Características e aplicações da fibra de vidro
A fibra de vidro é um material bastante comum com base na areia de quartzo. É amplamente utilizado para a produção de materiais de construção e estruturas de alta tecnologia. Detenhamo-nos com mais detalhes nas características do material, suas vantagens e desvantagens, bem como o escopo de aplicação.
O que é e do que é feito?
A fibra de vidro é uma fibra formada de vidro. Nessa forma, o vidro exibe características incomuns - não se racha nem se quebra, mas assume facilmente uma forma curva.
Fios de fibra de vidro de origem natural podem ser encontrados em regiões onde ocorreram erupções vulcânicas.
Eles são chamados de cabelos Pelé, sua composição química é próxima à das rochas basálticas. No entanto, em termos de suas características físicas e técnicas, eles não podem ser considerados análogos completos dos fios de vidro.
A fibra de vidro foi feita pela primeira vez por acidente - ocorreu um acidente na indústria do vidro, sob a pressão do ar a massa fundida inchou e se dividiu em finos fios flexíveis. Isso foi uma grande surpresa para os engenheiros, já que o vidro geralmente endurece após a solidificação. Mais de 150 anos se passaram desde aquele momento. Durante esse tempo, a tecnologia foi aprimorada muitas vezes, mas seu princípio permaneceu inalterado.
Para a fabricação de fibra de vidro, areia de quartzo é usada; durante a reciclagem, o refugo é usado - podem ser recipientes de vidro, vidros quebrados ou produtos de vidro rejeitados obtidos em condições de produção. Os resíduos da produção de vidro são 100% recicláveis. Isso leva ao uso de materiais recicláveis na produção - pode reduzir significativamente o custo do material acabado e manter a proteção ambiental do meio ambiente.
A tecnologia se resume a soprar os melhores fios das matérias-primas. Para isso, as matérias-primas são derretidas a uma temperatura de 1400 graus. A massa viscosa entra na unidade de moldagem e passa por uma centrífuga. O resultado é lã de vidro com fibras misturadas. Na fase de acabamento, o produto semiacabado resultante é passado por uma peneira microperfurada e soprado sob alta pressão de ar. Na saída, até mesmo fios longos são obtidos, que depois servem como matéria-prima para a criação de produtos mais complexos.
As fibras resultantes podem ser de dois tipos.
- Fios longos - estendidos por milhares de quilômetros, eles são obtidos por um método contínuo. Fluxos finos fluem pelos orifícios, são resfriados e enrolados no tambor. Externamente, essa fibra se assemelha a um fio de seda. No processo de estiramento, os fios passam por uma unidade de dimensionamento, são impregnados com adesivos e plastificantes. Este processamento produz fibras flexíveis.
- Tópicos curtos - têm um comprimento de 35-50 cm, parecem lã de feltragem. A produção é baseada na técnica básica - a massa de vidro derretida é soprada com vapor ou ar quente.
Dependendo da espessura dos fios, existem:
- fibra espessa - mais de 25 mícrons;
- engrossado - 12-25 mícrons;
- fino - 4-12 mícrons;
- superfino - 1-3 mícrons.
A produção de fibra de vidro está sujeita aos GOSTs atuais:
- para tecidos para fins de construção - GOST 19170-2001;
- para material isolante - GOST 19907-83.
Características principais
A fibra de vidro possui uma série de vantagens que determinam sua ampla demanda em vários setores da construção e da indústria.
- O material tem uma baixa condutividade térmica, então lã de vidro é usada para isolamento térmico. A lã de vidro tem o indicador mais baixo - sua condutividade térmica corresponde a 0,05 W / m * K. Graças a isso, a sala é mantida fresca no verão, e no inverno o calor não sai do prédio.
- A fibra de vidro é resistente a ácidos e álcalis. É caracterizada por maior inércia química, uma vez que consiste quase inteiramente em areia de quartzo. Sob a ação de soluções agressivas, não ocorre uma reação química, portanto, a fibra de vidro pode ser combinada com sucesso com qualquer material de construção e acabamento.
- Os fios são de alta resistência, a densidade corresponde a 2500 kg / m3. Ao mesmo tempo, os fios são fofos, fazendo com que o produto acabado tenha um grande volume em combinação com um baixo peso.
- A fibra de vidro é freqüentemente usada para fazer equipamentos de combate a incêndio. Trata-se de um material resistente ao calor com ponto de fusão de 1200 graus - esse aquecimento só pode ser realizado com a ação direta do queimador. Em teoria, é possível criar condições nas quais ocorrerá um incêndio. Mas, neste caso, ligantes inflamáveis devem estar presentes na fibra de vidro, o que é extremamente raro.
- O material possui uma estrutura incomum. Nele, o espaço entre as fibras é preenchido com bolhas de ar microscópicas. Isso atinge um alto efeito de isolamento acústico.
- A fibra de vidro tem a capacidade de resistir à deformação e ao desgaste, por isso mantém sua forma original por muitos anos.
- O material é flexível, fino, mas elástico. Durante o transporte, ele pode ser dobrado ou enrolado em rolos - isso não afetará o desempenho da tela. Isso permite que você economize espaço no transporte de cargas e, consequentemente, reduza os custos de transporte.
Ao mesmo tempo, a fibra de vidro tem suas desvantagens. Assim, quando molhado, perde suas propriedades operacionais. No entanto, quando secam, são restaurados novamente. É por isso que o material só pode ser usado em conjunto com uma impermeabilização confiável.
A fibra de vidro não responde bem à abrasão e flexões frequentes. Para sanar a situação, será necessário tratamento com vernizes e resinas.
Os valores numéricos dos parâmetros físicos e técnicos listados dependem diretamente da tecnologia de fabricação da fibra, sua espessura, composição química e o impacto de certos fatores externos.
Variedades
Entre a variedade de produtos de fibra de vidro apresentados, dois grupos de materiais podem ser distinguidos:
- 100% matérias-primas;
- composto - componentes adicionais são introduzidos na composição, dando certas características de desempenho.
Dependendo disso, a fibra de vidro é produzida em vários tipos.
- Esteiras de lã de vidro - tais produtos são amplamente utilizados nos setores industrial e de construção. É necessário durante a instalação para isolamento acústico e térmico. A estrutura das esteiras envolve a ligação de fios direcionais de fios, ligados entre si de forma natural. Esses produtos são 100% fibra de vidro.
- Lã de vidro de rolo - na composição e no método de produção, este produto é absolutamente idêntico às esteiras, só que é produzido em forma de rolos. Esta forma é considerada mais prática para a realização de alguns tipos de trabalhos de isolamento térmico.
- Malha de fibra de vidro - esse produto é usado para executar o reforço de vários tipos de superfícies durante a execução de trabalhos de reparo e acabamento. A estrutura é composta por fios de vidro entrelaçados e tratados com impregnações especiais. Pode ser produzido em folhas e rolos.
- A fita autoadesiva é produzida com base em malha de fibra de vidro, para sua fabricação, um ligante acrílico ou siliconizado é aplicado sobre uma base de vidro. O produto acabado é caracterizado por alta resistência em baixa espessura, boa manutenção e desmontagem pouco exigente. Esta fita é usada para colar juntas e espaços entre os painéis das folhas.
- Fibra de vidro - em termos de funcionalidade, é semelhante à malha, mas difere por um entrelaçamento mais denso de fios de vidro. É realizado com tecnologia de tecelagem. Usado na fabricação e engenharia elétrica.
- Fibra de vidro - um composto universal. Composto por fios de vidro com adição de resinas poliméricas. É moldado, portanto, permite a produção de uma grande variedade de peças.
- Reforço de fibra de vidro - uma boa alternativa às contrapartes de aço, pode substituir o metal na maioria das aplicações.
Para a fabricação dos produtos, utiliza-se fibra de vidro de diversas marcas, confeccionada de acordo com diversas tecnologias com diferentes parâmetros de espessura e comprimento dos fios.
De acordo com o tipo de revestimento, todos os tipos de fibra de vidro são divididos em várias categorias.
- Frustrar - o tipo de material mais comum, neste caso o pano de vidro é coberto com folha de alumínio. A colagem das fibras à folha é realizada por exposição a alta temperatura dos principais componentes do produto. Essa folha não delamina, não permite a passagem de água e protege os filamentos de vidro dos raios ultravioleta.
- Silicone - impregnado com silicone em um ou ambos os lados. Além disso, quanto mais espesso for o revestimento, maior será a capacidade de retenção de água e gás do material. Esses produtos são resistentes às ondas de vibração e têm uma longa vida útil.
- Poliuretano - a impregnação multiplica a resistência do material ao desgaste e às substâncias agressivas. Essa tela é usada para a fabricação de produtos com finalidade anti-fogo.
- Fluoroelastômero - lã de vidro resistente, resistindo com sucesso à ação de combustíveis e lubrificantes e altas temperaturas. Tornou-se comum nas áreas de aviação e química.
- Grafite revestido- tais produtos devem ser reforçados com fio de aço. A fibra de vidro é caracterizada pela permeabilidade à água e ao vapor e não emite compostos tóxicos quando aquecida.
- Hidrofobizado - tecido com impregnação hidrorrepelente e altas propriedades dielétricas. O objetivo principal dessa fibra de vidro é a proteção contra os efeitos agressivos da água e da corrente.
Visão geral dos fabricantes
Um dos fabricantes de fibra de vidro mais famosos da Rússia é empresa "TechnoNicol"... Produz materiais de construção de alta qualidade que cumprem todas as normas europeias. A empresa usa todas as vantagens do tecido de vidro ao criar estruturas de isolamento térmico e de cobertura, materiais para isolamento de dutos principais e muitos outros produtos.
Está em grande demanda Produtos BauTex Ortex... Esta é uma fibra de vidro de alta qualidade feita com tecnologia alemã. O produto desta marca é muito procurado na construção naval e aeronáutica, sendo utilizado na fabricação de plásticos de fibra de vidro.
Pano de vidro da empresa "RATL" é uma base prática para trabalhos em telhados.
Formulários
Devido às suas excepcionais características técnicas e operacionais, a fibra de vidro é procurada em uma ampla variedade de áreas.
Construção
Na indústria da construção, a fibra de vidro é amplamente utilizada como material isolante para fundações, paredes, tetos e pisos. É utilizado para melhorar a proteção térmica de edifícios residenciais e industriais, bem como de dutos. Para isso, são utilizadas folhas de vidro, esteiras e rolos de lã de vidro.
A fibra de vidro é freqüentemente usada para arranjar telhados macios, bem como coberturas de telhado densas. Para isso, os fios de vidro são combinados com aditivos compostos.O resultado é um belo material resistente aos raios ultravioleta, calor e umidade.
Para criar objetos de construção, a fibra de vidro é usada - um composto baseado em fibra de vidro e componentes de polímero. Elementos arquitetônicos de proteção e painéis de isolamento térmico são produzidos a partir dele.
O papel de parede de fibra de vidro é amplamente utilizado em trabalhos de acabamento, uma grade é utilizada para o gesso.
A fibra de vidro refratária e não combustível é frequentemente usada para isolar fornos térmicos, caixas de aquecimento e revestir chaminés e caldeiras de cerâmica.
A fibra de vidro também é usada na construção de estradas. O tecido, aplicado com reforço de fibra de vidro, adquire grande resistência. Pode suportar cargas intensas e não racha com o uso. Esse material é mais prático que o concreto e também reduz a altura da camada asfáltica. O uso de materiais de fibra de vidro evita buracos e, com isso, aumenta o conforto de deslocamento na estrada, aumenta o tempo entre reparos e contribui para a durabilidade do revestimento.
Nem uma única construção de barragens, bueiros, pontes e aterros pode prescindir da fibra de vidro. A maioria das fossas sépticas, pára-choques e tanques de sedimentação também são feitos de fibra de vidro.
