Cofragem para armopoyas

Cofragem para armopoyas
  1. Características do dispositivo e finalidade
  2. Tipos de cofragem para diferentes tipos de armopoyas
  3. Montagem
  4. Desmontagem

Armopoyas é uma estrutura monolítica única necessária para fortalecer as paredes e distribuir uniformemente as cargas. É instalado em todo o perímetro antes da colocação de elementos de cobertura ou lajes. O sucesso da concretagem da correia depende diretamente da correta montagem e instalação do sistema de cofragem. Portanto, antes de instalar a fôrma para os armopoyas, você deve estudar todas as sutilezas e nuances da obra.

Características do dispositivo e finalidade

Os materiais de construção modernos, como tijolo, concreto aerado, blocos de espuma ou blocos de argila expandida, são práticos e muito fáceis de usar. Eles são freqüentemente usados ​​na construção de casas e edifícios de complexidade e finalidade variadas. Mas, apesar de todas as qualidades positivas, esses materiais em si são relativamente frágeis: quando expostos a cargas de ponto alto, podem facilmente entrar em colapso ou rachar.

Durante a construção, a carga nas paredes do edifício aumenta gradativamente, e não apenas por cima, com a colocação de novas fileiras de tijolos ou concreto aerado, mas também por baixo, sob a influência de movimentos do solo ou retração irregular. O elemento final do edifício, o telhado, que literalmente expande as paredes em diferentes direções, também exerce uma pressão lateral significativa. Para que todos esses fatores não levem à destruição das paredes e à formação de fissuras, principalmente nos blocos de concreto aerado e no concreto de argila expandida, é criada uma correia especial de reforço.

Armopoyas forma uma estrutura rígida integral, que permite conectar todas as estruturas de parede do edifício. Posteriormente, é para ela que se transferem as cargas principais da cobertura e pisos superiores, sendo a seguir distribuídas uniformemente ao longo do perímetro das paredes do edifício. A instalação de cofragens e a realização de uma cinta de reforço são obrigatórias para a construção de quase todos os edifícios em zonas de elevada actividade sísmica.

Além disso, a instalação de cofragem sob a cinta de reforço será necessária se, após a conclusão da construção, for planejada para aumentar adicionalmente a carga nas paredes ou no telhado.

Por exemplo, ao organizar um sótão ou criar piscinas, playgrounds, áreas de lazer em uma cobertura plana com equipamentos apropriados que tornam a estrutura geral do edifício mais pesada.

Durante a construção de casas térreas em blocos de concreto aerado, as fôrmas das armopoyas são instaladas somente após a ereção completa de todas as estruturas das paredes, imediatamente antes da instalação dos elementos de cobertura. Normalmente, neste caso, pregos especiais são colocados preliminarmente na correia de reforço, sobre a qual o Mauerlat será então fixado. Este projeto fornece um encaixe e ancoragem mais rígidos dos elementos do telhado à estrutura do edifício. No caso de existirem dois ou mais pisos no edifício, a fôrma para a cinta blindada é montada a seguir a cada piso seguinte directamente à frente da laje, bem como após a montagem de todas as paredes antes da instalação da cobertura.

Tipos de cofragem para diferentes tipos de armopoyas

Antes de escolher o material e criar os elementos da futura fôrma, é necessário esclarecer qual o tamanho da cinta de reforço. Só então será possível planejar corretamente a largura e a altura da estrutura. Via de regra, um cinto blindado padrão em blocos de gás é criado com uma altura de 10 a 20 centímetros e corresponde à altura de um bloco de concreto aerado convencional.Existem dois tipos principais e mais comuns de estruturas de sistema de cofragem.

De blocos de gás especiais

O primeiro tipo refere-se à fôrma permanente para a fundação e envolve o uso de blocos em U especiais feitos na fábrica. Eles são blocos comuns de concreto aerado, dentro dos quais existem cavidades especiais selecionadas na forma da letra latina U. Esses blocos são empilhados em fileiras em estruturas de parede de acordo com o esquema padrão, e materiais de reforço de moldura (reforço) são montados neles e o concreto é derramado. Assim, após o endurecimento da mistura, é formada uma única cinta blindada pronta, protegida por uma camada externa de concreto aerado proveniente da chamada ponte fria. O efeito é obtido devido ao fato de que a espessura das paredes externas dos blocos de fôrma em forma de U é maior do que a espessura das internas, o que lhes dará propriedades de isolamento térmico adicionais.

Deve-se notar que Os blocos em U de fábrica são bastante caros, portanto, os construtores profissionais costumam fazer os seus próprios. Eles cortam manualmente as ranhuras correspondentes em blocos de gás convencionais.

O material é facilmente processado com uma serra especial de concreto aerado.

De placas de madeira ou painéis OSB

O segundo e mais comum tipo de cofragem para armopoyas refere-se a sistemas removíveis. É feito de lajes OSB, pranchas ou pranchas de madeira da mesma forma que na disposição de uma fundação de faixa normal, apenas neste caso o trabalho é realizado em altura. O material de fabricação pode ser escolhido arbitrariamente, o principal é que sua espessura seja de no mínimo 20 milímetros. Como regra, a borda inferior de tal estrutura de fôrma é diretamente fixada à superfície dos blocos de concreto aerado de ambos os lados e, no topo, as proteções devem ser adicionalmente fixadas com pequenos pedaços de blocos de madeira, o degrau entre os quais é 50- 100 centímetros.

Se a cofragem for montada a partir de placas OSB, as blindagens são adicionalmente conectadas entre si por meio de pinos metálicos especiais. Após o alinhamento de todo o sistema ao longo do perímetro, são feitos furos passantes na parte inferior do mesmo (a etapa corresponde à localização das barras superiores), e neles são inseridos tubos plásticos. Em seguida, os prisioneiros são inseridos nesses tubos em toda a largura da fôrma e apertados com porcas em ambos os lados.

Montagem

O método de instalação do sistema de cofragem dependerá do material escolhido. A montagem da estrutura apenas a partir de blocos especiais é realizada nesta ordem.

  1. Mantendo um plano uniforme usando um nível, blocos em forma de U com um recesso são instalados ao longo do perímetro nas paredes. São “plantados” sobre uma solução regular, fixando-os adicionalmente na parede principal com parafusos auto-roscantes.
  2. Uma estrutura padrão feita de hastes de reforço é tricotada dentro dos blocos. Deve ser feito em um tamanho que haja espaço livre em todos os lados (cerca de 5 centímetros) para uma camada protetora de concreto.

O procedimento para a montagem correta da fôrma de tábua de madeira:

  1. fixe os escudos em ambos os lados da parede ao longo de todo o perímetro (é melhor fixá-los com pregos especiais, fazendo furos);
  2. usando um nível para tornar a borda superior das placas o mais uniforme possível, em seguida, conecte as linhas de escudo com barras de madeira;
  3. montar e instalar a gaiola de reforço, mantendo a distância das paredes da fôrma para a mistura de concreto no interior da estrutura (5-6 centímetros).

Antes de instalar as placas, certifique-se de que não haja espaços ou fendas entre as placas. Se necessário, é necessário selá-los com reboque ou fechá-los com ripas, finas tiras longitudinais. Se a cinta blindada está sendo preparada para o telhado, os elementos embutidos correspondentes são soldados à gaiola de reforço imediatamente (antes que o concreto seja despejado), na qual o telhado será então fixado.

Ao instalar os painéis de fôrma removíveis com suas próprias mãos, é muito importante alinhar os painéis uniformemente e criar um plano plano ao redor de todo o perímetro (manter o nível). A cinta de reforço criada a partir da mistura de concreto servirá como base principal para as lajes de piso ou telhado Mauerlat, e devem ficar próximas a ela, sem vãos e fendas. Como um material isolante de calor adicional que evita a formação de pontes frias, placas de espuma de plástico são mais frequentemente usadas - espuma de poliestireno extrudido de uma estrutura homogênea.

Numerosas células fechadas do material fornecem um nível quase zero de absorção de água e permeabilidade ao vapor.

Desmontagem

O sistema de fôrma pode ser removido aproximadamente 2-3 dias após o concreto ser derramado... O tempo exato para a secagem da mistura dependerá das condições climáticas da área em particular e da época do ano de trabalho. Portanto, antes do procedimento, certifique-se de que o armopoyas endureceu o suficiente. Primeiro, as betonilhas ou pinos são removidos, as barras de madeira de fixação superiores são removidas e, em seguida, as próprias proteções são cuidadosamente desmontadas.

Depois de secos e limpos, eles podem ser reutilizados.

Você pode encontrar mais informações sobre este assunto no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário