Avelã comum e seu cultivo
A avelã comum, em latim Corylus avellana, é chamada de avelã ou avelã selvagem, que ocorre naturalmente na forma de arbustos ou árvores decíduas. A planta pertence à família Birch (Betulaceae) do gênero Hazel (Corylus).
Descrição
A área de distribuição da cultura na natureza é muito ampla. Este é o Cáucaso, toda a Europa, o Oriente Médio - Bahrein, Kuwait, Jordânia e outros territórios. A avelã é encontrada até mesmo em um país do norte como a Noruega e em sua região polar, onde a avelã cresce na reserva Prestegordskogen e até mesmo um pouco ao norte dela. Na Federação Russa, a cultura é difundida nas zonas florestais, florestais e de estepe europeias.
Na maior parte, a aveleira vive em florestas de coníferas, decíduas e mistas, onde se parece com uma vegetação rasteira baixa. A aveleira só pode desenvolver-se com força total em liberdade, por exemplo, em clareiras, orlas de floresta ou nas estepes. Além disso, a avelã adora se estabelecer em fogueiras ou clareiras vazias - onde a avelã não tem concorrentes, ela cresce em uma cobertura exuberante, às vezes bloqueando completamente o caminho dos rivais por espaço vital.
É frequentemente encontrado nas margens de corpos d'água, em ravinas e nas encostas de colinas. Nas encostas das montanhas, as avelãs silvestres instalam-se nos limites das zonas florestais. Uma das características da avelã, por causa da qual pode ser seguramente chamada de agressora, é a tendência à procriação poderosa de sugadores de raiz. Os brotos das raízes têm uma vitalidade extraordinária e permitem que a cultura recupere rapidamente as áreas vizinhas.
Descrição botânica.
-
Forma de vida - arbusto decíduo, diâmetro da copa de 5 a 6 metros... A altura média do arbusto varia de 2 a 5 metros, mas podem ser encontradas aveleiras de até 7 metros. A avelã semelhante a uma árvore pode crescer até 30 metros de altura. A casca do tronco apresenta coloração acinzentada acastanhada, superfície lisa e faixas transversais bem visíveis. A pele dos rebentos é pintada em tons acinzentados acastanhados, a superfície apresenta uma ténue pubescência glandular peluda. O poderoso sistema radicular é superficial.
- O arranjo de folhas é o próximo. A superfície da folhagem obovada grande e arredondada tem uma textura fosca aveludada. O comprimento da lâmina da folha varia de 6 a 12, a largura é de 5 a 9 cm. As pontas das folhas verde-escuras são pontiagudas, às vezes a folha tem uma forma truncada com uma base em forma de coração e uma ponta "plantada" . A borda da folha é recortada com dentes truncados duplos irregulares, passando em grandes dentes semelhantes a lóbulos na parte superior. As folhas assentam em pecíolos com cerdas glandulares de 0,7 a 1,7 cm. A inflorescência é um brinco amarelo.
-
Avelã lotada (2-5 unidades) São porcas esféricas de semente única com uma casca fina, mas densa, "envolta" em um cálice aveludado verde claro frutado ou plyus em forma de sino formado por brácteas crescidas demais. Parâmetros de castanhas castanhas claras ou castanhas escuras: comprimento - 1,8 cm, diâmetro - 1,3-1,5 cm. A colheita dá frutos em agosto-setembro, às vezes a colheita começa no final de julho. Produtividade - 900 kg por 1 hectare, o número de frutas em 1 kg - cerca de 900 peças ou um pouco menos. A frutificação ocorre bastante tarde: aos 5-10 anos de idade.
Fórmula da flor em avelã: h (5) l1 + 2 + m2 (9) + 1n1. A avelã comum é uma cultura resistente à geada que pode suportar temperaturas de até -40ºC.A atividade vital da planta é de 60 a 100 anos, os valores alimentares e econômicos são elevados.
