Como as placas OSB podem ser processadas?
Se a proteção OSB é necessária, como processar placas OSB externamente ou mergulhá-las em ambientes internos - todas essas questões são do interesse dos proprietários de carcaças modernas com paredes feitas desse material. A baixa resistência às intempéries, em combinação com outras características de produtos de resíduos de madeira, requer o uso de equipamento de proteção adicional. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como se seleciona a impregnação de OSB por umidade e apodrecimento na rua ou em casa.
Por que você precisa de processamento?
Como outros tipos de painéis à base de madeira, o OSB tem medo da umidade - apenas os produtos da classe OSB-4 têm proteção contra ela. Na forma seca, o material tem um peso bastante baixo e alta densidade devido à prensagem. Tudo isso é relevante para as lajes na versão de fábrica, mas já no corte, os OSBs possuem bordas com bordas desprotegidas do intumescimento. Eles se deformam facilmente com a chuva e outras precipitações, podem desmoronar, molhar-se e deixar de desempenhar suas funções.
Devido às peculiaridades de sua estrutura, uma placa OSB úmida facilmente se torna um ambiente confortável para a propagação de mofo e bolor. Os esporos de microorganismos escondidos sob o revestimento rapidamente formam colônias, transformando as paredes da casa em uma verdadeira ameaça bacteriológica. É essa tarefa que a impregnação por decomposição, mofo e bolor resolve.
O revestimento certo para melhorar a resistência à umidade ajuda a lidar com a maioria dos problemas que surgem durante a operação de edifícios e estruturas feitas de painéis à base de madeira.
O que molhar na rua?
O uso de OSB como revestimento externo de edifícios é bastante difundido na Rússia e no exterior. De acordo com os padrões atuais, apenas as placas da classe OSB-3 e OSB-4 são adequadas para esses fins. Eles podem ser usados fora de casa devido à sua maior proteção contra umidade e precipitação atmosférica. Mas mesmo neste caso, o material com contato prolongado com a água pode inchar, não retornando mais aos seus parâmetros geométricos anteriores.
É possível proteger o material durante o armazenamento, isolando-o da influência de fatores atmosféricos. Para isso, são utilizados toldos cobertos, filme plástico. Após a instalação na fachada, os painéis, mesmo com maior resistência à umidade, devem ser revestidos adicionalmente com um composto protetor.
A escolha da ferramenta que processa as extremidades e partes do material da lateral da fachada do edifício é amplamente individual. Nem todas as formulações para uso externo atendem aos requisitos de segurança e ambientais.
A decisão de manchar os painéis da fachada, na maioria das vezes, está associada à rejeição de outros tipos de acabamentos decorativos. Em geral, esse estilo é bastante procurado na construção rural e suburbana. Mas sem proteção, o material começará a perder sua cor original após 2-3 anos, bolor e fungos aparecerão nas juntas. Vale a pena falar com mais detalhes sobre quais composições são adequadas para uso em fachadas como revestimento de painéis OSB.
Impregnações incolores
Eles são destinados à madeira maciça, mas podem ser usados para qualquer material baseado nela. OSB se enquadra nesta categoria muito bem. Não use apenas opções de impregnação à base de água para placas. Entre os produtos interessantes do mercado, existem várias opções.
- Repelente de água "Neogard-Derevo-40". Possui fórmula inovadora à base de compostos de organossilício, capaz de reduzir em até 25 vezes a absorção de água dos materiais derivados da madeira. A composição é completamente transparente, o reprocessamento é necessário após 5 anos.
- Impregnação anti-séptica Elcon. Produto universal à base de silicone. Adequado para uso interno e externo, não deixa cheiro forte, ecologicamente correto. O revestimento tem propriedades hidrofobizantes, cria um filme na superfície das placas que impede o crescimento de microorganismos.
As impregnações incolores são adequadas para o pré-tratamento do OSB antes de instalar outros tipos de acabamentos decorativos. Além disso, permitem, se necessário, preservar a estrutura visível do material sem brilho lustroso desnecessário.
