Cofragem ao redor da casa
Construir sua própria casa é um processo complexo e meticuloso que geralmente envolve toda a família. Tudo começa com a escolha de um local e traçado, e termina com a colocação de fôrmas ao redor da fundação. É a última etapa que levanta muitas questões para os construtores novatos. Antes de prosseguir, você precisa decidir sobre o material e o tipo de área cega e, em seguida, estudar as instruções passo a passo para fazer este elemento.
O que é e por que é necessário?
A cofragem (zona cega) à volta do edifício é uma larga faixa que percorre todo o perímetro da fundação. Ele executa várias funções ao mesmo tempo.
- Elimina a entrada de umidade na fundação. Muitas pessoas consideram a instalação de formas estúpida e um desperdício de dinheiro, mas pulando esta etapa, o construtor gastará muito dinheiro para substituir a fundação. O fato é que no início da primavera e em meados do outono, por causa de fortes chuvas, a estrutura começará a sofrer erosão, de modo que depois de algum tempo nada restará da fundação.
- Melhora a aparência do edifício. Concordo, a cofragem pode ser excelente para decorar uma casa cinzenta e indefinida ou pode ser uma adição a um design brilhante.
- Fortalece o isolamento térmico da casa. Uma camada adicional de concreto ou outro material nunca será supérflua. Pelo contrário, irá ajudá-lo a poupar nas contas de aquecimento.
- Interfere na vida das plantas. Seu sistema radicular é incapaz de se desenvolver sem oxigênio, razão pela qual as plantas enfraquecem e não destroem a fundação do edifício.
Portanto, uma cofragem bem executada é a garantia de uma longa vida útil da fundação.
Você não pode prescindir dele em quase todas as construções, com exceção das casas que estão sobre uma fundação de parafusos de estaca. Existem certos padrões GOST, que indicam as principais nuances do uso da área cega: a finalidade de uso e os tamanhos padrão.
A área cega é uma estrutura que é instalada de forma a proteger a estrutura do fluxo de água. A base da fôrma é geralmente revestida com ladrilhos de concreto ou grés porcelânico, não só para proteger o solo da entrada de água, mas também para melhorar a aparência da edificação. Outra opção de design de cofragem - utilização de tijolos de clínquer.
Muitos indicadores afetam o tamanho da área cega, e seu esquema é traçado em função do tipo de solo e da largura da projeção do telhado. Este desenho pode ter 70 ou 100 cm - estas são as dimensões mínimas a partir das quais você precisa para começar.
Em solo mais solto (afundando), a largura da estrutura deve ser de pelo menos 1,5-2 metros.
Se o sistema de vazante em um prédio de um andar não foi planejado, a largura da fôrma deve ir além de sua projeção em 30-35 cm. Se um poço de fundação foi feito para a construção da casa, a largura da fôrma aumenta : deve estender-se além de seus limites em pelo menos 45 cm. O ângulo de inclinação da área cega, de acordo com os padrões GOST, pode variar de 1 a 10%, e para solo solto - de 3 a 10%.
Descrição das espécies
Existem dois tipos principais de cofragem: amovíveis e não amovíveis.
Destacável
Como é fácil adivinhar pelo nome, a fôrma removível é removida após a construção, enquanto a fôrma não removível permanece permanentemente e serve como uma garantia adicional da resistência da fundação. A cofragem amovível não tem tantas vantagens, mas o mais importante é o seu baixo custo.Essa estrutura pode ser reutilizada, o que é especialmente atraente para organizações comerciais que constroem um grande número de edifícios e podem usar a mesma estrutura dezenas de vezes.
O principal requisito para painéis de fôrma será resistência suficiente para suportar a pressão do concreto. A superfície interna das proteções deve ser nivelada. Os modelos de metal são considerados os mais duráveis, mas são muito caros de operar (embora possam ser alugados). Existem também formas de poliestireno expandido. Mas mesmo esta variedade de materiais não torna a cofragem removível mais popular do que a não removível.
Não removível
As vantagens da cofragem fixa são muito maiores: aumenta a resistência da fundação, melhora o isolamento térmico e acelera o processo de construção. Mesmo pessoas sem experiência podem trabalhar com isso, sem se preocupar com o surgimento de alguns problemas. O preço é ligeiramente superior ao da versão anterior e depende dos materiais utilizados como base.
O mais moderno de todos os materiais utilizados - poliestireno... Possui uma série de vantagens significativas: fácil de instalar, impermeabilização de alta qualidade e isolamento da fundação. As desvantagens incluem o preço alto. Fôrma feita de metal... Chapas de aço usadas com espessura de 1-2 mm. Eles são duráveis e versáteis. Além disso, o dispositivo pode ser adicionalmente reforçado com reforço.
Área cega de concreto armado é criado a partir de lajes prontas, por isso é possível reduzir o consumo de concreto sem sacrificar a qualidade da construção. As vantagens são a resistência, as desvantagens são o alto custo e a necessidade de atrair equipamentos especiais para a instalação da estrutura.
Áreas de cortinas de madeira permanecem o tipo mais popular devido ao baixo custo, facilidade de instalação e disponibilidade de material. Contras: durante a instalação, serão necessários materiais de fixação, o que aumenta o custo da estrutura. Além disso, não devemos esquecer que a árvore apodrece facilmente.
Portanto, as estruturas de madeira são aconselhadas para serem utilizadas na construção de edifícios leves, cuja construção da fundação seja planejada o mais breve possível.
No entanto, esta não é a lista completa de materiais. Dependendo dos desejos e capacidades dos construtores, você pode aplicar ardósia (lisa) ou papelão ondulado. Esses materiais são escolhidos devido ao seu baixo custo e disponibilidade, mas também apresentam algumas desvantagens. Vai ser muito difícil montar uma estrutura em ardósia e materiais semelhantes, terá que procurar ajuda de profissionais e isso tem um custo extra. A qualidade das estruturas de suporte resultantes é muito duvidosa; quando o concreto é derramado, quase sempre ocorrem vazamentos. Esta é uma opção de último recurso.
Seleção de materiais e ferramentas
O material é escolhido de acordo com a capacidade financeira, com base no tamanho e na finalidade da futura construção.
Um material de má qualidade terá um efeito prejudicial no canteiro de obras final e na durabilidade de todo o edifício, por isso é melhor não economizar na área cega.
Além disso, para instalar a estrutura, você precisará de uma série de ferramentas, sem as quais a instalação é impossível:
- pá (para preparação de trincheiras);
- instrumentos de medição (fita métrica, nível);
- Master OK;
- Serra;
- espátula;
- Martelo e unhas;
- material que será usado para reforçar a vala (por exemplo, brita fina e média, areia);
- materiais de cofragem (cimento e placas).
Também é desejável ter um carrinho de mão na fazenda: ele facilitará muito o trabalho de movimentação de mercadorias.
Como fazer isso sozinho?
Antes de iniciar a primeira fase de construção, é necessário decidir sobre o material e o tipo de construção. Só então você pode começar a marcar. Para isso, é criada uma projeção a partir da borda do edifício, à qual se somam 30 cm, focalizando essa marcação, é necessário retirar a camada superior do solo (a profundidade é de aproximadamente 25-30 cm).
O fundo da trincheira resultante deve ser cuidadosamente socar... É aconselhável colocar a pedra britada como camada inferior. A fração média da brita (de 40 a 60 mm) é usada como principal. É vertido, nivelado e calcado, após o que é necessário preencher adicionalmente com brita fina (de 5 a 15 mm). Assim, os vazios entre as partículas de pedra britada de uma fração maior são preenchidos. A camada de pedra triturada é compactada com o derramamento de água. A próxima camada é arenosa. Também deve ser tamponado com água.
A segunda fase da preparação da vala - impermeabilização ou a chamada separação... É necessário para proteger a camada de concreto do excesso de umidade durante sua maturação. É usada uma geomembrana ou filme plástico. Sua espessura não é inferior a 200 mícrons. Se necessário, faça isolamento térmico adicional. Para isso, uma camada de espuma de poliestireno extrudado é colocada no topo do filme.
A etapa mais importante é instalação de cofragem. Na maioria das vezes, é feito de madeira. Em paralelo, você precisa definir as venezianas para marcar as juntas de dilatação. Eles são instalados em um nível de fôrma pré-dimensionado, levando em consideração o ângulo de inclinação necessário. A largura da ripa deve ser de 20 mm e a altura deve ser superior a um quarto da espessura da fôrma.
O método de cálculo da distância entre as costuras é o seguinte: a espessura da camada de concreto próxima à base é multiplicada por 25. É mais conveniente combinar juntas de temperatura e tecnologia: ou seja, o concreto deve ser derramado, com foco nas lâminas. Uma porção é servida entre duas ripas. Uma junta de dilatação com espessura de 4 mm ou mais deve ser feita perto da base. Na maioria das vezes, o material de cobertura é usado para isso. Depois disso, a futura cofragem é reforçada. O método mais simples é usar uma grade de estradas.
Recomenda-se escolher uma malha com células de 10 centímetros e um diâmetro de hastes de pelo menos 4 mm.
Reforço Não é a última etapa desse processo. Após a sua conclusão, começam o enchimento da estrutura com argamassa de cimento. A composição mais adequada é o concreto M300. É indesejável economizar na qualidade do concreto, pois disso depende a durabilidade da área cega. Proporções recomendadas para mistura - 3 partes de areia para 1 cimento.
É importante que o concreto seque um pouco, então é necessário cobri-lo com filme impermeabilizante por dois dias.
Isso é necessário para que a umidade de que o concreto precisa para dar resistência não tenha tempo de evaporar. Caso contrário, o concreto começará a se desintegrar e se deteriorar rapidamente. Após 2 semanas após o vazamento, as ripas são removidas e as costuras são derramadas com mastique de betume.
Vamos considerar os principais erros durante a instalação da cofragem.
- Colocação de cofragem sem inclinação... Se não houver declive, a água que entra na fôrma não escorrerá e a principal função da estrutura é protegê-la da umidade.
- Derramar cimento sem levar em conta as juntas de dilatação. As tensões que ocorrem em blocos em temperaturas elevadas levam a fraturas no concreto.
- Criação de vãos na cofragem. Isso garante o escoamento da umidade sob o solo, inclusive onde houver fôrmas. A área cega deve ser construída em torno de todo o perímetro do edifício.
- Mau impacto no fundo. Se o fundo da vala não estiver suficientemente compactado, ocorre o encolhimento do solo, devido ao qual o revestimento de concreto começa a ruir.
Para informações sobre como fazer corretamente e sem nenhum custo extra uma área cega ao redor da casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.