Como e com que colar plexiglass?
O plexiglass há muito é considerado um material popular para entusiastas de reparos, indivíduos criativos e aqueles que precisam lidar com ele em termos de especificidades de suas atividades. Ela decora os detalhes de utensílios domésticos, é usada em achados de interiores, tanto aquários quanto placas publicitárias são feitas a partir dela. Lembranças interessantes e muitas outras coisas são produzidas em acrílico. E este material também é popular porque pode ser facilmente colado, se necessário, e fixado com relativa facilidade em outros materiais.
Regras fundamentais
O plexiglass é denominado plástico transparente, obtido por meio da polimerização do metacrilato de metila. E embora oficialmente a abreviatura do material é PMMA, o nome plexiglass ou plexiglass (plexiglass) foi fixado na vida cotidiana. Às vezes também é chamado de vidro acrílico, acrilita. É um dos polímeros mais populares com alta resistência, flexibilidade e boa transmitância de luz. Ao contrário do vidro normal, é mais fácil de furar, cortar ou colar. Também é mais difícil de quebrar porque é considerado mais seguro.
Para a colagem de plexiglass, compostos especializados podem ser usados - à base de cargas acrílicas e à base de resinas epóxi. Uma vez que o material pode ser dissolvido, a colagem de plexiglass é possível sob a ação de ácidos: fórmico e acético, por exemplo.
Como as partes transparentes de plexiglass se encaixam durante a colagem:
- no bigode - isso significa que as bordas das peças são cortadas em um ângulo de 45 graus, as partes são conectadas em ângulos retos (por exemplo, partes de molduras são combinadas);
- sobreposição - os fragmentos a serem colados se sobrepõem levemente no ponto de conexão, e o aumento da área de contato das peças garante a distribuição da carga;
- na língua - existe uma saliência em um dos fragmentos a serem conectados, ela entra no recesso que está no outro fragmento (princípio do sulco);
- bunda - neste caso, os fragmentos a serem colados se tocam com suas extremidades, e a força de tal conexão depende de quais são as características das superfícies de contato e do tipo de cola escolhido (os aquários são feitos desta forma, sem costura);
- com almofada - os fragmentos nesta versão também são conectados por suas extremidades, mas uma sobreposição é anexada sobre o local de encaixe para melhorar a fixação.
Você pode consertar o vidro em casa e as peças após o conserto não perderão suas propriedades originais. Acontece que o objetivo da colagem é apenas conectar as peças firmemente (e perfeitamente), mas a pessoa é tão arrastada pelo processo que começa a fazer utensílios domésticos de acrilita. Com suas próprias mãos, sem o uso de ferramentas caras.
Os caminhos
São vários, a escolha será baseada em uma tarefa específica, a disponibilidade de materiais e composições, a conveniência desse método para uma pessoa.
Filmes adesivos
Superfícies lisas e planas podem ser perfeitamente coladas com rolos autoadesivos. Esses filmes são utilizados em trabalhos com materiais que, quando aquecidos, apresentam baixa taxa de expansão.
Os filmes para reparo de plexiglass podem ser de vários tipos.
- Frente e verso sem base. Simplificando, trata-se de uma camada de cola, também coberta com uma camada protetora em ambos os lados. Para conectar as superfícies, primeiro, a tira protetora é removida de um lado - e fixada na base. Em seguida, a camada protetora é cuidadosamente removida do outro lado. E entre os fragmentos colados, como resultado, uma camada adesiva permanece.
- Filme de poliéster / PP. Se for necessário ajustar o trabalho, esse material é melhor retirado, o que em alguns casos é uma opção extremamente importante. O filme em si é mais espesso do que a versão de dupla face e, quando visto em plexiglass, será mais perceptível.
- Filme espumado de dupla face. Em tais filmes, a espessura chega a 4 mm. Normalmente devem colar superfícies com irregularidades perceptíveis, com quedas de até 7 mm. Isso se aplica aos itens que sofrem cargas de vibração.
Nem sempre há escolha, então você tem que pegar o filme adesivo que está disponível. Felizmente, em princípio, cada uma das composições adequadas não é ruim para vedar uma rachadura, por exemplo.
Cola pronta
Existem muitos compostos populares para a colagem de plexiglass; existem fabricantes suficientes neste mercado.
Vários produtos são considerados os mais procurados.
Cola Acrifix 117
Oferece excelente resistência de união, bem como alta transparência do material da junta. A composição endurece muito rapidamente e, quando comparada com o dicloroetano, é muito menos tóxica. A cola tem excelente poder de penetração, por isso não é necessário apertar as partes com força para uma melhor fixação. Bem, as desvantagens, se as notarmos também, são a opção de embalagem escassa (vendida apenas em embalagens de litro) e um preço bastante alto.
Dicloroetano
Esta é uma alternativa econômica para a cola acima. Normalmente, você pode comprar tal composição em lojas de produtos químicos, bem como em departamentos onde são vendidas peças de rádio. A composição é colocada em uma seringa médica e enviada para a lacuna entre os fragmentos a serem unidos. A costura ficará perfeitamente reta, perfeitamente transparente. E se as superfícies estiverem bem preparadas, nenhuma bolha aparecerá. Mas isso só funciona com superfícies perfeitamente lisas. Se não estiverem, um pouco de serragem de acrílico é despejada na garrafa com dicloroetano. Dissolvem-se na composição, obtém-se uma mistura espessa na saída e é convenientemente aplicada com arame ou espátula pequena.
Cola Colacril 20/30
São adesivos prontos que parecem bastante acessíveis para o preço. O adesivo com a marca 20 é altamente fluido, com a marca 30 é mais viscoso. Os especialistas aconselham simplesmente misturar os dois adesivos e obter a consistência perfeita que se adapta a qualquer tipo de junta. A costura promete ser lisa, bonita, sem bolhas. Mas também há um ponto negativo: no local onde o plexiglass se curva, pequenas rachaduras podem se formar e causar suas tensões mecânicas internas.
A força da conexão permanecerá alta, mas a aparência do local de fixação pode ser prejudicada.
Segundos cola "Momento"
Esta cola (como seus muitos análogos) é produzida à base de cianoacrilato. Não importa em que seja embalada esta composição: em metal, tubos de plástico ou em garrafas com bico estreito - todas essas composições estão intimamente relacionadas. Eles também estão unidos pelo fato de não dissolverem o plexiglass, mas criarem uma camada intermediária adesiva. Portanto, você não deve comprar esse adesivo se a tarefa for fixar peças que estão sujeitas a tensões. E as características estéticas da colagem estão longe do ideal - a costura não será transparente, o local onde as peças são coladas é visualmente perceptível.
Loxeal 30-11
É uma formulação de um componente com características fotopolimerizáveis. É usado se a costura deve ser de alta resistência e invisível. Se você irradiar o local de ligação com uma lâmpada ultravioleta, a composição endurecerá em 10 minutos e a estabilização total será possível em um dia.
Vamos dar uma olhada em como trabalhar com cola pronta.
- Alise as superfícies com lixa. Verifique se os fragmentos de fixação se encaixam bem.
- Desengordure o material com álcool etílico ou querosene. É proibido usar acetona - ela simplesmente dissolverá o acrílico.
- Aqueça um pouco o plexiglass - isso tornará mais fácil remover vestígios de líquido.
- Aplique a cola de forma conveniente: seja com uma seringa, ou com um fio, ou com uma pequena espátula.
- Fixe os fragmentos a serem conectados imóveis até que estejam completamente secos.
- Remova o excesso de cola seca, após o qual o plexiglass deve ser limpo e, claro, polido.
Meios improvisados
Nem é preciso dizer que muitos artesãos estão dispostos a colar plexiglass (folha e não só) com meios improvisados em casa. Você pode realmente fazer a mistura sozinho.
Os principais componentes da cola doméstica são o solvente orgânico e a serragem de acrílico. O principal componente é a acetona, que pode ser substituída por cloreto de etileno ou mesmo vidro acrílico dissolvido em EDC. A serragem de plexiglass deve ser enviada ao recipiente com o solvente selecionado. Esta mistura é regularmente mexida com uma vareta de vidro ou arame.
A quantidade exata de serragem a adicionar depende de quão viscosa a composição precisa ser obtida.
Outra opção acessível e interessante para fazer cola caseira é a espuma comum como base, diluída em solvente 646. O princípio de funcionamento e composição da cola é o mesmo que no caso da serradura de acrílico. Apenas a espuma não precisa ser esfarelada - ela se dissolverá sozinha. Quando os componentes da composição estão bem misturados, o adesivo será infundido por várias horas para que o processo de dissolução seja finalmente concluído. E antes de usar, essa cola deve ser misturada novamente.
A essência do vinagre é freqüentemente citada como um exemplo de composição adesiva. Mas dificilmente pode ser considerado um concorrente sério para as receitas acima. Isso cria uma costura forte, mas podem surgir problemas com sua durabilidade. Após a colagem, sob forte pressão mecânica, pequenas, mas ainda perceptíveis fissuras podem aparecer em toda a superfície. Mas pequenos objetos que não estão sujeitos a estresse podem, em princípio, ser colados com a essência.
Nem é preciso dizer que essa cola vai custar um centavo.
Como colar em outros materiais?
Às vezes, é necessário colar plexiglass em metal ou madeira. Para isso, a cola Moment, a cola 88 e as unhas líquidas são adequadas.
Vamos ver como isso funciona.
- Cola momentânea. Proporciona acoplamento quase instantâneo de duas superfícies, portanto é importante posicionar imediatamente os elementos fixados corretamente, pois pode não ser possível fazer ajustes.
O trabalho requer o máximo cuidado e atenção.
- Cole "88". Na verdade, trata-se de um composto universal que adere perfeitamente ao vidro acrílico tanto à madeira quanto ao metal. E embora o acoplamento também possa ser chamado de rápido, mas ainda faltam alguns segundos para uma manobra, portanto, para pessoas que não têm certeza de sua agilidade em um assunto tão delicado, é melhor usar essa cola. A costura será forte e segura.
- Unhas líquidas. Esta formação literalmente não tem concorrentes. Ele endurece rapidamente, a conexão será da mais alta resistência, portanto, mesmo plexiglass muito espesso adere perfeitamente a madeira ou metal com pregos líquidos.
Mas para que a costura da cola solidifique, de fato, de forma confiável, nenhuma carga deve ser aplicada à estrutura colada por 24 horas.
É melhor colar o Cosmoplast 500 ou Cosmofen ao vidro plexiglass. Esses compostos são extremamente resistentes a choques térmicos e, mesmo que o objeto aqueça durante o uso, a linha de cola não sofrerá.
Medidas de segurança
Não se esqueça da alta toxicidade desses compostos. Absolutamente todos os produtos adesivos apresentados são bastante agressivos em termos de atividade química. Para os humanos, seus componentes são certamente perigosos. Você precisa trabalhar com eles apenas com luvas e apenas em uma área ventilada. Após o trabalho, você precisa sair da sala e ventilá-la por um longo tempo.
Portanto, essas regras são sempre cumpridas ao trabalhar na colagem de plexiglass:
- boa ventilação da sala;
- inclusão de ventilação forçada, se o trabalho for realizado especificamente com cloreto de etileno;
- você precisa trabalhar não só com luvas, mas também de preferência com óculos de proteção.
Atenção! Se a composição do adesivo entrar em contato com a pele ou membranas mucosas, deve-se procurar imediatamente atendimento médico qualificado. E deve mostrar ao médico um pacote com cola que grudou em uma parte do corpo, para que o médico saiba como agir.
Trabalho eficaz e seguro!
Para obter informações sobre como e o que colar plexiglass, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.