Tudo sobre a floração de pepinos

Contente
  1. Estrutura
  2. Piso
  3. A necessidade de polinização

Uma colheita abundante de pepinos fortes e crocantes é o sonho de qualquer jardineiro. Acontece que a planta floresce abundantemente, mas dá poucos frutos, ou mesmo fica com uma decoração verde nos canteiros.

Para evitar decepções e falsas esperanças, você precisa conhecer as peculiaridades do florescimento dos pepinos.

Estrutura

Independentemente da variedade, as flores de pepino têm 5 pétalas lanceoladas amarelas brilhantes. Eles são cônicos na borda externa e podem ser ligeiramente curvados para fora. Todas as pétalas juntas formam uma corola. Do lado de fora, é sustentado por folhas verdes fundidas, que são chamadas de cálice ou sépala.

Na base da corola, em seu lado interno, há um receptáculo, no qual estão localizados órgãos da planta como o pistilo e os estames. Sua presença ou ausência é determinada pelo sexo da flor.

Os estames são órgãos masculinos. Eles consistem em um filamento e uma antera, dentro da qual está o pólen (microsporangia). Uma flor que possui esse órgão é chamada de estaminada.

O pistilo é o órgão feminino da planta. Consiste em um estigma, uma coluna e um ovário. Depois que o pólen entra no estigma (processo de polinização), o fruto começa a se desenvolver a partir do ovário. Dependendo do tipo de pepino, o ovário pode ser superior (localizado dentro do cálice) ou inferior (localizado externamente, entre o caule e a flor). Essas flores são chamadas de pistilo.

Pepinos não formam inflorescências. As flores dessas plantas são solitárias, embora possam estar localizadas próximas umas das outras no caule. Mas cada um deles tem seu próprio pedúnculo e, dependendo do gênero, ele difere em comprimento. Onde uma fruta pode ser esperada, o pedúnculo será curto com um espessamento perceptível. As chamadas "flores estéreis" crescem em hastes longas para atrair mais ativamente os insetos.

Pela aparência da flor e quais órgãos ela possui, determine seu sexo e sua importância no ciclo de vida da planta.

Piso

Faça a distinção entre flores de pepino masculinas, femininas e bissexuais (hermafroditas). Cada espécie se distingue por suas características estruturais e sua própria tarefa biológica.

As flores masculinas possuem apenas estames dentro da corola. Sua tarefa é participar da polinização das plantas femininas. Eles não formam ovários e florescem rapidamente. Logo após a polinização, as flores pistiladas secam e caem, em seu lugar, apenas um pedicelo fino permanece no caule.

As flores femininas são pistiladas. Na maioria das variedades modernas de pepinos, o ovário se desenvolve simultaneamente com o início da floração.

Mesmo antes do início da polinização, um minúsculo pepino já é visível no caule em frente à flor feminina, que mais tarde se desenvolverá em um fruto maduro. Depois que a flor feminina cumpre sua função biológica, ela seca e desaparece, e o pepino permanece no caule para amadurecer. Muitas vezes acontece que, no final de uma fruta madura, as pétalas de uma flor seca são preservadas.

Os hermafroditas têm um conjunto completo de órgãos - tanto o pistilo quanto os estames. Eles têm um ovário e produzem frutos. Estudos têm mostrado que é precisamente esse florescimento de pepinos que é primário no sentido evolucionário. No entanto, as plantas hermafroditas não têm sido utilizadas na indústria de jardinagem. Têm baixo rendimento e os frutos têm sabor insatisfatório.

Pepinos hermafroditas são agora usados ​​principalmente para fins científicos e no trabalho de criação. Não é difícil distinguir flores por sexo. Basta ver quais são os órgãos dentro de seu cálice. Pelas flores predominantes de cada sexo, você pode determinar o quão rica a colheita deve ser esperada.Apenas as plantas fêmeas dão frutos.

A necessidade de polinização

Dependendo de quais flores prevalecem na planta, seu gênero também é determinado. A maioria das variedades modernas de pepino são dióicas. Isso significa que flores predominantemente femininas aparecerão em uma planta, e é dela que elas colherão no futuro. E para ter muitos frutos é preciso ter uma planta masculina próxima com predomínio de flores estaminadas. Não dará uma safra, mas participará da polinização das plantas femininas.

Acontece que existem muitas flores femininas nos arbustos, mas por algum motivo elas não atraem insetos e a polinização não ocorre. Esta é uma ameaça direta à não colheita. Não há esperança de polinização pelo vento. O pólen do pepino é relativamente pesado e bastante pegajoso, e a estrutura da planta é tal que é praticamente impossível transportá-lo pelas correntes de ar.

Nesse caso, é necessário desempenhar o papel de abelhas e zangões, tocando com uma escova macia alternadamente as anteras das flores masculinas e o estigma das flores femininas.

Mas se apenas flores masculinas cresceram nos arbustos, a colheita será muito pobre ou, no geral, ausente. Já é muito difícil consertar isso na fase de floração. É melhor tomar medidas para estimular as plantas a adquirirem características femininas. A baixa produtividade ocorre em situações de estresse - seca, superaquecimento, má adaptação do solo. Após o plantio no solo, os pepinos devem ser sombreados e regados em abundância, acompanhados de curativos minerais adicionais. Nessas condições, o programa biológico de reprodução funcionará, e as flores femininas, e posteriormente os frutos, certamente aparecerão em grande quantidade.

Os criadores modernos desenvolveram plantas autopolinizadas, cujos arbustos femininos não precisam da proximidade de plantas masculinas. Essas variedades são chamadas partenocárpicas. Você pode aprender mais sobre essa habilidade com a descrição da variedade. Uma característica dessas frutas é a ausência de sementes. Jardineiros experientes preferem variedades desse tipo, a maioria delas com maturação precoce e permitem que você obtenha uma rica colheita.

Existe uma relação definida entre o tipo de variedade, produção e gênero. Plantas femininas de variedades de frutos curtos produzem cerca de 1 flor masculina em 10 flores femininas. Esses arbustos são muito produtivos. Em pepinos de frutos longos, muito menos flores pistiladas são formadas, das quais os frutos aparecerão - não mais do que 2-3 por 1 estaminado.

Você não deve se apressar para determinar o assoalho do arbusto e avaliar a necessidade de polinização adicional. As inflorescências femininas e masculinas desenvolvem-se em taxas diferentes.

Portanto, a situação deve ser avaliada quando quase não há botões restantes na planta, e a estrutura da maioria das flores pode ser vista.

O processo de floração deve ser monitorado de perto. Se as flores começarem a secar e enrugar e os ovários pelo menos do tamanho de um dedo mínimo ainda não se formarem, esse é um sinal alarmante. A planta se livra das inflorescências e se recusa a produzir frutos, economizando energia em caso de doenças graves, ataque de insetos-praga e estresse. Deve-se fazer o seguinte: identificar e eliminar imediatamente o fator que ameaça a saúde das plantações.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário