Como dobrar o plexiglass?
O plexiglass é um material polimérico transparente com uma estrutura densa, que pode ter uma determinada forma ou dobrar no ângulo desejado. O escopo de aplicação do plexiglass é bastante extenso - itens decorativos, aquários, estandes, souvenirs, telas de proteção, acessórios de design e muito mais são feitos deste material. O plexiglass possui um alto grau de transparência, podendo substituir o vidro comum em portas, janelas ou divisórias decorativas. O polímero acrílico tem boa plasticidade quando exposto a certas condições de temperatura. Você pode definir a configuração necessária para acrílico não apenas por métodos industriais, mas também com suas próprias mãos em casa.
Características de flexão
O vidro acrílico plexiglass é diferente do vidro comum porque tem a flexibilidade de dobrar esse plástico polimérico.
O vidro curvo retém suas propriedades e não altera sua configuração.
Para trabalhar com acrílico, é necessário levar em consideração uma série de características para não estragar o material durante a curvatura do vidro:
- todas as manipulações associadas ao aquecimento de um espaço em branco de acrílico, é necessário executar apenas na parte de trás da dobra;
- modo de aquecimento de temperatura para acrílico não pode exceder 150 ° C;
- vidro acrílico moldado é derretido a um ponto de fusão de 170 ° C;
- vidro acrílico mais espesso que 5 mm, antes de dobrar, você precisará aquecer em ambos os lados.
Ao realizar os cálculos dos parâmetros de um produto acrílico, é importante levar em consideração os custos do material que serão usados para criar o raio de curvatura. Para não se enganar nos cálculos, é aconselhável fazer um gabarito para o futuro produto em papel grosso.
Após aquecer e dobrar o acrílico, é necessário que o material resfrie naturalmente à temperatura ambiente. Não é recomendado o uso de água fria para resfriamento, pois isso pode levar ao aparecimento de múltiplas fissuras no produto polímero orgânico acabado.
Qualquer processo de processamento de vidro acrílico implica seu aquecimento na área de dobra... Às vezes, a peça é completamente aquecida, por exemplo, no caso de extrusão de figuras volumétricas de acrílico.
Preparação
Como o acrílico é um material sintético, ele acumula uma carga eletrostática em sua superfície, atraindo poeira e pequenas partículas para si. A contaminação da superfície reduz a transparência do vidro. Antes de iniciar o procedimento de dobra, a lâmina de acrílico deverá ser lavada com uma solução de água e sabão, após o que o material deverá ser seco por pelo menos 24 horas.
Para realizar uma dobra de alta qualidade, é importante realizar aquecimento correto do material... É necessário aquecer o plexiglass do lado oposto à dobra, ou seja, onde a tensão superficial do material será maior.
A área da superfície de aquecimento deve ser relacionada à sua espessura, na proporção em que se parece com 3: 1.
Para evitar o derretimento da superfície do polímero do vidro orgânico durante o aquecimento, é importante escolher o regime de temperatura correto. Em caso de erro, o vidro pode não apenas derreter, mas também pegar fogo. A faixa de temperatura usada para aquecimento deve estar entre 100 e 150 ° C.
Como é dobrado com uma máquina?
Nas condições de produção em massa, são utilizados equipamentos especiais para dobrar chapas acrílicas, o que é denominado máquina de dobra térmica. Usando este dispositivo, você pode realizar o aquecimento de alta qualidade da folha e, em seguida, sua dobra retilínea. Após a conclusão do procedimento, o produto é resfriado. A máquina de dobra realiza todas as manipulações sequencial e automaticamente.
O princípio de funcionamento do equipamento de dobrar para acrílico é baseado no uso de fio de nicromo encerrado em um frasco de vidro resistente ao calor. A máquina de dobrar tem a capacidade de dobrar materiais poliméricos, plástico e vidro acrílico com uma espessura de 0,3 mm a 20 cm. Equipamentos para dobrar polímeros podem ser produzidos na forma de várias modificações que permitem o processamento de peças de trabalho com uma largura de 60 cm a 2,5 m.
A curvatura do vidro acrílico é feita uniformemente ao longo de todo o seu comprimento. Equipamentos deste tipo são equipados com acionamento eletromecânico ou pneumático.
A máquina de dobrar tem vários elementos de aquecimento embutidos que podem ser ajustados de acordo com o grau de aquecimento e movidos em relação uns aos outros a qualquer distância selecionada dentro do circuito da máquina. Para evitar o superaquecimento da estrutura do corpo do equipamento durante o funcionamento, a água é fornecida em cavidades especiais do dispositivo para resfriamento circular.
O equipamento de dobra tem uma série de vantagens:
- o dispositivo pode dobrar o material da folha polimérica não apenas em um ângulo predeterminado de 1 a 180 ° C, mas também realizar a flexão curvilínea;
- a máquina automática não necessita de reajustes constantes no processo de execução do trabalho;
- o equipamento tem a capacidade de aquecer peças grossas de ambos os lados ao mesmo tempo;
- o controle da máquina pode ser realizado em modo autônomo manual ou automático;
- o equipamento pode lidar com todos os tipos de folhas de plástico.
Ao dobrar uma folha orgânica em um equipamento de termoformação, você pode ter certeza de que o material não será danificado. A dobra dos produtos é realizada com parâmetros bem definidos, sem delaminação no interior do material, sem rachaduras e bolhas.
Dispositivos automáticos têm alta produtividade, eles podem ser usados para produzir um grande número de produtos em série, com um gasto mínimo de tempo.
Outros métodos
Em casa, uma folha de acrílico pode ser moldada com suas próprias mãos. Existem várias maneiras de realizar o trabalho de dobra, graças às quais você pode dobrar uma folha em uma corda de nicromo ao longo de um raio de 90 graus, ou espremer um hemisfério de acrílico fino. Plexiglas pode ser processado usando várias ferramentas.
Com secador de cabelo
Este método de processamento de acrílico é aplicável nos casos em que é necessário dobrar uma peça muito grande de vidro orgânico. Para aquecer o campo de trabalho com alta qualidade, você precisará de uma ferramenta bastante poderosa, que é um secador de cabelo para edifícios. Este dispositivo de alta potência libera um fluxo de ar aquecido até a temperatura necessária. O processo de flexão é realizado em várias etapas:
- uma lâmina de vidro orgânico é fixada firmemente na mesa com a ajuda de grampos de carpintaria;
- tomar medidas e traçar uma linha para realizar a dobra do material;
- a área dobrada é tratada com ar quente fornecido por um secador de cabelo de prédio;
- o material é tratado com ar quente até o amolecimento;
- a folha amolecida é dobrada no ângulo necessário;
- o produto acabado é resfriado à temperatura ambiente.
Se o tratamento com secador de cabelo for realizado em vidro orgânico de pequena espessura, as áreas que não precisam ser aquecidas deverão ser recobertas com um material resistente a altas temperaturas.
Em água quente
Dobrar um plexiglás pequeno em casa pode ser feito usando um método bastante simples, que é considerado o que menos consome energia e é o mais rápido - você precisará de água para completá-lo. O processo inclui várias etapas:
- escolha um recipiente para que a peça a ser processada possa entrar, e a água seja derramada;
- leve para ferver;
- em líquido fervente por 5 minutos. abaixe a peça de trabalho do acrílico - o tempo de exposição também depende da espessura do acrílico;
- a peça é aquecida sob a influência de água quente, depois é retirada do recipiente;
- a peça de trabalho é dobrada para a configuração desejada.
A desvantagem deste método é que o acrílico deve ser dobrado sobre a peça de trabalho quente, por isso é necessário prever a presença de luvas de algodão para não queimar as mãos durante o trabalho.
Fio de nicromo especial
Você pode executar a dobra de plexiglass de alta qualidade usando uma rosca de nicromo. O procedimento é parecido com este:
- na mesa com a ajuda de grampos, uma folha de plexiglass é fixada, permitindo que a borda livre da dobra fique pendurada livremente;
- um fio de nicromo é puxado sobre a mesa a uma distância não superior a 5 mm da superfície da folha;
- o fio é conectado a um transformador de 24 V;
- o transformador aquece o filamento de nicrómio e, depois de muito quente, o vidro vai dobrar lentamente sob a influência do calor e do seu próprio peso.
Ao aquecer o fio de nicromo, é necessário garantir que não caia e não toque na peça de trabalho.
Ao dobrar o vidro, não acelere o procedimento ajudando-o com as mãos - isso pode causar rachaduras ou deformação do material.
Tubo de metal
Para dar à peça de acrílico um certo raio de curvatura, o método de dobrar plexiglass em um tubo de metal é usado. Para realizar este procedimento em casa, você pode aquecer o próprio material ou o tubo. Um maçarico é usado para aquecer o tubo.
O procedimento de flexão é realizado na seguinte sequência:
- uma folha de acrílico frio é aplicada a um tubo, cujo diâmetro é igual ao raio de curvatura;
- com maçarico ou secador de construção, aquecem a área dobrada da folha;
- quando o vidro orgânico estiver aquecido e adquirir plasticidade, vire a folha sobre a superfície do cachimbo com as mãos;
- o procedimento é repetido até que a folha de acrílico esteja suficientemente dobrada.
Se for necessário usar o segundo método, o tubo é primeiro aquecido e, quando atinge o ponto de fusão do acrílico, a folha é enrolada em volta do tubo, fazendo a dobra necessária.
O hemisfério pode ser extrudado de material acrílico... Para fazer isso, pegue uma folha fina de plexiglass (3-5 mm), um punção e uma matriz de madeira compensada, na qual é feito um orifício do diâmetro que você precisa. O diâmetro do furo precisa ser um pouco maior, levando em consideração a margem de manobra igual à espessura do vidro orgânico.
Para evitar que o padrão do grão da madeira seja impresso em um blank de acrílico, o punção e a superfície da matriz do compensado são lubrificados com cola de caseína e, ao secar, o filme é lixado com lixa.
A placa de vidro orgânico é aquecida antes de amolecer - isso pode ser feito com queimador a gás, trabalhando com luvas de algodão para não queimar as mãos. Depois que o material estiver bem aquecido, ele deve ser colocado no topo da matriz. Em seguida, um punção hemisférico é instalado no topo do acrílico. Com essa ferramenta, a folha de acrílico é pressionada e mantida por 10 minutos. toda a estrutura até endurecer. Assim, o plexiglass adquire uma configuração semicircular. Uma tecnologia semelhante pode ser usada para extrudar qualquer outra forma, dependendo da forma do estêncil e do punção.
Como dobrar o plexiglass, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.