Qual é a aparência da avelã e como cuidar de uma árvore?
Muitos jardineiros entusiastas sabem como é a avelã ou avelã. De folhas vermelhas, grandes, "Vermelhas majestosas", outras espécies e variedades desta planta são amplamente utilizadas na concepção de áreas públicas, jardins e parques, plantados como parte de sebes. Para entender como a aveleira floresce nos Urais e nos subúrbios, quais os cuidados que isso requer, uma visão detalhada de todos os meandros de seu cultivo ajudará.
descrição geral
Comumente conhecida como avelã, a planta é, na verdade, chamada de avelã. Pertence à família do vidoeiro e pode ser representado como uma árvore ou arbusto. No total, são cerca de 20 espécies principais, além dos bastardos - formas híbridas formadas pelo cruzamento das principais. Dependendo do tamanho da fruta, ela pode ser classificada em avelãs e avelãs.
Algumas avelãs semelhantes a árvores sem brotos de raiz são interessantes apenas como uma planta ornamental sem valor econômico óbvio.
Existem algumas características comuns que todos os tipos de avelã têm em comum. Parece uma árvore ou arbusto, mas é sempre caducifólia, crescendo em grupos para formar uma vegetação rasteira. Outras características importantes incluem vários parâmetros:
- altura de 3 a 7 m;
- forma de coroa ovóide ou esférica;
- número de troncos de 1 a 9;
- as folhas são grandes, ovais-arredondadas, com uma borda serrilhada;
- a formação de rebentos é intensa;
- os ramos são flexíveis, cobertos com casca marrom-acinzentada;
- o sistema radicular é poderoso, mas superficial, simbiótico, coexiste com o micélio;
- floração para tipos femininos e masculinos;
- o fruto é uma noz com um caroço bege escuro arredondado.
Hazel cresce na cultura em todos os lugares, incluindo nos Urais e na Sibéria, mas na natureza ela prefere condições climáticas mais quentes. Na Rússia central, ela floresce principalmente em março, antes do aparecimento das folhas, no sul - em fevereiro, no clima da região de Leningrado - em abril. Uma árvore ou arbusto dá frutos regularmente de 4 a 5 anos, mas com diferentes volumes de produção. A nogueira amadurece em agosto-setembro, dependendo da zona climática. A vida útil média de uma planta é de 50 a 80 anos.
Tipos e variedades
Longe de todos os tipos de avelã são cultivados em cultura. Aqui estão os mais comuns.
- Parecido com uma árvore. Esta planta com uma altura de tronco de até 30 m pode ser chamada de a maior subespécie de aveleira. Também é chamada de porca de urso. Na natureza, pertence a espécies ameaçadas de extinção, é cultivado em áreas protegidas sob proteção do Estado.
- Ordinário. Assemelha-se a um arbusto de até 6 metros de altura, com grupos de frutos únicos e arranjados. A aveleira comum cresce lentamente, os rebentos jovens aparecem ativamente a partir do 6º ano de vida. Existem mais de 100 variedades adequadas para o plantio na região de Moscou, na região de Leningrado. Entre eles estão aveleira "Panhessky", "Fuscorubra", "Primogênito".
- De folhas vermelhas. Arbusto com tonalidade bordô da coroa, o invólucro da fruta também é vermelho, os caroços das nozes são rosados e de excelente sabor. Este parente da avelã comum com folhas vermelhas também é chamado de Red majestic, e a melhor variedade é o Rubi de Moscou. Os frutos maduros tornam-se castanhos escuros.
- Grande. Difere no aumento do tamanho das nozes, é um dos ancestrais da aveleira cultivada.O arbusto é muito alto, com uma copa arredondada. É também conhecida como noz lombarda ou avelã. As principais regiões produtoras são Itália, Turquia e Mediterrâneo.
- Variegado. Um arbusto curto com brotos de até 3 m de comprimento, com copa densa e exuberante, cultivado com sucesso no Leste Asiático e na Sibéria. As plantas com folhas vermelhas na primavera mudam gradualmente de cor para dourado com transições laranja ou amarelo. Os frutos da planta são comestíveis.
