Tudo sobre pisos OSB

Contente
  1. Posso colocar?
  2. Comparação de OSB com outros materiais
  3. Tipos de piso
  4. Que tipo de placas são usadas?
  5. Métodos de postura
  6. Como cobrir?

A grande variedade de tipos de revestimentos para pisos no mercado moderno e sua discriminação de preços levam uma pessoa à paralisação. Cada material proposto possui múltiplas características positivas, mas ninguém relata suas deficiências. É por isso que a maioria dos consumidores opta apenas por materiais comprovados. Uma delas é a placa de vertente orientada. Claro, para quem acompanha os tempos, este material é uma relíquia do passado. Mas se você olhar do outro lado, com o processamento correto da tela OSB, o revestimento acaba sendo muito eficaz.

Posso colocar?

Muitas pessoas, que primeiro se deparam com a disposição do piso, questionam a possibilidade de usar placas OSB como revestimento de acabamento. Alguns afirmam que este material destina-se apenas ao nivelamento de paredes, outros dizem que com a sua ajuda é permitido decorar apenas as fachadas dos edifícios. Na verdade, ambas as opiniões estão erradas.

As placas OSB são um material versátil, ideal para o nivelamento de qualquer substrato.

De acordo com as características técnicas, as placas OSB são diferenciadas pela alta densidade, condutividade térmica e resistência à umidade. Mais recentemente, apenas a mesa de concreto foi usada como revestimento do piso. Com a ajuda dele foi possível corrigir irregularidades e deixar o piso com uma lisura perfeita. Após a secagem, foi feita uma demão de acabamento sobre a mesa de concreto. Por exemplo, um substrato com um laminado foi colocado ou linóleo foi colocado.

Mas se você pensar sobre isso e calcular, então uma grande quantia de dinheiro foi necessária para gastar em materiais para a mesa de concreto e acabamentos decorativos. Hoje, as placas OSB são alternativas.

Eles também conferem ao chão uma superfície plana, são fáceis de trabalhar e, o mais importante, não batem na sua carteira.

O revestimento OSB pode ser usado para diferentes condições. Em primeiro lugar, a disposição das salas com bom isolamento, onde não é permitido o lançamento de betonilha. As placas OSB também são instaladas em residências particulares localizadas em zonas de clima frio. São esses andares que são encontrados em prédios antigos do espaço pós-soviético. E hoje, graças a desenvolvimentos inovadores, as placas OSB são utilizadas como pisos para galpões, gazebos, varandas, varandas. O strand board orientado cobre os pisos do país, onde há umidade.

Como base para o revestimento OSB, pode haver não apenas uma superfície de concreto, mas também uma árvore.

Comparação de OSB com outros materiais

Uma pessoa moderna, ao escolher um material de construção para arrumar sua própria casa ou apartamento, recorre ao método de comparação. Afinal existe uma grande variedade de produtos no mercado que possuem múltiplas semelhanças entre si. Além disso, cada produto individual tem uma série de desvantagens que podem desempenhar um papel significativo na operação subsequente. O mesmo vale para o acabamento do piso.

Em primeiro lugar, deve-se notar que o OSB pode ser aplicado sobre um revestimento rugoso, mesmo que tenha falhas e irregularidades.

Em primeiro lugar, este material possui um alto nível de isolamento acústico e condutividade térmica. Em segundo lugar, tem um alto nível de resistência. Em terceiro lugar, é resistente aos efeitos de um ambiente agressivo. E o mais importante, é fácil de manusear e despretensioso durante a operação.

Muitas vezes, no processo de execução de obras, a análise da estrutura do piso antigo não é realizada. As placas OSB são colocadas em cima de uma base velha. E no acabamento já é possível colocar linóleo, parquete e até carpete.

Uma vez no mercado de construção, a pessoa se depara com muitas opiniões diferentes. Alguns argumentam que o material DSP é muito melhor do que OSB. Em princípio, ambas as espécies têm muitas das mesmas características. Eles podem ser colocados em cima de uma base de concreto ou madeira, montados em toras.

O único "mas" - DSP não pode ser considerado um acabamento. O que não pode ser dito sobre lajes OSB.

Aproximadamente da mesma forma, o material OSB é comparado com a placa de fibra. Strandboard orientado, menos massivo, mais flexível. Em comparação com o compensado, é muito mais barato. Embora, em princípio, seja quase impossível comparar OSB e compensado. Em ambos os casos, é utilizada uma tecnologia individual para a fabricação do material, e as amostras acabadas têm muitas características diferentes.

Tipos de piso

Como mencionado anteriormente, o mercado de construção está repleto de uma grande variedade de sortimentos que permitem criar os pisos mais exclusivos.

E em grandes lojas de ferragens, os departamentos são completamente alocados, representando produtos orçamentários e caros para arranjar pisos.

Os produtos de baixo custo incluem linóleo, piso laminado, carpetes. As pedras sintéticas custarão um pouco mais. Mas os materiais naturais já pertencem à classe premium, seu custo nem sempre está disponível para o consumidor médio.

E ainda, o consumidor moderno não presta atenção no indicador de preço, mas na disponibilidade de parâmetros ambientais do material. Esses exemplos incluem uma placa sólida. Este é um revestimento muito durável que tem uma vida útil de pelo menos 30 anos. Distingue-se pelo isolamento térmico e acústico, fácil de instalar e despretensioso nos cuidados posteriores.

O revestimento de cortiça não tem menos procura. Também é feito de material ecológico. Sua estrutura é esponjosa, devido à qual as folhas apresentam plasticidade. Em termos simples, não há vestígios de móveis que se encontrem durante algum tempo no pavimento de cortiça. Sua única desvantagem é a falta de resistência à umidade.

O piso modular não é menos popular. A sua característica distintiva reside na possibilidade de instalação em divisões com qualquer geometria. Muitos pais usam pisos modulares na decoração do quarto das crianças, pois esse material não faz mal à saúde humana.

Uma das opções de pisos modernos e seguros são os pisos autonivelantes. Eles são divididos em 4 tipos, que diferem na composição:

  • epóxi;
  • metacrilato de metilo;
  • poliuretano;
  • cimento-acrílico.

Claro, o processo de preparação da base consiste em várias etapas longas. Mas a instalação em si ocorre de forma muito rápida e fácil. A mistura é derramada no chão e nivelada com uma espátula. O período de secagem total de pisos autonivelantes é de 5 dias.

É importante destacar que no mundo da construção existem conceitos que permitem determinar em que estágio se encontra a preparação do piso.

Neste caso, estamos falando de revestimento de rugosidade e acabamento.

  • Esboço, projeto. Esta é uma base preparada para acabamento. Ao criar um piso inferior, a superfície é nivelada, sobre a qual é feito um desenho decorativo.

A opção tradicional de criação de um contrapiso envolve o uso de defasagens. Na maioria das vezes, essas estruturas são usadas em casas de madeira. Sobre as fundações de concreto é feita uma caixa com sistema duplo de vigas ou travessas.

  • Facial. Na indústria da construção, o piso de revestimento é denominado "acabamento".Neste caso, pressupõe-se a utilização de quase todos os materiais de construção destinados à disposição do piso. Pode ser madeira, cerâmica e muito mais. No entanto, as opções propostas vêm acompanhadas de custos elevados.

Para minimizar o investimento, vale a pena considerar a opção de tratar a superfície do OSB com verniz ou tinta. O resultado vai superar todas as expectativas. O piso terá uma semelhança tangível com a madeira natural, frequentemente usada em acabamentos decorativos em casas ricas.

Que tipo de placas são usadas?

Os fabricantes de OSB oferecem aos consumidores placas, cuja espessura varia de 6 a 26 mm. Quanto mais alto o valor digital, mais forte é o tecido na dobra.

Ao organizar um piso, é importante compreender que o piso suporta cargas pesadas. Conseqüentemente, a força do OSB neste caso é de grande importância.

Se as placas OSB forem colocadas sobre uma base sólida, devem ser utilizadas placas com uma espessura de 9 mm. Se for assumido que armários maciços volumosos serão colocados na sala, é melhor considerar opções com uma espessura de 16 mm.

O assentamento sobre uma base sólida acarreta custos mínimos, o que não se pode dizer da instalação de painéis em toras. O custo das barras já pode custar um bom centavo, por isso nem todo consumidor está pronto para usar esse método de instalação. Para entender o que está em jogo, propõe-se considerar a tabela, que mostra a relação entre a distância entre as defasagens e a espessura das lajes ranhuradas.

Distância entre defasagens em cm

Espessura da folha OSB em mm

35-42

16-18

45-50

18-20

50-60

20-22

80-100

25-26

Não se esqueça que as placas OSB são divididas de acordo com o indicador de densidade, a dimensão dos chips usados ​​na produção dos chips e os ligantes usados.

Existem 4 dessas variedades:

  • OSB-1. A 1ª categoria inclui lajes finas que não resistem aos efeitos de um ambiente úmido. Na maioria das vezes, eles são usados ​​como material de embalagem para o transporte de pequenas cargas.
  • OSB-2. O tipo de placa OSB apresentado é caracterizado por um maior indicador de resistência à umidade. No entanto, é impossível chamá-lo de ideal para arranjar pisos. OSB-2 é freqüentemente usado na fabricação de móveis.
  • OSB-3. O tipo de placas OSB apresentado é adequado para a disposição de pisos. Notavelmente, ele pode ser usado como um acabamento de piso para estruturas internas e externas, como um gazebo, galpão ou varanda.
  • OSB-4. A melhor opção para arranjar pisos. Porém, seu custo nem sempre corresponde às capacidades do comprador. Se você ainda gasta na compra da quantidade necessária de chapas e, depois de assentá-las, faça o processamento correto, poderá obter o piso mais original e bonito, que não difere do piso de casas ricas.

Métodos de postura

Antes de colocar o OSB, ou como nomear corretamente as placas OSB, você deve escolher o método de instalação apropriado. Os artesãos gostam mais de usar a tecnologia longitudinal-transversal, graças à qual é possível evitar alterações, e a superfície é perfeita.

As placas são dispostas em várias camadas.

A primeira camada é disposta ao longo da sala e a segunda, transversalmente. Se necessário, o procedimento deve ser repetido.

Quando há muito mais áreas problemáticas do que o esperado, os profissionais usam o método de decks diagonal, que assume um ângulo de 45-50 graus. No entanto, é preferível usar esta tecnologia em salas com paredes irregulares.

Além disso, propõe-se familiarizar-se com a colocação de placas OSB no topo de um piso de madeira.

Em primeiro lugar, é necessário preparar as ferramentas, depois limpar e nivelar a superfície, só depois é possível prosseguir com a instalação.

  1. É necessário fazer cálculos precisos e definir as marcações de acordo com a direção da alvenaria do acabamento.Se necessário, instale uma caixa de vigas.
  2. A primeira camada se espalha pela sala, a segunda pela sala. A primeira laje deve ser colocada no canto mais afastado da entrada.
  3. Cada camada colocada requer fixação com fixadores especiais.
  4. É importante assegurar que as juntas das camadas do material de acabamento não coincidam entre si, caso contrário ocorrerão fissuras e flacidez.
  5. É importante deixar pequenas lacunas, que são preenchidas com espuma de poliuretano ou selante após a instalação do OSB.
  6. Quando o piso é revestido, você pode fazer uma superfície decorativa. Por exemplo, coloque um laminado com um forro ou cobertura de linóleo.

Tendo tratado as regras para o assentamento de lajes OSB sobre uma superfície de madeira, é necessário considerar o método de instalação sobre uma base de concreto. Inicialmente, você deve determinar quantas camadas são aceitáveis ​​na sala. E só então comece a colocar.

O processo de instalação em uma base de concreto é semelhante à instalação em pisos de madeira. No entanto, é necessário fixar as lajes OSB ao concreto com parafusos auto-roscantes especiais.

Além disso, propõe-se conhecer algumas das nuances, graças às quais será possível evitar muitos erros ao trabalhar por conta própria.

  1. Se a sala tiver uma forma não padronizada, é importante calcular a área do próximo trabalho com a maior precisão possível, para fazer uma marcação preliminar da área de trabalho. Caso contrário, você terá que cortar as placas, deixando muitos pedaços extras.
  2. Quanto menos juntas entre as lajes, mais resistente será o revestimento do piso.
  3. Ao colocar lajes OSB, é importante prestar atenção para que a parte frontal do material fique voltada para o teto.
  4. Se a sala for pequena, as folhas terão que ser cortadas. Mas você não deve fazer isso a olho nu, é melhor fazer as medições, configurar de acordo com a marcação, para que depois não corrija erros aleatórios.
  5. É necessário cortar a lâmina apenas pela parte interna. A borda externa deve ser acabada de fábrica.
  6. Ao instalar placas OSB, é importante levar em consideração a sazonalidade. Não coloque telas no frio ou calor extremo.
  7. Um selante elástico ajudará a selar qualitativamente as costuras.

Agora se propõe a conhecer mais detalhadamente as tecnologias para a colocação de placas OSB em diferentes bases.

Em atrasos

O método de instalação da master apresentado é considerado o melhor, já que o piso recebe circulação de ar, tão importante para o piso do apartamento. As células internas permitem o isolamento.

O principal é que a madeira utilizada esteja seca.

Ao escolher uma madeira para criar um revestimento de piso, é necessário considerar opções com espessura não superior a 5 cm.O processo de instalação de OSB em toras em si praticamente não difere da colocação de compensado.

Mas ainda tem certas nuances:

  • os elementos de madeira da estrutura do piso que permanecem sob o piso devem ser tratados com um anti-séptico;
  • as toras devem ser colocadas paralelamente ao nível umas das outras, sem esquecer a largura do material isolante;
  • a distância entre os apoios extremos do revestimento e as paredes não deve ultrapassar 20 cm;
  • é necessário dispor a folha de OSB nas toras para fazer a marcação e o corte;
  • os elementos transversais da caixa são colocados de acordo com as marcas;
  • para ajustar o nível, você deve usar almofadas de plástico ou lascas de madeira;
  • o isolamento é inserido nas células da caixa;
  • As placas OSB são aparafusadas na parte superior da caixa.

Sobre base de madeira

Todo mundo sabe que um piso de madeira parece apresentável e não causa problemas por alguns anos. Além disso, a árvore seca, ruídos ocorrem, sujeira se acumula nas fissuras formadas. Consequentemente, o piso precisa de restauração.

Certamente todos se lembram de que nas casas antigas construídas durante a União Soviética, o piso de madeira era pintado com tinta a óleo. Esta abordagem é inadequada hoje. Alguem diz que você pode esconder a velha base de madeira sob o linóleo, mas depois de alguns meses o relevo das tábuas do assoalho ficará visível na superfície do material elástico.

Na verdade, as placas OSB ajudarão a lidar com a situação.

A sua instalação é efectuada da mesma forma que na mesa. Só que em vez de cola e tarugos, você pode usar parafusos autorroscantes padrão.

O processo tecnológico consiste em várias etapas:

  • inicialmente é necessário restaurar o piso antigo, retirar tábuas podres, livrar-se dos pregos soltos;
  • em seguida, aperte as tábuas do piso restauradas nas vigas usando parafusos autoatarraxantes;
  • então as placas OSB são dispostas com uma pequena distância para a lacuna;
  • depois que as costuras são seladas com um selante elástico.

Na mesa de cimento

Recomendações.

  1. A espessura aceitável de OSB para aplicação em uma mesa deve ser de 16 mm. Se um laminado for colocado no topo da placa de fios orientados, a espessura do OSB pode ser de 12 mm.
  2. Após a concretagem da betonilha, é necessário deixar a sala em repouso por pelo menos 3 semanas. Após a secagem completa, a betonilha é preparada, seca, somente após a colagem das placas.
  3. Não tendo confiança de que a composição adesiva resistirá ao funcionamento das placas, pode-se usar buchas. Neste caso, é necessário colocar os lençóis de forma que as costuras não se desloquem. Deve haver um pequeno espaço entre as placas em caso de dilatação térmica.
  4. Após a instalação das placas, as lacunas restantes devem ser seladas com um selante elástico.

Como cobrir?

Após a instalação das placas OSB, surge a questão de cobrir a base do piso com material decorativo ou preservar a textura resultante. Muitos optam pela 2ª opção. Primeiro, o chão é ótimo. Em segundo lugar, para criar esta magnificência não requer grandes custos.

Além disso, propõe-se conhecer a seqüência de acabamento das placas OSB até a obtenção do resultado final:

  • usando um selante especial ou massa de vidraceiro, as lacunas entre as placas são preenchidas, os pontos de fixação são selados;
  • é necessário lixar o revestimento do piso e, em seguida, retirar as partículas de poeira;
  • faz-se um primer e, em seguida, faz-se uma massa completa com uma mistura acrílica;
  • moagem repetida com a remoção obrigatória de partículas de poeira;
  • pode-se aplicar tinta ou verniz.

Ao usar tinta, deve-se contar com pelo menos 2 demãos. E para aplicar a composição do verniz, você precisará usar um pincel ou rolo.

Assim que a primeira camada seca, a superfície é umedecida e depois passada com uma espátula larga. Desta forma, pequenos respingos e várias irregularidades são removidos.

Na verdade, existem muitas opções de design para placas OSB, no entanto, é suposto usar composições de coloração ou verniz colorido para pisos internos.

Como instalar pisos OSB, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário