Plexiglass cortado a laser
A tecnologia laser substituiu as serras circulares, as fresadoras ou o trabalho manual. Eles simplificaram o próprio processo e minimizaram a possibilidade de danos ao plexiglass. Com a ajuda de um laser, tornou-se possível recortar modelos com contornos complexos, mesmo nos menores tamanhos.
Vantagens e desvantagens
Trabalhar com tecnologia de laser acrílico tem muitas vantagens:
- bordas limpas e claras;
- falta de deformação;
- o corte a laser de plexiglass elimina o risco de danos acidentais, o que é importante na fabricação de estruturas complexas que requerem montagem subsequente;
- as bordas das peças cortadas não requerem processamento adicional, pois possuem bordas polidas;
- trabalhar com laser permite uma economia significativa de material - com essa tecnologia, tornou-se possível organizar as peças de forma mais compacta, o que significa menos desperdício;
- com a ajuda de uma máquina a laser tornou-se possível recortar detalhes das formas mais intrincadas, o que é absolutamente impossível de se conseguir com uma serra ou uma fresadora, o que permite resolver projetos de design de complexidade variada;
- tais máquinas permitem trabalhar com grandes volumes;
- a tecnologia a laser economiza significativamente o tempo do projeto devido à ausência da necessidade de processamento posterior das seções, ao se cortar o plexiglass por método mecânico, tal processamento não pode ser evitado;
- o laser é utilizado não só para corte de acrílico, mas também para gravação, o que permite ampliar o leque de serviços do fabricante;
- o custo do corte desse tipo é inferior ao do corte mecânico, principalmente quando se trata de peças de formatos simples;
- a tecnologia se diferencia pela alta produtividade e redução de custos, já que o processo de corte ocorre sem intervenção humana.
A eficiência do corte de plexiglass dessa maneira está fora de dúvida e está se tornando cada vez mais popular.
As desvantagens incluem o alto estresse interno remanescente no acrílico.
Como fazer isso?
O corte de plexiglass em casa é feito de várias maneiras. Os artesãos usam um quebra-cabeça, uma serra para metal, um amolador com disco de três dentes, linha de nicromo. Além do mais, fabricantes oferecem facas especiais para corte de plexiglass. Apesar das muitas opções disponíveis, o corte a laser é o método mais avançado. Esse equipamento permite criar contornos complexos e originais.
A qualidade e a velocidade do processamento dependem da potência do feixe, e a alimentação da folha afeta o brilho da borda.
A taxa de alimentação depende da espessura do material - quanto mais espesso, mais lenta a alimentação e vice-versa. A qualidade da aresta é influenciada pela exatidão da taxa de avanço. Se a velocidade for muito lenta, o corte ficará baço; se for muito alto, a borda terá sulcos e um efeito listrado. A focagem exata do laser é de grande importância - deve corresponder estritamente à linha central da espessura da folha. Após o processamento, o vidro orgânico tem bordas transparentes com cantos vivos.
Todo o processo de corte do plexiglass é controlado por um programa de computador que orienta o movimento da unidade de laser. Se desejar, você pode programar o acabamento decorativo da superfície do vidro orgânico, gravada, dando-lhe um acabamento fosco. Sobre a superfície de trabalho é colocada uma folha de material, se necessário, fixa, embora não haja necessidade especial para isso, uma vez que não está sujeita a esforços mecânicos.
As mudanças e tarefas necessárias são introduzidas no programa de computador: o número de elementos, sua forma e tamanho.
Uma vantagem especial é que o próprio programa determina o arranjo ideal das peças.
Depois de concluir o algoritmo necessário, o laser é ativado. Muitos artesãos fazem suas próprias máquinas a laser para trabalhar em casa.
Para montar uma máquina a laser com suas próprias mãos, você precisa de um conjunto de componentes que permitem obter uma ferramenta de alta qualidade:
- arma laser - para converter o feixe;
- uma carruagem cujo movimento suave proporcionará os resultados desejados;
- muitos fazem guias de meios improvisados, mas em qualquer caso, eles devem cobrir a superfície de trabalho;
- motores, relés, correias de distribuição, rolamentos;
- software com o qual é possível inserir os dados, desenhos ou padrões necessários;
- uma unidade de fonte de alimentação eletrônica responsável pela execução de comandos;
- durante o funcionamento, é inevitável o aparecimento de produtos de combustão nocivos, cujo escoamento deve ser garantido, para isso deve ser instalado um sistema de ventilação.
A primeira etapa é a preparação e coleta dos componentes necessários, incluindo os desenhos necessários em mãos. Você pode fazê-los você mesmo ou usar os serviços de Internet, onde há muitas informações úteis e desenhos prontos. Para uso doméstico, o Arduino é frequentemente escolhido.
A placa para o sistema de controle pode ser adquirida pronta ou montada na base de microcircuitos.
Carruagens, como muitas outras montagens, podem ser impressas em 3D. São utilizados perfis de alumínio, pois são leves e não pesam sobre a estrutura. Ao montar a estrutura, é melhor não apertar os fixadores com força, seria mais correto fazer isso depois que todas as etapas do trabalho forem concluídas.
Depois de montar todas as unidades do carro, a suavidade de seu movimento é verificada. Em seguida, os cantos da estrutura são afrouxados para aliviar a tensão que surgiu de possíveis distorções e apertados novamente. A suavidade do movimento e a ausência de folga são verificadas novamente.
A próxima etapa do trabalho é a parte eletrônica. Um laser azul comprovado com um comprimento de onda de 445nM e uma potência de 2W, completo com um driver. Todas as conexões de fios são soldadas e encolhidas. A instalação de interruptores de limite garante uma operação confortável.
O corpo de uma máquina a laser pode ser feito de aglomerado, madeira compensada e assim por diante. Se não for possível fazer você mesmo, você pode encomendá-lo em uma fábrica de móveis.
Como evitar erros?
Para evitar erros no corte de vidro orgânico com corte a laser, deve-se lembrar que este método é muito diferente do mecânico. O feixe de laser não corta o plástico - onde toca a superfície, as moléculas do material simplesmente evaporam.
Dada esta propriedade, as peças durante o corte não devem entrar em contato umas com as outras, caso contrário, as bordas podem ser danificadas.
Para criar um produto de qualquer complexidade, um modelo em formato vetorial é introduzido no programa. Os parâmetros necessários para a temperatura e espessura do feixe são definidos se o modelo da máquina não fornecer uma seleção independente de configurações. A automação distribuirá a posição dos elementos em uma ou várias folhas de acrílico. A espessura permitida é de 25 mm.
Trabalhar com uma máquina a laser requer extrema precisão durante a programação, caso contrário, uma alta porcentagem de refugo pode ser obtida na saída.
Isso inclui empenamento, arestas derretidas ou cortes ásperos. Em alguns casos, um modo de polimento é usado para obter um corte espelhado, que leva o dobro do tempo e aumenta o custo do produto.
Veja o vídeo para conhecer os benefícios do corte a laser.
O comentário foi enviado com sucesso.