Escolha de uma fechadura para cofragem
Ao usar fôrmas em construções monolíticas, deve-se prestar muita atenção aos elementos de conexão. Garantem a estabilidade e resistência da estrutura que forma a mistura de concreto, garantem sua rigidez e impermeabilidade de todas as juntas. Vamos falar mais detalhadamente sobre os tipos de fechaduras (outros nomes: pinça, "rã", rebitador, "borboleta", clipe de reforço) para o sistema de fôrma, sobre suas características e formas de utilização de cada tipo. Isso tornará ainda possível realizar a escolha correta de conexões de travamento para uma opção de projeto específica.
Visualizações
Hoje, na indústria da construção, é praticada a utilização de várias travas para o sistema de cofragem. Cada um deles tem seu próprio desempenho e propósito. Portanto, antes de comprar, é imprescindível que você se familiarize com o dispositivo do dispositivo. Na função de elemento de montagem para cofragem, são utilizados os seguintes tipos de fixadores:
- cunha;
- Primavera;
- universal (alongado ou "crocodilo");
- parafuso;
- choque.
Braçadeira de cunha
São fixadores de uso frequente na construção de painéis de fôrma, que permitem encaixá-los e alinhá-los com precisão, o que, por sua vez, garante uma superfície perfeitamente plana a ser concretada. Como esta fechadura é indissociável, não há necessidade de temer a perda de elementos durante o processo de instalação. A fechadura em cunha está disponível em aço zincado ou ferro fundido e pode funcionar tanto com cofragem de metal como de alumínio. O peso médio do castelo é de cerca de 2,5 quilos, mas existem modelos que são várias vezes mais pesados. Prático para sistemas de cofragem de madeira ou metal. Ele é instalado e corrigido por meio de uma chave especializada. A instalação é realizada de forma muito rápida e sem ferramentas auxiliares, ao mesmo tempo que é muito conveniente para a construção de cercas de vários desenhos.
Clipe de mola ("sapo")
Este castelo surgiu em nosso país na década de 90 junto com construtores da Turquia que trouxeram tecnologias avançadas de construção monolítica. Na verdade, por esta razão, também é chamada de pinça turca, e os modelos de fechadura de fabricação turca ainda são considerados de mais alta qualidade hoje.
O grampo de mola é projetado para montagem em conexões com um diâmetro de 6 a 10 milímetros. Bom porque pode ser usado para instalar um sistema de fôrma de qualquer material. Possui alto grau de confiabilidade operacional e é fácil de instalar. Prós de fixação:
- praticidade no uso;
- design descomplicado;
- preço razoável.
O prendedor de mola pode suportar cargas de até 2.000 kg, mas também existem dispositivos reforçados. Isso permite utilizá-lo na montagem de vários tipos de cofragem.
Alongado ("crocodilo")
A utilização de um grampo prolongado para a estrutura da fôrma permite a montagem e nivelamento de painéis de diversos materiais. Outro nome para este fixador é o grampo de fôrma universal, uma vez que possibilita (se necessário) o uso de pastilhas especializadas de até 250 milímetros de largura. Também através dele, você pode conectar blindagens em um ângulo de 90 graus, o que é especialmente importante na construção de fundações. Este grampo é adequado para todos os tipos de estruturas de cofragem.
Braçadeira de parafuso (braçadeira)
Como outros tipos de fixadores de fôrma, a trava de empate é projetada para encaixar as juntas de topo dos painéis e escudos e alinhá-los. Os grampos são feitos principalmente de metal e tinta em pó é usada como camada protetora.
A desvantagem desta modificação é considerada uma grande massa. Um aparelho pesa aproximadamente 5 kg, porém também existem amostras mais pesadas.
A peculiaridade da estrutura do castelo permite a instalação de extensões entre escudos de até 250 milímetros de largura.
Bloqueio de impacto
Este tipo é usado como grampo para estruturas de cofragem de painéis pequenos. A fechadura tem uma configuração especial, especialmente concebida para uma ligação segura e sólida da cofragem através dos orifícios da cinta. A estrutura do produto permite integrá-lo ao sistema e depois desmontá-lo de forma simples e rápida (praticamente em poucos segundos) por meio de trabalho manual. Um martelo comum é usado para montar as braçadeiras, como resultado, uma conexão forte e firme é garantida. A instalação não leva muito tempo, o grampo é adequado para a massa esmagadora de tipos de painéis de cofragem.
Compromisso
Todas as travas apresentadas acima conferem rigidez e estabilidade às juntas. O objetivo principal é manter as configurações exigidas da estrutura, que é preenchida com mistura de concreto.
Além disso, por meio de travas, os painéis da estrutura da fôrma são firmemente conectados uns aos outros, de modo que suportam as impressionantes cargas tecnológicas formadas pela solução de concreto. Espalhar, colocar e compactar a mistura de concreto se torna mais simples, reduzindo o tempo de trabalho e até mesmo o dinheiro.
Regras de seleção
Você precisa começar do local onde comprou o produto. Não confie em empresas suspeitas que estão no mercado há alguns dias. Deve estar disponível toda a documentação que o acompanha, visto que a segurança no canteiro de obras depende diretamente das fechaduras, portanto, devem atender integralmente à norma vigente.
Usualmente, as fechaduras são feitas de aço 35GL, ferro fundido cinzento ou uma liga de ferro fundido e aço. A cobertura também é importante. Pode ser galvanizado, oxidado e pulverulento. Além disso, existem amostras sem pulverização. Seu custo é muito mais baixo, entretanto, e a duração de uso é muito mais curta. Ao fazer um pedido, preste atenção à espessura máxima da pastilha.
Ao comprar grampos para um sistema de fôrma, os seguintes critérios devem ser levados em consideração:
- tipo de estrutura de cofragem: painel pequeno ou grande, para colunas, paredes, fundações e semelhantes;
- a dimensão do orçamento para a construção da estrutura de cofragem;
- requisitos para a rigidez e resistência do sistema de cofragem.
O conselho do fabricante da cofragem, que tem uma experiência considerável na instalação e utilização de vários tipos de sistemas de cofragem, deve ser levado em consideração.
Tecnologia de instalação
Os painéis de fôrma de ferro são fixados com travas com degrau que pode dar a toda a estrutura a estabilidade necessária, levando em consideração, junto com isso, o indicador da pressão exercida por metro quadrado da mistura de concreto vazada. Para tornar os fixadores mais confiáveis, são feitos furos nas folhas, que são destinadas à montagem das pernas de fixação. Além disso, a resistência da fôrma é aumentada por vigas transversais de madeira montadas nos pontos das juntas de travamento em toda a área da estrutura a ser montada.
A pressão da braçadeira é distribuída por meio das travessas, eliminando a deformação local das chapas de ferro. É bem sabido que os fixadores são necessários para a construção de qualquer sistema de fôrma, das características de projeto das quais depende o procedimento de instalação.
O procedimento é o seguinte:
- os painéis de cofragem são instalados de acordo com os termos das soluções de projeto;
- seu alinhamento inicial é executado;
- bloqueios são instalados;
- o ajuste final da estrutura é executado e ela é bem puxada.
Instalação de clipes de mola:
- instalar varões de reforço nos furos, que devem ultrapassar os limites da fôrma em cerca de 15 centímetros;
- coloque uma braçadeira na extremidade saliente da barra;
- empurre-o para perto do escudo;
- coloque a chave na pinça, fixando-a com uma pequena alavanca;
- gire a alavanca grande e prenda o clipe.
Desmontagem dos grampos de cofragem
Ao utilizar sistemas de fôrma na construção de estruturas de concreto armado monolítico, é necessário não só conhecer os métodos de sua instalação, mas também saber desmontar cuidadosamente a estrutura para utilizá-la no futuro.
O trabalho de desmontagem é iniciado assim que a mistura de concreto finalmente endurece e acumula o fator de resistência necessário. Em primeiro lugar, os fixadores são desmontados, então o algoritmo de ações é o seguinte:
- quando se utiliza uma pinça de cunha, a cunha é solta por meio de um martelo, as mandíbulas de fixação são removidas;
- quando a conexão foi feita com clipe de mola, é necessário desmontar as peças de fixação, deixando a barra de armadura no concreto, e cortar as peças salientes da armadura;
- na conexão aparafusada, as porcas são simplesmente desparafusadas.
Removendo travas de mola
Após o endurecimento da mistura de concreto, bata na língua do “sapo” com um martelo e desmonte a braçadeira. Corte as partes salientes da barra.
Removidos os elementos de travamento, eles começam a desmontar cuidadosamente as proteções para movê-las para outra área de trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.