Como fazer vidro fosco?

Contente
  1. Formas básicas
  2. Como fosquear com as próprias mãos?
  3. Cuidados de acompanhamento

O vidro fosco é amplamente utilizado por designers para criar um interior exclusivo. Ele enche a sala com graça e charme. Vidros foscos são usados ​​como divisórias, na decoração de portas internas, no banheiro, e também são incrivelmente adequados para zoneamento de espaço, o que é muito importante hoje. As superfícies mate podem ser vistas não apenas em instalações residenciais - são amplamente utilizadas em cafés e restaurantes, em centros comerciais.

Se os óculos antigos deixaram de inspirar, então é perfeitamente possível modificá-los com suas próprias mãos. Como fazer isso é descrito no artigo.

Formas básicas

Como regra, o revestimento de vidro é executado de diferentes maneiras, sendo difícil dizer qual é a melhor. O design desse vidro pode ser qualquer coisa - artístico, simples, com padrões. Para processamento de vidro, ácido fluorídrico pode ser usado. Ao trabalhar com ele, eles usam uma camuflagem de proteção: avental, luvas de borracha, máscara de gás categoria B, então é preciso se preparar para tudo com antecedência.

Vamos considerar quais são as principais maneiras de fazer o vidro fosco.

Com ajuda de areia

O método de jato de areia é bastante difundido na produção, sendo considerado o principal. Das vantagens, a qualidade e a confiabilidade podem ser distinguidas. Mas é extremamente difícil chamar esse método de acessível, porque o equipamento especial não é barato (a partir de 7.000 rublos). É bom se alguém que você conhece trabalha na produção e pode emprestar o dispositivo.

O jato de areia permite fazer esteiras de qualquer profundidade e densidade, o que é uma vantagem indiscutível. As desvantagens desse método incluem a perda da espessura do vidro (cerca de 3 mm), além de atributos que nem todos têm em mãos: respirador e areia.

Antes de iniciar o trabalho, a superfície de vidro é limpa e, em seguida, a bomba é pressionada contra ela. O vidro é processado em um movimento circular. O processo é repetido várias vezes (tudo depende da densidade desejada).

No final do processo, o estêncil é arrancado e a superfície é simplesmente lavada.

Tratamento químico

Freqüentemente, é necessário um desenho, por exemplo, para guarda-roupas. Para tais casos, esteiras artísticas são adequadas. Este é o segundo método de produção mais popular após o jato de areia. O processamento químico não implica na compra de equipamentos necessários e de amplo espaço de trabalho. Para gravar a superfície do vidro, é usado ácido fluorídrico.

Uma vez que os vapores ácidos são venenosos, o trabalho deve ser executado de acordo com as precauções de segurança. Se isso não for feito, os dentes podem colapsar, as vias aéreas ficam inflamadas e podem ocorrer doenças intestinais.

O revestimento de vidro artístico convencionalmente consiste em vários estágios, incluindo:

  • aplicar uma camada (deve ser um ácido insolúvel) no produto;
  • remoção da camada protetora das áreas que estão planejadas para serem mate;
  • aplicação de um agente de gravação;
  • após a exposição - enxágue a superfície.

O enxágue final segue após a remoção da camada protetora.

Impacto mecânico

A tecnologia fosca mecânica envolve a ação de ferramentas mecânicas e também de materiais abrasivos na superfície, resultando no efeito fosco desejado. O método de gravação é muito popular.Graças à opção mecânica de processamento do produto, quaisquer desenhos podem ser aplicados à superfície - composições de temas, abstração, linhas claras.

A gravura pode ser feita de várias maneiras:

  • mecânico;
  • manual;
  • automatizado.

A essência do processo é o contato da ferramenta de corte com o vidro. Como resultado, uma ranhura é formada - a combinação de ranhuras dá um efeito de gravação. Graças à gravação, o padrão pode ser feito em profundidade ou, pelo contrário, convexo. Outro método mecânico muito interessante é a exposição ao laser. Com o equipamento certo, os especialistas criam produtos criativos.

Como fosquear com as próprias mãos?

Qualquer pessoa pode fazer vidro fosco em casa, o principal é a inspiração e a vontade de criar, porque o resultado final vai depender disso. A compra de superfícies mate é um prazer bastante caro, não há necessidade de pagar quando você pode obter o efeito desejado com suas próprias mãos.

Lata de spray

Deve ser dito imediatamente que o fosqueamento com tinta spray é um dos métodos menos duráveis. Um spray é aplicado à superfície, criando um filme opaco. Surpreendentemente, a vantagem dessa opção reside em sua própria desvantagem.

A qualquer momento, você pode limpar o revestimento e aplicar um novo, renovando o visual.

Instruções passo a passo:

  • mergulhamos um algodão em álcool de farmácia e depois limpamos o vidro com cuidado;
  • um molde preparado com antecedência a partir de um filme de estêncil com uma cola facilmente removível aplicada à superfície e tente pressionar o estêncil no produto o mais firmemente possível;
  • se houver áreas no vidro que, de acordo com a ideia, deveriam permanecer sem processamento, podem ser recobertas com papel de parede desnecessário;
  • agite bem o borrifador antes de aplicar e depois borrife (mantendo uma distância de cerca de 30 cm);
  • após o término do processo, retiramos o estêncil e o papel protetor.

Colar

Matting a superfície com uma pasta especial é uma maneira muito fácil de transformar vidros antigos. Apesar da segurança do produto, ainda é aconselhável trabalhar com luvas, e não fará mal ventar a sala com antecedência. Vale a pena avisar com antecedência - o líquido altera a estrutura do material, dificilmente será possível corrigir erros.

Instruções passo a passo:

  • com um chumaço de algodão embebido em álcool, desengorduramos o vidro - não deve haver uma partícula de poeira na superfície;
  • colamos o estêncil no produto (os locais não planejados para serem emaranhados podem ser cobertos com papel);
  • pegamos uma espátula e aplicamos a mistura no estêncil;
  • mantemos o tempo (o tempo exato de retenção está indicado nas instruções de cada fabricante de pasta);
  • remova o excesso de pasta do vidro ou janela para um recipiente (a substância pode ser usada mais de uma vez);
  • para uma limpeza completa, “caminhamos” sobre a superfície com uma esponja;
  • remova o estêncil.

O produto está pronto para uso.

Filme fosco

O filme de vidro fosco é talvez a solução mais simples e menos cara. Se o filme fosco for colado de maneira uniforme e bonita, ninguém será capaz de distinguir um vidro fosco falso. Mas esta é apenas uma solução temporária.

Os tipos de filmes mais populares são as variedades de branco fosco e cinza fosco. Em média, o preço de um filme não ultrapassa 1.000 rublos por metro.

Instruções passo a passo:

  • limpamos e secamos bem o vidro;
  • após medir o produto, corte a quantidade necessária de filme;
  • separamos o material do substrato (com movimentos lentos);
  • coloque o material pelo canto e uniformemente;
  • usando um pano seco, nivele suavemente a tela para remover as bolhas.

Adesivos

O filme autoadesivo é muito popular entre os consumidores - é claro, porque em questão de minutos você pode criar vidro como em uma revista de moda para interiores. O filme vem com um padrão floral, decorativo em 3D, imitando vidro fosco.

Instruções passo a passo:

  • em primeiro lugar, limpamos o pó e a sujidade do vidro (para isso podes usar uma ferramenta especial ou usar um champô com sabão);
  • após medir o vidro, recorte o filme (deixando adicionalmente 2-3 cm de cada lado);
  • aplicamos uma solução de sabão no vidro;
  • aplique o filme na borda superior do vidro e alise suavemente;
  • umedeça a parte externa do filme com o mesmo agente do vidro;
  • expelimos a água e o ar por baixo do filme, alisando o produto suavemente na superfície;
  • depois de um tempo, com uma faca, cortamos o material onde ficou supérfluo.

Cuidados de acompanhamento

O cuidado é realizado dependendo de como o efeito fosco foi alcançado. Se as mudanças foram criadas quimicamente ou mecanicamente, simplesmente limpe o vidro com uma esponja úmida. Mesmo no vidro fosco, todas as manchas e sujeira serão visíveis. Para evitar que a mancha grude no produto, ele deve ser limpo imediatamente após a formação de sujeira.

Se for constatada contaminação forte no vidro, pode-se adquirir um produto para vidro fosco na loja, mas vale considerar que um produto fosco "tem medo" de limpadores com flúor e silicone.

Para que o vidro fosco permaneça sempre atraente e sirva de destaque no interior, é aconselhável realizar regularmente medidas de manutenção. Limpe o vidro fosco de vez em quando com camurça natural úmida ou enxágue com água quente e vinagre. Após este tratamento, o produto é seco.

Não é difícil criar um ambiente aconchegante em sua casa. Um dos métodos listados pode ser testado na prática e renovado em vidro antigo. As etapas de manutenção incluem a limpeza usual da superfície com um pano. Se a mancha for grave, ela pode ser removida usando um método comprovado - amônia.

Com a ajuda de esteiras, você não só pode se esconder de olhares indiscretos, mas também criar uma atmosfera inesquecível. O processo de fabricação é muito fácil, só é importante seguir as instruções e você terá sucesso.

Para obter informações sobre como fazer o vidro fosco, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário