogo e às intempéries quando usadas na decoração de fachadas. Além disso, o material, com a escolha certa, possui uma classe de segurança ambiental bastante elevada. Ele pode ser usado para criar paredes e divisórias em espaços de vida.

Preparação

Antes de iniciar o assentamento direto da decoração do ladrilho, é necessário preparar bem a base. Dependendo das condições, o OSB pode ser montado em uma estrutura ou sobre um piso, paredes ou teto antigos. Para estruturas carregadas, recomenda-se a utilização de laje mais espessa e rígida a partir de 15 mm. É adequado para montagem no chão.

É possível aumentar a capacidade de adesão das placas OSB de diferentes maneiras. Entre as soluções mais populares estão as seguintes opções.

  1. Revestimento adicional. É possível fixar placas de aglomerado de cimento ou drywall em estruturas OSB. Nesse caso, os ladrilhos têm uma boa fixação.
  2. Instalação de malha metálica de reforço. Permite o uso de adesivos para ladrilhos padrão.
  3. O uso de compostos para unir com madeira. Nesse caso, uma boa adesão é obtida em todas as condições.

É importante entender que em quase todos os casos, a instalação de ladrilhos requer um primário adicional preliminar da laje. Isso reduz a absorção de água, evitando rachaduras e descascamento dos ladrilhos com a secagem do adesivo.

Como parte das medidas preparatórias, a fixação de placas OSB a defasagens intermediárias também é realizada.Nesse caso, a distância entre eles é determinada com base na espessura do próprio material. A faixa intermediária varia de 400 a 600 mm. Para montagem no piso, esse número é reduzido pela metade.

A preparação para a colagem com ladrilhos também inclui a lixagem do material. A camada superior brilhante é removida com lixa grossa. A poeira remanescente após a trituração é cuidadosamente coletada e removida. Em seguida, a placa OSB é coberta com um primer à base de polímero em 2 camadas. O primeiro é seco por cerca de 1 hora, o segundo - até um dia.

Como uma opção primitiva para um primer para uma placa, a cola de construção PVA é adequada. É espalhado na superfície com um rolo. É importante que não haja lacunas ou lacunas.

Como você pode colar?

O adesivo especial para ladrilhos para fixação em madeira e placas é produzido por várias marcas. Entre eles está a Ceresit, que tem um produto CM17. Alternativamente, compostos de rejuntamento à base de epóxi de dois componentes podem ser usados. Eles têm Litocol - o mesmo composto pode ser usado para selar as costuras. As opções adequadas incluem qualquer produto da categoria de "pregos líquidos", que formam uma adesão confiável à superfície dos painéis à base de madeira.

Os adesivos poliméricos flexíveis podem ser a escolha ideal para trabalhar com ladrilhos. São de plástico e, durante a operação do revestimento, compensam as tensões que surgem entre os materiais. Os selantes de silicone também são adequados para o trabalho, especialmente quando se trata de decorar paredes de cozinha ou banheiro. Quando usados ​​corretamente, eles não apenas seguram firmemente os ladrilhos, mas também excluem o contato do substrato com a umidade.

Apenas as composições clássicas à base de cimento não são categoricamente adequadas para trabalhar com OSB. Eles simplesmente não fornecem força suficiente. Além disso, as características de adesão de tais misturas são projetadas para outros tipos de substratos. Na melhor das hipóteses, os ladrilhos simplesmente se soltarão.

Quais ferramentas são necessárias?

Ao instalar ladrilhos, ladrilhos de cerâmica, clínquer ou vinil, são usados ​​os mesmos conjuntos de ferramentas. O mestre precisará de:

  • martelo de borracha;
  • espátula dentada (metal ou borracha);
  • nível;
  • quadrado;
  • rolo de pintura;
  • cortador de azulejos para cortar material;
  • espaçadores para ladrilhos;
  • uma esponja para remover o excesso de cola;
  • uma cubeta para derramar e preparar uma solução.

Ao instalar usando elementos adicionais (tela ou painéis superiores), serão necessários parafusos autoatarraxantes e uma chave de fenda, pregos ou outro hardware de fixação.

Instruções de instalação da telha

É possível colocar ladrilhos de gesso, vinil, quartzo ou azulejos no chão, paredes ou tecto, mesmo que exista uma placa OSB na superfície de base. Com a abordagem certa, mesmo uma estrutura de fachada feita de grés porcelânico pode segurá-la com sucesso. Para colocar os ladrilhos de forma eficiente, é necessário levar em consideração suas características individuais, a finalidade e a intensidade das cargas esperadas.

Existem várias recomendações gerais que são seguidas independentemente do método de instalação.