A castanha é amplamente utilizada na culinária e na indústria de confeitaria, para a preparação de licores, madeira e casca são procurados para a fabricação de tanoeiros, lembranças, produtos agrícolas, utensílios de cozinha, carvão para fins especiais, para o processamento e curtimento de couro, serragem para clarificação de vinhos, etc.
Variedades populares
A avelã comum apresenta um sortimento bastante amplo de variedades, entre as quais se encontram variedades mais decorativas ou, pelo contrário, de alto valor econômico. Existem algumas variedades disponíveis para cultivo de quintal. A escolha depende muito da região de futura habitação e dos desejos do proprietário.
-
"Cáucaso". Um magnífico exemplar de avelã comum, que cresce na região do Cáucaso. Excelente como polinizador de outras variedades de avelã. Arbusto estreito e piramidal de três metros com ramos retos dá frutos grandes (até 2,5 g). A variedade é adequada para cultivo industrial e colheita mecanizada.
- "Obra-prima". Arbusto alto (até 4 m), reproduz-se perfeitamente por rebentos de raízes e estratificação, não sujeito a espessamento, começa a frutificar a partir do terceiro ano. Produtividade da variedade: até 9 kg de frutos grandes por arbusto. As nozes pontiagudas marrons são cobertas por uma casca escura e densa, têm um sabor excelente e uma longa vida de prateleira - até 1 ano.
-
"Moscow Ruby". Os antecessores da variedade eram variedades de avelãs de folhas vermelhas. "Ruby" pertence à categoria de maturação tardia. A decoratividade é proporcionada pela força do arbusto, altura (até 4,5 m), folhagem de ricos tons de vermelho escuro e até pelúcia vermelha. O rendimento é considerado médio - até 4 kg por arbusto, mas a variedade dá uma noz grande (3,5 g) de excelente sabor com uma doçura bem sentida. As safras de frutas são grandes, de 7 a 15 nozes em uma. A variedade distingue-se pela resistência à geada (-40ºC), tempo de armazenamento e começa a frutificar 5 anos após o plantio.
- "Catherine". Difere em alta decoratividade, apresenta grande folhagem vermelha, pelúcia com os mesmos tons e uma noz com casca de tons rosa-framboesa. A variedade foi obtida pelo método de seleção de safras do fundo híbrido de A.S. Yablokov. Um poderoso arbusto alto dá nozes grandes (5 g) com uma casca fina e um sabor de sobremesa, coletadas em 8 frutos de semente. A falta da variedade reside no fraco sistema radicular, o que torna problemático o cultivo de Ekaterina em áreas não protegidas de ventos fortes. A fraca robustez invernal permite o seu cultivo apenas em regiões quentes.
-
"Norte 42". Um arbusto alto (até 6 m) coberto com folhagem verde brilhante, tem alta resistência à geada, é adequado para o cultivo industrial, dá alta produtividade de nozes grandes (3,8 g) oblongas saborosas. Necessita proximidade de variedades polinizadoras.
- Isaevsky. É considerado um dos representantes mais exigidos da família. Apareceu como resultado do trabalho de criação no cruzamento de "Tambov" com avelãs de folhas vermelhas. Arbusto com 1,5-2 metros de altura tem excelente resistência à geada (-40º e menos), alto rendimento e sabor de sobremesa.
- Barcelona. Esta variedade é caracterizada por uma copa densa, até 5 metros de altura, folhagem grande e arredondada e primeiros períodos de entrada em frutificação. As nozes alongadas têm uma forma ovóide ou cônica, uma casca marrom-avermelhada forte e um sabor adocicado pronunciado de sobremesa. Infelizmente, a variedade é pouco resistente a várias doenças e não tolera geadas severas.
- "Adyghe 1". Hazel é considerado universal, cultivado nas regiões do sul, difundido no Cáucaso e na região do Mar Negro. O arbusto de múltiplas hastes tem uma copa densa que se espalha, forte imunidade, uma longa vida útil - a avelã pode dar frutos por um século.Nozes redondas pesando até 2 gramas são coletadas em mudas de 4-5 peças, cobertas com uma casca fina cor de café, têm um sabor pronunciado de sobremesa agridoce.
-
"Primogênito". Arbustos extensos cobertos de folhagem verde atingem até três metros e meio de altura e reproduzem-se com abundantes rebentos de raízes. Eles se distinguem por altos rendimentos (até 6 kg por arbusto). Nozes pesam 2,5 g, coletadas em mudas de 3-5 pcs., Cobertas com uma casca leve. A variedade é caracterizada por alta resistência ao gelo: até -40ºC.
- "Maxima Purpurea" - uma variedade do Reino Unido, onde os criadores a criaram em 1836. Aparência: arbusto de caules múltiplos, copa de guarda-chuva extensa, altura de 4-5 m, fortes brotos retos. A casca dos rebentos é de cor castanha, as folhas são grandes (10-14 cm), pintadas de púrpura, a própria avelã tem uma tonalidade cinzenta muito agradável.
-
Red Majestic. Um arbusto muito bonito com uma altura de 3 a 5 metros e uma copa constituída por rebentos fortemente curvos, por vezes retorcidos. Parece incrível, principalmente no início da primavera, quando ainda não há folhagem e os brincos já estão pendurados. A superfície da folhagem é pintada em tons de verde.
Você pode aprender mais sobre as variedades no atlas online ilustrado "Plantarium"... O recurso tem como finalidade informativa, trata-se de um guia de plantas destinado a amadores e profissionais, onde são apresentadas as características detalhadas de cada cultura.
Aterrissagem
Deve-se notar que domesticar aveleira não a tornou uma solitária - ela ainda prefere plantações em grupo... Quase todas as variedades precisam de vizinhos para melhorar a qualidade da polinização, o que afeta os indicadores de produção. Ao plantar várias plantas, uma distância de 4-6 metros é mantida entre os arbustos. A superlotação impede o correto desenvolvimento da aveleira.
Para o plantio, escolhem locais com bom nível de iluminação, protegidos de ventos e correntes de ar constantes, em um espaço aberto - a avelã não gosta de sombreamento. Ele também reage mal à próxima ocorrência de águas subterrâneas - a camada de água deve estar localizada a pelo menos 1,5 m.
Antes de plantar um grupo de plantas, você deve cavar bem toda a área e só então cavar buracos.
Para a família da bétula, a fertilidade do solo é de grande importância - as plantas preferem solos neutros, ricos em húmus, com alto teor de calcário. Eles amam chernozem degradado e comum, carvalho cinza, podzólico, solo aluvial, não crescem em solos de turfa e arenosos.
-
A época de plantio é no início da primavera ou no final do outono. Em novembro, as mudas são transplantadas para o campo aberto cerca de meio mês antes do início do frio do inverno. Os especialistas notaram que essa técnica garante uma alta taxa de sobrevivência, pois o fluxo de seiva já parou. O transplante de outono é mais preferível, pois os animais jovens precisam de tempo para se adaptar, e o calor da primavera e do verão torna esse processo difícil. As mudas que sobreviveram ao inverno entram facilmente na estação de crescimento junto com todas as plantas.
-
Aterrissagem... Ao comprar material de plantio, preste atenção ao estado da muda. É aconselhável escolher espécimes com ZKS, 3-4 brotos bem desenvolvidos com um diâmetro de pelo menos 1,5 cm. Se uma planta com ACS, o comprimento de suas raízes deve ser de 0,5 m. Imediatamente antes do plantio, elas são encurtadas a 25 cm por mês antes do evento. O tamanho ideal da cova de plantio:
-
em solos férteis - 50x50x50 cm;
-
em solos empobrecidos - 80x80x80 cm.
