Tudo o que você precisa saber sobre plexiglass transparente
Plexiglass é um material comum amplamente utilizado na construção, medicina, engenharia mecânica e até mesmo em design de interiores. O mercado oferece uma ampla seleção de vidros orgânicos em qualquer tamanho, para que você mesmo escolha o produto, estudando as características técnicas e vantagens. Este material é regularmente utilizado na fabricação de móveis, relógios e eletrodomésticos diversos.
Peculiaridades
Plexiglas pertence à categoria de materiais amigos do ambiente e seguros. É leve, pode facilmente receber qualquer forma, enquanto as propriedades ópticas não serão afetadas. Em termos de especificações técnicas, é importante destacar que o material pode ser processado em equipamentos como serras, roteadoras e retificadoras. A alta termoplasticidade permite o uso de plexiglass em diferentes áreas. O material é durável e também apresenta uma série de vantagens.
Comparado com o vidro comum, o material orgânico em folha é mais durável, não é tão fácil quebrá-lo, tantas coisas hoje são feitas dele. O material se presta ao processamento, é possível criar produtos de qualquer formato a partir dele, portanto, muitas vezes pode ser encontrado em estruturas de móveis e outros itens de interior. Devido ao seu baixo peso, o processo de transporte é simplificado, o mesmo pode ser atribuído à facilidade de instalação.
O grau de transparência do plexiglass é alto, podendo ser combinado com pigmentos de diversas cores, obtendo um efeito original, que é utilizado ativamente por muitos designers. Em termos de resistência ao ataque químico e temperaturas extremas, o vidro orgânico não pode manter sua integridade sob tais condições. É necessário ter cuidado com os produtos feitos com esse material, utilizando produtos que não contenham acetona ou álcool para o processamento. Apesar dessas pequenas desvantagens, o acrílico plexiglass tem muito mais vantagens, o que permite que seja usado por fabricantes de vários produtos e designs.
Formulários
Na engenharia mecânica, o plexiglass é um material valioso que pode ser instalado em vários dispositivos. Para a produção de navios de qualquer porte, esse produto é utilizado como vidros e divisórias internas. Na construção de estruturas arquitetônicas, o plexiglass é um componente popular, pois pode ser usado para fazer elementos estruturais, divisórias, toldos e muito mais.
Quanto ao uso interior, deve-se notar aqui que os designers se apaixonaram especialmente pelo plexiglass, a partir do qual você pode criar designs deslumbrantes, lâmpadas originais, aquários extraordinários e belos vitrais. UMA Devido à sua flexibilidade, o plexiglass pode ser moldado em qualquer formato para decorar ambientes, incluindo hemisfério, cubos e muitos outros.
O encanamento desse material também é muito procurado; as mesas e outros móveis podem ser feitos de acrílico.
Os produtos publicitários, em especial estruturas exteriores, stands, stands, equipamento de exposição e comércio são frequentemente feitos de plexiglass. Este material também é utilizado para a produção de lentes de contato e óculos de segurança, o mesmo se aplica a instrumentos médicos, sem os quais operações endoscópicas não podem ser feitas.
É seguro dizer que o vidro orgânico entrou firmemente na vida das pessoas e pode ser encontrado em quase toda parte.
Devido às suas excelentes características, o âmbito de aplicação do material é bastante extenso.
Visão geral dos tipos e tamanhos de folhas
As placas de Plexiglass são oferecidas no mercado em diferentes tamanhos, e este indicador afeta a flexibilidade, resistência e outras características do material. Os parâmetros de 2050x3050 mm com espessura de 1,5 mm são considerados padrão, o peso de um desses elementos é de cerca de 11 quilogramas. Esta espessura é adequada para a produção de estruturas publicitárias, porta-cartões de visita, porta-livretos, além disso, a matéria-prima é muito flexível e a partir dela é fácil criar a forma desejada.
O material tem 2 mm de espessura, utilizado para a confecção de telas de proteção em pinturas e fotografias. A folha acrílica de 3 mm é produzida em uma versão láctea, portanto, muitas vezes é adequada para produtos publicitários iluminados. Já o plexiglás transparente com essa espessura, é utilizado para a fabricação de pára-brisas de motocicletas.
Se for necessário um material com maior resistência, onde a flexibilidade não importa, pode-se atentar para as placas de plexiglass de 4 mm, 5 mm, 6 mm, 8 mm e 10 mm. Alguns produtos são produzidos no tamanho de 1525x1025x4 mm.
Quanto às variedades, o plexiglass se divide em fosco, transparente e translúcido, e cada uma das opções do mercado possui características e particularidades próprias.
O plexiglass Matt é criado com tecnologia e aditivos especiais. Para a produção, pode-se usar fundição ou extrusão. Se uma superfície fosca brilhante for necessária, produtos químicos são adicionados à composição que reduzem a transparência, enquanto você pode dar a cor desejada ao material inicial. Para obter um efeito anti-reflexo, os fabricantes usam um método de moldagem por injeção. Em ambos os lados do molde, uma micro-malha do padrão é aplicada, onde uma superfície com acabamento acetinado é criada.
O vidro acrílico liso transparente é um material em folha com uma superfície perfeitamente plana e de alto brilho. Os objetos exibidos nele não são distorcidos e os contornos serão igualmente claros. É importante notar que as características da cor podem ser brilhantes ou suaves.
No mercado pode encontrar vidros extrusão vermelho, azul, verde, amarelo em diferentes tonalidades, o que permite escolher a solução de design perfeita.
Um produto lácteo brilhante é caracterizado por baixa transparência e, em algumas versões, pode não transmitir luz. A superfície é lisa em ambos os lados, possui um brilho ideal, enquanto o formato não é resistente a danos mecânicos, de modo que impressões digitais, arranhões e lascas facilmente permanecem nesse revestimento.
Outro tipo de plexiglass é o cetim, que se caracteriza pela presença de aspereza, o que o torna translúcido. Se você usar um dispositivo de aumento, poderá ver defeitos microscópicos, por meio dos quais ocorre a refração e difusão da luz. Qualquer plexiglass fosco está disponível em uma variedade de cores, uma vez que corantes especiais podem ser adicionados à composição.
O plexiglass corrugado apresenta uma série de saliências e depressões na superfície. É esse "defeito" que cria o padrão, permitindo mascarar arranhões, pequenos danos mecânicos, para que fique apresentável por muito tempo.
Como tornar o plexiglass transparente?
Se um produto de acrílico foi usado por muito tempo, provavelmente perdeu sua aparência anterior, mas isso não significa que precisa ser jogado fora. Para limpar a turvação, basta estudar as recomendações dos especialistas, além de seguir as instruções - então a superfície ficará quase como nova.
Um dos métodos mais comuns é o polimento. Para isso, é melhor usar a pasta GOI, que é fácil de encontrar em qualquer loja de ferragens. No entanto, existem outros tipos de pastas de polimento no mercado, então você pode experimentá-los.
Este método permitirá que você restaure o plexiglass apenas nos casos em que não haja riscos profundos sobre ele.
Para se livrar de sérios danos mecânicos e devolver a apresentabilidade, você precisa explorar outros métodos de atualização de produtos de acrílico. Curiosamente, o esmalte de unha transparente comum pode ajudar a lidar com esse problema. Esta é uma opção acessível que não requer muito dinheiro e muito tempo.... Com um dispositivo tão simples, o plexiglass pode ser restaurado à sua aparência anterior assim que secar. Ao mesmo tempo, é importante garantir que não se formem bolhas na espessura do verniz, e para isso não se deve usar secador de cabelo ou outros dispositivos para acelerar a secagem.
Depois disso, você precisará polir a superfície com uma lixa semidura até que fique turva e, em seguida, passar para o papel nº 0, que removerá pequenos arranhões. Para restaurar a transparência, você precisa usar um pano de feltro junto com a pasta GOI - e o vidro ficará perfeito novamente.
Se houver muitos riscos na superfície, ela deve ser limpa e depois tratada com dicloroetano. Este produto dissolve o plexiglass, que em uma forma espessa flui em rachaduras e sela todas as áreas defeituosas. Depois que tudo estiver seco, você precisa polir conforme descrito acima. O dicloroetano é venenoso, portanto, primeiro você precisa se certificar de que o ambiente está bem ventilado e que suas mãos estão protegidas. Boa sorte!
Você pode aprender a polir plexiglass em casa no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.