Características da serragem e sua aplicação
A madeira é uma das matérias-primas mais populares. Valiosos são os materiais de madeira integral (por exemplo, madeira) e as matérias-primas formadas durante o processamento da madeira. Então, por exemplo, um dos materiais demandados é a serragem.
A serragem de madeira é um material que encontra aplicação nos mais diversos campos da atividade humana. Hoje, em nosso artigo, veremos as principais características e os tipos existentes de serragem usados.
O que é isso?
Primeiro você precisa decidir o que é serragem. Na verdade, trata-se de pequenas lascas que se formam ao serrar madeira.
As características distintivas do material incluem um custo bastante baixo, respectivamente, alta disponibilidade para todos (independentemente da condição econômica e social de uma pessoa na sociedade).
Se considerarmos em detalhes as propriedades da serragem seca, então seu baixo peso deve ser observado. Os indicadores de densidade estão no nível de 220-580 kg por metro cúbico (este indicador pode variar dependendo do nível de umidade da matéria-prima). E o coeficiente de condutividade térmica é 0,06 W / (m2 por ° C). O tamanho da serragem geralmente não ultrapassa 5 mm.
A composição química da serragem merece atenção especial, geralmente o material contém os seguintes componentes:
- lingin;
- celulose;
- hemicelulose;
- azoto;
- hidrogênio;
- oxigênio;
- carbono.
De um modo geral, todas as propriedades e características que devem ser inerentes à serragem são descritas em detalhes no GOST 23246-78 oficial.
Certifique-se de ler este documento antes de comprar e usar o material.
Deve-se dizer que as características das matérias-primas incluem um grande número de propriedades e características, que devem ser lidas com atenção. Graças a essa abordagem responsável, você não se arrependerá de sua compra mais tarde.
Importante. Uma característica única deste material de construção é a sua compatibilidade com o meio ambiente. A serragem é segura para o meio ambiente e para a saúde humana, portanto, seu uso é permitido em uma variedade de áreas inesperadas (por exemplo, o material é usado para encher brinquedos ou travesseiros infantis).
De que tipo de madeira é feito?
Hoje, no mercado da construção, é possível encontrar um grande número de variedades de aparas feitas de vários tipos de madeira (e você pode comprar matéria-prima, tanto de material valioso quanto de placas baratas).
Para comodidade dos usuários e fabricantes, foi adotada uma classificação geral do material, que inclui 2 grupos principais: coníferas e caducas.
Coníferas
Os tipos de coníferas são formados por espécies como thuja, pinheiro e abetos e cedros. Esse material é usado ativamente na horticultura, pois tende a aumentar a acidez do solo. Por exemplo, aparas de pinheiro são usadas para cultivar tomates, pepinos e cenouras.
Caduca
O tipo decíduo é mais difundido do que o conífero. Vamos considerar com mais detalhes as características e propriedades de vários subgrupos de serragem decídua.
- As aparas de vidoeiro são ativamente usadas para criar fazendas de cogumelos. As matérias-primas são colocadas em sacos plásticos e esporos de cogumelos são colocados lá. Depois disso, são feitos furos nas bolsas.Nesse caso, sem falta, é preciso monitorar o nível de umidade para evitar o aparecimento de mofo.
- O material Aspen é freqüentemente usado para jardinagem. Essa serragem é muito adequada para o cultivo de cebola, alho e morango. Ao mesmo tempo, é importante destacar o fato de que tal matéria-prima impede o crescimento e o desenvolvimento de ervas daninhas, o que facilita o cuidado do local.
- O principal componente da serragem de cal é o fósforo. Além disso, a composição da matéria-prima contém resinas de odor pronunciado, o que atrai as plantas de mel. Freqüentemente, a serragem de tília é usada como cama ou material de cobertura para uma variedade de plantações de flores.
- Como regra geral, a serragem de carvalho não é usada como um material independente. (principalmente no que diz respeito ao uso do material na horticultura). Freqüentemente, eles são combinados com outros materiais (por exemplo, composto) - em tal "tandem" as matérias-primas mostram todas as suas qualidades positivas.
- A composição da serragem de pinheiro inclui substâncias como óleos e ácidos, que se distinguem por um alto nível de utilidade.
- Quanto à variedade castanha de serragem, então essa matéria-prima é caracterizada pela capacidade de absorver uma grande quantidade de umidade. Em relação a tais características, pode-se notar que essas serragens são ativamente utilizadas para a realização de vários tipos de trabalhos de isolamento térmico.
Além das variedades decíduas de materiais de madeira descritas acima, as matérias-primas de larício, bem como frutas, faia e serragem de amieiro, são populares. Além disso, os materiais de amieiro são tradicionalmente populares na preparação de carnes defumadas.
Graças a essa variedade de tipos de serragem, cada pessoa poderá escolher por si mesma um material 100% compatível com seus objetivos, desejos e necessidades.
Visualizações
Hoje existem vários tipos de serragem. Vamos examinar mais de perto suas características principais.
- O tipo de matéria-prima mais comum e amplamente utilizado é a serragem, que é vendida em sacos. Eles são muito baratos e acessíveis, então quase qualquer pessoa pode comprá-los.
- A serragem granular é usada no processo de cuidados com animais de estimação, pois são um enchimento de bandejas, que se caracteriza por um alto nível de praticidade. A serragem de madeira em pellets é popular entre os proprietários de gatos e gatos domésticos, bem como vários tipos de roedores (por exemplo, ratos ou hamsters).
- A serragem de madeira prensada é ativamente usada para aquecimento. Eles têm características positivas e negativas. Assim, as vantagens do material incluem facilidade de uso, possibilidade de uso em caldeiras de longa duração e facilidade de armazenamento. Por outro lado, as grandes dimensões são tradicionalmente distinguidas entre as desvantagens.
- Serragem colada É outro tipo de material utilizado para diversos fins.
Além disso, a serragem varia em tamanho: podem ser pequenas ou grandes. Cada uma dessas variedades é usada para fins diferentes e difere no nível de densidade aparente.
Formulários
Como mencionado acima, a serragem é muito popular e procurada pelos usuários. Seu uso se estende a várias esferas da vida humana.
Em construção
A serragem é um material de construção popular usado para a produção e fabricação de produtos como aglomerado e fibra, concreto de serragem de gesso (neste caso, serragem é usada em combinação com gesso), etc. Além disso, as matérias-primas são frequentemente utilizadas no processo de arrumação de banheiros (ou armários secos), bem como no enchimento de bandejas para animais.
Um uso tão variado e difundido se explica, em primeiro lugar, pelo preço acessível do material.
Para cobertura morta
Outra área de utilização do material é a agricultura e horticultura. A serragem é um material de cobertura vegetal bastante valioso, usado no processo de tratamento de morangos, morangos e framboesas, enquanto a espessura da camada de serragem deve ser de cerca de 5 cm.
Deve-se também levar em consideração o fato de que somente aparas podres podem ser utilizadas para cobertura morta, se o material for cru, então deve ser preparado com antecedência.
Ao mesmo tempo, o próprio procedimento de cobertura morta é recomendado para ser realizado apenas no período de verão - afinal, é então que o solo perde uma grande quantidade de umidade valiosa.
Como isolamento
A serragem é frequentemente usada como material de isolamento. Isso se deve às características distintivas do material, a saber, o alto nível de densidade aparente.
Por outro lado, também existem características negativas das matérias-primas, por exemplo, uma elevada probabilidade de ignição, bem como inflamabilidade.
Devido a isso, antes de usar serragem como isolamento (por exemplo, no teto), é necessário pré-processá-los. Assim, a serragem é misturada com gesso, cimento, argila ou cal e regada com uma solução de sulfato de cobre. Essas ações reduzem os indicadores de risco de incêndio da serragem.
Para móveis
As matérias-primas são freqüentemente usadas para criar móveis. Na primeira fase, a serragem é prensada em aglomerado e fibra e, em seguida, os móveis são feitos com esses materiais de construção. Refira-se que a utilização de serradura contribui para a criação de diversas soluções de interiores e decorativas.
Além disso, vários itens de decoração de interiores podem ser feitos de serragem, por exemplo, o material é usado para o enchimento de brinquedos de lembrança.
Para fumar
Apenas alguns tipos de aparas são adequados para fumar. Isso se deve ao fato de que se você usar a variedade errada, o produto final (por exemplo, peixe ou carne) terá não apenas um odor desagradável, mas também um sabor amargo. Devido a isso A serragem de espécies de madeira, como carvalho, faia e variedades de frutas, é usada com mais frequência para defumação. Neste caso, você pode usar diferentes tipos de serragem, tanto individualmente quanto em combinação.
Para a fornalha
Um dos usos mais comuns de matérias-primas é o aquecimento. O material atua como combustível para fogões e outros sistemas de aquecimento. Deve-se ter em mente que nem todos os tipos de serragem são adequados para o forno - tudo depende de indicadores como o nível de umidade e a densidade da matéria-prima.
Como escolher?
É muito importante abordar de forma correta, cuidadosa e responsável o processo de escolha da serragem. Ao fazer isso, vários parâmetros e fatores-chave devem ser levados em consideração.
- Para começar, você deve decidir para que fins e em que área usará serragem. Isso determinará que tipo de serragem será ideal para o seu caso específico.
- Ao comprar o material, é muito importante pedir ao vendedor que lhe forneça certificados de conformidade e quaisquer outros materiais que comprovem a alta qualidade do produto.
- O material deve ser adquirido apenas em lojas especializadas ou no mercado de construção. Neste caso, você terá a certeza de sua alta qualidade. Além disso, nesses estabelecimentos, você sempre pode consultar vendedores profissionais e experientes.
Conselho util. Para comprar aparas de madeira, você pode ir diretamente a empresas de marcenaria. Assim, você pode estabelecer um fornecimento direto de material de qualidade.
Geralmente, pode-se concluir que a matéria-prima da madeira é um material sem o qual os especialistas de muitas indústrias não podem prescindir. No entanto, deve-se ter cuidado na escolha, pois nem todo tipo de serragem pode ser usado para qualquer finalidade: existem variedades universais e especializadas.
O comentário foi enviado com sucesso.