Fôrma para construção monolítica

Contente
  1. O que é e onde se aplica?
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões e peso
  5. Fabricantes populares
  6. Dicas de instalação

A cofragem é o elemento mais importante na construção de edifícios ou quaisquer outras estruturas de concreto... A fiabilidade, segurança e durabilidade do edifício irão depender da correcção da sua montagem e da qualidade dos materiais de fabrico. Portanto, antes de iniciar o trabalho, é muito importante estudar que tipo de fôrma é para uma construção monolítica e quais são suas características.

O que é e onde se aplica?

A cofragem para construção monolítica é uma estrutura pré-fabricada especial na qual o betão líquido, quando solidificado, assume as formas necessárias. A cofragem geralmente consiste em várias partes separadas. As estruturas montadas são de dois tipos:

  1. removível;

  2. não removível ou estacionário.

O primeiro tipo é montado em um canteiro de obras imediatamente antes de despejar a mistura de concreto e, depois de solidificado, é desmontado. Com a ajuda de fôrmas removíveis, são criados todos os tipos de elementos estruturais, tanto de configuração simples como complexa, por exemplo:

  • várias estruturas de construção do tipo vertical, que pode servir de base de fundação, reforçada com um cinto (sob o Mauerlat), e também desempenhar o papel de uma parede externa ou de uma divisória interna comum;

  • estruturas tipo horizontal para criar pisos entre pisos, telhados de edifícios e estruturas, coberturas, toldos;

  • dispositivos, superfícies e planos, que precisam ser posicionados em um determinado ângulo (escadas, rampas para carros) - para isso, são utilizados os chamados sistemas especiais de cofragem móvel;

  • designs redondos ou cônicos, por exemplo, colunas ou paredes radiais, divisórias de parede - é usada uma fôrma especial removível arredondada.

Os sistemas de cofragem fixos ou estacionários são mais frequentemente utilizados para a construção de edifícios baixos e pequenas estruturas de edifícios individuais. A gama de uso desses sistemas é limitada, mas nos casos em que seu uso é possível, eles ajudam a reduzir significativamente os custos de mão de obra e economizar dinheiro. Após o endurecimento da mistura de concreto e a finalização do acabamento, a fôrma não é desmontada. Permanece na estrutura da estrutura fabricada e a complementa - aumenta a resistência, a confiabilidade, melhora o isolamento térmico e acústico do ambiente.

Visão geral da espécie

Para a construção de objetos e a criação de estruturas individuais, vários sistemas de fôrma são usados. Além dos dois critérios acima, eles também são classificados em vários tipos, dependendo da forma, tamanho, método de instalação e finalidade.

Considere os principais tipos de formas profissionais modernas para um monólito.

  • Escudo pequeno É uma estrutura dobrável do tipo ajustável, que consiste em vários elementos separados. Cada elemento montado tem uma área de no máximo 3 metros quadrados e pesa até 50 quilos. Este sistema é universal, uma vez que, se necessário, é possível montar a partir dele estruturas de edifícios de vários tamanhos e configurações em um curto espaço de tempo. Como regra, um sistema de pequenos painéis é usado para a construção de edifícios baixos e outros objetos de uma pequena área.

  • Painel grande o sistema é uma estrutura dobrável que consiste em escudos de grande área. Em termos de tamanho, cada um desses elementos individuais pode duplicar completamente as dimensões de paredes, divisórias ou pisos inteiros.É usado principalmente para a construção de objetos de grande escala que precisam ser concluídos em um curto espaço de tempo.

  • Ajustável por volume o sistema consiste em seções separadas de dimensões extragrandes, pré-fabricadas na forma da letra “P” ou “G” - estas são as mais comuns. Para fabricantes individuais, especialmente para produtos feitos sob medida, as formas e tamanhos podem variar. Para montar as estruturas necessárias, as seções são montadas usando equipamentos especiais - guindastes de elevação, vários manipuladores. Devido ao grande tamanho, a estrutura pré-fabricada acabada geralmente não é vazada de uma vez, mas sequencialmente, em partes.

A complexa tecnologia volumétrica ajustável, por sua vez, é dividida em vários tipos, muitas vezes utilizada em projetos de construção de grande porte. É dividido em horizontal, túnel e móvel-vertical.

É importante observar que quando se usa um sistema de painéis pequenos, na maioria dos casos é necessário usar elementos de suporte e suporte adicionais para que a estrutura montada não entre em colapso sob a pressão da mistura de concreto.

A fôrma feita de grandes painéis pode suportar cargas de peso significativas, mesmo sem postes de apoio adicionais, porque seu design foi originalmente projetado para arranjar fundações de uma grande área, paredes longas e altas e outros objetos maciços.

A montagem de todos estes sistemas, desde que sejam produtos acabados de fábrica, não é tecnicamente difícil - os kits são completados com elementos standard e montados segundo o princípio de um designer infantil. A única dificuldade pode surgir apenas em grande escala, quando, por exemplo, muitas pessoas ou equipamentos especiais serão necessários para montar um sistema de grande painel na instalação de elementos de volume ajustável.

Materiais (editar)

Os elementos de fôrma individuais para estruturas monolíticas são feitos na fábrica ou produzidos pela própria empresa. Em ambos os casos, eles podem ser feitos de vários materiais - o principal é que eles atendam a determinados padrões e requisitos.

O material para a fabricação dos elementos do sistema de fôrma deve ter boa resistência à flexão e uma margem de segurança suficiente, ser inerte às composições químicas.

O material não deve oxidar e reagir com os componentes e substâncias da mistura do concreto, de forma a não violar sua composição e não reduzir a confiabilidade da futura estrutura. A cofragem autoportante para construção monolítica é geralmente feita de madeira ou metal ferroso comum; as estruturas da fábrica também são feitas de alumínio ou plástico. Vamos examinar mais de perto cada uma das opções.

Madeira

As estruturas de madeira são as mais baratas, de fabricação e montagem rápida, portanto, são frequentemente utilizadas para autoconstrução em casa. Os sistemas de madeira montados a partir de placas ou compensados ​​podem suportar cerca de 25-30 ciclos, portanto, são excelentes para a construção de pequenos edifícios. No entanto, eles têm baixa resistência e higroscopicidade.

Aço

Os elementos de cofragem de aço são considerados os mais duráveis ​​e confiáveis, os construtores também os marcam alta versatilidade e durabilidade. Um projeto, com os devidos cuidados e manuseio cuidadoso, pode ser usado até 500 vezes. A única desvantagem de tais sistemas é o grande peso de cada elemento.

Alumínio

Estruturas de alumínio são relativamente leves, mas ao mesmo tempo diferem boa força - o ciclo de uso de um sistema pode ser de até 300 vezes. Eles são convenientes na instalação e no transporte, mas sua desvantagem significativa é que após o contato frequente com a mistura de concreto, a corrosão começa a se formar na superfície.

Plástico

O plástico é o material mais fácil e conveniente de instalar para a fabricação de estruturas de cofragem. Não é afetado pela umidade e tem uma superfície lisa, e as paredes de concreto endurecido também se mostram lisas e bonitas.Devido a isso, o trabalho de acabamento subsequente em alguns casos pode ser omitido.

O plástico não pode resistir a mais de 200 ciclos, mas, apesar disso, tem alta resistência, é frequentemente usado até mesmo na construção de edifícios de vários andares.

Dimensões e peso

As dimensões exatas e o peso da estrutura dependerão do tipo de fôrma, escala e área da futura construção. Por exemplo, um sistema de madeira é montado a partir de placas de até 3 centímetros de espessura e 200 a 300 milímetros de largura, o tamanho das placas é determinado pelas dimensões da futura estrutura, mas em qualquer caso, é necessário fazer um estoque de 10 -15 centímetros de altura.

Para sistemas de aço, são usados ​​painéis com comprimento de 0,5 a 2,5 metros, enquanto sua altura não deve exceder 3,5 metros, o peso aproximado de um painel de aço para fôrma é de 50-55 kg. Painéis de fábrica feitos de madeira compensada pesam de 15 a 70 quilos e suas dimensões variam de 0,3x0,9 metros a 1,2x1,5 metros.

Fabricantes populares

Helios é um fabricante russo de sistemas de alumínio e aço. Atua no mercado nacional e mundial desde o início de 2006. Produz placas fortes e duráveis ​​de até 3 metros de altura e 0,2 a 1,5 metros de largura. Os produtos são usados ​​na construção civil e industrial na criação de estruturas de complexidade variada.

Kumkang - Empresa coreana de produção de cofragens para pequenos painéis. Os sistemas são utilizados na construção de edifícios baixos, estruturas baixas, bem como na construção de habitações privadas e instalações auxiliares.

Peri É um fabricante alemão de estruturas de cofragem de grandes painéis. Os sistemas são completados com elementos retos e angulares e são freqüentemente usados ​​na construção de vários complexos e instalações industriais. Eles se distinguem por mecanismos de travamento e suportes confiáveis.

Dicas de instalação

A montagem de cada estrutura de concreto armado deve ser realizada de acordo com os fluxogramas desenvolvidos para um sistema específico. Os cartões descrevem em detalhes a ordem de trabalho e as condições necessárias, bem como todos os requisitos práticos. Mas existem recomendações gerais que devem ser seguidas na montagem de qualquer estrutura.

O procedimento para executar a cofragem durante a construção de edifícios:

  • prepare o site - nivelar a superfície, limpar de detritos;

  • coloque escudos primeiro internamente, e depois ao longo do contorno externo (a instalação deve começar a partir do canto);

  • apóie os escudos de fora paradas de fábrica ou caseiras, e de dentro conecte-as umas às outras com fechos especiais;

  • verifique se há vazamentos no sistema montado, se necessário, selar as juntas;

  • se possível, aplique uma substância especial na superfície interna das proteções, evita a adesão do concreto - isso ajudará a estender a vida útil do sistema;

  • ao criar uma laje de fundação, é recomendado por dentro, feche as proteções com um filme ou material de cobertura, colando-os com fita adesiva de reforço para evitar vazamento de concreto líquido.

A desmontagem do sistema só é realizada após a solidificação completa da mistura de concreto, o período dependerá do volume, complexidade e tamanho da estrutura. A desmontagem é feita na ordem inversa.

Após a desmontagem, é imprescindível limpar as blindagens de resíduos de concreto, principalmente alumínio e plástico.

A seguir, como fazer a cofragem para um piso monolítico em uma casa de concreto aerado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário