Tudo o que você precisa saber sobre cofragem para cerca

Contente
  1. O que é e por que é necessário?
  2. Descrição das espécies
  3. Materiais utilizados
  4. Preparação
  5. Estágios de construção faça você mesmo
  6. Dicas úteis

Uma cerca confiável precisa de uma fundação. É despejado em uma moldura especial (cofragem), que dá a forma desejada à base. Falaremos sobre que tipo de cofragem existem, como montá-las e desmontá-las corretamente após a pega do concreto, em nosso artigo.

O que é e por que é necessário?

Após a construção da casa no local, torna-se necessária a construção de uma cerca. A fundação em faixa, para a qual é feita a cofragem, pressupõe uma vedação bastante forte do território com pilares de tijolo ou blocos de betão. Para uma cerca feita de papelão ondulado, uma base muito grande não é necessária. A resistência da fundação é determinada pela carga que terá de suportar.

A cofragem é usada para qualquer fundação de faixa, no nosso caso - para a construção de uma cerca. Para tornar a estrutura robusta e não cair por rajadas de vento, ela é instalada sobre uma base de concreto. Para a instalação da fundação, uma trincheira é cavada ao longo da linha da cerca.

O concreto despejado sem moldura começará a se infiltrar no solo e tomar uma forma irregular. Portanto, uma fôrma é instalada na vala, que pode manter a mistura de cimento dentro de seus limites.

Uma moldura é feita de tábuas ou tábuas de madeira. Versões finas podem deformar sob a pressão do concreto. Para evitar isso, escolha produtos duráveis ​​ou substitua a madeira por outros tipos de materiais. A cofragem é retirada 25-30 cm acima do solo. A fundação é elevada a este nível para evitar o impacto do solo diretamente no material com o qual a cerca foi feita. A madeira nos locais de conexão com o solo se deteriora com o tempo, o ferro corrói. A base projetando-se acima do solo parece esteticamente mais agradável do que a versão agachada.

Os seguintes requisitos são impostos à cofragem.

  • A presença de cantos regulares.
  • As paredes devem estar livres de deformações e deflexões.
  • O material deve ser rígido o suficiente para garantir que o concreto seja mantido no lugar sem perturbar a fôrma.
  • Desmontar a estrutura não deve ser um problema.

Uma estrutura bem executada é a garantia de uma fundação de alta qualidade e uma cerca confiável.

Descrição das espécies

A fôrma é erguida quando há necessidade de concretar no local. Ele vem em diferentes tipos.

  • Horizontal. É utilizado para a construção de uma ampla fundação com lajes de concreto. Acessórios de metal são instalados dentro da estrutura.
  • Vertical. Eles são usados ​​para pilares, edifícios não padronizados, cercas estreitas.
  • Oblíquo ou arquitetônico. Eles são montados em uma cerca com um design exclusivo.

Além disso, a fôrma é dividida de acordo com o método de montagem em mais dois tipos - removível e estacionário.

Removível

Este tipo de estrutura é desmontado após a secagem do concreto e é transferido para a próxima seção da cerca ou é usado várias vezes para outras construções. Graças à estrutura removível, são criadas superfícies de fundação perfeitamente planas. A fôrma de alta qualidade deve ser facilmente desmontada para que a desmontagem não acarrete custos de nivelamento da base erguida.

Fixo

A fôrma estacionária não é desmontada, permanece como parte da estrutura de fundação. Desempenha uma função adicional de proteção e, com a escolha certa, também estética.

As estruturas fixas são mais baratas do que as removíveis, portanto, são mais procuradas.

Materiais utilizados

As paredes da fôrma devem suportar a resistência do concreto e evitar a deformação de toda a estrutura fundida. Para esses fins, os seguintes tipos de materiais artificiais e naturais são escolhidos.

  • Madeira. A fôrma feita de tábuas de madeira pertence aos tipos tradicionais de estruturas que eram usados ​​pelos nossos ancestrais. A placa é escolhida de baixo custo, mas durável, como pinho ou abeto. Para fôrmas desmontáveis, você pode usar resíduos antigos.
  • Metal. São utilizados na forma de chapas com espessura de 2 mm nos casos em que a fundação necessita ser arredondada. O material é durável, confiável e tem boas propriedades de isolamento. Para a construção de formas, raramente é utilizado devido ao alto custo do metal.
  • Ardósia. Para formar uma caixa para despejar uma mistura de cimento, usa-se ardósia plana. Não dobra, tem resistência suficiente para suportar a pressão de pequenos volumes de concreto. Mas, no caso de vazamento em grande escala, as paredes da estrutura podem rachar.
  • Placas de poliestireno expandido. Eles são leves, permitindo que sejam rapidamente montados em uma estrutura comum. A fôrma não é desmontada após a secagem do concreto. Além de dar à base da cerca uma forma perfeitamente uniforme, é também uma boa proteção à prova d'água.
  • Concreto reforçado. O material tem sua própria rigidez e adiciona resistência ao composto de envasamento. Graças aos elementos de concreto armado, o cimento é salvo.
  • Madeira compensada. Apenas folhas grossas de contraplacado de coníferas são usadas para criar a cofragem para segurar o concreto úmido. Melhor se eles forem laminados. Painéis de compensado são fáceis de montar, mas caros.
  • Chipboard. Para neutralizar os processos de inchamento da umidade, folhas laminadas são utilizadas para a construção. A cofragem é montada e desmontada rapidamente, mas o aglomerado não é considerado uma boa escolha devido à sua instabilidade à humidade.

A lista acima contém material básico. Além dele, para a construção da moldura, serão necessários reforços e barras como espaçadores.

Eles também ajudarão a manter os postes na posição vertical. Para que o fluxo de trabalho não seja interrompido constantemente em busca de ferramentas, elas devem ser preparadas com antecedência. Para a construção da cofragem necessitará de:

  • instrumentos de medição - fita métrica e nível;
  • corda e estacas para marcação no solo;
  • compactadores para vedar a drenagem;
  • moedor, chave de fenda;
  • parafusos e pregos;
  • pá, martelo.

Preparação

Não é necessário envolver especialistas para instalar a cofragem. Se você tiver tempo e vontade, pode fazer a instalação sozinho. Antes de iniciar a construção, você deve inspecionar a área em que a cerca será erguida. Durante a inspeção, podem ser encontrados tocos, depressões, sistemas de comunicação e diferenças de altura. Tudo o que é possível precisa ser eliminado. Em situações difíceis, você terá que ajustar a passagem do prédio contornando o obstáculo.

Quando o local de instalação da cerca estiver preparado, é necessário conhecer suas dimensões para calcular a quantidade de material necessária para a construção da fôrma. No estágio seguinte, usando cordas e estacas, marcações são feitas ao redor do perímetro da futura cerca. É importante medir os cantos corretamente, levar em consideração a localização e o comprimento do portão. Antes de cavar uma trincheira, a camada superior do solo é removida.

A vala é cavada em estrita observância das linhas de marcação, o fundo é cuidadosamente nivelado.

O tamanho da ranhura deve ser maior do que as normas esperadas. Para a largura, é necessária uma margem para instalar as barras que seguram as paredes da fôrma. E a profundidade deve corresponder aos parâmetros de fundação e almofada de areia, cascalho e brita.

A drenagem não só resolverá o problema com o escoamento da água, mas também se tornará um suporte para a base da fôrma, dando-lhe estabilidade. Após o preenchimento de uma camada de areia, deve-se despejar água e calçar, em seguida colocar tijolos quebrados, cascalho ou brita por cima e tampar novamente, nivelando bem o fundo da vala.As dimensões do recesso podem ter parâmetros de 30 a 80 cm de profundidade e de 70 a 100 cm de largura.

Estágios de construção faça você mesmo

Quando o trabalho preparatório estiver concluído, você pode começar a construir a cofragem.

Instalação da estrutura

Para preencher a trincheira com uma moldura, as seguintes etapas são executadas passo a passo.

