Nós colamos papel de parede em placas OSB
A questão de saber se é possível colar papel de parede em placas OSB dentro da casa sem massa é feita por muitos proprietários de moradias individuais. De facto, os painéis derivados de madeira são cada vez mais utilizados como material de construção para a construção de paredes e divisórias de suporte no domínio da construção de habitações privadas, mas o seu acabamento decorativo causa algumas dificuldades. Vale a pena falar com mais detalhes sobre como cobrir as telhas, que preparo para a colagem é necessário para se obter uma superfície perfeitamente plana, sobre o procedimento para a execução do trabalho.
O papel de parede pode ser colado em uma placa OSB?
A criação de um interior com estilo no interior da casa é muitas vezes realizada com papel de parede - um material acessível produzido em rolos. Eles podem ter uma estrutura e uma base diferentes e ter propriedades decorativas atraentes. É que é bastante difícil corrigir exatamente o papel de parede no painel OSB, e há razões para isso.
As placas de OSB de madeira são um material de construção proveniente de resíduos da marcenaria, colados a partir de aparas com compostos especiais.
Permitem cobrir com facilidade e rapidez grandes áreas de aberturas de paredes, proporcionam alta resistência à umidade devido à presença na composição de impregnações à base de ceras e resinas.
O material em si não pode ser considerado muito difícil de processar. Possui apenas algumas características que podem complicar significativamente a colagem do papel de parede.
- Inomogeneidade da estrutura. Além das costuras entre as placas, que são difíceis de combinar perfeitamente em todos os planos, a própria superfície OSB também não parece perfeitamente lisa. Possui irregularidades pronunciadas, diferenças de altura e as tampas dos parafusos auto-roscantes sob o papel de parede nos locais onde os módulos são fixados à moldura permanecem bem visíveis.
- O aparecimento de manchas gordurosas. A cera e os componentes resinosos da impregnação com que as placas são processadas podem arruinar o caro revestimento da parede. Uma placa OSB pré-não tratada irá gradualmente, com o aumento da temperatura, liberar substâncias gordurosas em sua superfície.
- A impossibilidade de aplicação de cola, primer. A adesão reduzida das superfícies está diretamente relacionada à presença de componentes resistentes à umidade na impregnação e no revestimento externo dos painéis derivados de madeira. O papel de parede simplesmente não adere a tal superfície, o trabalho terá que ser reiniciado.
- Inchaço da laje. Os adesivos líquidos à base de água também representam outras ameaças. Se a placa for mal processada, eles podem penetrar em sua estrutura, causando a protuberância do material. A superfície das paredes ficará irregular e exigirá secagem adicional.
A maioria desses problemas é resolvida com um pré-tratamento adequado das placas - primeiro por lixamento mecânico e, em seguida, pela aplicação de primários que aumentam a adesão.
Somente nesta sequência o revestimento pode ser feito mais conveniente e seguro para colar, e suas desvantagens típicas podem ser eliminadas.
Seleção de papel de parede
A indústria moderna produz muitos tipos de papel de parede. Cada versão das telas tem suas próprias vantagens e desvantagens, características que devem ser levadas em consideração. Escolher o material certo pode ser complicado. Uma visão geral de todas as opções de papel de parede disponíveis adequadas para aplicação na placa OSB ajudará a lidar com a tarefa.
- Papel. A opção mais simples e econômica é considerada ecologicamente correta. O desenho é aplicado pelo método tipográfico, podendo ser de qualquer tipo.Também são produzidos papéis de parede de papel de duas camadas, geralmente com relevo e relevo, pois são mais duráveis. Esta opção não é adequada para salas com alta umidade do ar.
- Não tecido. Material à base de fibra revestido com polímero em rolos. Esconde bem as pequenas irregularidades das paredes, é resistente ao encolhimento, evita a formação de pó, é forte e durável. Na presença de uma camada de vinil na composição, o material é adequado para colorir, mas perde suas principais vantagens.
- Vinil. O papel de parede revestido a PVC apresenta uma estrutura de relevo volumétrico, adequado para a decoração de espaços não residenciais. Eles não têm a capacidade de passar o ar, requerem mais esforço quando aplicados em paredes.
- Têxtil. Papéis de parede premium caros criados em uma base natural ou sintética. A composição geralmente usa papel de arroz, revestimento não tecido, bem como juta, seda, tela. Este eco-material também tem desvantagens - ele desbota ao sol, absorve poeira, colar é mais complicado.
- Fibra de vidro. O material em rolos é feito à base de fibra de vidro, a composição contém dolomita, refrigerante, areia. A fibra de vidro pode ser pintada, sem decoração, bem como acabamento, com tecelagem original.
- Acrílico. Eles são de duas camadas, com não tecido ou base de papel e poeira. O acrílico espumado é mais barato que o vinil, é mais apreciado por sua leveza, segurança ambiental, mas é inferior aos análogos em termos de resistência à umidade.
- Metalizado. Papel de parede de duas camadas, em que a folha de alumínio atua como decoração. Eles podem ter diferentes cores, relevos, são usados principalmente em interiores de alta tecnologia.
- Líquido. Este tipo de papel de parede é uma mistura de celulose e látex ou acrílico. É preparado antes da aplicação, com adição de pigmentos corantes e cargas à base líquida. As composições são fáceis de aplicar, secam rapidamente e formam revestimentos decorativos originais na parede.
Ao escolher o papel de parede, deve-se atentar para o fato de pertencerem ao mesmo lote, principalmente para materiais nos quais o padrão deve ser unido.
Os produtos lançados em momentos diferentes podem não ter cor e outras características correspondentes.
Como colar sem massa?
Em uma casa de campo, é perfeitamente possível colar papel de parede diretamente em compensado ou painel OSB. Um método de acabamento simples não garante uma alta estética do revestimento, mas é possível preparar as paredes em caso de recusa da massa literalmente em um dia, sem esperar a secagem completa. Neste caso, a colagem das folhas é a seguinte.
- Preparando as paredes. É realizada por meio da vedação dos vazios entre juntas formados durante a instalação das lajes. Em alguns casos, você pode simplesmente colar essas áreas com uma fita adesiva de largura suficiente. Mas será muito mais seguro usar um selante à base de acrílico ou silicone, de preferência branco.
- Superfícies de nivelamento. Sob o papel de parede de papel, a camada superior das placas OSB é removida com uma ferramenta elétrica especial - um esmeril. Para vinil espesso ou materiais não tecidos, o processamento manual com lixa será suficiente.
- Aplicando um primer. A solução ideal seria uma mistura acrílica com um enchimento mineral, um tempo de secagem curto. É aplicado em 2 camadas, sequencialmente, aguardando a secagem completa. Na hora de escolher um solo, é preferível dar preferência não ao transparente, mas sim a opções pintadas em cores claras. Eles prepararão uma base suficiente para papel de parede claro, não permitirão que uma placa escura distorça visualmente sua sombra.
- Colando o quarto com papel de parede. É produzido sobre uma composição com a mesma base que foi utilizada para o primer. Vale a pena prestar atenção - alguns tipos de papel de parede devem ser aplicados a seco, a cola é aplicada na parede, e não nas próprias folhas.
A ausência de massa completa é adequada para paredes de instalações que não desempenham um papel estético importante.
No caso de papel de parede volumoso e pesado em uma base espessa, esse fator também significa muito pouco.
O material já esconde bem várias diferenças de elevação, defeitos de revestimento.
Como manter o primer?
O método clássico de colar qualquer painel à base de madeira é pré-processá-lo. Tanto para pintura como para papel de parede, é melhor cobrir as paredes da sala por dentro com uma combinação de primer e massa de vidraceiro. Neste caso, o papel de parede não será um pré-requisito - você pode usar compostos líquidos ou gesso. Em qualquer caso, para que o acabamento se mantenha, é necessário cobrir as paredes com uma massa especial antes de aplicá-lo. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como fazê-lo corretamente.
