Colocar placas OSB em um piso de madeira
Tendo decidido colocar o chão em um apartamento ou uma casa de campo sem contratar artesãos, você terá que esmagar sua cabeça com a escolha do material adequado para tais fins. Recentemente, as lajes de OSB tornaram-se especialmente populares. Neste artigo, examinaremos mais de perto todas as sutilezas básicas da fixação do material no piso de madeira.
Requisitos para placa OSB
Este material de chip se assemelha a um bolo multicamadas com três ou mais camadas. As partes superiores e inferiores são formadas por uma base de aparas de madeira por prensagem. Uma característica do material é o método de empilhar as partes do chip, que são colocadas ao longo da folha nas camadas externas, e nas camadas internas estão localizadas transversalmente. Toda a estrutura do chip é reforçada por impregnação com compostos especiais: na maioria das vezes é tratada com cera, ácido bórico ou substâncias resinosas.
Entre algumas camadas, inserções de isolamento especiais feitas de poliestireno expandido são instaladas. A compra de uma laje para assentamento em piso de madeira deve ser abordada da forma mais responsável possível. Levando em consideração o número de camadas de cavacos e aparas grosseiras, esse material apresenta espessuras diferentes. Os fechos são mantidos firmemente em tais folhas, eles têm características mais resistentes à umidade em comparação com a opção de corte de madeira convencional.
Ao escolher os painéis projetados para pisos de madeira, é necessário levar em consideração todas as principais vantagens e desvantagens do material.
Prós:
-
produto ecológico com base de madeira natural;
-
resistência a mudanças de temperatura e deformação;
-
alta resistência e flexibilidade do piso;
-
facilidade de processamento, bem como instalação da folha;
-
aparência agradável e estrutura homogênea;
-
superfície perfeitamente plana;
-
preço relativamente baixo.
Desvantagens:
-
uso na composição de componentes fenólicos.
Um requisito sério na escolha de uma laje é uma certa espessura, que depende dos seguintes critérios:
-
para pisos de OSB sobre base de concreto áspero, uma folha com espessura de apenas 10 mm será suficiente;
-
para fixação do material ao piso de madeira, deve-se escolher peças com espessura de 15 a 25 mm.
Ao realizar operações ásperas em canteiros de obras, a espessura do painel de piso pode variar de 6 a 25 mm, dependendo de vários requisitos:
-
a marca dos escudos selecionados;
-
indicadores de carga futura;
-
distância entre defasagens.
Somente se todos os requisitos forem atendidos, será possível obter o resultado da mais alta qualidade.
Ferramentas e materiais
Tendo tomado a decisão de colocar a superfície com tais placas com suas próprias mãos, você precisa se preparar cuidadosamente para a próxima operação. Isso requer uma lista específica de ferramentas e materiais.
Instrumentos:
-
serra de vaivém e perfurador;
- chave de fenda elétrica para apertar peças;
- martelo;
- nível e fita métrica.
Você deve cuidar da compra de fixadores - parafusos autoatarraxantes para madeira, buchas. Antes de realizar a operação, é imprescindível preparar alguns materiais:
-
Placas OSB e rodapés para eles;
-
material de isolamento (poliestireno, lã mineral);
-
toras de madeira;
-
espuma e cola de montagem;
-
verniz para aplicação na base sob o acabamento.
E você também pode precisar de compostos de coloração usados como acabamento decorativo.
Instruções passo a passo
As placas OSB podem ser colocadas diretamente sobre uma superfície de concreto ou simplesmente colocadas em toras. Se for colocar o material em um piso de madeira velho, você deve nivelar a superfície com antecedência. A tecnologia de instalação em um caso particular será individual. A seguir, examinaremos cada opção com mais detalhes.
No antigo chão de madeira
Antes de iniciar este processo, você deve se preparar cuidadosamente, considerando alguns requisitos importantes.
-
Ao planejar o assentamento de laminados, parquetes, linóleo ou ladrilhos, essas placas devem ser colocadas de forma que não haja coincidência das juntas dos produtos de piso com as juntas das placas OSB.
-
Se você não quiser calcular a localização das peças do piso, pode escolher uma vista transversal do piso. Neste caso, as juntas das peças do piso de acabamento ficarão localizadas em um ângulo de 90 graus com as juntas das placas de base.
-
E você também pode escolher a localização diagonal do acabamento em um ângulo de 45 graus. Esta opção é adequada para salas com paredes irregulares, onde se planeja colocar placas laminadas no futuro. Isso irá ocultar as imperfeições existentes na geometria da sala.
-
Antes de aparafusar o material, certifique-se de verificar se os cantos estão uniformes. É preferível iniciar a operação de instalação do ângulo mais uniforme.
-
Em caso de divergência das paredes da sala em forma de trapézio, é necessário fazer preliminarmente uma marcação precisa com o posterior ajuste das placas colocadas ao longo das paredes.