Apesar de seu uso generalizado na indústria da construção, nos últimos anos, a fibra de vidro é inferior à posição da lã de basalto. Este último ganha significativamente em termos de isolamento térmico, suas fibras não se desintegram e não irritam a pele, as mucosas dos olhos e os órgãos respiratórios. É por isso que a fibra de vidro é usada principalmente hoje para isolar tubos.
Já as fibras de vidro são feitas de um fio longo, por isso não se desintegram. Seu uso é totalmente seguro para pessoas e animais de estimação. Além disso, eles parecem impressionantes e podem se tornar um verdadeiro destaque do interior.
Medicina
Com uma estrutura estável e a exclusão de peças esfareladas, a fibra de vidro é totalmente segura para as pessoas. Por isso, é muito utilizado para confeccionar próteses e implantes, inclusive dentais. O material é muito procurado na produção de alguns tipos de equipamentos cirúrgicos.
O uso nesta área atesta a segurança do material para a saúde. Apenas as menores partículas de fibras e poeira de vidro que envolvem a lã de vidro e também se formam ao serrar a fibra de vidro podem causar danos. Em todas as outras formas de uso, o material é inofensivo.
Produção de bens
A fibra de vidro está em alta na criação de embarcações, construção de aeronaves e outras indústrias, onde facilidade de manutenção, resistência à corrosão e custo acessível são os principais fatores.
A fibra de vidro é usada para fazer caixas de instrumentos, cobrir barcos e barcos e elementos de máquinas.
Dependendo dos parâmetros dos fios de fibra de vidro, outros produtos também são produzidos:
- dispositivos sanitários - chuveiros, fossas sépticas, bem como bacias para piscinas;
- artigos esportivos - bastões de esqui, remos, canas de fiar e varas de pesca;
- recipientes de embalagem - recipientes, caixas de lixo;
- todos os tipos de tubos para uso doméstico - suportes, antenas, mastros.
Esta não é a lista completa de áreas onde a fibra de vidro é usada. A cada ano, o escopo de aplicação do material se expande cada vez mais, conquistando novas áreas de atuação.
Isolamento elétrico de condutores
No dia a dia, os fios de vidro são usados para isolar fios em lâmpadas, já que esse material é um dielétrico. Tecido de fibra de vidro é feito de filamentos de vidro e enrolado em torno do condutor.
Na indústria, os fios de vidro são usados nas seguintes situações:
- enrolamento de fio;
- isolamento do enrolamento do transformador;
- produção de placas eletrônicas;
- produção de dielétricos revestidos de folha metálica.
As fibras ópticas são muito procuradas - longos filamentos de fibra de vidro cobertos por uma bainha de PVC.
Se desejar, alguns itens de fibra de vidro podem ser feitos à mão em casa. Pode ser qualquer coisa, desde um suporte para chaleira resistente ao calor até um modelo de carro ou até mesmo um barco feito em casa - nada limita sua imaginação.
A maneira mais fácil é utilizar a tecnologia de aplicação camada por camada de fibra de vidro no modelo acabado do produto, cada camada é colada com resina epóxi. Este método pode ser usado para fazer um pára-choque de carro, painel ou até mesmo uma embarcação.
O mais importante é fazer corretamente o modelo no qual pretende colar as camadas de fibra de vidro. O modelo pode ser feito de madeira, argila, plasticina e quaisquer outros materiais de fácil processamento.
Para facilitar a remoção do produto congelado, o modelo é tratado com cera ou parafina.
Após o endurecimento completo, a peça de trabalho é removida, cortada ao longo do contorno desejado e o desbaste é executado. Se necessário, furos são feitos no produto acabado.
O uso generalizado de fibra de vidro e produtos feitos a partir dela tornou-se disponível graças às conquistas da indústria moderna na produção de compósitos e materiais poliméricos. Este é um produto universal que atende todas as realidades da época. Possui características de desempenho de materiais da mais alta qualidade.
Para que são usados os tecidos de fibra de vidro, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.