Escolha de materiais
Existem vários tipos de primários que são usados para o enchimento subsequente ou outros tratamentos de superfície decorativos.
Adesivo
Eles são necessários para aumentar a capacidade do material de aderir a outras superfícies. Nesse primer, os chips de quartzo atuam como enchimento, o que garante uma conexão confiável. O tamanho de suas frações varia, a melhor de todas as massas com uma composição mineral semelhante são colocadas em tal revestimento.
Alkyd
Eles são usados para preparar superfícies para pintura ou envernizamento.
Este tipo de primer fornece resistência adicional à umidade, mas tem um odor forte e pungente e é pouco erodido em ambientes internos.
As composições são compatíveis apenas com tintas na mesma base.
Acrílico
Opção ecologicamente correta, caracterizada por secagem rápida, sem odor pungente. Um primer à base de água pode conter agentes corantes, antifúngicos e outros aditivos. Adequado para autocolante.
Além do primer, você terá que escolher as misturas de enchimento. Devem fazer parte de um conjunto de ferramentas adaptadas para trabalhar madeira. Nessa categoria, encontram-se as massas de cola, cola de óleo e nitro, que se caracterizam pela secagem rápida. É estritamente proibido o acabamento da superfície da laje OSB com misturas de concreto, tijolo, gesso.
Tecnologia
Putty é a solução ideal para dar a paredes feitas de placas OSB com suavidade e geometria ideais. Assim como o gesso, tais composições são capazes de suavizar pequenas irregularidades, além de excluir a preservação do padrão natural para painéis de aparas de madeira. A ordem de trabalho ao usar a massa será a seguinte.
- Limpeza de superfícies de sujeira. As paredes ou divisórias de lajes OSB são tratadas com lixas, removendo a camada superior.
- Preenchimento. A escolha deve ser feita em base acrílica ou adesiva. O primer é aplicado duas vezes, com secagem completa de cada camada.
- Reforço. Uma malha de gesso ou seu análogo de fibra de vidro é fixada à superfície. Um grampeador de construção ajudará a manter a camada de reforço na parede - os grampos dela darão conta da tarefa. A fixação é feita em passos de até 150 mm.
- Puttying. É produzido em camadas. A primeira aplicação é áspera, após a qual a parede é processada com uma espátula de metal e, em seguida, o revestimento é reformado. Esta camada também é limpa, polida, coberta com primer. A parede está pronta para mais decoração.
- Papel de parede. Na hora de escolher uma composição para fixação, deve-se escolher opções de adesivos com boa aderência à massa ou universal.
O acabamento com compostos de massa ajuda a garantir que o objetivo desejado seja alcançado com rapidez: obter uma base uniforme para o papel de parede.
O revestimento rugoso elimina o contato direto do adesivo com a placa, evitando sua deformação.
Além do mais, a presença de massa de vidraceiro afeta as características de isolamento acústico da sala, aumentando-as.
Trabalhando com papel de parede líquido
Este tipo de material de acabamento é adequado para instalação em placas da classe E0 que não emitem fenóis e formaldeídos para a atmosfera. É um papel de parede líquido com um mínimo de esforço que pode ser usado para decorar paredes de painéis OSB. As recomendações para seu uso são assim.
- A superfície dos painéis é revestida com um primer.O processamento é realizado duas vezes, é melhor escolher composições acrílicas com aditivos antifúngicos.
- A mistura para papel de parede líquido é diluída em um recipiente preparado. Se possível, vale a pena comprar uma mistura pronta em um balde de plástico.
- Com o auxílio de uma espátula, o papel de parede líquido é aplicado na superfície, distribuído. O acabamento é realizado a partir do canto da sala ao longo de toda a parede, não é recomendável interromper a obra, pois pode prejudicar a estética do revestimento - as costuras na junta ficarão bem visíveis.
Assim que todas as paredes estiverem cobertas com uma camada decorativa de papel de parede líquido, é necessário deixá-las secar completamente. Normalmente, o fabricante dá recomendações sobre o seu tempo.
Como colar papel de parede em placas OSB, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.