Qual é o solo para placas OSB e como aplicá-lo?

Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Marcas populares
  3. Nuances de escolha
  4. Regras de aplicação

A necessidade de escolher o solo certo para as lajes de OSB surge nos casos em que o material é planejado para ser submetido a posterior acabamento decorativo. Inicialmente, devido a uma impregnação especial, este material não apresenta características de adesão muito altas.

Mas com a ajuda de primers para OSB-3 para trabalhos externos e internos, para pintura e embaixo de azulejos, esse problema pode ser facilmente resolvido.

Visão geral da espécie

Não existe uma solução única para todos para melhorar o desempenho de adesão das placas OSB. É possível escolher um solo adequado para OSB levando-se em consideração as peculiaridades do método de posterior acabamento. Por exemplo, em condições úmidas, um agente de penetração profunda com propriedades isolantes será necessário. O primer anti-séptico ajuda onde existe um alto risco de formação de mofo ou bolor: principalmente na superfície de paredes externas e outras estruturas que estão expostas ao clima. As composições do tipo "betonokontakt" ajudam a melhorar a adesão com argamassas e adesivos para a colocação de ladrilhos. Os principais tipos de solos populares para OSB devem ser considerados em mais detalhes.

  • Acrílico. Este tipo de solo pertence a compostos solúveis em água, absolutamente atóxicos e seguros para uso em trabalhos internos ou externos. Pelas suas propriedades, o primer acrílico pode ser fortalecedor e penetrante, ao mesmo tempo que tem efeito anti-séptico no material. A superfície pode ser lixada ou pintada após o processamento e, com o tingimento preliminar, a decoração adicional pode não ser necessária.
  • Alkyd. Os primers deste tipo destinam-se exclusivamente ao uso externo, contêm substâncias resinosas dissolvidas que formam uma película polimérica lisa após a secagem. A base alquídica pode ser tingida, aplicada como uma camada que aumenta a resistência do material às intempéries. Este tipo de primer é adequado como base para pintura com esmaltes.
  • Adesivo. Esta categoria de solos proporciona um aumento significativo na adesão, aumenta a resistência da superfície das placas OSB. O material se torna menos poroso e sua vida útil é estendida. Os primers adesivos são geralmente marcados como "contato", indicando boa adesão a qualquer revestimento.
  • Desintoxicante. Este tipo de primer de placa OSB tem a capacidade de absorver vapores potencialmente perigosos e tóxicos. Mistura desintoxicante em forma de pasta para uso interno, aplicada com espátula, formando uma película sobre a superfície do material. Quando o fenol e o formaldeído são liberados, o solo os absorve, evitando que entrem na atmosfera. Os materiais modernos incluem óxidos de metal e ligantes de polímero.
  • Penetrante. Eles são projetados para placas OSB de baixo custo com uma estrutura solta que precisa de reforço adicional. Esses primers protegem contra a umidade, melhoram as características de adesão dos materiais.
  • "Betonokontakt". Tais misturas possuem em sua estrutura cimento e partículas de areia de quartzo combinadas com polímeros sintéticos. Proporciona elevada aderência no enchimento, colocação de ladrilhos.

Antes de aplicar o primer na superfície da placa OSB, vale a pena descobrir que tipo de composição é necessária para a aplicação. Então, o resultado certamente trará apenas impressões positivas.

Marcas populares

À venda existe uma ampla seleção de solos para paredes externas e internas, pisos, estruturas de teto revestidas com lajes OSB. Muitos deles são feitos por grandes marcas estrangeiras, mas também há desenvolvimentos russos que merecem atenção. Existem várias marcas que podem ser recomendadas para seleção.

  • Ceresit. É líder reconhecida no mercado de misturas e revestimentos para construção. É esta marca que produz o famoso "betonokontakt", bem como uma vasta gama de outros produtos de primer.
  • Soppka. Uma empresa de São Petersburgo apresenta tecnologias e materiais inovadores ao mercado. Os primers desta marca para placas OSB são ecologicamente corretos, após a aplicação tornam-se transparentes.
  • Olimp. A empresa fabrica um popular primer acrílico branco para uso interno e externo.
  • TM "Primer". A empresa está posicionada como fabricante de produtos químicos para construção profissionais. A gama da marca inclui primers acrílicos para interiores: penetração profunda, antifúngico, anti-séptico.

Essas empresas já resistiram ao teste do tempo e seus produtos comprovaram sua eficácia no trabalho com OSB dentro e fora de edifícios.

Nuances de escolha

Para OSB-3 - as placas mais populares deste grupo, adequadas para trabalhos internos e externos - você precisa selecionar um primer levando em consideração todos os fatores possíveis. A principal delas é a definição do método de acabamento subsequente. É ele quem influencia as características de adesão que a superfície da prancha deve ter. A escolha do solo para OSB na execução de trabalhos em ambientes internos deve ser realizada seguindo certas recomendações.