-
O aumento da área permite um enchimento de alta qualidade da escavação com nutrientes. O solo removido é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto) na proporção de 1: 1, 200 gramas de cinza de madeira são adicionados.
Uma camada de drenagem de 15 cm de altura é disposta na parte inferior, em seguida, um morro é despejado de uma mistura de terra nutritiva, uma muda é colocada no topo, coberta com a terra restante, compactando e garantindo que nenhum vazio permaneça.
O círculo próximo ao tronco é regado com água morna, no dia seguinte é coberto com turfa ou grama cortada.
Cuidado
A agrotecnologia do cultivo de avelã não é muito difícil. Se você semear adubos verdes no círculo próximo ao caule, eles facilitam ainda mais o trabalho do jardineiro, enriquecendo, afrouxando o solo e saturando-o com nitrogênio.... Após o corte, as colheitas funcionam como uma excelente cobertura morta. A remoção de ervas daninhas remove os rivais nutritivos da avelã.
Rega
Após o plantio e posterior rega, realiza-se a próxima após 7 dias. Durante o transbordo da primavera, as plantas jovens são regadas 2 vezes por mês se não houver precipitação natural suficiente e uma vez a cada 30 dias - se houver chuva.
A umidade é adicionada a uma taxa de 20 litros por raiz. A avelã adulta é regada na primavera para melhorar a vegetação, depois mais 6 vezes por temporada. Durante a seca, a frequência da irrigação é aumentada: uma vez a cada 2 semanas.
Top curativo
A introdução de nutrientes é feita de forma regular. A cada 2 anos, no outono, adicione 30 g de sal de potássio, 50 g de superfosfato e húmus. Se a semeadura de adubo verde não for aproveitada, na primavera o solo é enriquecido com ureia ou nitrato de amônio, que contribui para a vegetação ativa.
Wintering
Avelã adulta não precisa de proteção de inverno. Nas regiões setentrionais, os troncos dos animais jovens até os três anos são embrulhados em fibra de agrofibra ou serapilheira, se possível dobrados ao solo e cobertos com ramos de abeto.
Poda
A poda sanitária e formativa é feita na primavera ou no outono. A primeira opção deve ser realizada durante a floração - perturbando os brotos, o jardineiro promove polinização mais intensa.
Na primeira poda, os ramos são encurtados em 20 cm e, posteriormente, são retirados os rebentos fracos, deformados e secos, deixando 10 ramos fortes divergindo radialmente das raízes.
Aos 20 anos, você pode começar os procedimentos de rejuvenescimento dos arbustos substituindo os troncos velhos por outros jovens. As avelãs toleram perfeitamente o cultivo padrão - a altura do caule não é superior a 40-50 cm.
Reprodução
A avelã comum é propagada por estratificação, rebentos de raiz, sementes e enxerto. O método de semeadura quase nunca é praticado devido aos métodos mais simples existentes.
-
Rebentos de raiz... A prole jovem pode ser removida com a idade de dois anos. São escavados, separados com instrumento pontiagudo e transplantados, tendo previamente processado as secções com carvão amassado.
-
Camadas apenas arbustos se propagam. Os ramos anuais inferiores são enterrados a uma profundidade de 15 cm. Os rebentos verticais emergentes são regularmente repicados e plantados dois anos mais tarde.
-
Delenki... Os arbustos podem ser divididos a partir dos dez anos. Eles são desenterrados, divididos em várias partes e assentados.
Para a propagação da aveleira pelo método de enxertia, mudas de noz silvestre ou de urso são utilizadas como estoque e mudas da variedade desejada como copa.
Doenças e pragas
Apesar da forte imunidade, as avelãs podem ser afetadas por oídio, ferrugem e manchas. Das pragas que são perigosas para ele:
-
ácaro do rim;
-
gorgulho da noz;
-
barbilho de avelã;
-
besouro de folha de noz.
Para prevenir e combater infecções, são utilizados tratamentos com inseticidas e fungicidas.
O comentário foi enviado com sucesso.