Tudo sobre pepinos
Os pepinos são cultivados por quase todos os proprietários de lotes pessoais. A cultura é despretensiosa no cuidado, dá uma boa colheita do meio do verão ao outono. Atualmente, muitas variedades foram desenvolvidas que são adequadas para o cultivo em estufas ou em campo aberto. Para obter uma boa colheita, várias nuances importantes devem ser levadas em consideração.
O que é - um vegetal ou uma baga?
Há muita controvérsia sobre o que é um pepino: um vegetal, uma fruta ou uma baga. Na verdade, o pepino pertence às bagas, embora muitos o chamem de vegetal. Do ponto de vista da botânica, esta questão é explicada de forma bastante simples. Inicialmente, forma-se uma flor, que é fecundada, e em seu lugar nasce um pepino.
Todos os vegetais vêm de síntese vegetal. Este processo forma nutrientes. Inicialmente, uma semente é lançada, então ela germina e o próprio vegetal é formado diretamente. Os pepinos vêm de uma flor, por isso são bagas, apesar da sua aparência.
Como muitas pessoas estão mais acostumadas a chamar pepinos de vegetais, esse nome também será usado no artigo.
História da aparência
A pátria dos pepinos é a Índia, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais deste país. O vegetal apareceu lá há cerca de 6 mil anos. O ano exato de sua origem é desconhecido. Primeiro, a cultura apareceu entre os gregos antigos, depois passou a ser cultivada pelos romanos. A distribuição onipresente de pepinos pela Europa começou durante o reinado de Carlos Magno, ou seja, no período de 768 a 814 DC. NS.
O barão Sigismund von Herberstein viajou pelo estado russo, veio para a Moscóvia. Em seus registros, que datam de 1528, há uma menção ao cultivo de pepinos nesta área. Hoje em dia, os pepinos são frequentemente consumidos frescos, salgados ou em conserva. Na Rússia, o prato mais popular era a sopa de peixe preto, onde o pepino em conserva era usado como caldo. A carne era cozida nele com a adição de vários temperos e especiarias.
descrição geral
Os pepinos pertencem à família da abóbora, um grupo de plantas cultivadas dicotiledôneas. O caule é reto no início, depois passa para o estágio de rastejamento. A superfície é rugosa, nas extremidades do rebento existem cachos específicos com os quais o pepino consegue agarrar-se aos suportes já estabelecidos ou caules de outras plantas. O comprimento é diferente, dependendo da variedade, varia de 100 a 200 cm.Tem um sistema radicular bastante desenvolvido e forte.
As folhas são em forma de coração. Geralmente de cor verde escuro, mas pode mudar de cor para mais claro e até amarelo, dependendo da abundância de rega e da presença de luz solar. Características dos frutos do pepino comum: poliespermoso, verde-esmeralda, superfície espinhenta, alguns até cobertos de espinhos. A forma na versão clássica é cilíndrica, as dimensões dependem diretamente do acessório varietal.
Se considerarmos a estrutura química de um vegetal, 95-96% dela consiste em água. As demais porcentagens são para glicose, frutose e fibra. Os pepinos são úteis para o corpo humano, pois contêm uma grande quantidade de oligoelementos: fósforo, enxofre, magnésio, ácido ascórbico, vitaminas dos grupos A, B, C.
As melhores variedades
Existem muitas variedades de pepinos. Os frutos de cada um deles parecem diferentes.No momento, cerca de 1.500 variedades diferentes foram registradas na Rússia. Eles podem ser condicionalmente divididos em categorias por propósito.
- Salada: Orlik, Makar, Atleta. Recomenda-se que sejam consumidos principalmente frescos.
- Destinado à salga: "Magnífico", "Crocante", "Muromsky", "Extremo Oriente". Eles mostram seu melhor sabor principalmente na forma salgada.
- Universais, que são híbridos, uma vez que se destinam tanto à conserva como ao consumo in natura. Os representantes mais proeminentes desta categoria são os seguintes: "Zozulya", "Prestige", "Kid", "Zyatek" e alguns outros.
De acordo com a taxa de maturação, todas as variedades também são divididas em três grandes categorias.
- Amadurecimento precoce - o período de amadurecimento varia de 35 a 45 dias após o plantio. As variedades mais populares nesta categoria são "abril", "Amur", "Orpheus".
- Amadurecimento intermediário - aqui o período de amadurecimento é um pouco mais longo - de 45 a 55 dias. As seguintes variedades são as mais adequadas para esta categoria: "Delicadeza", "Atleta", "Salga".
- Pepinos tardios, cujo período de maturação dura até 90 dias: "Cascata", "Coragem", "Regal", "Abundante" e alguns outros.
Além disso, os pepinos são decorativos e com flores femininas - ou seja, flores com um ovário e um pepino pequeno. Os vegetais podem ser cultivados ao ar livre e em estufas (estufas). Para cada uma dessas opções, é recomendável usar variedades especiais.
Para terreno aberto
Para esta opção, são adequados os pepinos, que requerem polinização por insetos para a frutificação. Eles podem chegar cedo ou tarde. As variedades a seguir são mais adequadas para terreno aberto.
- "Herman F1" pertence à categoria de híbridos de maturação precoce. Para uma boa frutificação, esta variedade requer um sistema radicular desenvolvido, por isso é recomendável formá-la em um único caule.
- "Kustovoy" - pepino varietal maduro precoce, ideal para decapagem. Difere em alta produtividade.
- "Bebê" - uma variedade muito precoce e muito prolífica. Adequado tanto para salga como para consumo in natura.
- Phoenix Plus - maturação tardia, de alto rendimento, não requer cuidados especiais. Apresenta o seu melhor sabor como componente de saladas, bem como quando salgado.
- "Vencedora" - grau final. Uma característica distintiva é a tolerância à seca. Mesmo com a ausência prolongada de rega, as frutas praticamente não perdem o sabor.
Estas são apenas as variedades mais populares, mas existem muitas outras que também são procuradas pelos residentes de verão e jardineiros.
Para estufas e estufas
As variedades autopolinizadas de pepino são mais adequadas para estufas e estufas. Não são necessários insetos para que as frutas apareçam. As inflorescências são polinizadas por conta própria, se por algum motivo isso não acontecer, recomenda-se pulverizar a planta com uma composição especial, que popularmente é chamada de ovário.
Os representantes mais comuns de pepinos autopolinizados são as seguintes variedades:
- "Zozulya";
- "Festão";
- "Coragem";
- "Harmonista";
- Emerald Stream.
Aterrissagem
Os pepinos podem ser plantados por meio de mudas e diretamente em terreno aberto. Se falarmos sobre o último método, é recomendável fazer isso apenas no início de junho, quando o tempo está relativamente quente. As sementes precisam ser aprofundadas 1-2 cm no solo e a rega deve ser realizada regularmente.
As mudas devem ser preparadas já no final de abril ou início de maio. Para isso, as sementes são plantadas em vasos de turfa com solo fértil. Também é recomendável transferi-los no início do verão. Nesse caso, as mudas não devem ser muito grandes. Na presença de ovários, a cultura doerá por muito tempo quando transferida para um terreno aberto ou uma estufa.
As nuances do cuidado
Os pepinos são uma cultura fácil de cuidar. A única condição é que seja complexo:
- rega - moderadamente abundante e regular, com irrigação insuficiente, os frutos têm sabor amargo;
- afrouxamento do solo - moderado;
- A cobertura de cobertura é possível antes do período de frutificação; a lama ou fertilizantes minerais complexos são adequados.
Além disso, o canteiro de pepino deve ser removido periodicamente. As ervas daninhas provocam o desenvolvimento de doenças e também impedem o desenvolvimento correto da cultura.
Doenças e pragas
A doença mais comum que afeta os pepinos é o oídio. Quando a doença ataca, uma flor branca específica aparece nas folhas. Como a maioria das substâncias nocivas é absorvida pelas frutas, os especialistas desaconselham fortemente o uso de composições químicas para o tratamento dessa doença. As áreas afetadas devem ser removidas e queimadas em tempo hábil, interromper a rega e remover as ervas daninhas do canteiro, pois a doença na maioria das vezes aparece devido ao excesso de umidade. As pragas são ursos, lesmas, lagartas. Recomenda-se que os últimos sejam recolhidos manualmente de forma periódica.
Para afugentar o urso, polvilhe o jardim com pepinos com uma mistura de areia (1 kg) e querosene (50 ml).
Fatos interessantes
Existem muitos fatos interessantes sobre pepinos. O primeiro deles está associado à pátria do vegetal. Na Rússia, eles estão acostumados a cultivar esta planta em terrenos pessoais, mas no sopé das montanhas do Himalaia, os pepinos crescem sem intervenção humana. Na maioria dos casos, os pepinos selvagens não são comestíveis devido ao sabor amargo que vem da presença de cucurbitacinas. Mas isso está longe de ser o único fato interessante.
Existem muitos outros.
- Na Bíblia, os pepinos eram mencionados como vegetais do Egito, representados no mesmo prato com uvas.
- Na Grécia, na época do poeta-narrador Homero, havia uma cidade chamada Sikion, que significa literalmente "a cidade dos pepinos".
- O nome "pepino" veio da Grécia Antiga, onde esses vegetais eram chamados de "aguros", que significa "verde" na tradução.
- Os pepinos são comidos verdes, porque quando atingem a maturidade a casca torna-se amarela, torna-se muito áspera.
- Em ilhas remotas do Oceano Pacífico, os pepinos são considerados iguarias caras.
- Cleópatra afirmou que sua beleza é criada por pepinos. Ela os comia em grandes quantidades e também os usava para fins cosméticos.
- Para proteger os marinheiros do escorbuto, Cristóvão Colombo incluiu pepinos frescos e salgados em sua dieta obrigatória.
Pepinos são uma cultura despretensiosa que pode fornecer colheitas desde meados do verão até o outono. Na Rússia, os pepinos são salgados e em conserva, e todos os tipos de salgadinhos e saladas são feitos com base neles. É seguro dizer que esse vegetal está presente na dieta da maioria das pessoas quase diariamente.
O comentário foi enviado com sucesso.