-
Usando um martelo e um parafuso, todos os pregos da superfície do piso devem ser cravados mais profundamente na placa. As áreas irregulares devem ser removidas com uma plaina, obtendo-se uma superfície mais lisa e uniforme.
-
Recomenda-se tratar a superfície velha e a parte inferior do lençol com um anti-séptico.
-
Instale um forro especial por baixo do recuperador para evitar a formação de condensação nas telhas e para evitar o seu envelhecimento. O isolamento é fixado com cola ou grampeador.
-
Marque e corte a laje para instalação em ordem diagonal, para evitar distorções e imprecisões de fixação. Corte as bordas do material em folha que vão unir as paredes.
-
Fixe as proteções OSB com parafusos de madeira especiais. Aparafuse o hardware em fileiras, colocando as placas subjacentes no meio. Para evitar a divisão do material de madeira ao longo das fibras, os fechos mais próximos devem ser ligeiramente deslocados em um padrão xadrez. A distância da borda da folha até a fileira de fixadores deve ser de 5 cm, o passo na linha deve ser de 30 cm e o intervalo entre as fileiras deve ser de 40-65 cm.
-
Os orifícios para os parafusos auto-roscantes são previamente rebaixados para serem instalados nivelados. Isso ajudará a evitar danos às futuras camadas de acabamento.
-
No caso de utilização do revestimento como base, todas as costuras devem ser preenchidas com espuma de poliuretano, cujas partes salientes são removidas após a fixação final.
Colocando OSB em registros
É bem possível construir uma estrutura por conta própria, sem envolver profissionais. A parte mais difícil ao realizar tal operação é construir uma estrutura de suporte forte. A madeira, para realizar as toras de sustentação, deve ter uma determinada espessura. Idealmente - pelo menos 5 cm. Sua largura, dependendo da distância entre eles e a carga futura, deve ser de 3 cm. Em seguida, são realizadas as etapas de instalação passo a passo:
-
todos os componentes de madeira que ficarão escondidos sob o revestimento do piso devem ser tratados com uma solução anti-séptica especial;
-
as toras devem ser localizadas em nível em uma direção paralela entre si com um degrau predeterminado;
-
no caso de isolamento de piso, é necessário levar em consideração a largura do produto isolante térmico, seja em rolo ou em laje;
-
os suportes localizados nas bordas devem ser colocados a uma distância de 15-20 cm das paredes;
-
as placas são colocadas sobre as toras para medição e corte, bem como para marcação de linhas de juntas transversais entre as peças sobre elas;
-
focalizando a linha, eles montam com segurança as partes transversais da estrutura;
-
o nível de cada detalhe é ajustado com a ajuda de almofadas especiais feitas de plástico ou aparas de madeira;
-
nas reentrâncias da moldura acabada, o material apropriado para isolamento é colocado ou derramado.
Tal como na versão anterior, tais lâminas devem ser dispostas em padrão xadrez, recuando da parede, bem como umas das outras. O perímetro da sala é preenchido com espuma de poliuretano.
Acabamento
Após todos os procedimentos corretos para o assentamento das telhas OSB, os pisos não podem ser revestidos com material decorativo, mas sim com tinta ou verniz transparente. A ordem de acabamento das placas instaladas deve ser rigorosamente observada, que consiste em determinadas ações.
-
Primeiro, usando um selante, massa, você precisa preencher as lacunas entre as proteções e selar os orifícios de fixação com as tampas dos parafusos auto-roscantes. Em caso de posterior envernizamento, a composição deve ser escolhida para combinar com a madeira.
-
Após a secagem da massa, os locais tratados com ela devem ser lixados. Em seguida, vale a pena remover a poeira formada e outros detritos de sua superfície.
-
É necessário aplicar primer na superfície das folhas. Em seguida, você precisa colocar uma massa especial à base de acrílico em toda a área.
-
Após a aplicação do primer e do putty, é necessário realizar outro procedimento de retificação, seguido da remoção do pó que apareceu.
-
O próximo passo é pintar ou aplicar verniz para parquete.
-
A tinta é aplicada em duas camadas, entre as quais deve haver secagem.
Para o acabamento do piso, recomenda-se a utilização de compostos de um único fabricante. Quando usar verniz, recomenda-se aplicar a demão inicial com pincel ou rolo. Após a secagem, umedeça levemente a superfície envernizada e passeie com uma espátula larga, removendo as pequenas rugosidades. Durante o acabamento final, uma pequena quantidade de verniz é despejada no piso, deve ser nivelada com uma espátula com movimentos amplos, para que no final seja obtida uma camada fina e uniforme. Todos os trabalhos de acabamento devem ser executados em valores de temperatura do ar acima de 5 graus Celsius.
Agora, tendo a ideia de um material como a placa OSB, até mesmo um não profissional poderá realizar trabalhos de reparação que, ao serem concluídos, farão as delícias do seu proprietário.
Colocando placas OSB em um piso de madeira no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.