O que é plexiglass e onde é usado?
Artesanato decorativo, joias, pratos, decoração de paredes e pisos feitos de plástico transparente podem ser encontrados em todos os lugares. Às vezes até o confundimos com vidro real, embora seja plexiglass, sem o qual é difícil imaginar o mundo moderno. Vale a pena aprender mais sobre este maravilhoso material, tão procurado em todas as áreas da nossa vida.
O que é isso?
Plexiglass é freqüentemente chamado de plexiglass, e sua composição básica, de fato, coincide com a composição deste material. No entanto, os fabricantes da marca desenvolveram componentes auxiliares especiais, graças aos quais o plástico popular adquiriu muitas propriedades úteis que o tornam um produto popular e amplamente utilizado.
As características distintivas do produto são devido às suas propriedades físicas:
- imunidade à ação do sol, sem descoloração e amarelecimento;
- maior resistência do que o vidro de quartzo;
- alta transmissão de luz e capacidade de economizar calor devido à baixa condutividade térmica;
- resistência a microorganismos, química agressiva, faixa de alta temperatura, umidade;
- leveza em comparação com o vidro comum com uma camada mínima de 1 mm (o peso de 1 m² é de apenas 1,2 kg);
- quando queimados, os produtos de acrílico não emitem vapores prejudiciais e, quando danificados, o material não forma fragmentos pontiagudos perigosos;
- o polímero é fácil de cortar e lhe dá a forma desejada;
- o material é higiênico, não requer manutenções complexas, devido ao fato de sua superfície ser lisa e não acumular sujeira e partículas de pó.
Ao mesmo tempo, este excelente material sintético tem várias desvantagens: os produtos feitos a partir dele são suscetíveis a danos externos e também acendem facilmente.
O que está incluído?
Plexiglass é um produto ecológico baseado em polimetilmetacrilato. Seu outro nome é acrílico, e pertence ao tipo de plástico orgânico artificial. A base do material são resinas acrílicas termoplásticas, mais precisamente, um ou mais derivados de um ácido carboxílico monobásico. São componentes que transmitem bem a luz.
A fórmula química do acrílico é a mesma do acrílico - (C5O2H8) n, mas, além disso, contém muitos aditivos que conferem à estrutura termoplástica propriedades especiais, como dureza, flexibilidade, resistência a esforços e danos mecânicos, além de pigmentos necessários para a obtenção de uma cor específica.
Visualizações
Atualmente existem dois tipos de material.
- Plexiglas XT - esses produtos são fabricados em extrusora. Sob pressão, o metacrilato de metila passa pela ferramenta de conformação do equipamento, e a partir da fusão os produtos são obtidos na forma de painéis sólidos com espessura não superior a 25 mm, bem como hastes, perfis arredondados, chapas com forma ondulada e superfície reflexiva. Esse plástico tem elasticidade e flexibilidade aumentadas, é mais fácil transformá-lo em diferentes formas, mas em altas temperaturas ele encolhe um pouco e sua resistência deixa muito a desejar.
- O vidro acrílico fundido é considerado mais durável. Plexiglas GSobtido por polimerização na fase de formação de uma pré-forma acrílica sob a influência de um ativador. Durante esse processo químico, as moléculas de vidro são construídas em cadeias longas e fortes, maximizando a resistência do produto.Suas formas comuns são tubos, blocos com diferentes espessuras, chapas monolíticas resistentes à deformação e ambientes agressivos. Mas a flexibilidade desta espécie é muito inferior à da versão de extrusão.
Em geral, o vidro acrílico tem maior resistência ao impacto, 5 vezes maior do que o vidro comum.
Possibilidades decorativas
A variedade de cores, texturas e brilho é a principal característica do vidro orgânico, o que abre amplas possibilidades de uso.
- A paleta de cores do material não é apenas enorme - é infinito, pois o número de tons de qualquer tom em vários graus de intensidade é infinito. No entanto, quanto mais rica e profunda a cor, menos transparente o vidro se torna. É apropriado selecionar várias opções para tais produtos para bancadas, cozinha e conjuntos de hóspedes, para certos atributos de um banheiro ou chuveiro.
- O tratamento de superfície também tem um efeito diferente, e dependendo da ideia, você pode escolher uma variedade de produtos.
- Com uma superfície fosca e acetinada, lisa, mas com um brilho suave... São adequados para decoração em estilo escandinavo ou minimalista.
- Painéis brilhantesque parecem brilhantes e saturam o espaço com esplendor.
- Peças revestidas com espelho nas cores prata ou ouro, o resultado são lindas superfícies reflexivas que rivalizam com espelhos genuínos.
- Polindo, gravando e outros métodos de tratamento de superfície, você pode obter uma textura bonita e incomum de folhas de plástico, mas o material mais adequado para isso é o plexiglass incolor, que é capaz de transmitir luz, mas ao mesmo tempo você não pode ver nada por trás dele.
Em suma, o uso do vidro acrílico é limitado apenas pela nossa imaginação, já que o material possui infinitas possibilidades.
Comparação com outros materiais
Na maioria das vezes, o plexiglass é comparado ao plexiglass. Qual é a diferença? Na verdade, a escolha é feita entre os mesmos produtos de base orgânica, porém, existem diferentes tipos desse material e seus parâmetros apresentam diferenças significativas.
Basicamente, as discrepâncias nas propriedades do material estão associadas aos métodos de sua fabricação. Os produtos criados por extrusão são menos duráveis do que os moldados por injeção. Mas não se esqueça que existem outras variedades com características próprias.
- Material de brilho tem uma superfície brilhante e pode ser polida. E também tem um alto nível de resistência à umidade.
- Honeycomb plexiglas Plexiglas SDP - duas camadas. É utilizado para decoração de exteriores devido à sua elevada resistência ao impacto e imunidade às influências externas.
- A maioria dos plásticos são vulneráveis a danos mas SatinGlass acrílico não sujeito a arranhões.
- Existem materiais que diferem textura lisa e aveludada, a presença de um efeito fluorescente e um brilho metálico.
Não é mais uma questão de diferenças, mas do propósito da escolha e da correspondência de um determinado material com ele. Quanto à comparação do plexiglass com o vidro de quartzo comum, mesmo aqui é impossível falar sobre quais produtos são melhores e quais são piores. O vidro familiar cristalino é resistente aos raios ultravioleta, hermeticamente selado e material forte... Porém, mesmo com uma fragilidade tão negativa, nem sempre é possível substituí-la por acrílico ou qualquer outra coisa.
Por sua vez, o polímero não quebra, deixando resíduos, mas também tem desvantagens. Alguns de seus tipos são destruídos sob a influência do sol, os produtos de limpeza doméstica são capazes de derreter. Por outro lado, apesar de todas as vantagens dos produtos de quartzo, o acrílico está gradativamente assumindo a posição de liderança e, claro, isso se deve à sua flexibilidade, resistência, durabilidade, facilidade de processamento e baixo preço.
Formulários
O envidraçamento não é a única aplicação do material, que é transparente e colorido, e tem as características desejadas. Plexiglass pode ser usado:
- para a criação de painéis publicitários, exposições de exposições, acabamentos decorativos de locais residenciais e públicos;
- variedade de cores e altas qualidades operacionais permitem sua utilização na fabricação de itens de mobiliário doméstico, atributos exigidos em estabelecimentos de comércio e cafés;
- uma folha de plástico acrílico é freqüentemente usada para obter detalhes de revestimento para fachadas de edifícios;
- uma variedade de recipientes domésticos e decorativos, ecossistemas para o cultivo de plantas e criação de peixes, pisos iluminados, telhados, cortinas para dispositivos de iluminação, banheiras são feitas de vidro sintético;
- O plexiglass é relevante para a fabricação de joias - dele se obtém um âmbar excelente, quase indistinguível do real;
- na área da oftalmologia, o produto é usado para criar lentes que substituem o cristalino do olho quando ele fica turvo, na odontologia - para a fabricação de obturações e implantes.
Os elementos decorativos destes produtos são volumosos e brilhantes, podendo ser decorados com gravura, douradura e prata devido à facilidade de processamento. No interior, são utilizados materiais plexiglass para a construção de divisórias e paredes interiores e zonais originais, a partir das quais se criam estantes e estantes espetaculares, vitrais e painéis de portas e paredes, degraus de escadas internas. Os acessórios de interior transparentes não são menos atrativos, sua área de aplicação é a decoração de fachadas, vidros de móveis, decoração de vitrines, revestimentos de pisos.
Tarugos feitos de acrílico moldado e extrudado de vários tamanhos são usados por designers em seus experimentos ousados para criar um estilo extraordinário em apartamentos e residências. Produtos plásticos ajudar a projetar janelas fora da caixa, criar mosaicos interessantes na cozinha e no banheiro, usar plexiglás para a confecção de bancadas em materiais pintados com superfície texturizada. O vidro de plástico moldado permite decorar casas residenciais e edifícios da cidade, criar um interior de casa espetacular e torná-lo único.
Muitos dos itens que usamos ou admiramos diariamente são criados a partir deste incrível material feito pelo homem.
Para saber como cortar plexiglass com rapidez e precisão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.