O que é faceta e onde é usado?
O bisel de vidro é uma técnica comum usada para emoldurar superfícies de vidro. Vários tipos de tratamento de borda para vidro, vitral, inserções de móveis e espelhos conferem-lhes uma aparência refinada e acabada.
O que é isso?
Faceta é uma palavra francesa traduzida como "superfície facetada". Na indústria, esse é o nome da tecnologia de processamento de espelhos ou vidros. O material delicado é cortado em um ângulo de até 45 graus e polido para um alto brilho. O método foi originalmente usado em joalheria. Em meados do século XIX, começou a ser utilizada para emoldurar superfícies de vidro.
Projetado com linhas bem escolhidas, os vitrais, janelas e espelhos se destacam como elementos decorativos brilhantes separados no interior. Feixes de luz brincam na superfície e um brilho leve e espetacular se espalha pela sala. A técnica de acabamento final dos materiais justificou-se plenamente do ponto de vista estético. Por esta razão, a tecnologia continuou a evoluir, e hoje o corte de enquadramento no interior está em alta demanda.
Existem outros benefícios também. Bordas não afiadas protegem produtos caros durante o transporte, evitam rachaduras e pequenos fragmentos. A segurança é aumentada muitas vezes, já que não há cortes durante o uso do vidro tratado.
É conveniente colocar planos facetados em uma moldura, montá-los junto com outros elementos decorativos ou inserir em móveis.
Além disso, os especialistas observam outras qualidades da faceta.
- Limpeza ecológica. Durante o processamento, não há absolutamente nenhum composto perigoso para a saúde.
- Estabilidade na operação, bem como confiabilidade e durabilidade.
- Proteção contra umidade. As bordas não estão sujeitas a abrasão devido à umidade do ambiente.
- Reação inerte a substâncias nocivas, como soluções de ácidos e álcalis.
- Resistência às mudanças de temperatura, quedas de pressão.
No século passado, o vidro era processado manualmente, a técnica era bastante trabalhosa. Cortar ao longo da borda literalmente por um milímetro exigiu considerável esforço, tempo e experiência do mestre. Até o momento, foi inventada uma máquina na qual a operação de corte é executada com sucesso. A largura e a inclinação do flange necessárias são definidas automaticamente. A aresta mínima é de 5 mm e a máxima é de 50. Neste caso, o ângulo de corte é possível na faixa de 1 a 45 graus.
Na fase inicial, o material é cortado em pedaços do tamanho desejado. Em seguida, eles moem gradualmente ao longo da borda da máquina, moem e polem profundamente. Peças intrincadas são mais difíceis de fazer e mais caras, mas parecem verdadeiras obras de arte.
Onde é usado?
O processamento artístico de vidros e espelhos tornou-se uma técnica decorativa muito difundida. A criação de um design moderno e incomum de alta qualidade não pode passar sem isso. Um belo espelho emoldurado, um painel elegante de vários elementos em uma sala de jantar ou sala de estar são exemplos de aplicação em um interior moderno. Uma moldura de metal ou madeira escolhida corretamente irá acentuar o brilho da superfície e o design do produto. Bordas chanfradas são muito mais convenientes para inserir em qualquer moldura ou colocar em móveis.
O corte é usado na fabricação de janelas de vidro duplo, fica bem em portas de armários e degraus decorativos de escadas. Após o processamento, os espelhos podem permanecer transparentes, além de adquirirem um tom fosco, podem ser produzidos modelos convexos ou côncavos. A coloração de superfícies é realizada com tintas acrílicas e outras tinturas persistentes. Produtos estampados de espelhos podem ser feitos sob encomenda, dando-lhes uma forma sofisticada - figuras de pessoas, silhuetas de animais e personagens de contos de fadas para o berçário.
Para a cozinha, você pode comprar uma bancada elegante - em forma de retângulo, oval ou losango, e para fachadas de cozinha - vidro facetado multicolorido. A última tendência da moda são os azulejos espelhados com bordas chanfradas que ajudarão a decorar um quarto ou berçário. No corredor, um espelho maciço fundido com processamento ficará perfeito.
Painéis e vitrais em grande escala são populares em interiores luxuosos.
Descrição das espécies
A escolha de produtos entre vários tipos ajudará um designer profissional a realizar.
- Para a frente. O tipo de corte em linha reta é executado em ângulo reto em produtos de tamanho médio, com dimensões laterais de pelo menos 200 mm. A espessura da lâmina é de 3 a 16 mm. Quanto mais espesso o vidro, mais polimento adicional é necessário.
- Curvilíneo. Esse processamento permite uma alta densidade do produto, de 10 mm a 20 mm. Neste caso, a inclinação da faceta da faceta começa em 3 mm e chega a 4 cm. Adequada para vidros grandes e fora do padrão, com tamanho de até 50 cm no lado maior. Assim são os espécimes ovais e redondos arqueados lapidado. O processo de chanfragem envolve o ajuste do ângulo e da linha de corte.
- Dobro. Necessário no design para criar efeito de camadas. As partes estão ligadas entre si, tendo-se feito um esboço preliminar de cada uma delas. A borda consiste em duas listras, uma estreita e outra larga, e a luz é refratada nelas de maneiras diferentes. O resultado é um brilho incrível e brilhante.
- Corte frente e verso. O tipo mais complexo, quando o vidro é cortado dos dois lados, utiliza a imposição de uma faceta pequena sobre uma grande. O corte é feito por artesãos profissionais, cortando o material em diferentes ângulos. É assim que um vitral complexo é criado com uma combinação de partes, combinando-as por cor.
Para quais estilos de interiores é adequado?
Não existe um único estilo de design que não inclua elementos decorativos de vidro tratado. O estilo de decorar o interior depende apenas do gosto e dos desejos do proprietário da casa ou apartamento. Ao mesmo tempo, às vezes basta fazer algumas mudanças, adicionar alguns novos elementos para remover a banalidade do interior e trazer uma nova nota.
Clássico
Muitas pessoas adotam a abordagem clássica, testada pelo tempo e discreta. O elemento principal do interior clássico é um espelho em uma moldura elaborada. A superfície é permitida em qualquer formato adequado. Quanto mais espaçosa a sala, maiores devem ser o espelho e a moldura - ouro ou bronze. Se a sala for pequena, um espelho de tamanho médio em uma moldura sofisticada e espetacular é o suficiente.
Na ampla cozinha-sala estão instaladas divisórias de azulejos facetados, que têm a função de zonear o espaço.
Casa inglesa
Um visual sólido e um design aconchegante são os atributos do estilo inglês em design, conhecidos por todos. Você deve prestar atenção em como se encaixam harmoniosamente em tais objetos de casa com um acabamento de faceta. É fácil ver que os espelhos com moldura dourada tendem a adornar a área acima da lareira. Freqüentemente, são colocados acima do sofá da sala de estar, onde a família se reúne à noite.
Um corte fino de faceta está presente em todo o interior: nos planos das portas interiores, nas janelas de vidro, superfícies de armários e cômodas. Isso enfatiza ainda mais a beleza e o alto custo dos móveis de madeira no escritório.
estilo americano
Oferece quartos amplos e luminosos com uma decoração luxuosa. A abordagem americana é caracterizada por uma ânsia por superfícies brilhantes e brancas, o uso generalizado de uma variedade de produtos de vidro.O vidro fosco de corte duplo é mais comum nas salas, com portas e divisórias feitas em substituição às estruturas de madeira. Espelhos leves de formatos complexos em molduras requintadas coexistem no interior americano com pinturas graciosas nas paredes. O design é complementado por lâmpadas de cristal, emolduradas em metal brilhante e bronze.
Art Deco
Por um lado, um estilo com esse nome sugere espaço para a imaginação do designer e, por outro, qualquer elemento impróprio pode quebrar a harmonia. Em ambientes internos, o efeito visual de expandir o espaço é frequentemente usado devido ao uso de ladrilhos chanfrados espelhados. Os espelhos são enquadrados em molduras artísticas em forma de sol com raios brancos e amarelos, criando um contraste entre o brilho e o alcance atenuado da decoração principal. Eles decoram o quarto e a sala da casa.
A luz refrata e brinca nas superfícies brilhantes de paredes e armários, em um piso espelhado embutido.
Moderno
Acentos em forma de espelhos redondos em molduras retangulares ou uma composição de várias partes são percebidos como um atributo de estilo. Eles são usados para decorar a sala ou o quarto. No centro da sala de jantar, você pode colocar uma grande mesa com uma moldura facetada. Zoneamento com divisórias também é adequado, assim como painéis de piso.
Em salas pequenas, os elementos espetaculares se tornarão mais aconchegantes e o espaço se expandirá visualmente.
Loft
Tijolo, madeira, concreto e outros materiais de aparência natural estão associados a este estilo. E outro que se encaixa perfeitamente neles - vidro. Móveis sólidos e tijolos ganham vida ao lado de um espelho redondo em uma moldura larga. O principal para um designer é selecionar corretamente os móveis de vidro, a forma de uma divisória ou de um console.
O zoneamento é freqüentemente usado em quartos espaçosos, apartamentos tipo estúdio ou em estilo loft.
O comentário foi enviado com sucesso.