- Manchu. Arbusto de até 5 m de altura com brotos intensamente ramificados, copa exuberante. As nozes são comestíveis, cobertas com uma casca fina e uma casca com espinhos. O arbusto em si é extremamente decorativo. A espécie é considerada uma das melhores para cultivo nas zonas climáticas do norte.
- Chifrudo. Uma subespécie de crescimento selvagem encontrada nas partes orientais da América do Norte. Ele tem esse nome devido às características estruturais da concha.
- Siebold. Arbusto muito ornamental, na primavera apresenta-se uma mancha vermelha nas folhas verdes. Ocorre naturalmente no Extremo Oriente e na Sibéria, China e Japão. O diâmetro da coroa pode ser três vezes a altura da planta. A avelã de Siebold deu origem à variedade Manchu.
Todas essas plantas podem ser cultivadas em cultura. Na maioria das vezes, as espécies são escolhidas para o plantio em parcelas que combinam a aparência decorativa e o sabor da fruta.
Aterrissagem
Para a aveleira, a escolha do local onde se planeja o plantio da planta é de grande importância. Um solo de composição leve, ácido neutro, fértil ajudará a obter altos rendimentos. Em solo denso, as mudas crescem mal e, mais tarde, entram em frutificação. A primavera é considerada a época ideal para o plantio. É importante realizá-lo antes que o fluxo de seiva comece. As plantas são selecionadas de forma que não sejam danificadas, e o comprimento das raízes chega a 50 cm.
O processo de plantio é realizado em uma seqüência específica.
- Preparação do poço. Um mês antes do plantio, é feito um buraco no solo com 0,8 m de profundidade e a drenagem de pedra britada é colocada no fundo em forma de travesseiro com 10 cm de espessura.
- Preenchimento do substrato. É preparado misturando solo de turfa com húmus e cinzas de madeira. Você precisa preencher o buraco até cerca da metade. Depois disso, o solo é regado com um balde d'água.
- Instalação de mudas. É colocado sobre uma camada de solo, polvilhado com substrato até a borda. O colo da raiz não é enterrado, permanece 2 cm acima das bordas da cova.
Na fase final do plantio, a avelã é regada, a água pode ser absorvida. Depois disso, o círculo do tronco é coberto com serragem.
Cuidado crescente
Quando cultivada em cultura, a aveleira requer atenção especial nos primeiros anos de vida. Ao planejar o transplante para um novo local ou colocá-lo no jardim pela primeira vez, é importante ter o cuidado de minimizar o estresse para a árvore, arbusto. Também será importante alimentar, regar e podar a planta a tempo de criar condições para seu crescimento e desenvolvimento.
Somente observando todas as regras, você pode facilmente cultivar avelãs em seu jardim.
- Condições É importante criar boas condições para a avelã. Não pode ser colocado em uma sombra forte, construído próximo a edifícios, árvores plantadas de grande porte. Quantidade adequada de luz promove melhor amadurecimento dos frutos. O solo é mantido solto e respirável. Eles são regularmente recuperados.
- Regar e alimentar. As plantas após o plantio são regadas pela primeira vez em uma semana. Em seguida, o procedimento é repetido 6 vezes por ano durante a estação de crescimento. Cada rega requer a introdução de 60-80 litros de água sob a raiz da aveleira. Basta prestar atenção a isso uma vez por mês, exceto em longos períodos de seca. No dia seguinte, após chuva ou rega abundante, o solo na zona das raízes das plantas jovens deve ser solto. A cobertura morta com o plantio de mostarda ou aveia ajuda a evitar que a umidade evapore muito rapidamente. Lupin também servirá. A cobertura também é importante. Eles também são trazidos para o círculo do tronco. No outono, a avelã precisa de um complexo à base de 4 kg de húmus, 50 g de superfosfato e 30 g de sal de potássio.Na primavera e no verão, fontes de nitrogênio são trazidas, a uréia é adequada. As plantas jovens são alimentadas com 10 kg de fertilizantes orgânicos a cada 2 anos.
