Tudo sobre a avelã Purpurea
Jardineiros e residentes de verão que sabem tudo sobre aveleira Purpurea estão expandindo suas possibilidades para decorar jardins. Uma descrição geral da grande avelã Purpurea, entretanto, não pode ser limitada. Teremos que estudar o cuidado da avelã e as nuances de sua reprodução, informações sobre doenças e pragas da variedade.
Descrição
A avelã grande é uma planta que há muito tempo é conhecida por outros nomes (avelã, noz da Lombardia) e seus frutos são chamados de avelãs. A propósito, não existe um tipo mais nutritivo de nozes. Acredita-se que as raízes dessa cultura remontem à costa do Mar Negro. Foi possível descobrir que a grande avelã era usada no final da Idade da Pedra.
Na natureza, a castanha da Lombardia cresce até 8 m de altura e é uma variedade de planta monóica clássica; é muito despretensioso e prático, e os criadores conseguiram desenvolver várias de suas variedades.
O tipo Purpurea é bastante antigo; em 1836, os criadores britânicos anunciaram sua criação. A avelã Purpurea foi rapidamente apreciada e até recebeu um prêmio de prestígio. Os jardineiros modernos valorizam essa variedade não menos do que seus antecessores distantes. A avelã roxa é um grande arbusto. É mais baixo do que o espécime selvagem, mas ainda pode crescer até 4-5 m.
Essa planta forma muitos troncos. A sua coroa alargada assemelha-se a um guarda-chuva. No início, o crescimento é lento, depois acelera gradualmente. As folhas roxas arredondadas são características - na verdade, deram o nome ao tipo. A mesma cor é típica da fruta e dos amentilhos.
Ao longo da estação de crescimento, uma ligeira pilha pode ser observada nas lâminas das folhas. As próprias folhas atingem um comprimento de 100-140 mm. O arbusto é coberto com casca lisa de cinza. Como o complexo radicular se desenvolve superficialmente, é muito suscetível à compactação. Hazel florescerá no final de abril ou maio; os botões aparecem antes da folhagem.
Os frutos grandes desta variedade têm a forma próxima de um cilindro. Sua seção transversal é de 20 mm. Normalmente as frutas são agrupadas em 3-6 peças e são mantidas em pernas alongadas. Toda a superfície das nozes é coberta com uma camada. A colheita de Purpurea é muito procurada por especialistas culinários.
Plantar e sair
Este arbusto habita principalmente áreas ensolaradas. Também é possível cultivar à sombra, mas haverá menos frutos. As avelãs de Purpurea não têm requisitos especiais para o solo. No entanto, em zonas húmidas e na areia, é improvável que consiga crescer. O plantio de outono desta cultura é ideal.
É importante conservar a umidade e saturar o orifício com substâncias úteis.
A escavação de covas de plantio é realizada a uma profundidade de pelo menos 0,5 m 14 dias antes do procedimento. O tamanho ideal da escavação é de 0,5 x 0,5 m. Fertilizantes minerais misturados com grama são despejados ali; recomenda-se a adição de superfosfato, húmus e sal de potássio. Deve ser mantida uma distância de 4 m entre os furos.
Quanto mais poderoso for o complexo da raiz, melhor. Coloque a muda no meio do poço com cuidado. Antes disso, suas raízes são tratadas com um purê de barro e esterco. A terra deve ser compactada e regada. No futuro, a irrigação será realizada semanalmente e a cada vez serão utilizados no mínimo 40 litros de água.
Por se tratar de uma variedade de polinização cruzada, o plantio de várias outras variedades de avelãs nas proximidades é indispensável. Se possível, as plantas devem ser plantadas com 1-2 anos de idade. O solo próximo ao tronco deve ser mantido constantemente úmido. A rega regular é especialmente importante na primeira metade do verão, quando a possibilidade de desenvolvimento para o próximo ano é determinada.Durante o período de formação do fruto, o top dress é relevante; a ênfase geralmente é colocada em fertilizantes de nitrogênio, e componentes orgânicos são aplicados a cada 2 ou 3 anos.
A irrigação insuficiente geralmente leva ao esmagamento da fruta. Eles, assim como as folhas, podem se desintegrar ativamente.
Durante a estação de crescimento, o solo deve ser afrouxado 4 ou 5 vezes, pelo menos. Idealmente, isso é feito após cada irrigação. Essa abordagem elimina a formação de crostas de solo.
Cavar profundamente, no entanto, é contra-indicado. Muitas vezes, por causa disso, o sistema raiz sofre. É perfeitamente possível limitar-se a uma profundidade de 5-7 cm. Vale a pena aplicar cobertura morta na muda imediatamente após o plantio. Normalmente, a camada de cobertura morta é de 10-15 cm.
A poda também é realizada imediatamente após o desembarque. Esta técnica permite alinhar as partes acima e abaixo do solo da planta. Quando se desenvolver, você terá que formar uma coroa. Dependendo de suas necessidades, a avelã se transforma em uma árvore e em um arbusto. É melhor livrar-se de todos os ramos secos, doentes e malformados.
O período de colheita é em agosto ou setembro. Seus verdadeiros sinais são:
- nozes esfareladas;
- divulgação de cascas duras;
- transição dos frutos para a cor castanha escura.
Reprodução
A complexidade da criação de avelãs há muito tempo atrai a atenção. Suas sementes são garantidas para serem cultivadas somente se estratificadas. É possível estratificar totalmente o material de plantio em 5-6 meses. Nem todos os jardineiros podem gastar tanto tempo. O cruzamento por estratificação é amplamente utilizado, o que permite contar com um rápido sucesso.
Este procedimento envolve o uso de brotações anuais. Eles não precisam ser separados imediatamente do arbusto original. Tudo que você precisa é uma curva em direção ao solo.
Antes de a estratificação ser criada, uma ranhura alongada é cavada. Lá, próximo ao material de plantio, estava 1 kg de húmus. A fixação do rebento no sulco é feita amarrando-o a estacas finas ou prensando-o com alfinetes. Uma fina camada de solo misturado com húmus é despejada no topo do broto. Com a chegada da primavera, várias mudas devem aparecer; eles deveriam ser amontoados por 2/3 e então, depois de esperar alguns anos, transplantados para seu lugar final em campo aberto.
Doenças e pragas
A avelã grande, incluindo Purpurea, não é muito suscetível a patologias. Sua imunidade contra pragas também está em um nível alto. Mesmo assim, vários fungos vegetais representam um perigo. Dos parasitas, a planta é ameaçada por pulgões, ácaros dos botões, besouros das folhas, gorgulhos. Inta-Vir ajuda a combatê-los, e fungos nocivos são derrotados com sucesso com a ajuda de enxofre coloidal.
O comentário foi enviado com sucesso.