  • Para colar com papel, vinil ou papel de parede não tecido. Neste caso, é necessário usar formulações à base de água, que posteriormente facilitarão a dissolução da camada adesiva. A melhor solução seria usar primer acrílico.
  • Para coloração. Se tintas e vernizes de poliuretano forem aplicados, a superfície da placa não precisa ser preparada primeiro. O revestimento já estará em uma camada densa e uniforme. Qualquer primer de fachada adequado pode ser aplicado sob a tinta alquídica, mas esses compostos em si não são a melhor escolha para decoração de interiores. As misturas à base de acrílico requerem o mesmo primer.
  • Sob massa. A escolha é do mestre. No interior, é preferível utilizar primários acrílicos inodoros, fixando-lhes uma rede especial de pintura. Esta combinação proporcionará uma distribuição uniforme da massa, boa adesão da composição aplicada à superfície da placa OSB.
  • Sob as telhas. É necessário usar primers especiais à prova de umidade para isolar o OSB dos efeitos de um ambiente úmido. Uma boa solução seria usar revestimentos de fachada repelentes de água à base de epóxi. No topo do revestimento é aplicada uma mistura da classe “concreto contato”, que facilita a posterior fixação do ladrilho.

Para que o material aumente suas propriedades protetoras, você pode tratar a placa com um primer acrílico universal desde o início. A composição transparente não interfere no acabamento posterior. Mas com sua ajuda, será possível aumentar significativamente a prontidão da placa de madeira para aderir a outros materiais. Os primers desintoxicantes também serão uma adição útil aos quartos de dormir. Com a ajuda deles, você pode eliminar completamente o possível impacto negativo do fenol e do formaldeído contidos nas placas no meio ambiente.

A cartilha para a placa OSB externa também possui características próprias. Para o trabalho de fachada, são utilizadas misturas de parquete especializadas em uma base alquídica. Eles são aplicados em várias camadas, fornecendo características de proteção bastante altas da superfície do material.

As placas revestidas com tais compostos podem ser operadas nas condições climáticas mais difíceis.

Regras de aplicação

Para pintura, ladrilhos ou outros tipos de acabamentos, as placas OSB são preparadas com primer. Pode ser espesso, pastoso, como uma massa, como é o caso das misturas desintoxicantes.Porém, com muito mais frequência, o mestre tem de lidar com solos líquidos já prontos ou em dissolução. Os recursos de seu aplicativo devem ser discutidos com mais detalhes. O trabalho é executado passo a passo.

  • Verificação e inspeção da parte áspera da chapa. Se necessário, é submetido a um primer, pois após a fixação será impossível fazê-lo.
  • Instalação de material. Ele é preso à superfície da tora ou base sólida usando parafusos autoatarraxantes.
  • Processamento da camada facial. É removido por esmerilhamento com materiais abrasivos. O revestimento é processado com o bico P180. Suas propriedades abrasivas são suficientes para remover o filme aplicado ao cartão nas condições da fábrica.
  • Remoção de poeira. Todas as pequenas partículas devem ser removidas com cuidado para garantir que as superfícies estejam perfeitamente limpas.
  • Preparando o primer. Antes da aplicação é bem misturado, se necessário, diluído ou tingido. A composição preparada é vertida para uma cuvete, de onde será conveniente recolhê-la durante a operação.
  • Aplicação de primer. Ele pode ser espalhado sobre a superfície da placa com uma escova estreita ou rolo. No processo de trabalho, é importante atentar para a forma como a composição se estabelece, para evitar a formação de estrias e estrias. Todo o trabalho é realizado em 1 dia para garantir a absorção e secagem uniforme do solo.
  • Secagem. Uma vez que a mistura esteja completamente distribuída por toda a superfície do OSB, você precisa deixá-la por um tempo. Geralmente, leva pelo menos 8 horas para secar completamente. As opções acrílicas adquirem dureza um pouco mais rápido, as alquídicas demoram pelo menos um dia. Com a aplicação em multicamadas, é necessário suportar o tempo alocado cada vez que uma nova porção do primer estiver na superfície do material.
  • Putty. É usado para cobrir as juntas, defeitos detectados e os pontos de fixação para parafusos auto-roscantes. Após a secagem da massa, pode-se prosseguir para o trabalho de acabamento subsequente.

Considerando todas essas recomendações, é possível lidar facilmente com a aplicação de primer na superfície de placas OSB. Se o trabalho for feito corretamente, o material será protegido de forma confiável contra influências externas. Além disso, o desempenho de adesão do OSB será significativamente melhorado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário