Quando remover a fôrma após despejar o concreto?
A fundação e a fôrma são uma das etapas mais importantes na construção de uma casa, pois atuam como alicerce e moldura para a formação da futura estrutura. A estrutura da fôrma deve permanecer montada até que o concreto endureça completamente. Portanto, é muito importante ter informações, após quanto tempo poderá ser desmontado com segurança.
Fatores de influência
Para formar a fundação, é usado concreto, que é uma composição semilíquida. Mas é necessário que a substância mantenha a forma exigida. Para isso, são utilizadas cofragens de madeira. É uma estrutura removível provisória, cujo volume interno está de acordo com todos os parâmetros e configurações necessários. A cofragem é conformada imediatamente no canteiro de obras, fixada com uma moldura de madeira ou de reforço e, em seguida, o vazamento do concreto é executado diretamente.
Dependendo do tipo de fundação, a cofragem de madeira é formada de diferentes maneiras... A sua remoção de uma fundação em faixa ou de uma fundação colunar pode diferir ligeiramente em termos de tempo. Para conseguir uma distribuição uniforme da carga no edifício, é utilizado um cinto blindado. É necessário desmontar a cofragem dos armopoyas apenas após a instalação da armadura e o endurecimento da solução de betão.
O concreto é formado em várias etapas.
- Agarrando argamassa de concreto.
- Processo de fortalecimento.
Na concretagem, os seguintes são fatores importantes que afetam a resistência de uma composição de concreto.
- Disponibilidade de água (a saturação constante do concreto com água evita o aparecimento de fissuras na superfície formada, com a falta de umidade a composição torna-se frágil e solta).
- Regime de temperatura (quaisquer reações ocorrem mais rápido, quanto mais alta a temperatura).
Durante a obra, é possível influenciar apenas o teor de umidade da composição do concreto. É impossível influenciar o regime de temperatura. Portanto, o tempo de solidificação em diferentes regiões e em diferentes condições climáticas será diferente.
A cofragem pode ser com ou sem película.
O filme é usado para proteger a placa de alta umidade. A oportunidade de seu uso é controversa, a decisão deve ser tomada caso a caso.
Padrões
De acordo com SNiP 3.03-87 a remoção da fôrma deve ser realizada somente se o concreto atingir o grau de resistência exigido e dependendo da configuração do projeto específico.
- Design vertical - faça uma retirada se o indicador atingir 0,2 MPa.
- A fundação é de fita ou monólito reforçado - é possível desmontar a fôrma de madeira quando o indicador for 3,5 MPa ou 50% do grau de concreto.
- Estruturas inclinadas (escadas), várias lajes com um comprimento de mais de 6 metros - o período de desmoldagem começa quando 80% dos indicadores de resistência do concreto são atingidos.
- Estruturas inclinadas (escadas), lajes com menos de 6 metros de comprimento - o período de análise começa quando 70% da resistência do grau do concreto utilizado é atingido.
Este SNiP 3.03-87 é atualmente considerado oficialmente como não estendido.... No entanto, os requisitos especificados nele são absolutamente relevantes hoje.A prática de construção de longo prazo confirma isso. De acordo com o padrão americano ACI318-08 cofragem de madeira deve ser removido após 7 dias se a temperatura e a umidade do ar estiverem de acordo com todos os padrões aceitos.
A Europa tem seu próprio padrão ENV13670-1: 20000. De acordo com esta norma, a desmontagem de fôrmas de madeira pode ser realizada no caso em que haja 50% da resistência da composição do concreto, se a temperatura média diária fosse de pelo menos zero grau.
Com o cumprimento estrito dos termos especificados nos requisitos do SNiP, a resistência de uma estrutura monolítica pode ser alcançada. O acúmulo de resistência é feito posteriormente, mas a resistência mínima exigida deve ser alcançada até o momento em que for realizada a desmontagem da fôrma de madeira.
Na implementação de uma construção privada, nem sempre é possível estabelecer uma percentagem exacta da resistência do material de betão, na maioria das vezes devido à falta dos instrumentos necessários. Portanto, é necessário tomar uma decisão sobre a desmontagem da fôrma, a partir do momento de exposição do concreto.
Foi provado empiricamente que o concreto dos tipos comumente usados M200-M300 a uma temperatura média diária do ar de 0 graus em 14 dias pode ganhar resistência de cerca de 50%. Se a temperatura estiver em torno de 30%, os mesmos tipos de concreto ficam 50% mais rápidos, ou seja, em três dias.
A remoção da fôrma de madeira é realizada no dia seguinte ou um dia após o término do período de pega da composição de concreto. No entanto, os especialistas recomendam não ter pressa em desmontar a fôrma de madeira, pois a cada poucas horas a solução se torna mais resistente e confiável.
Em qualquer caso, é imperativo certificar-se de que o concreto atingiu o nível necessário de resistência da composição.
Depois de quantos dias retirar, levando em consideração a temperatura do ar?
Há um fator importante que deve ser levado em consideração ao decidir quando remover a cofragem de madeira: a temperatura ambiente. Conseqüentemente, o período de configuração será diferente em diferentes épocas do ano. Como resultado, basicamente todos os trabalhos de construção relacionados com o lançamento da fundação são realizados no verão.
No cálculo da temperatura, não é o valor máximo ou mínimo do dia que é levado em consideração, mas sim o valor médio diário. Em função das condições meteorológicas específicas, é realizado o cálculo do tempo de retirada da fôrma criada do piso de concreto. Definitivamente, não é necessário apressar muito a desmoldagem, uma vez que certos fatores não explicados podem retardar um pouco o processo de cristalização da solução de concreto.
Na prática, durante os trabalhos de organização da fundação, preferem não retirar a cofragem de madeira durante pelo menos duas semanas. O concreto ganha resistência mais intensamente na primeira semana. Posteriormente, a base endurece por mais dois anos.
Se possível, é recomendável esperar 28 dias. É esse tempo que é necessário para que a fundação tenha aproximadamente 70% de resistência.
A configuração pode ser acelerada?
Para que as obras de construção avancem mais rapidamente, pode ser necessário acelerar o endurecimento da solução de concreto. Para tanto, três métodos principais são usados.
- Mistura de concreto de aquecimento.
- Uso de tipos especiais de cimento.
- O uso de aditivos especializados que aceleram o processo de endurecimento da argamassa de concreto.
Na fábrica, altas temperaturas são utilizadas para acelerar o endurecimento da composição do concreto. O processo de vaporização de várias estruturas de concreto armado reduz significativamente o período de pega. Mas esse método geralmente não é usado na construção privada. Um aumento na temperatura a cada 10 graus aumenta a velocidade de configuração em 2 a 4 vezes.
Um método bastante eficaz de acelerar o processo de pega é o uso de cimento moído finamente.
Apesar do cimento grosso ter uma longa vida de prateleira, é a mistura da moagem fina que endurece muito mais rápido.
O uso de aditivos especiais é outra forma de agilizar o processo de endurecimento da composição do concreto. Cloreto de cálcio, sulfato de sódio, ferro, potássio, refrigerante e outros podem ser usados como aditivos. Esses aditivos são misturados durante a preparação da solução. Esses aceleradores aumentam o grau de solubilidade dos componentes do cimento, a água satura-se mais rapidamente, o que torna a cristalização mais ativa. De acordo com os requisitos do GOST, os aceleradores aumentam a taxa de endurecimento no primeiro dia em pelo menos 30%.
O que acontece se a cofragem for desmontada muito cedo?
Na estação quente, a desmoldagem pode ser feita com bastante rapidez, não é necessário esperar 28 dias. Após o final da primeira semana, o concreto já tem a capacidade de manter a forma desejada.
Mas é impossível realizar imediatamente a construção em tal fundação. É necessário esperar até o momento em que o monólito atinge o nível de resistência necessário.
Se a fôrma for desmontada muito cedo, isso pode levar à destruição da estrutura de concreto criada. A base é a espinha dorsal da estrutura, não apenas um detalhe tecnológico. Este monólito manterá toda a estrutura, por isso é muito importante cumprir todos os requisitos e padrões padrão necessários.
O comentário foi enviado com sucesso.