- Poda. A formação de copas é especialmente importante para arbustos com propriedades decorativas. A avelã geralmente é podada na primavera, removendo o excesso de galhos e os brotos quebrados e congelados. A primeira poda da aveleira é sempre realizada 7 dias após o plantio. Na segunda vez, o procedimento é realizado na próxima primavera. Aos 20 anos, a planta é rejuvenescida removendo 2-3 troncos antigos para substituí-los por novos brotos.
- Wintering. Durante os primeiros três invernos após o plantio, a avelã requer isolamento. Os brotos e o tronco são cobertos por ramos de lutrasil ou spunbond, abeto. Os galhos flexíveis de um arbusto podem ser inclinados até o solo e, em seguida, enrolados em galhos de árvores coníferas, polvilhados com neve. Uma aveleira adulta hiberna bem sem abrigo.
Reprodução
As principais formas de propagação da avelã aplicam-se aos tipos mais comuns de avelã.
- Estacas. Para ele, uma parte de um galho maduro é cortada, depois é colocada antes do enraizamento em uma estufa com solo solto e úmido. As plantas varietais são propagadas por estacas para preservar as características do arbusto-mãe.
- Separação de brotos de raiz. São cortados e plantados na área preparada.
- Camadas. Os rebentos laterais são dobrados ao solo em ranhuras especialmente escavadas. Em locais de contato com o solo, a casca é retirada. As camadas são fixadas no solo com alfinetes, polvilhadas com um substrato leve, a parte superior é deixada de fora. O arbusto enraizado é separado somente após um ano.
- Sementes. É assim que a planta se reproduz na natureza. Na jardinagem, o método generativo não garante a preservação dos traços parentais da prole, portanto, raramente é utilizado. É usado principalmente por criadores.
E você também pode plantar avelãs cultivadas em aveleiras selvagens. Você pode pegar uma muda de base na floresta desenterrando-a com cuidado e, em seguida, transferindo-a para um novo local.
Doenças e pragas
As principais dificuldades no cultivo de aveleira no jardim são causadas por pragas de insetos. Entre os mais perigosos:
- gorgulho da noz;
- volnyanka;
- mariposa.
Esses insetos estragam os grãos e as cascas. E eles também espalham doenças fúngicas, afetam o rendimento da colheita. A luta contra eles é sempre complexa. No outono, o solo é escavado para destruir as larvas. Os insetos nos arbustos são destruídos por preparações inseticidas e coleta manual. Manchas brancas nas folhas, áreas secas e amarelas são um sinal de infecção fúngica. Oídio e mancha amarela, a diplodiose pode prejudicar as aveleiras. O controle da doença é realizado por poda oportuna, bem como por pulverização protetora com preparações à base de cobre.
Aplicação em paisagismo
Na concepção de terrenos, jardins e parques, as espécies de aveleira com folhagem decorativa variada ou vermelha são especialmente valorizadas. Arbustos médios e baixos são normalmente usados em plantios em grupo. Os quartos grandes são colocados individualmente, como um destaque brilhante. As combinações de avelã com folhas verdes e cor de vinho, que formam becos e pequenos bosques, parecem interessantes.
E também as formas arbustivas são ótimas para a formação de sebes. Eles fornecem boa proteção contra o vento devido à densa folhagem e ramos entrelaçados. Eles toleram bem um corte de cabelo, permitem dar a forma desejada aos patamares. Para áreas com terreno difícil, cavado por ravinas ou outros elementos erosivos, aveleira no projeto da paisagem pode ser uma verdadeira salvação. Suas raízes formarão a base para fortalecer o solo excessivamente solto. Coroas espetaculares de avelã serão apropriadas em locais de descanso. Eles vão criar uma sombra clara, dar originalidade e território bem cuidado.
O comentário foi enviado com sucesso.