  • Se a estrutura for de barras e tábuas, são tratadas com óleo técnico ou alcatrão, formando uma camada impermeabilizante.
  • Ao longo de todo o perímetro da vala, estacas com seção de 50x50 mm são cravadas em ambos os lados. O passo entre eles é mantido o mesmo. Dependendo da largura da vala, a distância é escolhida de 80 a 130 cm, devendo a altura das vigas ser superior às futuras paredes da fôrma.
  • Escudos ou placas são fixados nos racks expostos. Para simplificar a desmontagem, as cabeças dos pregos devem ficar do lado de fora da estrutura. Se o concreto for vazado completamente, a fôrma estará sólida. Mas você pode dividi-lo em seções de 4-8 metros.
  • Do lado de fora, a cofragem é reforçada com lanças (barras com bisel unilateral). De um lado, eles são pregados no meio da aba e, do outro, eles encostam no chão.
  • A estrutura acabada é reforçada com reforço ou arame.
  • As extremidades das estacas instaladas verticalmente são interligadas com vigas horizontais de modo a fortalecer toda a estrutura e evitar que se espalhe sob o ataque do concreto.
  • Suportes de metal devem ser colocados nos cantos.
  • Quando tudo estiver pronto, os vãos são cuidadosamente selados para evitar que o concreto escorra.
  • O polietileno é colocado no interior da estrutura, o que proporciona uma camada impermeabilizante.

Derramando concreto

Não faça a solução muito fina. O concreto é preparado a uma taxa de 250 ml de água por quilograma de mistura seca. O excesso de umidade após a secagem pode criar vazios na cavidade da fundação. A falta dele também afetará a qualidade final do trabalho. Outros aditivos de cimento seco que absorvem água também são levados em consideração. Por exemplo, quando areia é adicionada à composição, líquido é adicionado a ela (4: 1).

O concreto é despejado rapidamente, na íntegra. Se você tiver que dividi-lo em porções, o tempo de enchimento deve ser mínimo. Além disso, você terá que misturar a mistura com um misturador de construção para obter densidade e evitar o aparecimento de bolhas de ar. Depois de despejar o concreto, a superfície da fundação deve ser cuidadosamente nivelada para criar uma carga uniforme no solo.

Com uma superfície plana, os trabalhos de construção prosseguirão sem problemas.

Desmontagem da cofragem

Quando a estrutura de concreto estiver totalmente congelada, é necessário soltá-la da moldura de contenção. O trabalho é executado com cuidado, lentamente, para não danificar a superfície da fundação. Às vezes, a desmontagem pode levar várias semanas. Mas o trabalho de construção da cerca pode ser continuado, porque o concreto está bastante seco e tem uma resistência marcante. A decapagem é realizada de acordo com os seguintes passos.

  1. Eles começam a desmontar a estrutura por cima, onde o concreto endurece mais rápido. Remova os fixadores de borda e canto.
  2. Os escudos e racks são fáceis de desmontar. Mas você precisa ter cuidado para remover o material sem danificar. Pode ser reutilizado.
  3. Na última etapa, são desmontadas as vigas de apoio, que recebem a carga máxima para sustentar a fundação.

Se a desmontagem for bem-sucedida, a aparência da fundação será perfeita e os escudos removidos serão úteis para o próximo trabalho.

Dicas úteis

Aqueles que primeiro se deparam com a construção de formas e o lançamento da fundação podem aproveitar os conselhos de construtores profissionais.

  • OSB é a melhor opção como painel de cofragem. Eles têm boa resistência, flexibilidade e são fáceis de cortar nas peças necessárias. O material é barato.
  • O trabalho não deve ser realizado em clima quente, pois isso levará à rápida evaporação da umidade do concreto. Se não houver saída, pode-se usar serragem, cobrir as superfícies desprotegidas com ela.
  • Na montagem da fôrma, é necessário garantir que não haja folgas entre a vala e o fundo da estrutura.
  • Nos locais onde as blindagens são conectadas aos pilares, as blindagens devem permanecer dentro da estrutura, e os pilares devem permanecer fora.
  • A fixação com parafusos auto-roscantes é realizada em um ângulo de 45 graus.
  • Não deixe pregos salientes dentro da estrutura, pois isso dificultará a sua desmontagem após a secagem do concreto.
  • Não se deve violar as etapas de trabalho ou pressa, pois é preciso fazer cofragens de alta qualidade, dela dependem a resistência, a confiabilidade e o aspecto da fundação.
  • Se for utilizado um dispositivo não removível, no final da obra, o embasamento da cerca deve ser refinado. Pode ser necessário revestimento decorativo com tijolos, pedras ou ladrilhos.

A fôrma removível é mais cara, mas pode ser usada várias vezes. Uma estrutura estacionária barata requer melhorias, você terá que gastar dinheiro com material de revestimento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário