Tipos e aplicação de vigas para cofragem
Por seu projeto, uma viga I consiste em 2 flanges paralelas e um rack que as separa. As prateleiras são feitas principalmente de madeira de coníferas, e as prateleiras são feitas de madeira folheada laminada ou contraplacado, existem produtos de outros materiais. Durante a instalação, as vigas são fixadas entre si por meio de uma conexão especial com ranhura espinhosa e, adicionalmente, são revestidas com adesivo. A partir deles são montados sistemas de complexidade e configuração variáveis, portanto, antes da instalação, é muito importante estudar os tipos e métodos de uso de vigas para a cofragem.
Tipos de vigas para cofragem
Os feixes mais populares produzidos internamente são chamados de BDK-1. As prateleiras para eles são feitas de pinho ou abeto, menos frequentemente de madeira dura. Para a produção de racks, utiliza-se compensado especial com folheado de bétula, que resiste bem aos efeitos da umidade e da umidade.
As vigas de produção europeia são de 2 tipos principais:
-
UNI - a estante é de contraplacado e as prateleiras de madeira macia, principalmente abeto;
-
OPTI - as estantes também são feitas de madeira de coníferas (abeto ou pinho), e para a produção de racks, utiliza-se LVL a partir de folheado colado.
Existem também outros tipos de produtos.
-
Vigas de metal e plástico. Na maioria das vezes, eles são usados na construção de fôrmas para verter a fundação, bem como na criação de pisos.
-
Barras transversais sólidas e vigas com diferentes seções (retangulares, em forma de T, treliça). Os produtos versáteis, entre os construtores profissionais, são considerados mais duráveis do que as vigas I de madeira padrão.
-
Nivelamento de vigas I. Eles são usados para alterar ou definir a forma correta da estrutura da fôrma. Além disso, eles são usados para nivelar paredes, cantos, tetos, divisórias.
Quase todos os tipos de feixes, independentemente do fabricante, são amarelos. O nível de umidade varia de 9 a 13%, e a densidade dos produtos é de 460 a 680 quilogramas por metro cúbico. O peso de um metro de corrida de uma viga de madeira fabricada na Rússia é de 6 quilos, europeu - de 5 a 5,5 quilos.
Materiais de manufatura
O material de fabricação é selecionado em função do tipo de construção, do tipo de obra e das condições de execução. Via de regra, os especialistas determinam a modificação necessária do perfil de forma individualizada, uma vez que cada material possui características técnicas diferentes.
As vigas de cofragem são feitas de diferentes materiais.
-
Madeira - uma opção de orçamento universal que é adequada para muitos tipos de trabalho. Os sistemas de cofragem feitos de vigas de madeira proporcionam um encolhimento mínimo, cumprindo totalmente com todas as normas e requisitos básicos. Durante o processo de fabricação, a madeira passa por um tratamento especial - é completamente seca e impregnada com compostos químicos especiais.
-
Metal. Esses produtos são muito mais caros, mas são altamente duráveis e confiáveis. As vigas metálicas não estão sujeitas a deformação mesmo após uso prolongado, têm mais ciclos de uso. No entanto, devido ao alto custo, eles são mais frequentemente usados apenas por grandes organizações de construção ao realizar trabalhos de grande escala.
-
Alumínio. Basicamente, apenas as vigas de nivelamento são feitas de alumínio. São fáceis de instalar e leves, apesar disso, apresentam uma margem de segurança muito elevada, são fiáveis e duráveis.A única desvantagem dos produtos de alumínio é que, em caso de quebra e deformação, eles não podem ser reparados e restaurados.
-
Plástico. As vigas I de plástico são utilizadas, via de regra, apenas por incorporadores privados e pequenas equipes - para a construção de estruturas auxiliares e anexos domésticos, na construção de casas de campo ou chalés de verão. As vigas de plástico são mais caras do que a de madeira, mas são mais convenientes de instalar - são mais leves, montadas mais rapidamente e não estão sujeitas a deformação. Estruturas monolíticas criadas com plástico endurecem mais rápido.
Independentemente do material, todas as vigas I são fabricadas com seção longitudinal e, quando instaladas, pressupõem contato com pelo menos dois pontos de ancoragem.
Formulários
As vigas I e outros tipos de vigas são usadas não apenas para criar sistemas de cofragem, mas também para erguer várias estruturas de edifício na forma de paredes, divisórias, pisos ou colunas.
As vigas de fôrma são usadas para muitos tipos de trabalhos de construção em geral, os sistemas desses elementos são usados para a construção:
-
prédios residenciais;
-
edifícios auxiliares na fazenda subsidiária;
-
grandes e pequenas instalações industriais;
-
armazéns e hangares;
-
túneis e pontes;
-
vários projetos de configuração complexa.
A grande popularidade de seu uso é explicada pela facilidade de transporte e instalação, duração de uso, versatilidade. A utilização de vigas permite a obtenção de superfícies planas e lisas, garante um elevado nível de capacidade de carga da estrutura montada.
Montagem
Na montagem das estruturas de fôrma, todos os requisitos tecnológicos devem ser rigorosamente observados, bem como as regras para os trabalhos de instalação devem ser levadas em consideração, dependendo do tipo de produto e do material de sua fabricação.
O procedimento para instalar o sistema de fôrma de vigas:
-
o terreno está sendo preparado - o lixo é removido e a superfície do terreno é nivelada;
-
sejam instalados tripés de apoio - a distância entre eles dependerá da complexidade e do peso de todo o sistema, mas em qualquer caso não deve ultrapassar 1,5 metros;
-
são expostos racks com suportes, nos quais as vigas serão fixadas diretamente;
-
as primeiras travessas longitudinais são montadas, e no topo delas são transversais, embora seja importante manter o mesmo degrau de instalação - 50-60 centímetros;
-
as proteções laterais verticais são fixadas nas vigas, as ranhuras entre os elementos individuais são fechadas com filme plástico;
-
escudos horizontais são colocados, com a ajuda do nível do edifício, seu plano é ajustado e nivelado.
Na instalação, é importante levar em consideração que cada elemento estrutural é projetado para uma determinada carga. Durante o vazamento da mistura de concreto, o não cumprimento das normas pode levar à deformação e falha de todo o sistema.
Para a correta colocação das vigas para a cofragem, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.