Características das folhas OSB 12 mm
É muito importante para qualquer construtor e reparador conhecer as características das chapas OSB de 12 mm de espessura com dimensões de 2500x1250 e outras dimensões das chapas. Você terá que se familiarizar cuidadosamente com o peso padrão das placas OSB e selecionar cuidadosamente os parafusos auto-roscantes para elas, levando em consideração a condutividade térmica deste material. Um tópico importante separado é aprender como determinar quantas placas OSB estão em um pacote.
Características principais
O mais importante ao descrever as chapas OSB de 12 mm de espessura é indicar que se trata de um tipo de material totalmente moderno e prático. Suas propriedades são convenientes para uso para fins de construção e na formação de produtos de móveis. Uma vez que as aparas estão localizadas longitudinalmente no exterior e no interior - principalmente paralelas umas às outras, é possível alcançar:
- alta resistência geral da laje;
- aumentando sua resistência ao estresse mecânico dinâmico;
- aumentar a resistência também em relação às cargas estáticas;
- nível ideal de durabilidade em condições normais de operação.
Mas devemos levar em conta a diferença entre as versões individuais, o que será discutido mais tarde. Agora é importante caracterizar os tamanhos padrão das folhas OSB. Certos mal-entendidos podem surgir com isso, porque mesmo na Federação Russa, a norma de importação EN 300: 2006 é frequentemente usada pelos fabricantes. Mas nem tudo é tão ruim - as normas do ato europeu foram levadas em consideração e até mesmo tomadas como base ao formar o padrão doméstico mais fresco de 2014. Finalmente, há outro ramo de padrões, desta vez adotado na América do Norte.
Antes de esclarecer os parâmetros e propriedades da laje, sua conformidade com a norma, você precisa descobrir adicionalmente qual norma específica é aplicada. Nos países da UE e na indústria russa voltada para eles, é comum desenvolver uma folha OSB com um tamanho de 2500x1250 mm. Mas os fabricantes norte-americanos, como sempre acontece, "seguem seu próprio caminho" - eles têm um formato típico de 1220x2440.
Claro, as fábricas também são guiadas pelas necessidades do cliente. Materiais com dimensões não padronizadas podem ser liberados.
Muitas vezes, modelos com comprimento de 3000 e até 3150 mm entram no mercado. Mas esse não é o limite - as linhas tecnológicas modernas mais comuns, sem modernizações adicionais, garantem a produção de placas de até 7000 mm de comprimento. Este é o maior produto que pode ser pedido de acordo com o procedimento geral. Portanto, não há problemas com a seleção de produtos de um tamanho específico. A única ressalva é que a largura quase nunca varia, para isso seria necessário expandir muito as linhas de processamento.
Muito também depende da empresa específica. Portanto, pode haver soluções com o tamanho 2800x1250 (Kronospan). No entanto, a maioria dos fabricantes ainda faz um produto com parâmetros uniformes. Um OSB típico com espessura de 12 mm (independentemente dos padrões dimensionais) pode suportar uma carga de 0,23 kN ou, em unidades mais acessíveis, 23 kg. Isso se aplica a produtos da classe OSB-3.
O próximo parâmetro importante é o peso dessa laje orientada.
Com um tamanho de 2,44 x 1,22 m, a massa desse produto será de 23,2 kg. Se as dimensões forem mantidas de acordo com o padrão europeu, o peso do produto aumentará para 24,4 kg. Como em ambos os casos um pacote contém 64 folhas, sabendo-se quanto pesa um elemento, é fácil calcular que um pacote de pratos americanos pesa 1485 kg e um pacote de pratos europeus pesa 1560 kg. Outros parâmetros técnicos são os seguintes:
- densidade - de 640 a 700 kg por 1 m3 (às vezes considera-se que de 600 a 700 kg);
- índice de inchaço - 10-22% (medido por imersão por 24 horas);
- excelente percepção de tintas e vernizes e misturas de adesivos;
- proteção contra incêndio no nível não pior que G4 (sem processamento adicional);
- a capacidade de segurar pregos e parafusos com firmeza;
- resistência à flexão em planos diferentes - 20 ou 10 Newtons por 1 sq. m;
- adequação para uma ampla variedade de tipos de processamento (incluindo perfuração e corte);
- condutividade térmica - 0,15 W / mK.
Formulários
As áreas em que o OSB é usado são bastante amplas. Eles dependem muito da categoria do material. OSB-2 é um produto relativamente durável. No entanto, ao entrar em contato com a umidade, tais produtos serão danificados e rapidamente perderão suas qualidades básicas. A conclusão é extremamente simples: tais produtos são necessários para a decoração de ambientes com parâmetros de umidade típicos.
Muito mais forte e um pouco mais estável do que OSB-3. Este material pode ser usado onde a umidade é alta, mas é totalmente regulada. Alguns fabricantes acreditam que mesmo as fachadas dos edifícios podem ser revestidas com OSB-3. E é realmente assim - você só precisa pensar cuidadosamente sobre as medidas de proteção necessárias. Na maioria das vezes, impregnações especiais são usadas para esse propósito ou uma tinta protetora é aplicada.
Mas é ainda melhor usar o OSB-4. Este material é o mais durável possível. Também é resistente à água. Além disso, nenhuma proteção adicional é necessária. No entanto, o OSB-4 é mais caro e, portanto, raramente usado.
As lajes orientadas têm excelentes características de absorção sonora. A placa OSB pode ser usada:
- para revestimento de fachadas;
- no processo de nivelamento das paredes internas da casa;
- para nivelamento de pisos e tetos;
- como superfície de referência;
- como um suporte para lag;
- como base para revestimento de plástico;
- para formar uma viga em I;
- ao preparar cofragem dobrável;
- como material de embalagem para transporte de cargas de pequeno porte;
- para preparar caixas para o transporte de mercadorias maiores;
- durante a produção de móveis;
- para revestimento de pisos em carrocerias de caminhões.
Dicas de instalação
O comprimento do parafuso auto-roscante para montagem do OSB é extremamente simples de calcular. Para uma espessura de folha de 12 mm, adicione 40-45 mm à chamada entrada para o substrato. Em vigas, o passo de instalação é de 300 mm. Nas juntas das placas deve-se inserir fixadores com passo de 150 mm. Ao instalar em beirais ou beirais de cumeeira, a distância de instalação será de 100 mm com um recuo da borda da estrutura de pelo menos 10 mm.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar uma base de trabalho completa. Se houver um revestimento antigo, ele deve ser removido. O próximo passo é avaliar o estado das paredes. Quaisquer rachaduras e fendas devem ser preparadas e seladas.
Após a restauração da área tratada, deve-se aguardar um certo tempo para que o material seque completamente.
Próximos passos:
- instalação do torneamento;
- impregnação de uma barra com um agente de proteção;
- instalação de uma camada de isolamento térmico;
- revestimento com lajes orientadas.
Os racks de torneamento são montados de forma extremamente estrita de acordo com o nível. Se este requisito for violado, a superfície externa será coberta por ondas. Se forem encontrados vazios graves, você terá que colocar pedaços de placas nas áreas problemáticas. O isolamento é colocado de forma a evitar o aparecimento de uma lacuna. Conforme necessário, fixadores especiais são usados adicionalmente para a fixação mais confiável do isolamento.
Só então as próprias placas podem ser instaladas. Deve-se ter em mente que eles têm uma face frontal e esta deve ser voltada para fora. A folha inicial é fixada a partir do canto. A distância até a fundação é de 10 mm. A precisão do layout do primeiro elemento é verificada por um nível hidráulico ou laser, e parafusos auto-roscantes são usados para fixar os produtos, o passo de montagem é de 150 mm.
Depois de definir a linha inferior, você só poderá subir ao próximo nível. As áreas adjacentes são processadas por lajes sobrepostas, formando juntas retas. Além disso, as superfícies são decoradas e acabadas.
Você pode fechar as costuras com uma massa.Para economizar, eles preparam a mistura por conta própria, com chips e cola PVA.
Dentro das casas você terá que trabalhar um pouco diferente. Eles usam uma caixa de madeira ou um perfil de metal. O metal é muito mais seguro e atraente. Pranchas pequenas são usadas para fechar os vazios. A distância que separa os postes é de no máximo 600 mm; como ao trabalhar na fachada, são usados parafusos auto-roscantes.
Para o revestimento final, aplique:
- verniz colorido;
- esmalte de unha transparente;
- gesso decorativo;
- papel de parede não tecido;
- papel de parede em vinil.
O comentário foi enviado com sucesso.