Pulverizadores manuais: princípio de operação, tipos, vantagens e desvantagens

Contente
  1. Características e princípio de funcionamento
  2. Visualizações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Avaliação de fabricantes
  5. Como escolher e usar?
  6. Como reparar?
  7. Como fazer isso sozinho?

Em grandes terrenos, para facilitar o cuidado das plantas, foram inventados pulverizadores especiais, que, com o auxílio da pressão, são capazes de pulverizar o líquido a longas distâncias.

Com a ajuda desses dispositivos, as substâncias ativas penetram em áreas de difícil acesso. Além de sua finalidade direta, o pulverizador pode ser usado para limpeza de equipamentos e pulverização de corantes.

Até o momento, as características de design dos pulverizadores se expandiram, distinguindo entre modelos com motores a gasolina e elétricos.

Vamos examinar mais de perto quais tipos de técnica são mais adequados para trabalhar com plantas e também como criar um pulverizador você mesmo.

Características e princípio de funcionamento

Os pulverizadores de jardim têm um design simples.

Cada modelo inclui:

  • reservatório de fluido;
  • bomba de pressão;
  • filtro;
  • bocal;
  • Mangueira;
  • haste de pulverização;
  • fusível.

Um pulverizador manual é uma bomba de pequeno porte ou pistola de pulverização de vários tamanhos.

Os volumes dos tanques para líquidos são de 2 a 30 litros. Ao mesmo tempo, um volume de 10 litros é suficiente para processar um terreno de até 30 hectares.

Para borrifar a substância do tanque nas plantas, você precisa bombear a bomba você mesmo. Nos pulverizadores automáticos, é acionado por um motor. Sob a influência da pressão gerada de várias atmosferas, água finamente dispersa com drogas dissolvidas nela é liberada. A distância de lançamento do líquido depende da força exercida sobre ele. Para pulverizadores manuais, o lançamento é realizado de 1 a 10 metros.

Pulverizadores de jardim a gasolina e elétricos têm acessórios opcionais que tornam o jardinagem mais fácil e flexível.

Eles são equipados com alças para facilitar o transporte. Alguns pulverizadores são projetados na forma de uma mochila com um cinto que permite prender o pulverizador firmemente nas costas e reduzir o estresse nos braços e nas articulações.

Visualizações

Existem vários tipos de pulverizadores manuais de jardim.

Bomba de ação

Um pulverizador de bomba é um aparelho na forma de uma bomba convencional, semelhante a uma seringa ou frasco de spray. Consiste em um reservatório de plástico em forma de cilindro com uma alça de bomba ou uma tampa removível de spray. É ativado pressionando o gatilho do pulverizador ou empurrando o pistão nos pulverizadores da bomba. Alguns modelos estão equipados com um botão em vez de uma alavanca.

O volume do tanque é de 1 a 2 litros, já que aparelhos pesados ​​são difíceis de segurar nas mãos.

O design dos pulverizadores manuais também inclui:

  • um filtro localizado na frente do bico que protege o pulverizador de entupimento;
  • bico de pulverização, atomização fina é ajustada girando o bico em diferentes direções;
  • escala de medição;
  • uma válvula de drenagem projetada para remover o excesso de ar no tanque.

Pulverizadores manuais do tipo bomba são usados ​​em pequenas áreas para o processamento local de árvores e flores.

Hidráulico

Possuem reservatório com volume de 3 a 12 litros. Eles são usados ​​para processar a vegetação em jardins, em chalés de verão. O pulverizador está equipado com uma alça de ombro para facilitar os movimentos.Uma vara de pescar atua como um pulverizador - um tubo longo e oco fixado ao tanque com uma mangueira de borracha. A pulverização é feita pressionando um botão.

A bomba está localizada na tampa do reservatório, criando uma pressão de 4 atmosferas. Em alguns modelos, o botão de liberação é equipado com uma trava que bloqueia a posição do botão sem exigir um pressionamento constante, o que facilita a pulverização por um longo tempo.

Mochila

O volume do tanque dos pulverizadores de dorso varia de 10 a 20 litros, o que permite processar até 50 hectares de terreno.

O dispositivo é dividido em dois tipos: portátil e sem fio.

O primeiro tipo é feito como bomba de bomba, a pressão é criada na câmara da bomba, e não no reservatório.

Esta colocação permite proteger uma pessoa da ruptura da câmara quando é gerada pressão, protegendo contra a entrada de uma solução química na pele e na roupa.

Os tanques são equipados com duas alças de ombro para facilitar o transporte do equipamento e um cinto localizado na parte inferior do tanque. A manivela da bomba está localizada na lateral, quando a pressão no tanque diminui, é conveniente segurar a vara de pescar com uma mão e com a outra para bombear a pressão. Esta ergonomia das peças permite não retirar o dispositivo para equalizar a pressão no tanque.

No caso do acumulador, a acumulação de pressão é realizada por meio de um acumulador elétrico operado por bateria. A bateria funciona sem recarga por até 8 horas. Este dispositivo é adequado para tratar grandes áreas sem fonte de alimentação.

Ao contrário dos pulverizadores motorizados, os pulverizadores sem fio operam silenciosamente.

Pneumático

Os pulverizadores pneumáticos são manuais e portáteis. A pulverização é realizada aumentando a pressão por meio de uma bomba localizada na tampa da unidade. As caixas dos dispositivos são feitas de plástico resistente a choques, o que afeta a duração do uso do dispositivo.

Os pulverizadores manuais estão equipados com um bico de pulverização curto que permite desinfetar instalações ou pulverizar locais de difícil acesso.

Além dos pulverizadores manuais, há também pulverizadores herbicidas motorizados montados. Eles são usados ​​principalmente em grandes áreas.

  • Dispositivo motorizado equipado com motor a gasolina com capacidade de 1 a 6 litros. com. A distância de ejeção da solução depende da potência do motor, o alcance é de 7 a 15 metros. Os pulverizadores de energia e bateria são unidades independentes. A barra de pulverização tem o formato de uma mangueira. O líquido se espalha em um jato pela ação de uma corrente de ar.
  • Anexos Apresentado na forma de um dispositivo adicional acoplado a um trator ou outro equipamento grande. Equipado com reservatório de até 1.500 litros. A pulverização é realizada usando uma bomba de diafragma de pistão e ventiladores. As correntes de ar permitem que plantas inteiras sejam tratadas em grandes áreas, o que reduz o tempo do procedimento.
  • Os pulverizadores de herbicida se destacam. Este tipo de pulverizador é um bico de metal em forma de estilingue, um formato especial que evita danos às árvores em contato com eles. O projeto é fixado em equipamentos especiais que operam em vastos territórios. Os bicos têm telas de proteção que evitam que o excesso de líquido seja borrifado nas áreas não tratadas. A ejeção do líquido é acionada por uma bomba elétrica do misturador hidráulico. O dispositivo é projetado para o processamento de raízes de vegetação.

Vantagens e desvantagens

Cada dispositivo tem uma série de desvantagens e aspectos positivos.

Com pulverizadores de bomba, a desvantagem é a remoção constante do dispositivo da parte traseira para bombear a pressão, com outros modelos - para reabastecimento.

Profissionais de pulverizadores:

  • os dispositivos são feitos de materiais que podem suportar altas temperaturas, o que permite o uso de preparações quentes;
  • facilidade de reabastecimento;
  • ajuste do jato de ejeção do líquido;
  • facilidade de transporte e uso do equipamento;
  • facilidade de reparo;
  • uso em diferentes áreas do site;
  • eficiência e funcionalidade dos dispositivos.

Avaliação de fabricantes

Marcas populares são Marolex, Gardena, Grinda, Rosinka, Beetle, Solo, Jacto, Forte.

As marcas russas de pulverizadores se distinguem por sua política de preços acessíveis e qualidade do produto. Os pulverizadores de jardim estão disponíveis em vários tamanhos, com acessórios adicionais: paletes, gargalos, cintos.

Marcas alemãs Solo, Gardena se estabeleceram como fabricantes de dispositivos de qualidade para jardins e chalés de verão. A empresa está no mercado há muito tempo, por exemplo, a empresa Solo fabrica equipamentos há mais de 70 anos. Os produtos são vendidos a um preço razoável, são feitos de materiais de alta qualidade e são fáceis de usar.

Empresas chinesas Grinda, Forte produza pulverizadores acessíveis e fáceis de manter. Todos os dispositivos são montados na China usando tecnologia alemã e são certificados de qualidade.

Campanha polonesa Marolex fundada em 1987. Produz uma ampla gama de produtos certificados. Pulverizadores desde manuais a movidos a bateria, com tanques de até 20 litros. As barras são equipadas com sistema de proteção contra contaminação, os tanques são hermeticamente fechados. A empresa oferece garantia de 5 anos para seus produtos.

Empresa brasileira Jacto está envolvida em equipamentos de perfil estreito para o jardim. Como acontece com todas as marcas, o equipamento é feito de materiais de alta qualidade, possui longa vida útil, facilidade de reparo e substituição de peças do dispositivo.

De acordo com avaliações de usuários, a parte mais vulnerável de qualquer pulverizador portátil são as áreas em que as correias são fixadas. Os bicos de metal não requerem substituição frequente. Pulverizadores manuais de plástico baratos são propensos a quebrar na área do gatilho.

Os jardineiros dão preferência às marcas russas de pulverizadores manuais e, na categoria de mochilas e dispositivos motorizados, as empresas alemãs estão na liderança.

Como escolher e usar?

Antes de comprar o equipamento, é preciso decidir sobre o volume do reservatório do pulverizador e o tipo de trabalho a ser realizado.

Levando esses fatores em consideração, algumas características devem ser orientadas.

  • O volume do tanque deve corresponder à área da área tratada em uma passagem. Tanques de até 14 litros são usados ​​em áreas de até 15 acres, até 25 litros - ao processar fazendas e lotes grandes, 2-5 litros - para pequenas áreas ou superfícies.
  • O material com o qual a bomba é feita. O modelo de metal é mais confiável do que o modelo de plástico, mas está sujeito à corrosão. A vida útil média de qualquer bomba é de 5 a 10 anos.
  • O material do qual o bico é feito. Eles também vêm em plástico e metal.
  • Spray. O principal critério é o comprimento da vara de pescar, ao processar lugares de difícil acesso ou árvores altas, é aconselhável adquirir um pulverizador com vara de pescar telescópica.
  • Presença de válvula para liberação do excesso de pressão.
  • É desejável que o plástico do qual o reservatório é feito seja translúcido ou translúcido para determinar a quantidade de líquido. Uma vantagem adicional será a presença de uma escala de medição.
  • A qualidade e o estado das alças e suas fixações.
  • Disponibilidade de peças sobressalentes suficientes para este pulverizador em caso de avarias.
  • Popularidade da marca.
  • Instrução.

Como reparar?

Se o pulverizador não funcionar, antes de iniciar o reparo, você deve inspecionar cuidadosamente o dispositivo e identificar a causa da avaria.

Os seguintes elementos costumam ser danificados:

  • quadro;
  • Mangueira;
  • braço de alavanca;
  • bico entupido.

Em caso de dano mecânico ao tanque ou mangueira, basta tratar a área rachada com um selante. Um remendo temporário pode ser aplicado às mangueiras de borracha com um pedaço de borracha e cola especial. No entanto, é recomendável substituir as mangueiras por novas.

Os elementos das partes internas do dispositivo corroídos pela química são total ou parcialmente substituídos por novos, não podendo ser reparados.

O entupimento do bico é corrigido por limpeza manual, soprando a peça e os tubos de saída.

Para qualquer tipo de reparo de um pulverizador com produtos químicos e fertilizantes, as precauções de segurança devem ser observadas!

Não é permitido que o líquido restante entre na pele, mucosas, olhos. Vale a pena consertar o equipamento com luvas, mesmo que o aparelho tenha sido bem lavado.

Como fazer isso sozinho?

Fazer um pulverizador caseiro é fácil se você tiver um diagrama.

Uma parte importante de qualquer tipo de dispositivo é o reservatório. Um tanque, recipiente de plástico, pode ser adequado como recipiente.

Para um pulverizador manual, você deve usar um compressor, mangueira e pulverizador de qualquer tipo, você pode retirá-lo de um borrifador.

Para bateria e motor, você precisa de uma bomba de vibração, compressor, pulverizador de bomba, mangueira, adaptador e interruptor ou alavanca de botão de pressão.

O início da montagem de qualquer unidade começa com a perfuração de um orifício no tanque selecionado e a conexão do compressor por meio de um bocal. Todas as juntas e fixações devem ser seladas com selante.

Ao montar a bateria e outros pulverizadores, uma bomba é colocada dentro da estrutura, o comprimento do tubo deve ser até o fundo. Orifícios são formados na tampa para mangueira, cabo e entrada de ar. A mangueira se conecta ao pulverizador, no qual o botão liga / desliga está instalado. Todos os cabos que fornecem a bomba são desconectados e direcionados para fora do tanque.

Para obter informações sobre como fazer você mesmo um pulverizador para uma horta e uma horta, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário