Qual é a diferença entre avelã e avelã?
Aquela avelã, aquela avelã - para muitos é a mesma noz. No artigo iremos dizer-lhe qual é a diferença entre eles, qual é mais útil. Você vai descobrir em que condições a avelã cresce e em que - a avelã se sente melhor.
Como eles são diferentes na aparência?
A diferença entre avelãs e avelãs está no seu crescimento: a primeira é considerada uma versão domesticada da avelã que cresce na natureza. Em outras palavras, as avelãs são o trabalho de criadores que desenvolveram variedades de avelãs de frutos grandes. Isso inclui aveleira comum, aveleira, pôntica e outras variedades. As avelãs dão maior rendimento, suas nozes são maiores em comparação com as frutas silvestres. Essas espécies podem ser distinguidas não apenas pelo tamanho das nozes, mas também por outras características. Assim, as variedades de reprodução têm folhagem maior e um tronco volumoso.
A Hazel, por outro lado, cresce na natureza mais como um arbusto, tem galhos finos, muitas vezes emaranhados com folhas pequenas. Raramente se encontra uma aveleira, via de regra é um arbusto de até 3 metros de altura. Mas uma avelã pode chegar a 8 metros, mas se for uma variedade de avelã espessa, então ganhará uma altura de até 5 metros. E o tronco de uma avelã semelhante a uma árvore (versão cultivada) pode crescer até 20 metros - esse tipo de avelã está listado no Livro Vermelho da Federação Russa.
Diferença no rendimento
As características de frutificação refletem a diferença de rendimento entre aveleira selvagem e doméstica.
- Em uma semente-fruto de avelã geralmente 1-2 frutas com um diâmetro de até 1,5 cm - não mais, e para as avelãs - 4-5 nozes de 2,5 cm cada, ou até mais de diâmetro.
- Uma jovem avelã começará a dar frutos apenas 7-8 anos após a germinação, e as espécies de jardim ficarão encantadas com a colheita em 4-5 anos a partir do momento do plantio.
- Hazel faz uma pausa em seu desenvolvimento por 1-2 anos a cada cerca de 5 anos. Nesse estado, a avelã não dá frutos ou dá uma quantidade escassa de nozes. As avelãs estão sempre felizes com a colheita.
A principal diferença está na composição quantitativa do rendimento desses tipos de nozes. Uma aveleira ou arbusto dá até 3 quilos de nozes e seu primo - três vezes mais.
Comparação de outras características
Ambos são da família das bétulas. A Hazel ganhou este nome devido ao formato da folha, que se assemelha ao corpo de uma dourada. Mas, como já foi observado, a avelã cresce independentemente na natureza, e a avelã é uma variedade cultivada dela. Além do tamanho do fruto, existem outras características distintivas dessas espécies.
- Sistema radicular a versão cultivada da avelã é mais potente e desenvolvida, o que permite à planta alimentar-se ativamente e frutificar melhor.
- Mas acredita-se que frutas de avelã são mais valiosas devido ao fato de que crescem em seu ambiente natural. As avelãs amadurecem mais tarde do que as avelãs, é muito difícil coletar as avelãs - a maioria delas desaparece, esfarelando-se nos matagais.
- Conhecido sobre 20 variedades de avelã selvagem e sobre centenas de variedades de avelãs.
As avelãs são mais sensíveis do que as avelãs.
Requisitos e condições de crescimento
Considere a diferença entre as plantas com base nas características climáticas e condições de crescimento. As avelãs têm imunidade mais forte, mas existem outras características distintivas.
- Resistente à geada... Mesmo durante a floração, pode sobreviver a temperaturas de 13 graus abaixo de zero.
- Shady... Cresce bem e dá frutos na área sombreada do local.
- Resiste à seca. O sistema radicular da avelã encontra-se bastante desenvolvido, as suas raízes penetram profundamente no solo, de onde reabastece as suas reservas de humidade.
- Não tenho medo de parasitas e várias doenças.
- Firmemente transporta climático alterar.
E embora, de acordo com a versão botânica, as avelãs e as avelãs sejam a mesma avelã, mas crescendo em condições diferentes (na natureza e em um espaço cultural), a primeira não é tão resistente.
- Hazel pode suportar apenas até 8 graus de geada e é difícil tolerar mudanças bruscas de temperatura.
- Ele se sente desconfortável na sombra, mas também cresce mal sob a luz direta do sol.... As condições ideais para o cultivo de aveleira na natureza são vegetação rasteira esparsa e semi-sombreada.
- A avelã não é tão tolerante ao tempo seco, pois suas raízes não são tão profundas no solo, para tirar a umidade do solo, como faz sua contraparte domesticada.
- Hazel é frequentemente atacado por vários parasitas e doenças.
Com o esforço dos criadores, as avelãs são mais resistentes do que as avelãs. Além disso, há cuidado com ele, e na natureza tudo é um pouco diferente - por isso os frutos não ficam tão grandes nas avelãs, e o rendimento é menor. Mas quando se trata de utilidade, ambas as opções são igualmente benéficas.
Sabor e valor nutricional
De acordo com esses indicadores, a avelã é superior às avelãs: as avelãs têm mais vantagens do que a versão de jardim - o valor nutritivo das avelãs é maior. Seus grãos com um sabor rico, mas ácido e amargo são considerados mais úteis para os humanos. Mas as avelãs são mais saborosas: diferentes variedades têm nozes que são adocicadas, às vezes com sabor de amêndoa, outras com um toque picante e assim por diante. Na avelã caseira, devido ao aumento de proteína (13 g), gordura (62,6 g) e carboidratos (9,3 g), o valor energético é ligeiramente superior:
- avelãs - 660 kcal por 100 g;
- avelã - 628 kcal por 100 g.
Em geral, ambas as espécies são ricas em nutrientes. Se você comer 100 g de avelã (silvestre ou caseira), o corpo receberá:
- dobrar a taxa diária de ferro;
- 1,5 ingestão diária de vitamina E;
- ½ parte da taxa necessária por dia de fósforo e magnésio;
- 1/5 da necessidade de potássio e cálcio.
Que outros benefícios as avelãs e as avelãs oferecem aos humanos?
- Eles têm um efeito benéfico sobre os nervos devido à presença de vitaminas de quase todo o grupo B nos núcleos.
- O potássio e o magnésio em conjunto com as vitaminas B ajudam a apoiar a função cardíaca e a fortalecer todo o sistema cardiovascular.
- Ambas as nozes fortalecem os dentes, ossos, ligamentos, melhoram o funcionamento do sistema muscular e das articulações.
- Têm efeito rejuvenescedor na pele devido ao alto teor de vitamina E, que ajuda a conter o envelhecimento, o aparecimento de rugas, fortalece o couro cabeludo e as unhas.
- Reduz o colesterol e limpa os vasos sanguíneos.
- A medicina tradicional recomenda o uso de mais dessas nozes para doenças renais e patologias hepáticas. Sabe-se que Hipócrates também aconselha o tratamento do estômago, rins e fígado com avelãs.
- Há evidências de que avelãs e avelãs aumentam a potência e a qualidade do esperma, bem como a função reprodutiva feminina.
O produto ajuda a normalizar os hormônios, fortalece a memória e a atividade cerebral e aumenta a concentração. É recomendado para aqueles que foram diagnosticados com síndrome de Alzheimer. Para os vegetarianos, este é o primeiro produto a substituir a proteína animal. Tanto a aveleira selvagem como a de jardim são igualmente benéficas para a saúde. As nozes diferem no sabor e no tamanho do grão, mas no geral são nutritivas.
Mas não coma nozes de forma descontrolada. Para sempre, não coma mais do que 20 grãos por dia, ou melhor, um punhado que caiba na palma da mão. Devido ao alto teor calórico e à presença de ácidos graxos concentrados, a avelã é indesejável para pessoas com tendência ao excesso de peso. É muito difícil encontrar avelãs nas prateleiras dos pontos de venda, colher nozes de uma planta silvestre não é fácil: pequenos frutos se esfarelam e encontrá-los em um arbusto densamente crescente não é uma tarefa fácil. É por isso que as lojas oferecem mais avelãs hoje.As pessoas cultivam não apenas para si mesmas em lotes pessoais, mas também em grandes plantações separadas para venda.
Local de crescimento
Hazel cresce na natureza junto com árvores de folha larga e coníferas. Geralmente é encontrado em uma zona de floresta mista. As flores autopolinizam-se, têm componentes masculinos e femininos, pelo que os recursos próprios da aveleira bastam para a formação dos frutos. As avelãs são encontradas há quase um século: sua vida útil é de até 90 anos. Hazel habita, via de regra, na zona média da Eurásia (na Rússia também nas latitudes médias), mas é muito comum na parte norte dos Estados Unidos, em locais com condições climáticas semelhantes.
A avelã tolera facilmente invernos amenos, adora clima temperado, verões desagradáveis e locais com sombra parcial... As avelãs são plantadas voluntariamente por pessoas, escolhendo certas variedades, cuidando das árvores. Hoje, são conhecidas até 100 variedades diferentes de avelãs cultivadas. A avelã de jardim também é cultivada em escala industrial para a indústria alimentícia, e a madeira é destinada à fabricação de móveis.
Existem também variedades decorativas de avelã, que são plantadas para criar um ambiente paisagístico.
O comentário foi enviado com sucesso.