Vernizes alquídicos, à base de água e óleo
Os vernizes - transparentes e foscos, com efeito matizado ou clássicos - são a solução mais simples para proteger o OSB de influências externas. À venda são apresentados numa vasta gama, pode encontrar uma opção para qualquer orçamento. A única coisa a lembrar é que o revestimento de verniz é facilmente danificado, tornando o material vulnerável a inchaço, mofo e formação de mofo nele.
As tintas e vernizes mais populares têm uma composição alquídica-uretânica, também chamados de iates. Esses fundos são produzidos por muitas marcas conhecidas: Tikkurila, Marshall, Parade, Belinka. Vernizes deste tipo são ecológicos, eles criam uma película à prova de umidade de maior resistência na superfície do material. É verdade que as composições alquídicas de uretano também não são muito baratas.
Os vernizes à base de água - acrílicos - são mais frequentemente complementados com componentes anti-sépticos, podem conter cera, o que aumenta a resistência do revestimento à umidade. Eles são duráveis, fáceis de aplicar, mas não toleram muito bem mudanças significativas de temperatura. Os vernizes oleosos contêm óleo de linhaça, a cor do revestimento varia da palha ao açúcar queimado. O revestimento retém transparência, reflete bem a luz e tem uma aparência apresentável.
Os vernizes a óleo toleram bem as mudanças de temperatura, são fáceis de aplicar e espessos o suficiente para excluir o aumento da fluidez durante a aplicação.
Impregnação de cera de óleo
À base de óleo, produzem-se não apenas tintas e vernizes clássicos, mas também misturas à base de óleo e cera. OSB pode ser complementado com esse revestimento. A tonificação com base em ingredientes naturais - óleo de linhaça e cera de abelha - não está associada à liberação de produtos químicos perigosos. O revestimento acabado tem um tom de mel agradável e torna-se resistente à umidade. É difícil compará-lo com o envernizamento clássico, mas o resultado é bastante semelhante.
Mancha
As impregnações de tingimento são bem conhecidas por todos os amantes do autoprocessamento da madeira. São utilizados como meio de enfatizar a textura original do material, ajudando a dar-lhe a tonalidade desejada. A mancha em sua versão clássica é dissolvida com acetona, quando a superfície é pintada seca em 5 a 10 minutos. A aplicação da composição em painéis à base de madeira é combinada com a formação de um revestimento externo resistente à umidade a partir de um primer de poliuretano.
Com a ajuda da tinta em combinação com outros aditivos, você pode envelhecer visualmente a superfície, patiná-la. Muitos compostos possuem capacidades adicionais de proteção biológica do material, evitando danos às estruturas por insetos, fungos e mofo.
Composições de cobertura
Esta categoria de tintas e vernizes possui uma propriedade importante - a capacidade de mascarar o relevo característico das placas OSB. As composições têm uma estrutura densa e se adaptam bem à superfície mesmo em 1 a 2 camadas. Com o uso preliminar do solo, o poder de cobertura aumenta.
Vamos dar uma olhada nas formulações mais populares nesta categoria.
- Tintas acrílicas. Apesar da base aquosa, eles também contêm aglutinantes de polímero, se encaixam bem e firmemente, não se espalham sobre a superfície das telhas OSB. As tintas acrílicas são consideradas uma das mais amigas do ambiente, são respiráveis e não apresentam um forte odor químico. Esse revestimento tolera facilmente os efeitos de quaisquer fatores atmosféricos, pode ser operado em temperaturas de inverno de até -20 graus.
- Tintas látex. Materiais impermeáveis adequados para decorar as paredes exteriores de uma casa em painéis OSB. As tintas à base de látex distinguem-se pelo bom poder de cobertura, adequadas para aplicação em estruturas de aglomerado novas ou já utilizadas. Eles toleram bem as mudanças nos fatores atmosféricos, são resistentes ao gelo e podem ser facilmente tingidos nos tons desejados.
- PF. As tintas à base de pentaphthalic são altamente viscosas, ajustam-se firmemente e são opacas. Eles aderem perfeitamente à superfície dos painéis à base de madeira, formando uma película durável à prova de umidade. Para utilização no exterior, a tinta com a marcação PF é adequada apenas quando utilizada em varandas sob telhados, quando forrar alpendres. As formulações demoram muito para secar e podem desbotar ao sol.
- Esmaltes alquídicos. Uma das melhores opções para revestimento de fachada baseado em OSB. Tintas deste tipo adaptam-se bem, garantindo a criação de um revestimento decorativo denso, retendo o brilho da cor por muito tempo. Os compostos alquídicos são resistentes às intempéries, duráveis, mas não adequados para trabalhos de interiores devido ao seu odor químico específico.
- Tintas de silicone. Um dos tipos de revestimento mais caros. São aplicados sobre as lajes sobre cal ou primer, deitados firmemente. Após a secagem, o revestimento de silicone confere resistência à umidade à superfície e aumenta sua resistência mecânica.
O principal fator a se considerar ao escolher um revestimento é que a composição não deve conter água (com exceção das tintas acrílicas). Os esmaltes alquídicos, os produtos de látex e de silicone têm características ideais para uso ao ar livre.
Revestimento interno de placas OSB
A utilização de placas OSB para a realização de divisórias internas, revestimentos de paredes, pisos, tetos em edifícios residenciais e comerciais permite obter um revestimento de baixo custo, pronto para o acabamento. Em interiores, é permitido usar as classes OSB 0, 1 e 2. A primeira opção, de acordo com a norma europeia, deve ser totalmente isenta de fenol, colada apenas com resinas naturais. Mas isso não nega o fato de que o material permanece vulnerável à umidade, mofo, bolor.
Para proteger as placas OSB em ambientes internos, você deve selecionar antecipadamente os melhores meios para seu processamento externo e final. Vamos listar os mais necessários.
- Primers. Eles formam a primeira barreira ao mofo e bolor. Este tipo de revestimento não é necessário apenas na preparação das placas para envernizamento. Na hora de escolher deve-se atentar para a compatibilidade do primer líquido com OSB, bem como suas características: o tipo de base deve ser aquoso, a cor deve ser branca. Bons produtos não só aumentam a aderência, mas também reduzem o consumo de acabamentos.
- Selantes. Eles cobrem as áreas de fixação de ferragens, costuras nas juntas das placas. Sob o verniz, recomenda-se o uso de produtos à base de cola de óleo usados para massa de parquet. Para pintura ou gesso, são aplicados selantes à base de acrílico, de secagem rápida e fácil de nivelar. Grandes lacunas são cobertas com serpentina.
- Tintas. Dentre os revestimentos para proteção de painéis OSB dentro de casa, esta opção é considerada a melhor, bastando escolher o tipo de tinta ideal. Óleo de longa secagem, bem como alquídicos, que têm um odor forte e pungente, definitivamente não são adequados. É melhor deixá-los para o trabalho ao ar livre. No interior da casa são utilizados compostos acrílicos para paredes e compostos de poliuretano para pisos e compartimentos húmidos sem aquecimento, os mais resistentes às influências externas negativas.
- Sortudo. Para tetos e paredes à base de OSB, os vernizes à base de água são adequados, praticamente sem odores desagradáveis, fluidos, caracterizados pelo baixo consumo. São aplicados somente com rolo, distribuídos na camada mais fina possível para evitar respingos. Para o revestimento do piso, são escolhidos vernizes alquídico-poliuretânicos de iate ou parquete, que têm uma resistência mecânica bastante elevada.
- Azul ou loess. Este acabamento leve com uma estrutura translúcida manterá a textura e a exclusividade das placas OSB, mas adicionará o tom desejado a elas e aumentará a resistência à umidade. Para trabalhos de interior, você precisa escolher um esmalte à base de acrílico que seja ecologicamente correto e fácil de aplicar.
- Composições retardantes de fogo. Eles pertencem à categoria de produtos combinados, incluem retardadores de fogo, bem como anti-sépticos contra mofo e bolor. A composição de Soppka também aumenta a resistência à umidade do revestimento, parece uma tinta com uma consistência mais espessa. Além disso, existem muitos outros remédios baratos com efeitos semelhantes.
A escolha correta dos meios de processamento ajudará a proteger eficazmente as pontas ou as próprias folhas da umidade, fatores biológicos e abrasão mecânica. É melhor não economizar dinheiro na hora de comprar, escolha uma composição combinada que inclua um anti-séptico em combinação com componentes protetores de umidade.
O comentário foi enviado com sucesso.