Revestimento de parede com placas OSB dentro e fora

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como calcular o número de lajes?
  3. Escolha de materiais
  4. Tecnologia de acabamento
  5. Como fechar as juntas?

O revestimento de paredes com lajes OSB com ripas para acabamento permite preparar rapidamente um edifício residencial para o posterior acabamento. A instalação de OSB em diferentes tipos de estrutura é realizada levando em consideração as peculiaridades de sua orientação, tamanho, capacidade de carga da base. Na falta de experiência na fixação dos painéis, no fechamento das juntas das placas OSB, vale a pena se familiarizar com antecedência para não encontrar problemas no processo de execução da obra.

Peculiaridades

O revestimento de paredes com painéis OSB ganhou popularidade no campo da construção de estruturas. Este revestimento permite em pouco tempo assegurar a construção de uma casa sob um telhado com a instalação de paredes no exterior e no interior do edifício. A placa é colada com substâncias resinosas, formadas sob pressão, consiste em 3-4 camadas de aparas, colocadas em diferentes direções.

Como um material para revestimento de paredes de edifícios e estruturas, o OSB é usado tão amplamente quanto possível na construção residencial e comercial. Isso se compara favoravelmente com madeira compensada ou aglomerado, que são difíceis de se adaptar ao uso ao ar livre. O material é durável e fácil de cortar. Algumas placas estão disponíveis com uma impregnação retardadora de chamas pronta, elas podem não ter uma borda lisa, mas uma conexão de saliência ou espiga-ranhura.

Como calcular o número de lajes?

Ao escolher o OSB como material para revestimento de paredes, o cálculo preciso é muito importante. Os principais tamanhos padrão dependem do padrão de produção - europeu ou americano, são divididos em:

  • 2440 × 1220 mm (EUA);
  • 2500 × 1250 mm (UE).

Módulos de tamanhos não padronizados, com comprimento ou largura aumentados, às vezes são produzidos em um pedido individual. A maneira mais fácil de planejar o número de pratos é usar papel pautado em uma gaiola. A escala mais fácil de fazer é: 250 mm para 1 gaiola de material europeu e 300 mm para material americano. Tendo em consideração estes indicadores, é desenhada uma planta da parede, onde são indicadas lajes.

O método de atracação também é levado em consideração no planejamento. Por exemplo, sob o revestimento ou placa de gesso, você pode montar o material com bordas que não sejam de fábrica. Para pintura, é necessário fornecer uma geometria mais precisa. Para isso, as placas são conectadas exclusivamente de acordo com os cortes fornecidos pelo fabricante. Quanto menos juntas houver, melhor, então eles tentam usar as folhas como um todo.

Ao calcular o material, é importante fornecer uma margem. Isso ajudará a evitar problemas ao detectar defeitos ou erros de corte. Se você não quer perder tempo construindo desenhos, você pode simplesmente dividir a área da parede em parâmetros semelhantes de 1 folha - isso determinará seu número. Nesse caso, um adicional de 20% do material é destinado para despesas imprevistas.

Escolha de materiais

Não é apenas o tamanho que importa. Ao planejar a escolha do OSB para revestimento de paredes externas, vale a pena considerar lajes, cuja espessura começa de 12-16 mm. Eles têm uma maior capacidade de carga e fornecem alta resistência. Para o trabalho interior, você pode pegar materiais com uma espessura menor. Além disso, é comum escolher placas OSB de acordo com sua classificação.

  1. OSB-1. Material destinado apenas a ambientes com baixos níveis de umidade. A capacidade de carga é baixa.
  2. OSB-2. Painéis estruturais com capacidade de carga aprimorada. Projetado para uso apenas em ambientes secos.
  3. OSB-3. Uma placa versátil para uso em revestimentos externos ou como base para paredes internas de edifícios.Adequado para ambientes que requerem maior resistência à umidade dos materiais utilizados - banheiro, cozinha, banheiro.
  4. OSB-4. As placas mais duráveis ​​e resistentes à umidade. O material está bem protegido dos efeitos da umidade atmosférica, resiste a cargas operacionais significativas.

No revestimento externo, apenas lajes classes 3 e 4 são utilizadas. O resto é adequado apenas para trabalhos de interiores. Quanto maior for o número de pisos do edifício, mais grossas deverão ser as lajes. Uma casa de campo para uso sazonal pode ser revestida com OSB de 6 a 8 mm. Para decoração de interiores, são escolhidos apenas painéis da classe E1 com um teor mínimo de formaldeído.

Tecnologia de acabamento

Você também precisa ser capaz de conectar placas OSB corretamente à superfície. Se o edifício for construído de monólito ou lajes, a laje pode ser aparafusada diretamente à superfície de concreto perfurando previamente os orifícios e inserindo buchas, se necessário. A instalação contínua é usada se for necessário apenas nivelar a superfície para o acabamento, para melhorar suas características de isolamento térmico e acústico.

Da mesma forma, você pode prender o material à parede do bloco de espuma, parafusá-lo à base de madeira - aqui você pode fazer sem pré-perfurar, pregar as placas com pregos ou fixá-las com parafusos auto-roscantes. Uma moldura em forma de engradado é usada para a instalação de painéis internos e externos. As placas podem ser montadas em um perfil de metal ou madeira, ripas. Este método de montagem permite o seguinte.

  1. Isole as paredes. OSB é colocado sobre uma camada de isolamento térmico para proteger lã mineral ou poliestireno expandido de influências externas. O método é adequado para trabalhos internos e externos.
  2. Revestir as paredes na construção do quadro. Neste caso, as paredes são formadas em ambos os lados da base. Por fora, protegem o isolamento da precipitação, vento e, por dentro, evitam que encolha. Além disso, a placa OSB, neste caso, executa funções de suporte de carga.
  3. Nivele a superfície das paredes. Isso é necessário ao reparar e restaurar edifícios antigos, cujas paredes não podem ser reforçadas. Do lado de fora, é feita uma caixa, na qual as placas são fixadas, e guarnições decorativas são montadas em cima delas.

Para trabalhos ao ar livre, a estrutura é mais frequentemente montada a partir de blocos de madeira com uma seção transversal de 50 × 50 ou 40 × 50 mm. Madeira não aplainada feita de abeto, o pinho é adequado. No interior de edifícios e estruturas, são utilizados perfis metálicos, semelhantes aos utilizados para a instalação de placas de gesso.

Lado de fora

O revestimento externo "faça você mesmo" envolve o uso de películas ou membranas à prova de vento e de umidade. Eles são fixados com uma folga de ventilação recomendada pelo fabricante. O degrau da caixa também importa. Ao isolar paredes, é calculado de acordo com a largura do isolamento menos 20 mm. Em outros casos, os suportes da moldura são posicionados de forma que as juntas das chapas caiam sobre eles, os elementos intermediários estão localizados a uma distância de 600 mm ou mais.

A ordem de revestimento das paredes externas do OSB será a seguinte.

  1. Trabalho preliminar. Para reparos cosméticos, você pode remover parcialmente a cobertura da parede velha e, em seguida, limpá-la de sujeira e poeira. Também vale a pena retirar objetos e elementos de sistemas de comunicação pendurados nas paredes.
  2. Preparação da base. Em alguns casos, o reforço pode ser necessário, incluindo na fundação, vedação de fissuras, tratamento anti-séptico de áreas afetadas por fungos e mofo.
  3. Instalação do quadro. As barras são montadas em um plano, na maioria das vezes vertical. Na parte superior e inferior da conexão, você pode reforçá-los com cantos. Os elementos de canto são sempre colocados primeiro.
  4. Aquecimento. Se fornecidas, entre os elementos da caixa, são inseridas folhas de material isolante de calor de tamanho adequado. É importante que o isolamento seja mantido firmemente, mesmo sem fixação adicional.
  5. Fixação da barreira de vapor. Isso evitará problemas com a circulação do ar, garantindo a remoção da umidade do isolamento.No topo estão montados contra-carris, garantindo simultaneamente a criação de um vão de ventilação e servindo de ponto de fixação para painéis derivados de madeira.
  6. Instalação de 1 fila de OSB. Normalmente, as folhas são colocadas verticalmente com o lado direito para fora. Apenas lajes de até 9 mm de espessura são montadas horizontalmente em edifícios de um andar. Neste caso, o torneamento também é fixado longitudinalmente. O primeiro elemento é montado a partir da esquina do edifício com um vão de 1 cm da fundação, assentando um carril ou perfil inicial. A fixação é feita com um degrau de 10-15 cm, a folga entre as lajes adjacentes é deixada em 2-4 mm.
  7. Fixação de fileiras subsequentes. Cada nível é fixado com um deslocamento de 1 passo. Nas secções adjacentes das paredes, a instalação das placas é efectuada com sobreposição, de forma a obter uma junta recta. O segundo andar é revestido de acordo com o mesmo padrão, mas com um deslocamento para que as costuras em cada uma das camadas não correspondam exatamente.

A escolha dos fixadores é determinada pelo tipo de quadro. Para perfis de aço, alumínio, parafusos auto-roscantes são usados ​​para metal, em outros casos - para madeira. O comprimento ideal do hardware varia na faixa de 25-45 mm.

Devem ser aparafusados ​​estritamente em uma direção, caso contrário durante a operação o material estará sujeito a cargas que levam ao seu empenamento. Os chapéus afundam na base nivelada.

Dentro

Ao trabalhar no interior de edifícios e estruturas, a tecnologia de revestimento OSB terá algumas diferenças. Neste caso, o revestimento da parede é executado de acordo com os perfis. Os de metal são montados em cima de uma base de concreto ou tijolo, um bloco de madeira dentro de um tronco. Com uma notável curvatura das paredes, deve-se prestar atenção aos encaixes para drywall, que ajudam a nivelar todas as diferenças de altura. A instalação interna das placas OSB difere pouco do trabalho de fixação fora do edifício. Mas algumas sutilezas ainda precisam ser levadas em consideração.

  1. Instalação de racks de torneamento. É executado com passo de 400-600 mm.
  2. Placas de fixação com parafusos ou pregos. Para a estrutura de metal, você precisará de hardware especial.
  3. O tamanho da folga mantida entre as lajes é de 3-4 mm. Um recuo de 1 cm é formado no teto e no chão.
  4. Você precisa apertar parafusos ou pregos a pelo menos 10 mm da borda da placa, em incrementos de 100-150 mm. Na parte central da laje, o passo é aumentado para 300 mm.
  5. No interior dos edifícios, as lajes devem ser colocadas na vertical. Isso minimiza o número de juntas.

As folhas devem ser viradas com a parte da frente para dentro da sala. Esta superfície tem um brilho laqueado, as aparas são maiores aqui do que por dentro. Com OSB-3, OSB-4, antes do acabamento posterior, você terá que lixar a impregnação resistente à umidade. Para evitar problemas desnecessários, a compra de placas projetadas para uso interno desde o início ajudará.

É importante lembrar que o revestimento interno da casa só é iniciado depois que as paredes externas estiverem prontas. Para uma casa de madeira, é melhor escolher o OSB-3 para todas as fases da obra, que é adequado tanto para o banheiro quanto para o revestimento de paredes externas.

Como fechar as juntas?

A folga de montagem entre as folhas deve ser preservada. Mas após a conclusão da fixação, ele terá que ser reparado. A maneira mais fácil é fechar as costuras externas do prédio com enchimentos elásticos. Eles podem ser usados ​​para cobrir vãos de até 5 mm. É importante que a composição se destine ao uso ao ar livre.

Você também pode fazer uma massa. Para isso, a cola PVA é misturada com pequenos resíduos da carpintaria. A composição não é completamente resistente à umidade, é melhor fechar as lacunas tratadas com ela com tiras finas ou sobreposições. Entre as misturas prontas, destacam-se também os vedantes do tipo "costura quente", com uma grande lacuna, depositando no seu interior um cordão especial.

Para obter mais informações sobre a instalação de paredes com placas OSB, consulte o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário