Como processar o plexiglass?
Perguntas sobre como processar plexiglass, como perfurá-lo em casa, são ouvidas com frequência. Trabalhar com plexiglass em máquinas CNC tem suas próprias sutilezas. Um tópico separado é como processar esse furo adicionalmente. Tudo isso permitirá que até mesmo artesãos novatos evitem muitos erros.
Tipos de processamento
Antes de falar exatamente sobre como processar vidro orgânico em casa, você precisa descobrir os principais tipos de tais processos. Se falarmos, em geral, de todas as opções possíveis, a lista será a seguinte:
- corte;
- moagem;
- esmerilhamento;
- processamento de plexiglass com pedra-pomes;
- estampagem;
- recebendo uma dobra;
- virando trabalho.
Um material semelhante, independentemente do tipo específico (isso também se aplica ao vidro acrílico, é claro, e feito de cloreto de polivinila), é reconhecido como um tipo de plástico termoplástico. Quando as temperaturas sobem, mesmo apenas até 150 graus, existe inevitavelmente um risco maior de deformações. Portanto, a perfuração em vidro orgânico é considerada uma operação muito mais complicada do que polir, fresar ou cortar sob medida. Para fazer um furo corretamente no CNC e manualmente, é necessário selecionar cuidadosamente a broca de acordo com o tamanho.
Deve-se prestar atenção à marca do dispositivo de perfuração.
Em qualquer caso, deve-se ter em mente que o vidro orgânico, em comparação com o vidro convencional:
- duas vezes mais leve;
- mais forte;
- suporta golpes com mais firmeza;
- protege de forma otimizada contra a propagação do calor;
- muito mais transparente.
Por padrão, o acrílico é coberto com uma película isolante. Não deve ser violado. Ao trabalhar com esse material, ele deve ser monitorado constantemente para que não aqueça excessivamente, o que é conseguido pela escolha da ferramenta e do modo de ação. Todas as ferramentas devem ser movidas o mais cuidadosamente possível. Qualquer movimento repentino pode quebrar o produto delicado.
Regras de trabalho
Plexiglas pode ser cortado mesmo com meios improvisados elementares. Uma serra de metal banal também é adequada. Em condições industriais, às vezes até mesmo lasers especiais são usados. Mas na maioria dos casos, eles ainda tentam encontrar algum tipo de compromisso entre a perfeição do instrumento e seu custo. Portanto, na prática geralmente é necessário usar serras circulares, serras de fita e cortadores. É aconselhável trabalhar com uma serra de fita onde não seja necessário um corte reto e claro (ou seja, ao receber peças em bruto preliminares para moldagem).
A velocidade de torção do mecanismo da correia é de 700-800 m por minuto. Onde for necessário um contorno claro e liso, é aconselhável usar cortadores. Com serras circulares, são feitos cortes retos precisos. A linha de pontuação será muito clara.
Acrílico fundido é recomendado para serrar com dentes endurecidos com carboneto; velocidade de rotação ideal de 800 a 1200 m por minuto.
Em condições industriais, será melhor processar o plexiglass em equipamentos de alta velocidade. Cortes mais rápidos e baixas taxas de avanço produzem bordas excelentesno. A seção transversal dos discos é de 25 cm. Os próprios discos são feitos de ligas de alta velocidade. Metal ferroso comum também pode ser usado, mas com endurecimento com componentes de carboneto.
O corte a laser é muito mais preciso do que usar ferramentas elétricas. Haverá menos desperdício durante esse trabalho. Mas, neste caso, a tensão dentro do produto aumenta. A colagem de tais superfícies é muito perigosa.
Você pode perfurar plexiglass com uma furadeira fixa ou móvel. A broca deve ser feita de liga de alta velocidade. Ele é projetado para desempenho máximo. Quanto mais fundo a broca é perfurada, mais frequentemente a broca precisa ser levantada. Isso permitirá que os cavacos sejam arrancados e ao mesmo tempo reduzirá o aquecimento do material. O resfriamento dos acessórios de corte com fluidos especiais ou ar comprimido ajuda a reduzir tensões internas perigosas.
Para gravação, na maioria dos casos, são utilizados rippers, que são colocados em pantógrafos. Os próprios escarificadores são equipados com pequenos cortadores de vários perfis.
Em casos difíceis, é usado equipamento de corte a laser. Para tornar a gravação melhor, a profundidade do feixe é limitada.
O esmerilhamento de plexiglass áspero ou deformado pode ser feito com esmeril úmido revestido com grãos finos de corindo. Quando o desbaste é finalizado, a superfície é tratada com misturas de polimento como VIAM, crocus. O trabalho é realizado manualmente ou com equipamento de polimento. As arestas de corte e as superfícies mate são polidas mecanicamente sem problemas usando cortadores de diamante. Em cortes curvos e em outros casos difíceis, o polimento a fogo de alta temperatura é executado. Você terá que trabalhar o mais cuidadosamente possível, limpando cuidadosamente a camada tratada; o estresse é evitado pelo recozimento, que facilita a colagem ou coloração.
O plexiglass deve ser moldado em três estágios:
- aquecendo;
- a moldagem real;
- remoção de calor e resfriamento.
Dicas úteis
O vidro orgânico extrudado pode ser colado usando:
- cola de filme;
- cola polimerizável;
- adesivos epóxi, poliéster.
O corte curvilíneo é feito com fio de nicrômio ou fonte termal. Quanto ao torneamento, a opção mais prática é o mesmo modo de processamento em alta velocidade de madeira de lei. Os chips são decisivos para julgar a qualidade do trabalho.
Ao perfurar, o ângulo da ponta da broca deve ser de no máximo 60 graus para chapas finas e 70-90 graus para peças grossas.
É melhor dobrar o plexiglass após um aquecimento completo no local desejado; Isso é feito com a ajuda de um ferro de solda, um secador de cabelo de construção e, na sua ausência, com a ajuda de um tubo de metal quente.
Exercícios ideais:
- tem uma ranhura com um ângulo de subida de 17 graus;
- aguçado no canto frontal em 3-8 graus;
- aguçado no ângulo posterior em 0-4 graus.
Uma broca cônica produzirá um furo cônico. A ferramenta escalonada ajudará no mandrilamento de canais cilíndricos. Uma broca de fresagem é usada para fazer um furo alongado.
Importante: independente do tipo, a ponta deve estar em perfeitas condições. É necessário começar a furar na velocidade mínima, então, quando aparecer um entalhe, vão para a velocidade média.
Apenas no último terço do material faz sentido furar o mais rápido possível.... Mas, mesmo assim, não devemos esquecer de reduzir periodicamente a velocidade ao mínimo. Tendo encontrado rebarbas, fure-as com uma broca de pedra mineral nas velocidades mais baixas.
Importante: você pode perfurar plexiglass com uma broca, mas não pode usar uma chave de fenda de broca. Furos maiores que 10 mm e mais largos que 7 mm são recomendados para serem usinados em máquinas estacionárias com dissipação de calor de água.
Como cortar plexiglass, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.