Tudo sobre placas de gesso OSB

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Composições
  3. Métodos de aplicação de gesso
  4. Instruções passo a passo

Poucas pessoas sabem que as lajes OSB foram inventadas no Canadá, durante a construção de casas do tipo pórtico. Depois de algum tempo, especialistas russos se interessaram por essa tecnologia. Eles começaram a usar placas de reforço orientadas para revestimento externo e interno. Mas, apesar da textura da madeira, muitas pessoas tentam mudar a aparência dos pratos, dando-lhes um efeito decorativo incomum. Um desses métodos é o gesso.

Peculiaridades

A placa OSB é um material de construção multicamadas feito a partir da reciclagem de resíduos de madeira natural. Resíduos referem-se a aparas de madeira e cavacos finos mantidos juntos por resinas sintéticas e cera.

Uma característica distintiva das placas OSB é a resistência, flexibilidade, isolamento térmico e acústico.

Apesar de todas essas características, é impossível sair do OSB sem uma camada protetora. A exposição à umidade afeta negativamente o material, podendo inchar, escurecer e até mesmo delaminar. Para evitar que isso aconteça, placas OSB são gessadas, protegendo o material de fatores negativos. E após o reboco, a superfície pode ser decorada com qualquer material de acabamento. Isso pode ser tinta, papel de parede, painéis decorativos, revestimento, pedra decorativa e gesso decorativo.

Muitos acreditam que, mesmo com uma camada de gesso, o OSB pode se deteriorar. Esta opinião está errada. Na presença de uma camada protetora, as folhas OSB deixam de temer as mudanças de temperatura, tornam-se resistentes à umidade e adquirem resistência mecânica adicional. Usando a mistura de gesso, será possível criar ruído adicional e isolamento térmico, proteger os painéis e, o mais importante, ocultar as costuras de conexão.

Composições

Aproximadamente 80% dos componentes das placas OSB são feitos de madeira natural. Por isso, é recomendável usar misturas destinadas apenas ao processamento de madeira. No entanto, no mercado de materiais de construção, você pode encontrar misturas de massa de tipo universal.

Além disso, propõe-se familiarizar-se com a lista de composições de massas destinadas ao nivelamento de superfícies OSB.

  • Óleo e composição adesiva. Nesses produtos, a base é um verniz de óleo. O óleo de linhaça está presente como um componente adicional. Suplemento com outros elementos é possível.
  • Composição adesiva. São misturas à base de óleos, cola e diversos plastificantes.
  • Nitro putty. No cerne da mistura apresentada estão éter, resinas, plastificantes e um pouco de solvente.
  • Composição de gesso. A base é gesso. Como elementos adicionais - aditivos de polímero.
  • Composições com látex. Essas misturas são muito mais caras do que as opções apresentadas anteriormente. No entanto, são os mais adequados para o revestimento OSB de superfícies de fachadas e decoração de interiores.

De acordo com as informações fornecidas, fica claro que cada tipo individual de massa tem uma composição individual. Consequentemente, as características e propriedades da mistura mudam com a quantidade de certos componentes.

Os emplastros de uso geral mencionados anteriormente se enquadram em várias categorias.

  • Desbaste. Este gesso é aplicado na superfície em uma camada espessa para esconder todas as falhas.
  • Decorativo. Na maioria das vezes, é chamada de linha de chegada.É aplicado nas paredes preparadas com a camada mais fina, e somente após a colagem do papel de parede é feita a pintura da superfície ou a aplicação de gesso decorativo.
  • Especial. Essas misturas universais são diferenciadas por parâmetros de isolamento térmico, proteção contra raios X, à prova de umidade e supressores de ruído.

Em nenhum caso se pode ignorar o fato de que quaisquer misturas de gesso são divididas de acordo com o âmbito de aplicação:

  • gesso para decoração de interiores;
  • gesso para decoração de exteriores;
  • gesso universal.

Aliás, o mix de gesso para decoração de interiores é dividido por textura:

  • "Cordeiro" - neste caso, a superfície recebe uma estrutura de grão fino, devido à presença de pequenas pedras não tratadas na composição;
  • "Besouro de latido" - a superfície acabada lembra um pouco uma árvore atacada por besouros;
  • "casaco de pele" - gesso gofrado com superfície lisa semelhante a vilosidades macias.

E ainda, não importa quem aconselhe qualquer coisa, os especialistas recomendam o uso de formulações desenvolvidas especificamente para o processamento de placas OSB.

Polimérico

Gesso de construção universal, cujas propriedades dependem das características do polímero utilizado. Se o siloxano estiver presente na composição, significa que a superfície receberá proteção adicional da exposição a um ambiente úmido por até 5 anos.

Até o momento, o gesso de polímero está disponível em 2 tipos:

  • em uma base solúvel em água;
  • com solventes orgânicos.

Claro, o custo desse gesso é bastante alto. No entanto, o desempenho garante uma longa vida útil.

Decorativo

Este gesso, após ser aplicado na superfície OSB, cria uma camada decorativa acabada que não necessita de processamento posterior. Você pode usá-lo para decoração de interiores e exteriores.

Hoje, os gessos decorativos dividem-se em misturas texturizadas e estruturais, em cujas composições se utilizam cargas de diferentes frações. Assim, o acabamento final dependerá do tipo de gesso utilizado. Pode ser "cordeiro", "besouro da casca" ou "casaco de pele", que foram mencionados anteriormente.

Mineral

Os aglutinantes do gesso mineral podem ser gesso, cal, cimento ou argila. Esses enchimentos naturais têm muitos benefícios. Em primeiro lugar, protegem a superfície dos efeitos de um ambiente húmido, deixam passar o vapor, não têm medo de variações bruscas de temperatura e são à prova de fogo. O gesso mineral também não tem medo da luz ultravioleta, ele se presta a restauração e tem um preço razoável.

A única desvantagem é a falta de elasticidade. Se houver uma ferrovia nas proximidades, as vibrações causarão rachaduras na superfície das paredes ou do teto.

Elástico

Uma característica distintiva do gesso apresentado pode ser observada em seu nome. Segue que sob quaisquer cargas e deslocamentos das placas OSB, o gesso não irá rachar, mas simplesmente esticar. Esta opção é a melhor para edifícios novos que ainda não sofreram encolhimento.

As vantagens do gesso elástico são a proteção contra a umidade, o respeito ao meio ambiente, a durabilidade, a facilidade de manutenção e a possibilidade de restauração. Desvantagens - instabilidade ao fogo e antiestática.

Métodos de aplicação de gesso

Ao rebocar placas OSB, muitos artesãos enfrentam algumas dificuldades:

  • este material absorve a umidade presente na solução;
  • devido à umidade resultante, a base de madeira pode rachar;
  • é muito difícil conseguir uma boa adesão das composições.

Para lidar com esses problemas, o mestre precisa determinar qual método de gesso é melhor usar.

  • Opção tradicional. Neste caso, deve-se rebocar a superfície sem o uso de isolamento.
  • Reboco com isolamento. Estamos a falar de trabalhos exteriores com espuma, cartão betuminoso ou papel kraft.

Instruções passo a passo

Graças às possibilidades modernas do mundo da construção, é possível rebocar paredes revestidas com placas OSB, em interiores, para decorar uma casa da rua. E devido à simplicidade de aplicação da mistura de gesso, pode realizar trabalhos de reparação com as próprias mãos.

Antes de proceder ao reboco, é necessário preparar as placas OSB, retirar o pó e a sujidade das mesmas.

É preferível usar aguarrás para se livrar da sujeira difícil. Após a limpeza, a superfície deve ser preparada e só então proceder ao reboco dos painéis.

Algoritmo de trabalho:

  • a massa é aplicada nas juntas;
  • barreira de vapor é fixada nas placas;
  • uma camada de cola diluída é aplicada sobre a barreira de vapor;
  • uma malha de reforço é colocada em cima da cola;
  • um dia depois, a camada mais fina de cola é aplicada para nivelar a superfície;
  • a superfície é tratada com um primer;
  • uma camada de gesso de acabamento é aplicada.

Fora das instalações

Para o reboco de placas OSB instaladas na fachada de um edifício, recomenda-se a utilização do método tradicional. É claro que pressupõe a duração da preparação, pois é do lado de fora que o material está mais exposto aos efeitos negativos de um ambiente úmido.

A preparação da superfície ocorre em 3 etapas:

  • fixação de materiais à prova de umidade;
  • instalação de malha de reforço;
  • primer.

Quando o primer estiver completamente seco, você precisa levar um gesso de silicato ou mineral. A argamassa deve ser aplicada em camada fina com no máximo 5 mm de espessura. A superfície acabada pode então ser decorada.

Os proprietários de casas que não desejam gastar dinheiro em decoração adicional são incentivados a usar a composição de polímero do gesso. Apenas a forma como é aplicada envolve uma sequência clara de ações.

  • Esmerilhamento. Para este trabalho, você precisará de uma lixa grossa. Com a sua ajuda, é necessário eliminar os elementos salientes e outras imperfeições da superfície.
  • Primer. Após o lixamento, as placas são limpas de poeira e preparadas com um composto para superfícies de madeira.
  • Reboco. Com movimentos suaves, mas rápidos, a argamassa de gesso é aplicada sobre as placas preparadas.

A camada acabada de gesso de polímero não requer processamento adicional. No entanto, se surgir um desejo, mais tarde pode ser repintado.

Dentro

O processo de reboco de paredes internas é dividido em 2 etapas - bruto e acabamento. Desbaste significa preparação da superfície e acabamento significa aplicação de uma camada de gesso.

A preparação da superfície deve começar com a vedação das juntas. O ideal é usar um selante de silicone ou acrílico. O trabalho posterior requer o uso de lixa para eliminar irregularidades na superfície. Em seguida, as placas são limpas de poeira e sujeira, após o que um primer é aplicado.

Após a secagem da camada de primer, é necessário proceder à aplicação da massa. Neste caso, é preferível usar uma composição à base de cola. Antes da aplicação, uma tela de metal ou plástico é fixada nas paredes, o que melhora a aderência da mistura à base de OSB. Em seguida, é aplicada uma camada de massa para que a malha fique totalmente oculta.

Depois que a massa estiver seca, você pode iniciar o reboco decorativo. A mistura selecionada deve ser diluída de acordo com as instruções do fabricante. Em seguida, pega-se uma espátula lisa e a mistura é aplicada suavemente na superfície em várias camadas.

O principal é certificar-se de que a espessura da camada não ultrapassa 5 mm. Se as camadas forem aplicadas uma após a outra, é importante que a anterior esteja completamente seca.

Para gesso de placas OSB, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário