O que é a fôrma para painel e como instalá-la?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formulários
  3. Tipos principais
  4. Materiais de escudo
  5. O que é necessário para trabalhar?
  6. Regras de cálculo e instalação

Quase todos os tipos de fundações modernas existentes são criados usando uma estrutura como a cofragem. É utilizado não apenas para fixar a largura e profundidade necessárias da fundação, mas também, em alguns casos, para fortalecer a estrutura e dar-lhe rigidez adicional. Além disso, a fôrma tem uma superfície perfeitamente plana, que será a melhor solução para a aplicação de materiais do tipo impermeabilizantes.

Uma solução interessante para a construção de vários objetos ao mesmo tempo será a cofragem de painel. Pode ser reutilizado. Ele é instalado e, após despejar o concreto, é removido. Vamos tentar descobrir o que é esse design e como usá-lo corretamente.

Peculiaridades

A fôrma de painel para paredes e fundações é uma estrutura desmontável, que é desmontada após a solidificação completa do concreto. Pertence às chamadas molduras especiais. Sua estrutura é a seguinte.

  • Escudos. Eles são o principal elemento estrutural. Suas superfícies devem ser lisas e uniformes, pois criarão a aparência do monólito acabado. A cofragem de painel, para a qual podem ser aplicados vários materiais, é normalmente fixada à estrutura.
  • Prendedores. Aqui estão eles parafusos ou travas especiais. Eles são usados ​​para montar uma estrutura de partes díspares em um único todo.
  • Equipamentos para apoiar a estrutura em posição estável. Normalmente é feito de um material que não é suscetível a tensões. A razão é que terá que suportar o grande peso e carga que aparecem depois de despejar o concreto na fôrma.

Os trabalhos de instalação da fôrma devem ser executados sobre uma superfície plana e limpa, previamente bem calçada. É importante que a categoria considerada de fôrma seja instalada corretamente e corresponda às dimensões exigidas: comprimento, altura, largura, espessura. Com a ajuda de um fio de prumo, verifica-se a perpendicularidade à base.

Ao instalá-lo, é necessário garantir a estanqueidade das blindagens na área das juntas. Após a desmontagem, deve ser limpo e guardado em local seguro.

Formulários

A principal característica de tal dispositivo será a sua versatilidade e a possibilidade de utilizá-lo não só para a construção monolítica, mas também para a construção de qualquer tipo de superfície.

Se você olhar para o propósito, verá que esses sistemas são divididos em várias categorias.

  • Para a concretagem de fundações e paredes. Na maioria dos casos, uma estrutura do tipo painel pequeno é usada para esses fins. O motivo é a ausência da necessidade de envolver vários mecanismos de elevação. Nesse caso, todo o trabalho é fácil de fazer sozinho em algumas horas.
  • Para a criação de pilares e colunas redondos. Escudos do tipo considerado de fôrma são usados ​​para criar torres, bem como celeiros do tipo elevador.
  • Para enchimento de pisos. Tais estruturas são utilizadas na construção de objetos de diversas alturas e finalidades em concreto armado. Além disso, a fôrma de painel é usada como superfície externa do tipo de rolamento ao criar aberturas para janelas e blocos de portas.

Tipos principais

Se falamos sobre os principais tipos de cofragem de painel, normalmente dividem-se duas categorias, que têm as suas próprias características estruturais:

  • painel pequeno;
  • painel grande.

Vamos tentar descobrir quais são as diferenças entre essas categorias e quais recursos elas possuem.

Escudo pequeno

Este tipo de cofragem difere pelo facto de a área das placas não ultrapassar 5 metros quadrados. Normalmente, os modelos mais populares aqui são estruturas com dimensões de 750x3000 e 1200x3000 mm.

Painel grande

Se falamos de cofragem de painel grande, normalmente a área dos painéis, neste caso, varia de 5 a 80 metros quadrados e a massa dos elementos não é superior a 50 quilogramas. Isso possibilita a montagem manual.

Observe que a escolha da categoria de cofragem dependerá das dimensões da estrutura. Acontece frequentemente que ambos os tipos de cofragem são utilizados na construção de edifícios.

Materiais de escudo

A cofragem pode ser removível e não removível. Os modelos modernos do segundo tipo são geralmente criados a partir de poliestireno expandido ou materiais com propriedades semelhantes. Esta estrutura pré-fabricada é um revestimento impermeabilizante e termo-isolante, pelo que, depois de seca a base, bastará fechar as juntas entre as placas com o auxílio de espuma de poliuretano ou selante.

Observe que a fôrma de estoque removível do tipo painel pequeno e painel grande é:

  • alumínio ou aço;
  • plástico;
  • de madeira.

Agora vamos falar um pouco mais sobre cada um.

  • As soluções de aço se distinguem por sua robustez, grande massa, mas ao mesmo tempo alta resistência. Normalmente, a versão de aço ou alumínio é usada na construção de grandes instalações, onde a alta resistência das estruturas de fundação de proteção é um ponto importante. Na construção privada, essa categoria quase nunca é utilizada devido ao seu alto custo. O painel de cofragem de alumínio será mais leve, mas dobra-se facilmente com a carga, razão pela qual muitas vezes é necessário usar diferentes mecanismos de suporte. Esses produtos são classificados como reutilizáveis.
  • As estruturas de plástico podem ter qualquer formato e tamanho, o que permite o preenchimento até de bases redondas. Normalmente, eles são usados ​​na construção de edifícios altos. Considerando que existem muitos componentes aqui, eles são perfeitos para o projeto de fachadas. É verdade que o custo de tal projeto é alto. Mas, ao mesmo tempo, pode ser instalado rapidamente e é leve.
  • As estruturas de madeira têm uma estrutura simples, leve e muito fácil de instalar. A cofragem deste tipo é normalmente feita de forma independente, mas a madeira como material tem várias desvantagens. Por exemplo, raramente pode ser usado novamente, e o concreto que adere à superfície é muito difícil de limpar. Mas, por outro lado, é muito acessível.

O que é necessário para trabalhar?

Se você decidir fazer a fôrma por conta própria, seria melhor criar uma versão linear universal de madeira para a execução de pequenas quantidades de trabalho. Isso permitirá uma economia significativa na compra ou aluguel da estrutura em questão.

Para criá-lo, você precisará ter em mãos:

  • grampeador de construção;
  • papelão ou polietileno;
  • fechos de fixação, bem como os próprios fechos;
  • madeira resistente à umidade;
  • barras para conectar os elementos do painel.

Além disso, para dar uniformidade à superfície interna, é necessário esticar o filme nas placas ou prender o papelão. É verdade que às vezes são usados ​​tubos que sustentam a estrutura até que ela seja feita e seus elementos sejam presos com segurança uns aos outros. Você só precisa cozinhar e cortar as tábuas no tamanho certo, depois disso, você pode derrubar os escudos.

Acrescentamos que, com o uso subsequente, será necessário um lubrificante especial, que precisará processar essa blindagem. Assim, será mais fácil remover os restos de concreto da estrutura, pois ele não grudará.

Regras de cálculo e instalação

Ao lançar uma estrutura do tipo monolítico, é necessário determinar com a maior precisão possível quantos materiais serão necessários para a fabricação de blindagens.

Para a fundação

  • Determine a altura da base, levando em consideração as tolerâncias.
  • Refine o comprimento do perímetro do objeto.
  • Determine a espessura da madeira serrada. Deve ser especificado no projeto. Se o indicador não estiver lá, então a espessura deve ser selecionada levando em consideração o trabalho a ser feito. Mas geralmente eles usam uma placa afiada de 25-30 mm.

O comprimento do objeto deve ser duplicado colocando-se as proteções frente a frente, e o resultado obtido deve ser multiplicado pela espessura e altura do material. O valor resultante será o volume de madeira que é necessário para criar painéis de fôrma linear. Você também precisará preparar as barras como plugues e suportes.

Para criar lajes

  • Determine a altura e a área da sala.
  • Verifique a espessura do piso de acordo com o projeto.
  • O consumo de suportes telescópicos será o seguinte - um por metro quadrado. Você também precisará de um número apropriado de tripés.
  • A madeira serrada deve ser distribuída a uma taxa de 3,5 metros lineares para cada quadrado que será derramado.
  • As placas de compensado também devem ser preparadas de acordo com a área do piso.

Para preencher as paredes, primeiro é necessário calcular a área da estrutura, levando em consideração as folgas. Todos os cálculos devem ser realizados da mesma forma que para a fundação.

Em qualquer caso, a colheita de madeira deve ser feita com uma certa margem. É necessário observar que os painéis de fôrma são uma coisa universal e podem ser usados ​​para preencher qualquer estrutura.

Agora daremos regras de instalação aproximadas. Não se esqueça que eles serão determinados pela finalidade da cofragem:

  • primeiro, a marcação cuidadosa é realizada nos locais onde os painéis de fôrma serão montados;
  • montagem de painéis, bem como instalação de elementos de fixação e peças embutidas;
  • instalação de blindagens claramente de acordo com as marcações aplicadas anteriormente;
  • instalação de limitadores de espessura para estruturas de suporte de carga, bem como aberturas de janelas e portas;
  • instalação de painéis de cofragem no lado oposto das linhas do tipo axial e sua posterior fixação entre si;
  • instalação de proteções de extremidade;
  • fixação confiável de elementos estruturais uns aos outros usando parafusos do tipo tirante;
  • instalação de caixilhos pré-reforçados preparados de acordo com as marcações aplicadas;
  • criando uma camada forte entre a fôrma e o reforço usando grampos de polímero.

Quando a fôrma de painel cumpre a sua função, isto é, após o endurecimento do betão, pode ser retirada dentro do quadro das normas e regulamentos estabelecidos.

Como instalar a fôrma para painel, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário