Características dos tirantes de cofragem e seu cálculo
O lançamento da mistura de concreto requer a montagem de uma estrutura de construção de fôrma - cofragem. Isso é feito usando escudos e fixadores especiais, que são chamados de mesas. As mesas são diferentes e cada tipo tem suas próprias características. Vale a pena considerar em mais detalhes o que é um tal fixador e em que grupos os fixadores para cofragem são divididos.
Descrição e propósito
As mesas são normalmente usadas na criação de uma estrutura de concreto tridimensional. Neste caso, existe o risco de destruição da fôrma ou deformação dos painéis devido à alta pressão da mistura de concreto. Os fechos ajudam a evitar problemas e garantem resultados confiáveis.
De acordo com a GOST, o empate é uma haste de ancoragem poderosa feita de reforço perfilado. O diâmetro da rosca de tal parafuso é de 17 mm, e o comprimento do pino está na faixa de 1,5 a 6 m. O dispositivo é usado para a construção de estruturas de fundação e monolíticas. Com a ajuda de uma mesa, qualquer cofragem é reforçada.
Outra finalidade da âncora é ajustar a largura do molde de concreto.
Com a ajuda de tais fixadores é possível atingir o tamanho exato do molde e, assim, otimizar o consumo da argamassa. Além disso, a utilização de contrapisos permite agilizar a desmontagem da fôrma, o que possibilita o reaproveitamento da estrutura.
Visão geral das variedades
O tirante de cofragem é dividido em vários tipos. A escolha dos fixadores depende do tipo de fôrma, do tamanho da estrutura. Vale ressaltar que alguns modelos de mesas são considerados universais e servem para fixar fôrmas de quaisquer materiais e para qualquer finalidade.
O resto dos fixadores podem ser divididos em:
- pinos de aço removíveis com diferentes tipos de seções;
- parafusos de aço não removíveis;
- grampos de plástico;
- produtos da primavera;
- arame;
- placas compostas.
Betonilhas de metal são consideradas a opção preferida para a fundação. A vantagem de tais porcas de aperto é reutilizável. Essas braçadeiras são fáceis de prender e desmontar se você abordar o processo corretamente.
Vale a pena dar uma olhada mais de perto nas braçadeiras mais comuns para pisos e outras estruturas.
Universal
Os fixadores são usados para instalar e fixar várias formas. Por exemplo, com o auxílio de uma mesa, será possível fixar placas com espessura de 10 a 250 mm inclusive. Caso seja necessário fixar uma estrutura grossa, utiliza-se um cordão de extensão para aumentar a mesa.
Prós dos fechos universais:
- montagem acelerada da mesa;
- montagem precisa da cofragem;
- redução dos custos de construção: trabalhistas e financeiros;
- utilização de pinças completas com escudos de diferentes materiais.
As mesas deste tipo são frequentemente instaladas em fôrmas de plástico não removíveis. A principal vantagem desta abordagem é que posteriormente não será necessário desmontar a estrutura.
Plástico
Hoje é possível usar atilhos de cofragem de plástico. A aplicação padrão para tais fixadores é a montagem e fixação de moldes, cuja espessura não exceda 250 mm. Uma extensão é necessária para lançar um design mais amplo.
Além do uso de amarras plásticas na ausência de "pontes frias".
Parafuso
Visualização padrão - um conjunto que inclui:
- parafuso - 1 peça;
- porca - 2 pçs .;
- lavadora - 2 peças.
Alguns kits não possuem arruelas e devem ser adquiridos separadamente.Anteriormente, os tirantes eram feitos apenas de metal, mas hoje o mercado começou a produzir modelos em fibra de vidro. Os últimos são fixadores descartáveis que são deixados no monólito. Neste caso, a parte saliente é cortada após a solidificação da estrutura.
Como calcular o valor necessário?
Para realizar cálculos corretos, você precisa prestar atenção a dois parâmetros:
- espessura dos materiais de cofragem;
- espessura da seção da estrutura.
Adicionalmente, recomenda-se levar em consideração a espessura do núcleo de concreto, pois é a pressão que afetará o número de fixações. Para determinar a quantidade de betonilha necessária para a cofragem, vale a pena usar a fórmula Epuret padrão. Recomendações básicas para 1 medidor em execução de acordo com a fórmula:
- na parte inferior da fôrma, a carga por 1 metro linear chega a 2500 kg;
- a carga máxima que uma mesa pode suportar é 250 kg;
- ao calcular os fixadores, você precisa estabelecer uma margem de segurança de 10%, então o número de quilogramas por mesa será 225;
- para que as blindagens não se deformem, o passo entre as pinças não deve ser inferior a 0,5 m;
- no cálculo, é importante levar em consideração a técnica de compactação da mistura de concreto vazado, por exemplo, a carga na mesa de compactação por vibração será maior em relação à compactação da solução com pá.
Levar em consideração as recomendações permitirá calcular o número necessário de grampos para a instalação da fôrma.
Aplicativo
Quando a cofragem está a ser instalada, é importante ter uma abordagem responsável para a instalação das mesas. Se você não seguir a tecnologia de fixação das pinças às blindagens, a estrutura se deformará. A tecnologia de instalação da mesa depende do tipo de sistema de fôrma e do tipo de fixações utilizado. Vale a pena considerar as opções encontradas com frequência.
Laços removíveis
Para a instalação de blindagens removíveis, deve-se dar preferência a tirantes do mesmo tipo. Neste caso, recomenda-se garantir o isolamento dos fixadores da mistura de concreto. Ignorar este momento fará com que não seja possível retirar a mesa da estrutura. Deixar a fôrma removível no monólito não é aconselhável por vários motivos.
- Normalmente, os laços removíveis são feitos de metal durável. Esta é uma opção bastante cara, por isso é melhor usar esses fixadores muitas vezes.
- As peças de metal não são protegidas contra corrosão. Os retentores enferrujam rapidamente e danificam a estrutura de concreto, que começa a desmoronar por dentro.
- Betonilhas removíveis, congeladas na estrutura, formam "pontes frias".
Para realizar uma instalação competente de betonilhas removíveis na fôrma, você precisará de:
- blindagem com furos previstos para montagem, feitos em todo o perímetro da estrutura, o espaçamento entre os furos não deve ultrapassar 300 mm;
- lubrificantes que irão cobrir a cofragem;
- kit de mesa, que incluirá os principais fixadores em forma de pinos, porcas e arruelas;
- tubo de PVC de grande diâmetro - necessário para que o pino retentor entre rapidamente e sem problemas no tubo;
- Clipes de PVC em forma de cone - isso é necessário para evitar a penetração de concreto ou sujeira neles.
Depois de instalar a fôrma, fixar as tábuas e despejar a massa de concreto, é necessário aguardar a solidificação da estrutura. Quando o resultado for alcançado, você pode prosseguir para a desmontagem.
Para desmontar os fechos, você precisará de um martelo, com o qual você pode remover os pinos, e uma trituradora para cortar tubos de PVC salientes.
Mesas fixas
Neste caso, podemos falar de dois tipos de pinças: metal e plástico.
Metálico
Os grampos de metal podem ser instalados na fôrma sem proteção. Os prisioneiros são montados nos orifícios preparados das blindagens e fixados com porcas, após a instalação das arruelas.
Dificuldades surgem ao desmontar a cofragem. Para uma desmontagem competente da estrutura, é necessário cortar as extremidades salientes das vigas com um ligeiro aprofundamento no concreto.Depois os furos restantes devem ser cobertos com argamassa de cimento, que conterá aditivos impermeabilizantes.
Plástico
Uma opção lucrativa, mas com baixo custo de consumíveis. A fixação das braçadeiras de plástico é realizada a partir da superfície interna da calha do painel de fôrma. Em outras palavras, não há necessidade de preparar furos para eles.
O conjunto de elementos de fixação de plástico inclui:
- pesado;
- extensão;
- punhos de compressão;
- parafusos, buchas, pregos ou outros fechos.
Uma abordagem responsável na utilização de betonilhas para cofragem permitirá não só escolher a opção de fixação mais adequada, mas também calcular o número de elementos de fixação e efetuar a correta desmontagem da cofragem após o endurecimento do betão.
Características das mesas para cofragem e seu cálculo no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.