Tipos e características da escolha de hillers manuais

Tipos e características da escolha de hillers manuais
  1. Especificações
  2. Princípio da Operação
  3. Visualizações
  4. Variedade de modelos
  5. Autoprodução
  6. Escolha
  7. Dicas operacionais

A agricultura moderna é um campo de atividade tecnológica. Mesmo os processos mais simples associados ao processamento de batata não são esquecidos por inovações e desenvolvimentos. Esta cultura não pode ser cultivada sem custos de mão de obra e energia. A colina é muito benéfica para a cultura.

Especificações

Qualquer jardineiro que tenha batatas em seu terreno provavelmente precisará de um hiller. Esta ferramenta é caracterizada pela sua versatilidade, pois ajuda a lidar com trabalhos complexos de forma mais eficiente. A opção mais comum é um hiller manual. As características características do produto permitem cortar as cristas da terra ao longo das cristas, realizar o processamento pré-emergência e pós-emergência. As dimensões da ferramenta padrão são adequadas para gradagem e amontoamento simultâneos de espaçamentos de linha em um campo de batata. Dependendo das características da ferramenta, é possível processar várias linhas com patamares de uma vez.

Além de soltar o solo entre as fileiras, o hiller remove simultaneamente as ervas daninhas. Uma ferramenta de qualidade adquirida do fabricante possui um dispositivo especial que promove a autolimpeza da sujeira aderida. Hillers lidam com sucesso com a tarefa em qualquer tipo de solo.

A principal condição para o afrouxamento bem-sucedido do solo é a ausência de pedras e o teor de umidade de não mais do que 20%. Os montanhistas modernos possibilitam a aplicação de fertilizantes minerais simultaneamente com o cultivo do solo. Os recursos dos hillers permitem que uma pessoa manuseie a ferramenta.

Princípio da Operação

Os jardineiros sabem que as batatas devem ser assadas várias vezes por temporada. Se o solo do local for bem cultivado, solto, isso contribui para um melhor processo de troca de oxigênio. O ar que entra no solo tem um efeito positivo no desenvolvimento e crescimento das plantas. O afrouxamento oportuno aumenta o rendimento em 30-60%. Graças ao desenho do corpo de trabalho do hiller, obtêm-se sulcos com a profundidade necessária, o solo solto cai de ambos os lados da vala resultante. Tubérculos são colocados nele e, no futuro, as ranhuras serão cobertas com terra. No processo de crescimento, as batatas devem ser polvilhadas com uma camada grossa por cima. Isso promove a formação de um grande número de tubérculos. Esse recheio é dado novamente por afrouxamento com a formação de um sulco ao longo das mudas plantadas. Isso é conseguido pelo fato de que as partes funcionais do hiller, ao se moverem nos corredores, cortam a camada superior da terra.

Graças ao dispositivo em forma de asas, as lâminas caem sobre a fileira de cultivo e borrifam levemente. As ervas daninhas são removidas junto com a área cortada.

Além da batata, outras safras também podem ser processadas com um hiller.que são plantados em fileiras e requerem amontoamento, por exemplo, tomates, berinjelas, pimentões. Os projetos de ferramentas diferem na largura de trabalho, operação manual ou mecanizada. A primeira opção é bastante primitiva, exigindo dois operadores, um dos quais agarra a alça frontal e o outro pressiona a haste traseira. Como resultado dos esforços, o dispositivo penetra mais fundo no solo, corta o solo e, ao se mover dentro da costura, deixa um rastro perceptível de terra. A versão automatizada se apega a um trator ou trator portátil e é controlada por um operador.

Visualizações

Hillers manuais e automatizados podem ser subdivididos nos seguintes tipos:

  • disco É uma ferramenta simples adequada para uma pessoa;
  • Jardim É um arado versátil que requer dois operadores.

É claro que as opções de disco são mais fáceis de usar, muitas vezes são automatizadas ao ligá-los a veículos motorizados. As cristas da terra após os disc hillers são mais altas. Há também um ponto negativo nesses dispositivos - o preço. Em comparação com o arado hiller, é quatro vezes maior. Externamente, a ferramenta se parece com uma estrutura com rodas nas quais os discos são suspensos. A distância entre eles pode ser alterada de acordo com o espaçamento das linhas. Os discos são colocados com uma certa inclinação, que não é recomendável ser ajustada em relação à vertical. Sem uma distância igual constante entre os círculos, a ferramenta puxará para os lados.

A automação do hiller é possível se a fazenda tiver um trator ou cultivador de passeio. Um suporte, uma rolha, dois parafusos e arruelas são suficientes para montar a ferramenta. Os discos agarram-se ao solo à medida que se movem, criando um rolo. Para aumentar a tração, o trator de passeio deve trabalhar na primeira marcha baixa. Ao girar os discos, a terra é triturada e solta, enchendo as plantas nas fileiras.

O tipo mais simples de arado manual tem uma largura de trabalho predeterminada, asas (arados), deslocadas umas em relação às outras, que são estacionárias. Isso é conveniente se o espaçamento entre linhas já foi determinado e a ferramenta se ajusta a eles. Outra vantagem dos hillers de largura fixa é a possibilidade de serem usados ​​com cultivadores leves de até 30 kg. A vantagem está na compactação, e o lado negativo fica escondido no trabalho limitado em áreas úmidas. É aqui que a ferramenta vai aderir ao solo.

Um sulcador de largura variável é a opção mais comum. O mecanismo de ajuste é simples, mas permite mover as asas para dentro ou para fora, ajustando-as na largura desejada para o espaçamento das linhas. A ferramenta também pode ser automatizada, mas apenas com tratores pesados. As asas de tal montanhista movem a Terra em ambas as direções ao mesmo tempo. Depois que a ferramenta passa, a peça se desintegra de volta à linha de corte. Para um processo de gradagem mais eficiente, é necessário um trator de passeio mais potente, caso contrário, parecerá mais difícil puxar o hiller do que trabalhar com uma enxada ou enxada.

Mais conveniente a esse respeito é o hiller do tipo holandês. Esta visão difere da anterior pela possibilidade de movimento das asas não só para os lados, mas também para cima. Como resultado, o próprio instrumento se adapta às condições do solo. O hiller é mais conveniente no cultivo de sulcos para o plantio de batatas. Esta opção é mais fácil e barata para a autoprodução.

Variedade de modelos

No mercado de produtos para a agricultura, você encontra um empilhador manual "Druzhba". Está equipado com guarda-lamas ajustáveis ​​que permitem alterar a largura de trabalho e inclui uma roda de suporte frontal em ferro. O equipamento é operado por dois operadores. As dimensões do produto são 55 cm de largura e 48 cm de altura. Peso unitário - 17 kg. É produzido na cidade de Cheboksary e seu custo varia de 3.000 a 4.000 rublos.

Outra versão do hiller é o "Tiani-Push", popularmente chamado de arado manual. Não é regulamentado. O design da ferramenta permite que eles cortem sulcos, eliminem ervas daninhas e batam as batatas plantadas. O produto tem 45 cm de largura e 90 cm de altura (incluindo alça). A unidade pesa 7 kg. É iluminada por alças emborrachadas. O preço do instrumento é de 1.500 rublos. Foi produzido em Kiev.

Uma ferramenta manual popular é o "Secador de Cabelo". O projeto permite trabalhar com dois e um operador. O hiller é ajustável tanto na altura das alças quanto na largura da crista cultivada. Como ferramenta adicional para o hiller, é oferecido um cortador plano, que é conectado por uma alça com parafusos comuns. Dimensões do produto - 16x40x40 cm e peso - 10 kg.

Importante! A variedade de modelos como "Friendship", "Tiani-Tolkai" está se expandindo devido a uma nova geração de hiller ativo rotativo, que também é chamado de hélice. Acredita-se que a ferramenta não só solta o solo, mas também permite gradar as plantas com o solo solto, o que é muito útil para suas raízes.

Os fabricantes modernos oferecem cortadores planos. Esta ferramenta é uma placa curvada com bordas afiadas. Com a ajuda do equipamento, é possível remover ervas daninhas e soltar o solo. Para eliminar vários espaçamentos de linha ao mesmo tempo, vários cortadores planos são combinados em um engate especial. No mercado, é chamada de capinadora de fileiras largas.

O cultivador Tornado ficou famoso entre as ferramentas manuais para soltar. Possui um design simples com dentes curvos conectados à alça. Em relação à base, eles são girados no sentido anti-horário. Para trabalhar com a ferramenta, basta girá-la em torno do eixo na posição vertical.

Autoprodução

Para a autoprodução, a ferramenta é simples. Para fazer um hiller você mesmo, você precisa de desenhos e habilidades para trabalhar com metal. É aconselhável ter as seguintes ferramentas:

  • máquina de solda;
  • queimador de gás;
  • rebarbadora;
  • furar;
  • apontador.

Uma alternativa seriam os perfilhos caseiros que podem ser usados ​​com qualquer tratores e cultivadores de passeio. Para a fabricação de uma peça, é necessária uma chapa de aço a partir da qual a base é cozida. O tubo funcionará como um suporte. Toda a carga será suportada por um elemento denominado rack. Para as asas, você precisa de duas folhas do mesmo tamanho. Se o hiller for ajustável, as dobradiças serão fixadas na base das asas. Para melhor rigidez, os produtos são dobrados ligeiramente. Um hiller de duas fileiras difere de um simples nas dimensões aumentadas do suporte. Deve ser suficiente para suportar dois pares de arados (asas).

Escolha

Uma escolha feita corretamente ajudará a maximizar a mecanização do trabalho agrícola. Para menos esforço no plantio de batatas, o sulco é mais fácil com os para-lamas ajustáveis. Para agrupar as plantas, é melhor escolher a opção de disco. Para lidar rapidamente com o trabalho e não puxar a ferramenta ao longo de cada linha, você precisa considerar uma classificação de duas linhas de hillers. Com potência suficiente do trator portátil, você pode escolher o equipamento de quatro fileiras.

    Para escolher o hiller certo, você também precisa comparar fatores como:

    • tipo de solo;
    • tipo de trator autônomo;
    • dimensões do site;
    • valor possível para gastar.

    Por exemplo, se for planejado o cultivo de solos pesados, a qualidade do aço será um parâmetro importante. No entanto, um cultivador de baixa potência dificilmente puxará uma ferramenta pesada. Se não houver dinheiro suficiente para comprar uma ferramenta de alta qualidade e você precisar processar solos pesados, pode pedir ajuda a um artesão ou fazer você mesmo as peças necessárias. Para produtos caseiros, as características de alguns modelos populares são úteis.

    Por exemplo, um hiller de duas linhas tem os seguintes parâmetros:

    • dimensões - 450x130x45 mm;
    • largura de captura - 300 mm;
    • peso - 4,4 kg.

      O disc hiller com largura, altura e profundidade ajustáveis ​​tem os seguintes parâmetros máximos:

      • largura - 70 cm;
      • altura - 62 cm;
      • diâmetro do disco - 37 cm;
      • profundidade de processamento - 30 cm.

      Dicas operacionais

      É fácil usar um hiller em uma alça. Existem alguns passos a seguir.

      • A etapa preparatória do cultivo do local é o afrouxamento do solo. Em solo solto, os sulcos ficarão mais profundos e o trabalho de criá-los será mais fácil. Coloque marcas no solo para maior precisão. Eles devem ser iguais à largura do suporte no qual o hiller está instalado. Use um rebento com acessórios para fazer sulcos e colocar batatas neles.
      • Em seguida, é recomendável expandir as asas do hiller para a largura máxima possível.A ferramenta é instalada nos corredores e conduzida ao longo do sulco, enchendo de terra a batata-semente.
      • É hora de fazer a primeira gradagem simultaneamente à emergência das mudas. A cana é instalada de forma que o sulco cultivado fique entre os discos. A ferramenta deve ser guiada em linha reta, os discos formarão uma crista, enquanto trituram os torrões de terra ao mesmo tempo.

      Você pode aprender mais sobre o hiller manual no vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário