Como embeber as sementes de pepino antes de plantar?
Parece que o que mais pode ser novo no cultivo de pepinos. No entanto, ainda há controvérsia sobre embeber as sementes antes do plantio. Existem defensores desse método e oponentes. Seja como for, a germinação de sementes ainda é uma das técnicas agrícolas que todo jardineiro deve conhecer.
No artigo vamos falar sobre como realizar este procedimento corretamente, o que ele dá, que meios são aplicáveis para isso e se devemos ou não mergulhar as sementes de pepino antes de plantar - que cada um decida por si mesmo.
A necessidade de um procedimento
As sementes de pepino podem ser plantadas no solo sem encharcá-las, mas ainda acredita-se que se germinarem antes do plantio, será possível obter uma frutificação mais rápida. Além disso, a partir da semente germinada, as mudas de pepino são mais fortes e saudáveis.
Os defensores desse método acreditam que, mesmo que não sejam as mudas, mas as próprias sementes sejam plantadas em uma forma germinada, também haverá mais sentido do que se você simplesmente enterrá-las no solo sem uma imersão preliminar. Os seguintes argumentos são dados a favor de tal procedimento:
- para ter certeza da germinação das sementes e saber com certeza que o material de plantio é de alta qualidade ou precisa ser substituído;
- há a garantia de que no final haverá mudas amigas no jardim;
- se após a embebição ficar claro que as sementes estão vazias, pode-se evitar o fracasso e, sem perder tempo, comprar outras;
- nas sementes germinadas, após a embebição, a estação de crescimento começa mais rápido, portanto, os primeiros pepinos podem ser colhidos mais cedo.
Preparação
Para obter bons brotos e contar com uma excelente colheita de pepinos, os veranistas realizam todo um trabalho preparatório para a seleção e tratamento das sementes. Vamos designar esses estágios.
Atividades de seleção de sementes
A partir das sementes disponíveis, é necessário selecionar sementes vazias e incompletas: para isso, pode-se usar o método antigo e abaixar a semente em solução salina (1 colher de sopa de sal para 1 litro de água). As sementes flutuando para cima não são adequadas para o plantio: são flores estéreis. As sementes que se acomodam no fundo são retiradas e secas em um guardanapo.
Você pode calibrar e separar amostras menores e maiores ao mesmo tempo. Então, na hora da semeadura, a pequena muda não fica profundamente enterrada no solo e os mesmos brotos são obtidos.
Tratamento térmico de sementes
Este procedimento é realizado de diferentes maneiras: uma das maneiras é colocar as sementes 4 semanas antes de semear perto ou em um dispositivo de aquecimento que funcione de forma estável durante este período em um modo de temperatura de + 25-28 graus.
Quando não há muito tempo, você pode usar o método de aquecimento rápido e colocar a semente no forno (+ 50-55 graus). Estas sementes darão rebentos amigáveis com grande número de inflorescências femininas, que irão acelerar a frutificação e obter uma colheita melhor e em grandes quantidades.
Outra maneira eficaz de aquecer as sementes é carregá-las com você antes de plantá-las e aquecê-las com o calor do corpo. Residentes de verão experientes afirmam que o método funciona 100%, e as colheitas dessas sementes são simplesmente invejadas.
Desinfecção de sementes
O material de semente selecionado após o endurecimento é submetido a mais testes. Assim, para destruir vários patógenos, é desinfetado, por exemplo, com manganês. Uma solução roxa escura de permanganato de potássio é feita e os grãos são mergulhados nela para desinfecção. Deixe por até um quarto de hora, depois enxágue e envie para secar em papel-toalha ou pedaço de gaze.
Como alternativa ao permanganato de potássio, que agora é difícil de encontrar no mercado livre, você pode usar o peróxido de hidrogênio. Mergulhe em uma solução a 3% (1 colher de sopa de peróxido em meio litro de água) por cerca de 10-12 horas. Depois disso, as sementes devem ser enxaguadas em água corrente e secas. É importante saber: para evitar reações indesejáveis, a solução de peróxido não é misturada com outros compostos, principalmente com outros estimulantes.
Cobertura superior para fortalecer a imunidade das sementes
Para nutrir a semente com os oligoelementos necessários e fortalecer o sistema imunológico, ele fará ácido bórico É um microfertilizante universal com uma ampla gama de efeitos. Para a solução, serão necessários apenas 0,2 g do produto e 1 litro de água quente (a água é aquecida a 50 graus). Sementes de pepino são mantidas em tal banho por até 12 horas, lavadas novamente e secas.
O boro potencia a floração e tem um efeito positivo na formação dos ovários, conferindo à planta um aspecto geralmente saudável.
Verificando a qualidade do material de semente para germinação
Para mandar apenas sementes viáveis para o solo e não comprometer a colheita futura de pepinos, as sementes precisam ser testadas... Para isso, eles são monitorados em ambiente úmido: quão ativamente germinam e qual é a porcentagem de material germinado.
A maneira mais fácil é embrulhar as sementes em um pano úmido de algodão ou linho. A bolsa é colocada em um local aquecido e a 22-28 graus, o processo de germinação é observado. O guardanapo é umedecido regularmente com um borrifador (umedeça com água morna). Os brotos devem aparecer em 3-4 dias. Se 6 sementes em cada 10 germinaram, este é considerado um bom indicador. Mas, ao mesmo tempo, o comprimento do broto deve ser levado em consideração: apenas os exemplares são adequados para brotar de 3-5 cm de comprimento.
Nota para residentes de verão: se as sementes têm 2-3 anos - não é assustador. Esses grãos podem dar brotos mais fortes e unidos - tudo depende das condições de armazenamento, tamanho, variedade, enfim, pré-tratamento antes do plantio. De muitas maneiras, o procedimento de embebição desempenha um papel decisivo: ele amolece a casca grossa da semente, especialmente o material sobresecado.
O que você pode absorver?
Para obter excelentes brotos em casa, as sementes de pepino são embebidas antes do plantio. Além disso, esse procedimento é realizado tanto para sementes para mudas quanto para melhor germinação em campo aberto. A essência do procedimento é amaciar tripas ressecadas e de casca grossa.
Toda a semente precisa de água, mas primeiro é preciso aquecê-la, por exemplo, na bateria por dois dias. O próximo passo é colocá-los em um recipiente com uma grande quantidade de água sem sal (é melhor preparar água derretida ou de chuva para esses fins) e deixar os grãos incharem em temperatura ambiente por cerca de 18 horas.
Este tempo deve ser suficiente para a casca amolecer. Mas muitas vezes as sementes que são colocadas à venda em lojas especializadas já podem ser processadas, o que o vendedor informa o comprador na embalagem.
Se isso é imersão para germinação, o esquema é um pouco diferente: neste caso, é necessário o uso de preparações especiais para que as raízes apareçam mais rápido e os brotos sejam usados.
A germinação ocorre corretamente sob a influência de estimulantes de crescimento.
"Zircão"
Esta substância biológica é classificada como um suplemento útil que estimula o crescimento a nível celular. O zircão é particularmente ativo na germinação de raízes, embora geralmente se acredite que tenha um efeito benéfico e curativo no desenvolvimento das plantas.
Se você mergulhar em suas capacidades biológicas, os seguintes pontos podem ser destacados:
- por meio das sementes desenvolve-se nas mudas resistência a situações de estresse, por exemplo, associadas a transplantes ou doenças;
- promove a formação de raízes fortes e saudáveis;
- em geral, influencia os processos de crescimento das plantas.
Apenas 1 gota desta substância é dissolvida em 150 ml de água. As sementes devem ficar na solução por 10-12 horas.
"Humat"
Bioestimulador "Humat" contém sódio e potássio... Em primeiro lugar, recomenda-se preparar um licor-mãe misturando 1 g da substância em 100 ml de água. Em seguida, se necessário, as soluções de trabalho são preparadas na proporção de 1 ml de base-mãe por 100 ml de água (para a germinação, pode-se tomar 2 gotas).
Antes de embeber, a solução é aquecida a 18 graus, as sementes são guardadas por exatamente um dia. Além das perspectivas de bom crescimento, a resistência ao estresse também é colocada nas sementes.
"Epin"
Este agente é um adaptogen e um regulador, o que permite manter uma composição equilibrada de nutrientes em mudas de pepino. Além disso, "Epin" desenvolve uma reação estável à alta umidade, o que é importante quando o jardim está inundado devido a inundações ou chuvas fortes.
Também torna as plantas mais resistentes durante o tempo quente, seca ou frio. As sementes são mantidas neste bioestimulador por até 20 horas a uma temperatura ambiente de 20-23 graus Celsius. Após o processamento, podem ser plantados imediatamente no solo ou germinados.
Estimulação de mel
Água com mel também é um ótimo bioestimulante... Uma colher de chá de mel é suficiente para um copo de água criar a solução certa para embeber sementes de pepino.
O processamento ocorre por 6 horas: o material da semente é colocado em um recipiente com solução de mel e mantido por um tempo determinado.
Suco de batata
Suco de batata também adequado para bioestimulação e aceleração do crescimento de material de semente em pepinos. Para prepará-lo, você precisa de batatas congeladas. Vários tubérculos são colocados no congelador, depois descongelam e o suco de amido é espremido para fora deles.
Depois de congelado, não é nada difícil obter este componente da batata. As sementes são embebidas em suco de batata e mantidas por pelo menos 8 horas.
Cinza
A cinza de madeira já é conhecida como um depósito de oligoelementos valiosos, também ajuda a acelerar o crescimento das sementes de pepino. Pegue 1 litro de água fervida e dilua 2 colheres grandes de pó de cinzas neste volume.
A solução tem a oportunidade de infundir por dois dias, e então o material da semente é embebido nela e os grãos são mantidos para o plantio por 5-6 horas.
Aloe
Para fortalecer a imunidade de futuros brotos e estimular o crescimento das sementes, as sementes de pepino podem ser tratadas com suco de aloe vera. Obtenha o suco das hastes da seguinte forma:
- é aconselhável tirar apenas folhas maduras (inferior);
- são embrulhados em papel vegetal (pode-se usar papel comum, mas com mais força para não molhar) e deixados no frio por duas semanas;
- após 14 dias, esprema o suco, que é combinado com uma pequena quantidade de água pura (a água derretida é mais adequada para essa solução).
Resista às sementes de pepino exatamente um dia antes do plantio.
Outros estimulantes para acelerar a germinação que podem estar disponíveis em um ambiente doméstico são a vodca ou qualquer outro produto que contenha álcool, incluindo tintura de farmácia. Em uma semente à base de álcool, as sementes são mantidas por no máximo 20 minutos.
Possíveis erros
Para não se decepcionar com as mudas futuras, os horticultores novatos devem se familiarizar com os erros mais comuns cometidos durante o processamento da semente antes do plantio, e não apenas.
As sementes podem não germinar bem devido ao preparo inadequado do solo. Antes de planejar canteiros de pepino no local, você precisa limpar bem a área de ursos, vermes e outras pragas. E, claro, as sementes apresentarão má germinação a uma temperatura relativamente fria (8-9 graus Celsius), mesmo que sejam preparadas de acordo com todas as regras.
A germinação normal pode ser alcançada quando estiver mais de 20 graus lá fora, então não se apresse para plantar mudas ou semear em terreno aberto no início da primavera.
Não afunde muito a semente: 3 centímetros para uma semente de pepino já é muito.
Enterre espécimes grandes a uma distância de 2 cm e aprofunde os menores até um nível de 1 cm, caso contrário, eles não terão força e energia para "romper" o solo e crescer. Antes de embeber os grãos em soluções especiais, você precisa mantê-los por 20-30 minutos em água comum - dessa forma, o efeito do bioestimulante será mais forte.
Não use água para preparar soluções de imersão de sementes em uma torneira ou poço com alto teor de sal e outras substâncias... Tudo que você precisa é de água limpa. Se não houver nenhum destilado à mão, derreta a neve ou encha na chuva.
Não deixe de molho as sementes peletizadas compradas em pontos de venda especializados - elas já foram processadas. Se você molhá-los novamente, a estrutura envolvente da casca simplesmente se dissolverá. Escolha qualquer método de preparação de sementes e obtenha uma boa colheita de pepinos.
O comentário foi enviado com sucesso.