Fôrma de coluna
As colunas são de grande importância na arquitetura. Eles são erguidos em prédios grandes e altos e em casas particulares não muito grandes. Na maioria das vezes, essas estruturas são feitas de concreto.
O que é isso?
A cofragem é uma espécie de caixilho sobre o qual o betão é despejado. É necessário para dar a forma desejada. Isso é muito importante no caso de fôrmas de pilares, pois a estabilidade depende de sua geometria correta. A cofragem, como você pode imaginar, não é usada apenas para fins profissionais. Qualquer pessoa que pretenda colocar uma coluna para si no site certamente irá colidir com ela. Este dispositivo está há muito tempo presente no dia a dia dos construtores, por isso hoje está dividido em vários tipos e tipos. Cada um deles tem seus prós e contras e é ótimo para uso no caso para o qual foi criado.
Tipos de cofragem
Dependendo da possibilidade de a cofragem ser reutilizada ou não, distinguem-se dois tipos: descartável e reutilizável. Cada um deles é vertical, pois são usados para concretar estruturas de concreto em pé.
Descartável
A essência dessa construção auxiliar é usá-la uma vez. Claro, isso leva a vários prós e contras de tal cofragem. Seu custo será bastante baixo ao erguer um par de colunas. Isso é conseguido usando materiais mais simples e, portanto, baratos. Uma grande vantagem são as condições de armazenamento e transporte das peças de cofragem. São armazenados na forma de materiais que podem ser facilmente transportados para qualquer local onde a construção seja planejada, e caso seja necessário adiar a data de construção dos pilares, não causarão desconforto nas áreas de armazenamento, pois causarão não ocupam muito espaço.
Este tipo é usado principalmente para verter colunas monolíticas redondas. A questão é que um círculo é a forma geométrica mais simples. Os materiais com os quais é feita a cofragem descartável são suficientes para dobrá-la em círculo. Para colunas mais complexas, materiais mais rígidos e resistentes serão necessários.
As desvantagens deste tipo são o preço bastante elevado com a construção frequente de colunas. O preço de um é muito baixo, porém, no caso de uma compra no atacado, a situação é completamente diferente. Portanto, este tipo de cofragem é ideal para a construção privada, onde não é necessário erguer um grande número de pilares. Um subtipo de cofragem única é um tipo não removível. É usado como elemento decorativo em uma coluna já acabada.
É usado muito raramente, mas é bastante apropriado quando usado corretamente.
Reutilizável
A cofragem deste tipo distingue-se pelo seu preço relativamente elevado, no entanto, reage totalmente quando utilizada para os fins para os quais foi originalmente concebida - montagem reutilizável de colunas. Claro, a vantagem óbvia desse tipo é a economia de dinheiro, fazendo um pagamento maior inicialmente por uma taxa menor no futuro. No entanto, será benéfico para aqueles que estão profissionalmente engajados no vazamento de colunas.
O comprador de uma cofragem reutilizável deve compreender que a manutenção dessa estrutura é mais difícil do que uma cofragem única. Assim, a fôrma reutilizável é mais difícil de transportar de um lugar para outro, e a isso se soma o fato de que sempre precisará ser armazenada em algum lugar. Apesar dos muitos inconvenientes desse tipo, sua grande vantagem é a capacidade de preencher colunas das formas mais bizarras. Isso é algo que não pode ser feito com um tipo descartável.
É até adequado para verter tubos por baixo de estacas, o que pode ser feito com fôrmas descartáveis, mas sairá mais caro do que com fôrmas reutilizáveis.
Materiais (editar)
As fôrmas também diferem em seus materiais de fabricação. Dependendo do que suas partes serão feitas, suas propriedades e propósito mudarão.
Cartão
Este material é utilizado para a fabricação de cofragens descartáveis. A sua simplicidade permite atingir o preço mínimo para este tipo de produto. Às vezes, o papelão é substituído por papel especial impregnado. Ambos são fáceis de desmontar após o endurecimento do concreto. A desvantagem da cofragem de papel é que será problemático construir colunas complexas usando papelão, por isso é melhor não usá-lo para tais tarefas.
De madeira
Praticado com sucesso na construção privada. É tudo uma questão de disponibilidade de materiais - qualquer placa não muito grande ou compensado comum serve. Não será difícil combinar a forma do preenchimento. Além disso, a coluna pode ser redonda ou com arestas vivas na forma de um polígono. Mas tendo em conta que esta ainda é uma árvore, e não sólida, mas constituída por tábuas, então terá que utilizar alguma camada adicional entre o betão e a fôrma. Para uma construtora, esse tipo de material não é adequado, pois haverá dificuldades no armazenamento e transporte dos componentes.
A montagem da estrutura é rápida o suficiente se uma ou duas peças forem necessárias, mas em grandes quantidades haverá problemas com o desperdício de muito tempo.
Metal
Imprescindível na construção profissional. Essa fôrma consiste em componentes separados - painéis, que são montados no canteiro de obras. Ao utilizar os chamados escudos universais, os trabalhadores têm uma ampla gama de tarefas, pois o número de escudos pode ser qualquer, o que significa que a altura da coluna a ser erguida também pode ser variada. Este material permite erguer colunas altas e largas. Porém, causa dificuldades no armazenamento e transporte das peças.
A cofragem metálica é do tipo reutilizável e, devido à sua resistência, pode ter uma longa vida útil.
Plástico
Este tipo, ao contrário das estruturas metálicas, não pode suportar a alta pressão da solução. Portanto, não é usado para fundir colunas grandes. Mas este material é muito leve, por isso é mais fácil de instalar. Além disso, além dos tipos de colunas poligonais, esta cofragem pode ser usada para preencher colunas redondas e ovais. É utilizado principalmente para fins profissionais na construção de edifícios baixos. Isso leva a um preço baixo para esses produtos.
Para pilares grandes, este tipo não é adequado, uma vez que existe a possibilidade de que a fôrma simplesmente não resista à pressão do concreto.
Combinado
Podemos dizer que este tipo tem seu ancestral na forma de cofragem metálica. Na verdade, a estrutura composta também é composta por aço ou alumínio, mas com a adição de elementos de madeira. Ou, ao contrário, os elementos de fixação podem ser feitos de madeira e suas bordas são feitas de metal. Em geral, as combinações de vários materiais são feitas para reduzir o preço das mercadorias sem diminuir a qualidade, ou para aumentar a confiabilidade da fôrma sem aumentar muito o preço dela.
Dimensões (editar)
As estruturas de concreto são de tamanhos diferentes. Para a cofragem de madeira, isso não é um problema - basta adicionar mais tábuas e aumentar o diâmetro do produto. Mas para metal e combinado, este é um ponto importante.Se os escudos forem muito pequenos, você não poderá usá-los para criar colunas grandes e largas.
O tamanho dos escudos determina a maior área do polígono que eles podem formar. Os tamanhos mais populares são 300x300 e 400x400. A altura depende quer do comprimento das placas ou do plástico, no caso das cofragens com o mesmo nome, quer do número de painéis, no caso das cofragens metálicas.
Montagem
A cofragem certa é o primeiro passo para boas colunas. Para fazer você mesmo ou em uma empresa, você deve seguir uma instrução pequena e simples. No entanto, ações mais precisas só podem ser tomadas com base em um plano ou desenho. Isso é necessário para que o resultado final seja digno.
A primeira coisa a fazer é colocar a fôrma no lugar certo. Se estiver usando escudos universais, isso será um pouco mais difícil. Primeiro, as primeiras peças de guia são colocadas ao longo do diâmetro da futura coluna. Com a ajuda de ferramentas especiais - travessas, suportes, eles são alinhados. Esta ação é executada com os níveis subsequentes. Você precisa conectar os escudos uns aos outros usando travas especiais.
Vale a pena considerar que ao erguer estruturas altas, você terá que usar andaimes e, se possível e necessário, uma grua. Após a instalação da fôrma, inicia-se a etapa de introdução das armaduras. No seu interior são inseridos postes concebidos para reforçar o concreto do futuro. Eles são martelados no solo a um estado em que podem permanecer o tempo todo que a coluna está sendo derramada.
No final da instalação dos elementos de cofragem, pode-se vazar a mistura de concreto. Ao usar escudos, esta tarefa é simplificada para colunas altas. Basta abrir a blindagem todas as vezes, que está no nível necessário, e despejar concreto através dela. Não é difícil preencher a cofragem desta forma.
A desmontagem começa quando todo o concreto está endurecido. Para fazer isso, você precisará remover os escudos um por um, começando de cima. Com qualquer outra fôrma é mais fácil de fazer, por exemplo, no caso de uma estrutura de madeira, basta retirar as tábuas que dela fazem parte. A cofragem de pilares é insubstituível na construção. Ele existe em uma variedade de formas, o que permite que você use uma cofragem específica para uma tarefa específica.
A sua instalação pode ser efectuada tanto por particulares como por uma equipa de construção.
Você pode descobrir como fazer a cofragem para pilares com suas próprias mãos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.