Orquídea de Cellogin: tipos com descrição e regras de cuidado

A graciosa orquídea cellogin destaca-se entre os outros membros da família das orquídeas por sua floração prolongada, bem como pela relativa despretensão e capacidade de "perdoar" as falhas de um jardineiro novato. Além disso, um grande número de flores brancas como a neve emergentes que se assemelham a rendas com orifícios de longe são consideradas uma vantagem da variedade.


Peculiaridades
A orquídea cellogyne possui várias variedades, mas todas elas são caracterizadas por uma série de características comuns. Durante o desenvolvimento simpodial, formam-se formações que apresentam pele lisa e formato oval, podendo atingir cerca de 5 centímetros de comprimento. No topo de cada pseudobulbo, cresce um par de folhas verdes e, abaixo, pedúnculos com vários botões de cheiro agradável. Cada flor, por sua vez, tem cinco pétalas e um labelo largo e trilobado. À medida que se desenrolam, crescem até um diâmetro de 9 centímetros.
As raízes das orquídeas são bastante curtas. As lâminas de celogênio às vezes chegam a 30 centímetros de comprimento. Eles têm uma dobra lindamente definida, uma tonalidade verde rica e um brilho atraente.


As flores da maior parte do cellogin são pintadas com uma cintilante cor branca como a neve. Ocasionalmente, padrões creme e verde-amarelo também são encontrados. No labelo, são frequentemente formados protuberâncias amarelas ou laranja peculiares, chamadas de crista. O aroma dessa orquídea é agradavelmente doce e discreto.
A planta floresce no meio do inverno, e o período de botões soltos continua até o início da primavera. Dependendo das condições de desenvolvimento, essas datas podem mudar, por exemplo, a floração ocorrerá em março e se estenderá até julho.


Tipos populares
Para o cultivo doméstico, um número bastante grande de variedades desta orquídea é selecionado, e há cerca de uma centena delas no total. Por exemplo, podem ser as variedades Pachistakhis, Usitana, Asperata, Suvada, Odoardi, Assamika, Gandiflora ou Mura.
Kristata
Kristata, também chamada de cellogyne gebench, cresce naturalmente apenas no Himalaia, praticamente na neve. Isso explica o fato de essa variedade se dar bem em baixas temperaturas.
Cristata floresce durante o período normal de meados do inverno ao início da primavera.
Os pseudobulbos são formados na forma de uma bola alongada, de 3 a 5 centímetros de comprimento, e às vezes assumem a forma de um tetraedro com um par de folhas longas. Em cada pedúnculo, aparecem cerca de 8 flores, pintadas de uma bela cor branca e atingindo 10 centímetros de diâmetro. O labelo é caracterizado pela presença de 3 lóbulos e 5 projeções que lembram vieiras. A altura do celogênio com crista atinge um intervalo de 15 a 30 centímetros.


Massange
Celogin tomenta ou massagem é uma orquídea bastante caprichosa. Suas flores parecem menores do que as normais, mas os pseudobulbos têm um diâmetro muito maior. As folhas de Massange crescem muito longas, até 50 centímetros, mas estreitas - a largura é de apenas 1 centímetro.
Em contraste com a mesma cristata, as folhas estão em pecíolos e as raízes são de comprimento considerável. Os botões aparecem cremosos com protuberâncias marrons no lábio.

Flácido ou caído
Celogyne flacida ou drooping é uma flor bastante compacta que delicia os jardineiros com flores brancas deliciosamente perfumadas. O labelo da orquídea é decorado com três protuberâncias, além de manchas de cor amarelo-laranja. Em um pedúnculo alongado, geralmente aparecem 15 a 17 botões.
Os bulbos, aliás, também são bastante longos e têm um par de folhas brilhantes e brilhantes.


Pandurat
O pandurat de tselogin é caracterizado pela presença de pseudobulbos alongados, cujo comprimento varia de 8 a 10 centímetros. O comprimento das folhas, pertencentes ao tipo cinturão, chega a 45 centímetros. O pedúnculo é coberto por uma dezena de flores, pintadas em tom verde cremoso. O labelo é decorado com manchas pretas e marrons.
Pandurata é uma planta termofílica que floresce nos primeiros meses do verão.

Speciosa ou bonita
A orquídea de cellogyne specosa pode crescer naturalmente tanto em árvores quanto em rochas. Pseudobulbos densos, em forma de testículo, são formados em um rizoma espessado. O comprimento das folhas varia de 10 a 40 centímetros, e sua ponta é pontiaguda.
No pedúnculo surgem de uma a quatro flores, desabrochando uma após a outra e atingindo dez centímetros de diâmetro.


Rohussen
A celogina de Rohussen é uma epífita. Na natureza, cresce em ilhas, em condições de alta umidade do ar. Durante o desenvolvimento, aparece um grande número de pedúnculos com belas flores. O aroma de tal orquídea se assemelha a um perfume cítrico.


Ovalis
Celogyna ovalis cresce em condições naturais epifiticamente nas árvores. É caracterizada pelo aparecimento de flores verde-amareladas com labelo recoberto de nervuras castanhas. O tamanho do botão aberto chega a 3 centímetros. O comprimento do pseudobulbo varia de 3 a 6 centímetros e sua largura é de apenas 1,5 centímetros. As formações apresentam um par de folhas e formato fusiforme. O comprimento das ricas folhas verdes não é muito longo - apenas 15 centímetros. A largura de uma formação varia de 2,5 a 4 centímetros.
Um pedúnculo de doze centímetros cresce no topo do pseudobulbo.


Tomentoza
Celogyne tomentose é, de fato, a mesma celogyne massange, cujas características são descritas acima.


Regras gerais para atendimento domiciliar
A orquídea cellogyne requer uma boa iluminação ao longo do ano. O indicador ideal está na faixa de 4000 a 6000 lux - pode ser alcançado colocando os potenciômetros na janela leste ou oeste. Se a orquídea olhar para o norte, ela precisará de iluminação adicional e, se for para o sul, proteção contra luz solar direta... A duração do horário de verão deve ser observada por 12 ou 14 horas, independente da época do ano. Isso sugere que, no inverno, a iluminação adicional ainda é indispensável. Cellogines se dão bem em estufas ou vitrines de flores, mas em casa devem ser colocadas na cozinha ou em um banheiro equipado com uma janela. Além disso, é melhor encontrar um lugar mais alto - em um rack ou prateleira.
Diferentes tipos de orquídeas preferem diferentes temperaturas. Em média, durante os meses quentes, este indicador não ultrapassa os limites de 20 a 25 graus Celsius. No inverno, as flores que adoram o calor requerem uma temperatura de pelo menos 10 graus, e as que gostam do frio - cerca de 5 graus.
O ciclo de alguns celogênios inclui um período de repouso, enquanto para outros está ausente. No primeiro caso, nesse período é importante dotar a flor de condições adequadas, por exemplo, para reduzir a quantidade de água utilizada na irrigação.


Nesse momento, a rega é realizada quando a camada superficial do solo seca e, em climas frios, geralmente é substituída por pulverização. A irrigação também deve diminuir no outono. A flor requer mais umidade enquanto as raízes crescem e novos pseudobulbos são formados. Geralmente, cellogyne não tolera a secagem completa do solo, especialmente enquanto a orquídea está crescendo... No verão, é possível determinar a necessidade de rega pelo estado dos pseudobulbos jovens - se eles estiverem enrugados, é hora de irrigar.
O ideal é irrigar a celogina mergulhando a panela em um recipiente com água por alguns minutos. O líquido utilizado deve ser filtrado ou mesmo fervido.
Se você não levar em conta essa recomendação, surgirá um depósito de sal na superfície do solo, o que, claro, prejudicará a planta. A temperatura do líquido deve ser ajustada um pouco acima da temperatura do ar para que as raízes não fiquem excessivamente resfriadas. A umidade na sala deve ser alta. Para fornecê-la de manhã e à noite, recomenda-se borrifar a orquídea com água sedimentada. Além disso, será útil organizar uma palete sob a panela cheia de argila expandida e cheia de água.

Ao plantar, é melhor comprar uma mistura de solo pronta para orquídeas. É importante que o solo seja de grão fino e contenha fragmentos de casca de pinheiro, com 1 centímetro de comprimento, bem como composto de folhas decomposto... Se a celogia tem raízes longas, então seria melhor colocar a flor em blocos de casca de pinheiro. Depois de fixar o rizoma com arame, deve-se recobri-lo com esfagno. O cuidado, neste caso, é caracterizado por regas e pulverizações mais frequentes.
O transplante é realizado apenas quando o tamanho do vaso não corresponde ao tamanho da planta. Durante o procedimento, recomenda-se colocar seixos ou vários pedaços de granito no fundo da panela, principalmente se um pequeno arbusto puder virar. Enquanto a orquídea está se desenvolvendo ativamente, a fertilização deve ser aplicada todas as semanas.
Quando a floração já começa, a fertilização é reduzida para uma vez por mês.


Métodos de reprodução
Em casa, a orquídea cellogin é recomendada para ser propagada por divisão. Uma flor adulta, que formou vários pseudobulbos grandes, é adequada para esse propósito. Ao formar delenki, é importante garantir que as formações jovens e maduras, bem como um sistema radicular desenvolvido, estejam presentes em cada... A separação é feita na primavera, e não manualmente, mas com o auxílio de um instrumento afiado com a máxima precisão.
Normalmente, cada orquídea é dividida em duas ou três partes. Durante o processo, vale a pena deixar o solo nas raízes, e também tratar imediatamente as lesões radiculares com carvão amassado. O método de propagação de sementes é utilizado apenas na indústria, com equipamentos especiais.

Doenças e pragas
Na maioria das vezes, a orquídea cellogin sofre de várias doenças fúngicas, especialmente no caso de rega excessiva. O tratamento é realizado de forma bastante rápida e eficaz com o uso de fungicidas adequados. A água deve ser macia e, idealmente, filtrada, pois a salinidade do solo leva ao ressecamento e morte das folhas. A praga com maior probabilidade de se instalar em uma flor é o ácaro-aranha, embora ataques de pulgões e mosca-branca também sejam comuns. Tendo encontrado uma praga, a orquídea deve ser lavada com água morna e novamente tratada com um inseticida. Porém, a celogina não reage da melhor forma ao uso de produtos químicos, portanto, se possível, deve-se utilizar a remoção mecânica dos insetos e a mudança dos cuidados.
Aqui estão algumas dicas para cuidar de sua orquídea cellogin.
O comentário foi enviado com sucesso.