Tudo sobre plástico de espelho
A criação de um design moderno envolve a utilização ativa dos materiais mais modernos. O plástico espelho já é amplamente utilizado em exteriores e interiores hoje, e podemos prever com segurança seu maior crescimento em popularidade. Neste artigo, contaremos tudo sobre os plásticos espelhados.
O que é isso?
O próprio nome do material (ou melhor, o grupo de materiais) já revela plenamente a essência do que ele é. O plástico espelho é um polímero criado em laboratório que é tão altamente refletivo que parece um espelho visto de fora. A lógica do uso desse material está na superfície: um produto plástico muitas vezes acaba sendo mais resistente ao impacto, além disso, é mais seguro por não dar fragmentos cortantes ao ser destruído.
O plástico espelho também é frequentemente chamado de plexiglass, embora o segundo conceito seja mais amplo - significa qualquer material que se assemelhe ao vidro, mas também podem ser transparentes, enquanto o material que estamos considerando reflete os objetos circundantes não pior do que um espelho real.
Além disso, é correto chamar apenas o tipo de plástico acrílico de "vidro" por plexiglass, mas é o mais difundido.
Vantagens e desvantagens
Cada tipo de plástico espelho tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas não é à toa que diferentes materiais são combinados em um grupo com um nome comum - eles têm o suficiente em comum. Se você olhar a lista de vantagens desses materiais, fica claro por que o plástico espelho está conquistando o mercado de forma tão intensa, pois possui as seguintes características:
- faz um excelente trabalho com a tarefa principal - reflete a luz;
- não tem medo da radiação ultravioleta ou quaisquer outras influências externas, incluindo o mau tempo e suas mudanças repentinas, contato com substâncias cáusticas - nem mesmo amarelece com o tempo;
- Adequado para uso em ambientes úmidos, pois não é adequado como um terreno fértil para qualquer bactéria;
- pesa menos que o vidro, o que permite que você gaste menos em estruturas de suporte e crie composições "arejadas" impressionantes;
- fácil de processar;
- 100% seguro do ponto de vista ambiental, mesmo quando a queima não emite toxinas;
- muito menos medo de golpes do que seu principal competidor.
No entanto, os espelhos de vidro comuns não desapareceram de venda para sempre, e isso não é surpreendente, porque o plástico do espelho tem desvantagens, a saber:
- suja-se com facilidade e rapidez e, portanto, requer limpeza regular;
- é inflamável, ao contrário do vidro, por isso deve ser montado com cuidado próximo a aparelhos elétricos e fiação;
- bate com dificuldade e não deixa fragmentos pontiagudos, mas arranha-se muito facilmente, só pode ser limpo com agentes especiais não abrasivos;
- reflete perfeitamente a luz, mas dá uma distorção um pouco maior da "imagem" do que o vidro.
Visualizações
O plástico espelho não é um material, mas três materiais diferentes ao mesmo tempo, com propriedades diferentes. Cada um deles deve ser considerado separadamente.
Acrílico
Este material é muito difundido e tem muitos nomes - PMMA, polimetil metacrilato, plexiglass e plexiglass. As vantagens e desvantagens acima descritas do plástico espelho são idealmente descritas pelo acrílico - todos os prós e contras mencionados são apresentados em medidas aproximadamente iguais, sem distorções.
Por si só, o plexiglass é apenas um análogo do vidro, ele não reflete a luz.Um espelho com a sua participação é feito da mesma forma que o vidro - eles levam folha de acrílico, e no verso, amálgama reflexivo é aplicado na folha. Depois disso, a superfície visível do plexiglass é geralmente coberta adicionalmente com uma película protetora, e o amálgama é pintado no verso. Material autoadesivo baseado em polimetilmetacrilato também está disponível.
O PMMA é fácil de cortar, mas a velocidade do cortador deve ser alta, caso contrário, a borda ficará irregular. Além disso, o local de corte deve ser resfriado no processo, caso contrário, as bordas podem derreter. O uso de espelhos de acrílico é bastante amplo e variado.
Porém, na rua, em condições de mudanças bruscas de temperatura, quase nunca é usado, pois as flutuações de temperatura deformam as camadas de um produto desse tipo de maneira muito diferente.
Poliestireno
A versão de poliestireno do plástico espelho é, na verdade, um polímero complexo de poliestireno e borracha. Graças a esta composição química, o material adquire uma resistência especial à prova de choque - em comparação com ela, até o plexiglass parece ser bastante macio. Esse espelho é muito mais confiável em termos de formação de rachaduras de qualquer tamanho.
O amálgama não é usado na produção de espelhos à base de poliestireno - um filme especial de poliéster é usado para refletir a luz, sobre o qual é aplicada uma camada mais fina de alumínio. Neste caso, a base de poliestireno é geralmente opaca e, nesse caso, o refletor é colado precisamente do lado de trabalho, e não por trás.
O processamento de espelhos de poliestireno requer muito cuidado - caso contrário, há um alto risco de "fazer" o filme reflexivo se desprender da base. Levando isso em consideração, o filme é freqüentemente removido da linha de corte antes do corte. Ao mesmo tempo, o material permite a impressão em sua superfície com tinta bicomponente. Os espelhos de poliestireno são bons porque têm uma flexibilidade significativa, por isso podem ser usados para fazer o acabamento de superfícies não planas e criar figuras tridimensionais.
Além disso, o material pode suportar o aquecimento de até +70 graus, por isso pode ser usado para decoração de exteriores mesmo nos países mais quentes do mundo.
Cloreto de polivinila
Os espelhos de PVC são feitos de acordo com o mesmo princípio dos de poliestireno descritos acima: sua base é opaca e, portanto, escondida de olhares indiscretos, cloreto de polivinila, enquanto a parte externa adquire propriedades reflexivas devido à colagem com um filme especial, sobre o qual outro é colado - um protetor.
Além das vantagens típicas da maioria dos plásticos espelhados, os espelhos de PVC também têm a vantagem óbvia de não suportarem combustão. Além disso, é elástico e flexível, o que significa que pode ser utilizado para o acabamento de superfícies de qualquer formato complexo. Você pode cortar esse material com qualquer ferramenta sem restrições, enquanto as folhas não só podem ser coladas, mas também soldadas.
É este material que tem potencialmente todas as hipóteses de conquista do mercado em grande escala, porque é quase impossível censurá-lo. A única razão pela qual ainda não conquistou o amor do consumidor em grande escala é que custa muito.
Porém, não é o mais “elitista” entre os plásticos para espelho, pois o acrílico para espelho custa em média 10-15% a mais.
Dimensões (editar)
A variedade de tamanhos do plástico espelho é enorme, visto que se trata de materiais diferentes, também produzidos por inúmeros fabricantes ao redor do mundo. Por exemplo, O polimetilmetacrilato pode ser encontrado em folhas de vários tamanhos e formas, mas com dimensões não superiores a 305 por 205 cm. A espessura é relativamente pequena - apenas 2-3 mm. A base adesiva pode ou não estar presente.
O poliestireno espelho, apesar da sua flexibilidade, também não é vendido em rolo, mas em folhas. Ao mesmo tempo, os fragmentos são ligeiramente menores - é difícil encontrar uma folha maior do que 300 por 122 cm à venda.A espessura do produto varia de 1 a 3 mm e aqui você ainda precisa pensar na escolha: uma folha muito grande a priori não pode ser fina, mas um aumento na espessura afeta negativamente a flexibilidade e aumenta a fragilidade.
Folhas de PVC o tipo padrão é caracterizado por uma pequena espessura - geralmente no nível de 1 mm. Ao mesmo tempo, seus tamanhos são os mais modestos - até 100 por 260 cm.
Além disso, esse material pode ser inicialmente produzido na forma de painéis de parede e teto ou mesmo em rolos.
Projeto
É errado presumir que todos os espelhos são iguais - na verdade, seu revestimento reflexivo é feito de metal, o que dá algum reflexo. Os espelhos modernos, inclusive os de acrílico com uma camada transparente sobre outra refletiva, são feitos à base de alumínio ou seus análogos, já que esse metal é branco e na verdade não tem outra tonalidade. Essa solução costuma ser chamada de prata, mas existe uma outra versão “preciosa” do design - ouro. Neste projeto, o espelho dá uma espécie de reflexo mais quente, ligeiramente amarelado, que muitas vezes pode ser visto se as letras são feitas do material em algum prédio de escritórios.
Por analogia com os espelhos "prateados" e "dourados", o plástico-espelho agora é produzido em outras tonalidades. Para os mesmos escritórios, a tonalidade preta ganhou imensa popularidade, quando um espelho reflete uma imagem, mas ao mesmo tempo absorve a maior parte da luz que incide sobre ele. Por causa disso, o reflexo só pode ser visto de uma curta distância. Apenas objetos próximos estarão em detalhes, enquanto de longe, a superfície parecerá apenas com um brilho fosco.
Formulários
Os escritórios foram os primeiros a usar plástico espelhado, assim como quaisquer outras empresas que tenham suas próprias vitrines e letreiros. Brilhante e eficaz, e o mais importante, o material capaz de resistir ao ataque do mundo ao redor rapidamente se tornou um elemento integrante do chique das megalópoles. - recortaram letras e figuras inteiras, recorreram a gravuras em cima delas, e ficou tão bela e atraente que era simplesmente impossível não notar tal objeto.
No entanto, com o tempo, os fabricantes e designers perceberam que o plástico espelhado também encontraria um lugar no interior de um apartamento comum. As soluções caseiras, é claro, ainda não podem se orgulhar da mesma elegância e, na maioria dos casos, parecem um espelho comum. No entanto, os pais de crianças pequenas valorizam muito este material pelo fato de geralmente rachar muito menos e, mesmo quando quebrado, não dá fragmentos traumáticos.
Esse fato obrigou os fabricantes de móveis a usarem o material de forma mais ativa. Hoje, pequenos espelhos de mesa e grandes painéis de espelho são produzidos no banheiro, e esses espelhos são inseridos em guarda-roupas. No final, este material pode ser jogado no interior de uma forma diferente, acabando-se o tecto e as paredes com ele na íntegra ou em fragmentos.
Você pode aprender como cortar poliestireno espelho no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.