  1. Alinhamento. Todas as seções das lajes são medidas de acordo com o nível. As áreas onde os fixadores estão localizados são cuidadosamente preenchidas com misturas elásticas, assim como as juntas entre os módulos.
  2. Preenchimento. É produzido com rolo de pintura. Se o tipo de placa for OSB-3, você deve primeiro aplicar um solvente ou álcool para desengordurar a superfície.
  3. Reforço. É utilizado para a fixação de pisos e revestimentos em painéis OSB-3, OSB-4. A malha é desenrolada sobre a superfície preparada e fixada com um grampeador de construção. É importante que a camada de reforço esteja bem tensionada. Uma nova camada de primer é aplicada por cima.

Depois disso, resta apenas esperar até que todos os materiais estejam completamente secos. Então você pode começar a colar os ladrilhos.

Para o teto

As placas de forro em vinil distinguem-se pelo seu peso mínimo, praticamente não criam qualquer carga na superfície. No caso de placas OSB, essa escolha é ideal.É possível usar diferentes métodos de instalação aqui. Por exemplo, se o OSB formar um revestimento áspero, as toras são fixadas a ele e as placas de gesso cartonado, às quais o ladrilho é facilmente fixado com cola padrão.

Com a montagem direta, você precisará aplicar massa na superfície, eliminando cuidadosamente as irregularidades. Em seguida, os ladrilhos são colocados sobre a massa seca. A melhor escolha seria a montagem localizada em pregos líquidos, o que permite que você forme rapidamente um revestimento decorativo em toda a superfície.

É importante observar que este método só é adequado para luminárias com dobradiças. As luzes embutidas e embutidas no teto requerem o uso de uma base de gesso cartonado, sua localização, tamanho e forma são pensados ​​com antecedência.

No chão

As opções de piso mais populares são ladrilhos ou cerâmicos. Nos aposentos, módulos texturizados ou porcelanato são mais adequados. Tudo depende das preferências individuais do proprietário, bem como da intensidade das cargas.

Recomenda-se a colocação de ladrilhos ou grés porcelânico no pavimento OSB conforme esquema.

  1. O layout da sala. A superfície é dividida em zonas, o assentamento a seco preliminar é executado e os ladrilhos são aparados.
  2. Preparação da solução. Você pode pegar um composto já pronto espesso o suficiente para espalhar com uma espátula dentada. Se pregos líquidos ou selante forem usados, a preparação não é necessária.
  3. Aplicação da solução. Ele se encaixa no centro da sala. Por 1 vez, use um volume suficiente para acomodar 1-3 ladrilhos. Os próprios elementos também são cobertos com uma solução do lado desagradável, com uma camada fina.
  4. Instalação de telhas. Cada módulo é colocado de acordo com as marcações, retirado com um martelo de borracha. Nos cantos do primeiro ladrilho, espaçadores em forma de cruz são dispostos para formar as costuras. Os itens a seguir são dispostos em nível.

No final da instalação, os ladrilhos são deixados a secar. O tempo de presa da solução depende do tipo de mistura. Quando está totalmente apreendido, os espaçadores cruciformes são removidos, as costuras são preenchidas com selante ou argamassa. Nas vãos ao longo das paredes, é preferível utilizar imediatamente compostos impermeáveis ​​de silicone.

Na parede

Ao contrário dos ladrilhos, os ladrilhos são muito mais diversificados na sua composição. Eles usam tijolos decorativos e elementos de clínquer, painéis e decorações de várias formas e tamanhos. Tudo isso torna o layout mais complicado, portanto, ao realizar o primeiro trabalho por conta própria, é melhor dar preferência às opções de ladrilhos mais simples - quadrado, de tamanho pequeno.

Procedimento de instalação.

  1. Markup. É feita levando-se em consideração as folgas de costura em função da espessura das incrustações cruciformes.
  2. Instalação do guia. Pode ser um perfil de alumínio normal. Ele está preso à borda inferior da segunda linha. É a partir daqui que o trabalho será realizado. Neste caso, não é necessário colocar as peças recortadas na parte superior.
  3. Aplicação da mistura. Só pode ser aplicado no ladrilho pelo lado da costura ou também na base. Cada elemento é alinhado com nível e marcação.
  4. Ladrilhos de colagem. Durante a instalação, espaçadores em forma de cruz são inseridos entre os elementos. Os próprios ladrilhos são arrancados com um martelo de borracha. Não mais do que 3 linhas são dispostas por vez, caso contrário, o deslocamento começará. O excesso de mistura é limpo com uma esponja.

Após a conclusão do trabalho, a linha inferior do revestimento é estendida, podendo ser complementada com uma borda ou outros elementos decorativos. A secagem é feita à temperatura ambiente até o endurecimento total da cola. Depois disso, você pode esperar de 2 a 3 dias e depois passar para o rejuntamento.

Para mais informações sobre a colocação de ladrilhos em placas OSB, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário