O que são as fôrmas permanentes e como instalá-las?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Visão geral dos elementos de conexão
  5. Formulários
  6. Tecnologia de instalação

A fundação é a fundação a partir da qual começa a construção de qualquer casa. Para preencher uma fundação de concreto de uma determinada forma, os construtores usam fôrmas - estruturas auxiliares de armação que desempenham o papel de um "molde" para materiais de construção.

Anteriormente, a fôrma feita de tábuas de madeira era considerada em execução, mas agora, na construção de casas, uma opção mais inovadora é usada - a fôrma fixa.

O que é isso?

A cofragem permanente é uma estrutura de blocos concebida para ser despejada em concreto ao criar uma fundação, paredes ou pisos. Externamente, parece uma fileira de cubos sólidos com uma cavidade para materiais de construção. A principal diferença entre este tipo de fôrma e a fôrma removível é que, após a instalação da estrutura e o posterior lançamento do concreto, a fôrma passa a fazer parte da estrutura.

Enquanto as cofragens removíveis são escudos feitos de vários materiais e estão sujeitos a desmontagem, modelos fixos, que permanecem no lugar após o vazamento, permitem isolar adicionalmente a casa e fortalecer a base. É por isso que essas cofragens são frequentemente utilizadas na construção de habitações privadas.

Junto com a estrutura de reforço, a fôrma forma poderosas lajes de concreto armado usadas na construção. A qualidade de toda a laje depende diretamente de uma fôrma corretamente montada.

Um modelo fixo de qualidade deve ter as seguintes características.

  • Força... Uma estrutura de baixa resistência é capaz de rachar e dobrar com o peso do concreto vazado, deformando assim a futura fundação.
  • Resistência à água... A mistura de concreto, despejada na fôrma, é uma argamassa espessa, porém úmida. Se a estrutura permitir a passagem de umidade ou se as costuras forem insuficientemente estanques, o concreto vazará, complicando o processo de construção.
  • Forma de bloco uniforme... Se os elementos estruturais tiverem tamanhos de parede irregulares ou cantos quebrados, uma fundação uniforme simplesmente não se dobrará.
  • Longa vida útil... A cofragem permanente é a base de toda a fundação, o que determina diretamente quanto tempo a casa vai durar. As paredes deixadas sem suporte adicional podem desabar rapidamente sob o ataque do peso de toda a estrutura. Se a cofragem seleccionada tiver um acabamento decorativo, o processo da sua corrosão pode levar à perda do aspecto estético da fachada.

Vantagens e desvantagens

Uma estrutura fixa tem muitas vantagens e permite que você construa uma base confiável e monolítica no local. Esta tecnologia poupa significativamente o tempo dos trabalhadores, uma vez que não necessita de ser desmontada e é bastante fácil de utilizar, pelo que até um construtor novato pode realizar o trabalho.

A lista de vantagens deste projeto é bastante extensa:

  • estrutura fixa facilita o processo construtivo devido à instalação simples, custo reduzido e leveza do material, que pode ser transferido manualmente sem recurso a equipamentos de instalação adicionais;
  • a cofragem proporciona um elevado nível de isolamento acústico e protecção térmica;
  • os edifícios que estão sendo erguidos têm alta resistência e confiabilidade, de modo que a vida útil das casas é de dezenas de anos;
  • a forma de poliestireno expandido não deixa passar a umidade e tem a capacidade de ventilar, graças à qual está protegido do aparecimento de microrganismos;
  • o projeto permite a construção de edifícios de várias escalas, portanto é ativamente utilizado tanto na construção privada como na industrial;
  • a maioria dos tipos de cofragem não é exigente quanto às condições de temperatura e tipo de solo;
  • os materiais utilizados para a produção de cofragens permanentes são ecológicos;
  • a fachada do edifício, feita com o auxílio de cofragens permanentes, é excelente para posterior construção com tijolos, madeira e outros materiais, o que é muito conveniente para a construção de moradias privadas.

No entanto, a instalação de cofragem monolítica não é a opção mais ideal se estiver a considerar a construção de um edifício de vários pisos. Apesar de ser possível a utilização de formas monolíticas na construção de paredes, esta tecnologia raramente é utilizada. O tipo fixo de construção é mais adequado para lançar as bases de casas térreas.

Além disso, os construtores podem enfrentar as seguintes desvantagens:

  • a fôrma de poliestireno expandido não é à prova de fogo (o efeito máximo da temperatura no material é de 90 ° C), portanto, recomenda-se processar adicionalmente a estrutura com substâncias ou materiais não combustíveis;
  • se houver elementos metálicos (reforço) na moldura, é necessário fornecer aterramento adicional em caso de queda de raio;
  • as casas com cofragem permanente requerem bons sistemas de ventilação, uma vez que o nível de humidade no seu interior costuma aumentar;
  • se a estrutura requer desmontagem, o processo de desmontagem da fundação (especialmente quando usando uma estrutura reforçada) será muito difícil.

Visualizações

Para escolher corretamente a cofragem, é necessário prestar atenção ao material com que é feita. Os tipos de fôrma diferem em funcionalidade e finalidade. Os blocos de betão armado destacam-se, o que confere à fachada estabilidade e resistência especiais, pelo que são frequentemente utilizados para a construção das estruturas mais maciças. O uso de blocos de concreto de paredes finas é usado na construção da fundação de cercas. Alguns materiais possuem os seguintes recursos.

  • Para a construção de pontes, são utilizadas formas de concreto armado com fibra de vidro... Essa tecnologia é ótima para agilizar o processo de ereção de estruturas sobre corpos d'água, rodovias ou ferrovias. A fôrma permanente de concreto reforçado com fibras ajuda a manter a imobilidade do concreto em uma determinada forma até que ele endureça completamente.
  • O material de vidro de magnésia é usado na construção de paredes finas e vergas. Exteriormente, o resultado se assemelha a uma parede comum, mas melhorou o isolamento acústico em comparação com a parede de gesso.
  • A fôrma de metal é considerada forte, as paredes feitas desse material saem lisas e a fôrma também pode ser usada para criar cantos ou estruturas em arco. Apesar dessas vantagens, o material é muito caro, por isso raramente é utilizado na construção civil. Freqüentemente, a fôrma de metal é usada para criar fundações em solos soltos complexos.
  • Os painéis de partículas de cimento são compostos por cimento, serradura e aparas de madeira, que conferem resistência extra à cofragem e criam paredes respiráveis. Freqüentemente usado na construção privada para a construção de edifícios residenciais ou cercas. A única desvantagem das estruturas em CBPB é a baixa resistência à umidade, portanto, durante a instalação, as placas devem ser dotadas de impermeabilização adicional.
  • Poliestireno extrudado - material flexível, que auxilia na construção de estruturas de geometria complexa e confere às fachadas proteção térmica adicional.

Entre os muitos tipos de cofragem permanente, as seguintes opções são as mais populares.

Voltado para

Fôrma com acabamento decorativo externo completo... Encaixa para revestimento de fachadas projetadas, entretanto, não possui isolamento térmico, portanto, requer isolamento adicional da parede. Para montar a fundação, é necessário conectar os blocos acabados uns aos outros, em seguida, colocar argamassa de concreto no interior e esperar que endureça.

Armopanel

O uso de painéis blindados permite a instalação em tecnologia sanduíche. Os dois painéis são conectados um ao outro, após o qual o concreto é derramado no interior. A base resultante tem maior resistência, no entanto, requer a instalação de ventilação adicional.

Arbolit

A cofragem consiste em aparas de madeira, serradura e cimento, portanto, parece ser o material mais ecológico. As estruturas Arbolite são fáceis de cortar, resistentes ao calor (tanto a baixas como a altas temperaturas), embora, para obter um isolamento térmico completo, seja considerada a instalação adicional de poliestireno expandido entre os blocos.

A principal desvantagem é a enorme espessura das paredes acabadas.

Magnesita de vidro

A cofragem é constituída por lâminas de magnesite revestidas a uma estrutura de aço. Este material apresenta boa resistência ao fogo e maior isolamento acústico, pelo que é frequentemente utilizado na construção de habitações privadas para a construção de fachadas e até paredes. A superfície obtida da LSU fica lisa e uniforme, além de ser ecologicamente correta.

isopor

Para a fundação de grandes edifícios, uma estrutura de espuma é freqüentemente usada. Em alguns casos, com a ajuda de tal cofragem, as paredes podem ser colocadas, mas esta é uma tarefa cara.

Plastbau 3

Representa painéis feitos de poliestireno expandido usando uma estrutura de metal de reforço... Devido ao seu aspecto, a cofragem apresenta uma série de vantagens: processo de montagem fácil e rápido, elevada resistência e isolamento térmico adicional. Um painel Plastbau 3 tem aproximadamente o tamanho de um andar residencial. Assim, a cofragem pode ser usada para a construção monolítica de edifícios de vários andares.

Poliestireno expandido

O poliestireno expandido é um dos materiais mais populares. Os construtores apreciam a estrutura de poliestireno expandido para isolamento acústico e térmico, baixo peso e facilidade de instalação (o uso de blocos de espuma facilita muito o trabalho devido às grandes dimensões convenientes, mas baixo peso). Entre as principais desvantagens do material estão a baixa temperatura de combustão e o baixo respeito ao meio ambiente, que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Visão geral dos elementos de conexão

Para unir os blocos de fôrma permanente, não é necessário usar fixadores caros. Elementos baratos como parafusos auto-roscantes, cantos de metal, pregos podem ser suficientes. É usada cola uniforme (adequada para cofragem de madeira e concreto). No entanto, alguns tipos de cofragem fixa (por exemplo, espuma de poliestireno extrudido) percebem caprichosamente qualquer tipo de fixador padrão. Para uma fixação mais confiável, os seguintes elementos são usados: escoras, tirantes, suportes, grampos, barras espaçadoras, bem como fixadores feitos de plástico durável que podem suportar alta pressão.

Vamos considerar os componentes mais comuns.

  • Suspensórios... Necessário para dar à parede da fôrma a posição correta.
  • Vigas de nivelamento. Eles são usados ​​para reforço adicional da estrutura de cofragem.
  • Discursos... Na maioria das vezes, eles são usados ​​na construção de edifícios monolíticos para unir as paredes.
  • Vários suportes, barras espaçadoras. Necessário para criar um suporte na cofragem.

Formulários

As estruturas com utilização de fôrmas fixas são utilizadas tanto na construção à escala industrial como na instalação de habitações privadas, chalés, vedações.Uma vez que o uso desta tecnologia facilita muito a construção, reduz o tempo e os custos de material, os proprietários costumam usar vários tipos de cofragem permanente para a construção de alicerces em terrenos individuais.

As áreas de aplicação mais comuns para cofragem fixa são:

  • construção de paredes e fundações de casas de campo, estruturas auxiliares privadas (garagens, postes, portões, anexos);
  • construção de edifícios monolíticos de vários andares em escala industrial (tanto edifícios residenciais de vários andares como edifícios públicos);
  • assentamento de pisos no solo em áreas com baixo nível de água subterrânea;
  • superestrutura de pisos de subsolo adicionais;
  • isolamento de parede auxiliar.

A fôrma de poliestireno expandido é ativamente utilizada para a construção de piscinas, pois proporciona um bom nível de isolamento térmico, ajudando assim a evitar o rápido resfriamento da água.

Para obras em grande escala, as estruturas metálicas são mais frequentemente utilizadas como cofragem de parede (para estruturas arquitetônicas complexas para fins de transporte, é preferível usar aço, e para edifícios residenciais com uma carga menor, o alumínio é adequado).

Tecnologia de instalação

Para construir você mesmo uma casa usando fôrmas permanentes, você não precisa de nenhuma habilidade especial ou habilidade prática.... A maioria dos materiais é leve e carregada à mão, o que torna o processo muito mais fácil. Se o orçamento permitir, você pode comprar uma vibropressora e fabricar você mesmo blocos de concreto para fôrmas futuras. Antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar o nível da base da fundação. Havendo irregularidades, o descarte é feito por nivelamento com argamassa de cimento. Se você precisar fazer uma base isolada, um piso quente é montado na estrutura acabada do reforço antes de despejar a solução.

O processo de instalação pode ser dividido em 3 etapas principais:

  • montagem de blocos;
  • layout de reforço;
  • derramando solução de concreto.

O ponto mais importante é a instalação da primeira linha do bloco. Antes de prosseguir com a instalação, é necessário colocar uma camada impermeabilizante sobre a qual será realizada a cofragem. A primeira linha define a precisão da fundação. No assentamento dos blocos, é necessário verificar a cada centímetro e monitorar o cumprimento dos cálculos.

Os blocos são colocados de forma que haja um pequeno espaço livre entre eles, necessário para o assentamento da armadura. As hastes metálicas desempenham um papel importante na instalação das fiadas subsequentes de cofragem, sendo uma estrutura de ligação e fixação. Se a fôrma não for instalada de forma estanque, o concreto vazado movimentará os blocos, adquirindo uma forma distante das dimensões especificadas, além de escoar para fora de seus limites. Para a construção privada de pequenas casas, duas hastes são colocadas na ranhura, mas para edifícios maiores, três podem ser usadas.

A segunda camada de blocos é empilhada em cima da primeira com um ligeiro deslocamento para o lado, como resultado a montagem dos blocos se torna semelhante a um jogo de xadrez, onde cada linha subsequente é deslocada em relação à anterior. Para iniciar a concretagem da argamassa é necessário instalar pelo menos 3 fiadas de blocos, caso contrário corre-se o risco de cavidades em torno da armadura e, consequentemente, a formação de uma estrutura frágil. Os blocos são interligados por meio de placas macho e fêmea.

Depois de instalar o número necessário de blocos e subsequente reforço, o concreto é despejado na forma acabada. O nível da solução não deve atingir as ranhuras da haste de metal.

É necessário esperar até que a camada vazada seque um pouco, para depois continuar a colocar a cofragem.

Agora, para o recheio posterior, basta definir 2 camadas de blocos. Ao atingir a altura de fundação exigida, a última camada de argamassa de concreto vazada deve formar uma superfície plana atingindo as bordas da fôrma.Em seguida, o concreto deve ser nivelado antes que tenha tempo de endurecer.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário