Características de isolamento com serragem
Apesar da abundância de isolamento industrial para instalações residenciais e de serviços públicos, a serragem ainda é muito popular entre os incorporadores privados. Com a ajuda desse material de isolamento térmico natural, você pode reduzir significativamente os custos de construção e fornecer habitações com bom isolamento térmico. Todos os trabalhos de instalação de camadas de isolamento térmico podem ser realizados de forma independente.
Vantagens e desvantagens
Nas atuais condições de crise, a serragem pode se tornar uma excelente alternativa aos tipos caros de materiais de isolamento térmico, que estão disponíveis em grandes quantidades no mercado. O isolamento com serragem de uma casa nova ou velha, balneário ou outras dependências proporciona uma redução significativa dos custos.
Apesar do fato de que a condutividade térmica deste material é significativamente inferior a aquecedores como lã mineral ou espuma, a serragem tem um grande número de vantagens, que incluem:
- manter o nível ideal de umidade ao longo do ano na sala devido ao fato de que tal material traz o excesso de umidade acumulada na casa;
- excelente permeabilidade ao vapor, que não é encontrada em outros materiais isolantes de calor industriais;
- resistência à alta umidade e condensação, que aparece em várias superfícies durante as mudanças de temperatura;
- a capacidade de absorver e liberar o vapor de volta quando se forma ar muito seco no ambiente.
É um material natural e ecológico que ajuda a criar um ambiente doméstico saudável, mantendo o calor e regulando a umidade interna. A serragem, ao contrário de outros materiais isolantes de calor, não bloqueia o processo de vaporização e não permite que seja criada alta umidade na casa.
Mesmo a umidade não pode arruinar completamente esse material, se você escolher os componentes certos para ele. Minvata, por exemplo, não possui essas propriedades e se deteriora imediatamente com a umidade.
É um material ecológico que cria um microclima saudável na casa. A serragem não só não emite substâncias tóxicas, mas cria um microclima confortável graças aos fitoncidas encontrados na madeira de várias espécies. Este isolamento natural é ótimo para quem sofre de alergias.
A vantagem da serragem é seu baixo custo em relação ao isolamento industrial. Se desejar, podem ser retirados da serraria ou marcenaria gratuitamente, pagando apenas os custos de transporte.
Este é um isolamento térmico confiável que pode durar um longo período de tempo se você tratar a serragem com um anti-séptico antes do uso, que irá protegê-la de pragas, podridão, mofo e bolor.
É um isolamento versátil que pode ser usado para isolar um edifício inteiro. Ao trabalhar com serragem, não é necessário usar ferramentas especiais. O enchimento do material pode ser realizado em qualquer local de difícil acesso, proporcionando um bom isolamento térmico em todo o contorno.
Com um grande número de vantagens, a serragem também tem uma série de desvantagens:
- alto grau de inflamabilidade;
- a capacidade de atrair roedores que vivem em materiais secos de fluxo livre;
- tendência a endurecer, como resultado do qual podem se formar vazios em locais de isolamento térmico.
Essas desvantagens facilmente se transformam em vantagens se você tratar lascas de madeira com compostos de combate a incêndio antes de usar.Para evitar que a serragem endureça, são misturados com composições que mantêm o volume original. O ácido bórico e a cal hidratada são usados contra roedores.
Tipos de serragem para isolamento
No decurso do processamento da madeira, são obtidos resíduos de várias fracções. Parecem pó fino obtido durante o processo de serração. As aparas de madeira são obtidas aplainando a madeira. Como aquecedor, deve-se dar preferência à serragem da fração do meio.
Antes do uso, os cavacos de madeira devem ser pré-tratados com compostos que os protegem contra queima, decomposição e endurecimento. Normalmente, os componentes são adicionados à mistura seca para aumentar a durabilidade dos cavacos e evitar que eles assentem. Se o isolamento for feito com a tecnologia de isolamento de aterramento, a serragem é misturada com cal apagada, com argila ou gesso.
Além do isolamento em massa, é usado um isolamento térmico sólido. É feito de argamassa de cimento à base de serragem. Um de seus tipos é o concreto de madeira. Primeiro, os ingredientes secos são misturados uns com os outros em uma proporção de 9 partes de serragem e 1 parte de cimento. Em seguida, uma pequena quantidade de água é adicionada gradualmente. Este isolamento é leve e resistente ao fogo. Para que o isolamento térmico dure mais tempo, os blocos são revestidos com um material impermeabilizante.
Um bloco de madeira é usado a partir de serragem tratada com sulfato de cobre e cimento na proporção de 8 para 1. A mistura seca é despejada nas divisórias da moldura, que formam as paredes interna e externa, revestidas com impermeabilizante por dentro e compactadas. No processo de compactação da mistura seca, é liberada água da serragem, que se mistura com o cimento e confere resistência ao bloco de isolamento térmico.
O concreto com serragem é feito na forma de blocos de serragem, cimento, areia e água. Primeiro, faça uma mistura seca pegando 8 partes de aparas de madeira, 1 parte de areia e 1 parte de cimento. Tudo é bem misturado e então a água é gradualmente adicionada.
Como isolar corretamente?
A seleção do tipo de isolamento de serragem depende do material de construção da casa. Ao escolher, é importante levar em consideração as especificidades do aglutinante e as proporções da mistura de trabalho. Se a serragem for misturada com cal, gesso ou cimento, é melhor usá-los para o telhado. A serragem com um aglutinante que resista aos efeitos dos agentes atmosféricos é melhor para paredes externas ou para banhos. Ingredientes com gravidade específica mais baixa e maior resistência à umidade devem ser usados no teto.
A seleção correta de proporções e materiais de reforço reduzirá a perda de calor a um custo mínimo. É sempre necessário colocar cal fofa na serragem, que afugenta os roedores, evita o aparecimento de bolor e fungos.
Piso
Normalmente, o piso do primeiro andar de uma casa de campo é isolado para que o frio não saia do porão ou da fundação. O piso pode ser isolado com aterro seco ou argamassa de cimento-serradura.
Quando se utiliza o método a seco, é necessário secar as aparas e misturá-las com cal apagada na proporção de 1 parte de penugem para 10-15 partes de serragem.
Ao usar qualquer método de isolamento, o piso antes do preenchimento deve ser coberto com uma película impermeabilizante e um sistema de ventilação deve ser fornecido.
Ao usar a tecnologia "seca", antes de misturar, o pó de madeira deve ser tratado com uma solução de ácido bórico, que o protegerá da decomposição. Depois disso, a serragem deve ser seca.
O aterro seco é feito em duas camadas. Em primeiro lugar, é criada uma camada inferior de aparas com 10-15 cm de espessura, após a qual é calcada. A serragem fina é despejada sobre ele para preencher os vazios remanescentes nas aparas. A camada criada é cuidadosamente compactada. Como resultado, a espessura do isolamento deve ser de 30 cm ou mais. Após o assentamento, é necessário deixar o isolamento repousar por dois dias. Certifique-se de que existe uma folga de ventilação entre o isolamento térmico e o revestimento do piso.
Para proteger do frio que vem do chão, é utilizada uma argamassa de cimento-serradura.Você também pode usar argila em vez de cimento como elemento de ligação. Ao usar uma solução de trabalho de serragem, primeiro crie uma almofada de areia na base. Em seguida, prepare uma solução de trabalho pegando 10 partes de serragem, 1,5 partes de cimento e 1 parte de água. Tudo é bem misturado na forma seca, e então a água é gradualmente adicionada.
Além disso, ao misturar a solução, você pode adicionar sulfato de cobre como anti-séptico.
A seguir, a solução é disposta sobre uma almofada de areia entre as toras com uma camada de 10-15 cm de espessura. É necessário deixar a composição secar, após o que você pode colocar um revestimento de piso limpo.
Teto
Os tetos de uma casa particular de um andar podem ser isolados com serragem seca ou misturados com vedações. Primeiro, prepare a base do teto, revestindo-a com tábuas das laterais dos aposentos. Em seguida, todas as fissuras na base do teto do sótão são seladas com espuma de poliuretano.
A próxima etapa é colocar a camada de isolamento térmico. O enchimento com mistura seca é realizado em várias etapas. Cada camada é cuidadosamente comprimida. A altura do isolamento deve estar ao mesmo nível da altura das lajes. Em seguida, uma fina camada de cinzas é derramada sobre a serragem, que os protegerá de mofo e bolor. A mesma tecnologia é usada para empilhar serragem misturada com gesso, argila ou cimento. A composição viscosa também é colocada gradualmente, de modo que os vazios não se formem. Cada camada é comprimida. Quando o isolamento endurece, um material de barreira de vapor é colocado sobre ele, prendendo-o às vigas do piso usando um grampeador de construção. Quem quiser fazer um sótão no sótão deve colocar tábuas por cima do isolamento térmico.
Ao realizar o isolamento térmico de uma casa de madeira, o isolamento é feito pela lateral do sótão com serragem bem seca.
Quando uma mistura de serragem, gesso, argila ou cimento é usada, o isolamento deve secar bem. Isso pode levar até 30 dias.
Paredes
As superfícies verticais são geralmente isoladas em casas de estrutura de madeira. Seque bem a serragem antes de usar. O enchimento desse isolamento é realizado entre as divisórias internas e externas que formam as paredes das estruturas da moldura. O aterro pode estar seco e com lacre. Antes do enchimento a seco, deve-se fazer a impermeabilização por dentro das divisórias, o que evitará que a umidade entre na serragem.
Com a tecnologia a seco, é utilizada uma composição à base de 90% de serragem e 10% de cal apagada, que espantará roedores, protegerá contra mofo e bolor. O espaço entre as partições é gradualmente preenchido com uma mistura seca. Cada camada deve ser cuidadosamente compactada. Quando a composição seca dá sedimento, é preciso levantar as paredes e adicionar a composição para evitar a formação de vazios.
Para evitar o encolhimento, você pode usar misturas isolantes com endurecedores. Para a preparação do isolamento sólido, são retiradas 8 partes e meia de serragem, cal apagada - 10 partes, gesso - 5 partes.
Os componentes secos são misturados e, em seguida, a água é gradualmente adicionada. A solução é colocada em etapas. A camada colocada deve ser nivelada e compactada.
Você precisa fechar a parede depois que o isolamento estiver completamente endurecido.
Usar serragem comum, que muitas vezes pode ser coletada gratuitamente na serraria, pode ajudar a reduzir o custo de compra de lenha, carvão ou gás. Esse isolamento natural é perfeito para isolamento térmico de paredes, pisos e tetos. Mesmo uma pessoa sem experiência em construção pode dominar a tecnologia de enchimento seco e líquido. Ao escolher os aditivos adequados para os materiais com os quais é construída uma casa ou banho, pode criar um bom isolamento térmico com as suas próprias mãos, gastando um pouco de dinheiro nisso.
Para mais informações sobre como isolar adequadamente com serragem, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.