Cultivo de pepinos em estufa
Cultivar pepinos em estufa não é uma prática muito comum, mas também não é exclusiva. E, ao mesmo tempo, o conselho de um agrônomo (ou apenas um residente de verão experiente) não será supérfluo. Porque há muitos pontos importantes neste assunto: desde o momento do desembarque até a prevenção de doenças.
Cronometragem
As mudas estão prontas para serem plantadas em condições de estufa quando têm 25-30 dias de idade. Isso é levando esses dados em consideração, você pode contar 30 dias de crescimento e 5 dias para brotos germinados de forma estável, e assim descobriremos a data ideal para a semeadura. E isso é verdade para qualquer região, quaisquer que sejam as condições meteorológicas. Ao mesmo tempo, é necessário monitorar os indicadores de temperatura.
Por exemplo, na região Central, em meados de maio, já é possível plantar pepino em casa de vegetação. Só antes disso você precisa determinar a temperatura do solo nele, deve ser de pelo menos +15 graus. E para medir o grau do solo, o local de medição deve primeiro ser coberto com uma placa (caso contrário, os indicadores podem ser falsos se o sol aquecer muito a terra). E a medição é feita pela manhã, horário em que é mais objetivo. Você precisa cavar um termômetro no jardim não mais do que 20 cm.
E se você quiser aquecer o solo mais rápido, um filme plástico preto ajudará. Às vezes, o biocombustível também é usado, que é simplesmente cavado no solo, em seguida despejado com água fervente, e a parte superior também é coberta.
As condições necessárias
Uma rica colheita só pode ser esperada daqueles pepinos que crescem em solos com boa composição orgânica. Uma vez que as raízes da planta são fracas e não germinam além de 20 cm, a cultura é muito sensível à fertilidade do solo. E, como dizem os experientes residentes de verão, o pepino ficará vazio sem esterco. Portanto, você definitivamente não precisa ter medo de altas doses de matéria orgânica, que os pepinos tanto amam. Um metro quadrado pode conter de 4 a 20 kg de matéria orgânica. Você pode fertilizar o solo com esterco ou folhas, turfa, detritos podres, serragem, palha. E necessariamente com nitrogênio adicionado ao composto. E é melhor aplicar fertilizantes localmente: cave uma ranhura ao longo do canteiro, coloque uma camada de 15 cm de cobertura e cubra-a firmemente com terra.
Com relação ao microclima em casa de vegetação, as recomendações serão as seguintes:
- rega regular, mas sem o risco de encharcar os canteiros - é melhor aquecer a água ao sol ou retirá-la dos recipientes que enchem a própria estufa;
- soltar o solo, também regular, é um pré-requisito para o crescimento normal dos pepinos, de modo que será mais fácil o ar fluir para as raízes;
- a fim de manter o nível desejado de umidade nas camas, é melhor cobrir o solo;
- a aspersão é uma medida obrigatória e consiste em borrifar significativamente a parte verde da cultura com água, após o que o líquido escorrerá lentamente para as raízes, e assim a planta ficará saturada de umidade;
- o regime de luz é de 10 horas de luz todos os dias, mas se este indicador for reduzido, os pepinos pioram (se o sol não for suficiente, você terá que estender a luz do dia com um fitolamp);
- as mudas são plantadas quando é +22 na estufa, ela irá florescer quando o grau subir para +25 e dar frutos - de +25 para +30 (o crescimento irá parar em +15, e em +7 a cultura morrerá) ;
- a umidade deve ser alta, de 90 a 95%;
- ventilação (mas não correntes de ar) é condição indispensável, que é também a prevenção de doenças, por exemplo, a podridão.
Os tomates costumam ser vizinhos dos pepinos em uma estufa.Mas essa vizinhança está longe de ser ideal, porque as plantas exigem condições diferentes. Com pimenta e abobrinha - a mesma história. Mas você pode plantar ao lado do repolho. Tal como acontece com o milho, por exemplo.
Preparação de estufa
Em solo solto e suficientemente fértil, que retém perfeitamente a umidade e permite a passagem do ar, os pepinos ficarão bem. Se o solo da estufa for argiloso ou arenoso, uma boa colheita é improvável. Quais são os requisitos para a terra na estufa:
- se aqui cresceram melões ou abóboras na safra anterior, é melhor mudar completamente o solo - é pobre, o que o pepino não tolera, e até doenças / pragas comuns podem afetar a colheita;
- é melhor plantar pepinos onde as cebolas ou cenouras, repolho ou batata, pimentão foram anteriormente cultivados;
- para preparar os canteiros, de forma amigável, é necessário no outono - retirar todos os resíduos vegetais, desenterrar o solo, colocar húmus (ou composto) em um balde por 1 m2;
- no outono, você pode adicionar farinha de superfosfato e dolomita ao solo (a primeira - 2 colheres de sopa por metro quadrado, a segunda - 1 colher de sopa), e na primavera, 2 semanas antes de as mudas serem enviadas ao solo, você pode adicionar turfa, húmus, serragem para ele, e novamente cavar fundo;
- solução de sulfato de cobre para desinfecção dos leitos também é medida obrigatória (para 10 litros de água, 1 colher de sopa do medicamento);
- no outono, seria bom plantar adubo verde neste local, por exemplo, folhas de mostarda, e antes das primeiras geadas severas, desenterre os canteiros junto com a mostarda - no inverno ela se decompõe calmamente por si mesma, o que não só enriquecer o solo, mas também ser desinfetado.
Já foi falado sobre o aquecimento do solo. Aliás, a palha também pode ajudar no aquecimento. Para isso, é necessário retirar 15 cm da camada superior da terra, colocar palha em todas as camas, composto e húmus por cima, e então a camada de solo retorna ao seu lugar original.
Esquemas de pouso
Existem vários deles, mas o mais comum deve ser descrito com mais detalhes. Se parece com isso:
- 2 fileiras de pepinos serão colocadas na cama longitudinal;
- uma distância de 30 cm (ou mesmo 40 cm) deve ser mantida entre arbustos adjacentes;
- mudas em um canteiro, mas ao mesmo tempo em fileiras adjacentes, são plantadas estritamente ou em paralelo, ou em padrão xadrez (a distância deve ser de pelo menos 50 cm);
- o buraco deve ser estritamente sob a treliça, ou a rede do pepino é esticada entre as fileiras.
Mas esta é uma opção para estufas padrão e na verdade pode ser muito larga, por exemplo, 350 cm ou mais. E então é mais conveniente colocar as camas não apenas perto das paredes, mas também usar o espaço do meio (ou seja, haverá uma cama adicional). O principal é que haja luz suficiente para as plantas. Em leitos estreitos, existem 3 opções de patamar: em 2 linhas, assentos em tabuleiro de xadrez e uma linha.
Processo de plantio
Antes do plantio, o solo da estufa pode ser umedecido com água quente. Então você precisa fazer buracos no solo e distribuir as mudas neles. Idealmente, se crescesse em potes de turfa especiais. Em que o aprofundamento é feito de modo que a borda superior do recipiente de turfa se projete acima da superfície do solo. O solo pode ser socado um pouco. E em cima do solo, onde as mudas já foram plantadas, uma camada de dois centímetros de serragem é borrifada - é a parte da raiz dos pepinos que precisa ser coberta com cobertura morta. Você não precisa regar as camas por dois dias.
Cuidado
Pode-se dizer que o plantio é a parte mais fácil do cultivo de pepinos. Mesmo para iniciantes, não será difícil. Mas então começa o cultivo, que requer cuidados sistêmicos.
Rega
Os pepinos são provavelmente a cultura mais responsiva à rega. Portanto, o regime de irrigação deve ser regular, caso contrário, não se podem esperar rendimentos elevados. A rega deve ser frequente, especialmente durante a estação seca. As folhas das plantas não devem murchar. O sistema radicular de um pepino fica muito próximo à superfície do solo, por isso não pode tirar água das profundezas (ao contrário do tomate, por exemplo). E o estado da planta dependerá diretamente da rega.
Quando está quente e o processo de formação dos frutos já começou, os pepinos da estufa precisam ser regados diariamente. E a tecnologia de aspersão será uma boa solução - a água vai escorrer por gotejamento, evaporar um pouco. Na estufa, a umidade do ar aumenta, e isso também é importante para a planta. Em geral, 1 sq. m do canteiro deve ter 15-25 litros todos os dias ou em dias alternados (depende do tempo). Durante a frutificação, o consumo aumenta em um terço.
Pepinos não são regados com água fria, isso está excluído. Isso não se deve ao fato de que eles necessariamente se tornam amargos. Mas se você regar frio, o risco de doenças aumentará significativamente.
Top curativo
Os pepinos estão crescendo rapidamente e esta é a norma. Os mesmos novos híbridos fornecem os rendimentos mais ricos, mas ainda precisam ser “alimentados”. Portanto, os fertilizantes são aplicados uma ou duas vezes por mês, mas não desde os primeiros dias de cultivo. Os fertilizantes orgânicos são compostos naturais: esterco, cinza, esterco de galinha, fertilizante de ervas verdes. Mudas já plantadas no solo não são alimentadas com matéria orgânica, mas são alimentadas com cinzas quando ainda estão preparando um substrato para sementes. Mas, na estufa, você também precisará de fertilizantes minerais. Mas, primeiro, as mudas prontas para o plantio são alimentadas com nitrogênio ou complexo (mas com grande inclusão de nitrogênio), pois a tarefa da planta na primeira etapa é justamente aumentar a massa verde.
Depois que as mudas são plantadas na estufa, o solo não é fertilizado por 2 semanas. A planta deve primeiro criar raízes. Sim, e nas covas durante o plantio, colocam cobertura suficiente pela primeira vez. E então uma solução de verbasco, cinzas e excrementos de frango bastará. Assim que os pepinos são amarrados, fertilizantes à base de potássio são necessários.
Arejando
A princípio, esse processo deve ser tratado com muito cuidado - mudas pequenas são extremamente sensíveis a correntes de ar. Portanto, se você abrir as aberturas, apenas de um lado. Se a temperatura subir para +30, é imperativo ventilar.
Formação
Para cultivar pepinos corretamente, você precisa modelar corretamente a planta.
Como beliscar pepinos:
- os primeiros 40 cm "cegam" completamente os rebentos;
- o segundo 40 cm - beliscando a primeira folha;
- os próximos 40 cm - acima do segundo;
- além disso - acima do terceiro, e assim por diante.
Sem beliscar, o rendimento diminui, então é melhor tratar o arbusto assim. Você pode colher pepinos no início do crescimento, meio metro acima do solo. Não há necessidade de fazer acima, porque há muitos ovários nos rebentos laterais. O lençol deve ser dobrado com cuidado e o rebento deve ser retirado com um pano. As folhas na parte inferior do chicote vão secar, o caule ficará nu, mas logo as raízes começarão a crescer aqui, e isso dará mais nutrição ao arbusto.
Também é importante amarrar os pepinos. Na posição amarrada, ficam mais iluminados, os cílios são bem ventilados (o que significa que há menos riscos de adoecer) e é muito mais fácil cuidar deles em terreno protegido. É importante que as plantas não se entrelaçam quando estão amarradas. Colher frutas em pepinos amarrados também é mais fácil.
Com a polinização, tudo é simples e difícil. Se as variedades forem polinizadas, as abelhas devem ser atraídas para a estufa. Se for polinizar manualmente, você precisará fazê-lo com um cotonete ou pincel.
Afrouxamento e amontoamento
Sem isso, a tecnologia agrícola não será ótima. É preciso se soltar e se amontoar para que o ar chegue às raízes. Sem isso, sua decadência é possível. Já foi dito que as raízes de um pepino não são particularmente fortes e, portanto, um dos segredos de seu fortalecimento está precisamente no afrouxamento sistemático. Não deve haver crosta na superfície do solo.
Doenças e pragas
Parece que em uma estufa de filme ou de vidro, assim como em uma estufa de policarbonato, as plantas adoecem menos. Mas não é assim. Estas são as doenças encontradas na estufa.
- Podridão branca - É uma doença fúngica em que os frutos e toda a superfície do arbusto ficam brancos. A doença progride muito rapidamente, os pepinos ficam doentes com camas e o fungo permanece no solo. Você terá que se livrar das plantas afetadas e até mesmo mudar o solo.
- Podridão cinzenta - manchas acinzentadas se formam na superfície da fruta, escorregadias e externamente desagradáveis, também podem estar nas flores e nos ovários. Nos estágios iniciais, a doença pode ser removida com a "Barreira".
- Podridão radicular - as folhas secam e caem, surgem fissuras nos caules. O excesso de água e água fria podem causar esta doença. Tratamento borrifando as áreas afetadas com cinza ou giz amassado. Com plantas fortemente afetadas, nada pode ser feito, não funcionará para combater a doença, você terá que cavar os arbustos.
- Oídio - a flor branca aparece primeiro nas folhas e depois nas hastes. O fungo começa a se espalhar ativamente em condições de calor e umidade. Você precisa tratar com "Topázio" e "Barreira".
- Míldio - as manchas nos pepinos lembram queimaduras. Pare de regar, ventile a estufa, trate a doença com "Quadris".
- Mancha marrom - manchas cor de vinho nos frutos, que até escorrem por dentro, após o que toda a planta começa a apodrecer. Os pacientes precisam ser destruídos e retirados da estufa.
- Mofo preto - assemelha-se a uma teia negra, a prevenção ajuda mais do que o tratamento.
Aconteça o que acontecer com a planta: folhas ou frutos ficam amarelos, ficam brancos, escurecem, é preciso reagir muito rápido. Nem tudo é tratado, algum tipo de fusarium esquecido prejudica toda a safra. E para restaurar rapidamente pepinos após uma doença que corrói suas forças, você pode usar "Epin", por exemplo. Se falamos de drogas relativamente universais contra doenças de pepinos, isso é, naturalmente, "Fitosporin".
Ataques de pragas também são possíveis. Por exemplo, pulgões do melão levam a folhas enroladas e enrugadas. Pulgões comem a planta, se alimentam de seus sucos. A infusão de cascas de cebola ajuda bem, assim como a solução de cinzas + sabão em pó. Outro ataque - um ácaro da estufa de aranha, é determinado pela flor de uma aranha. Você pode tratá-lo com Fitoverm e Aktellik. E se as formigas aparecem na estufa e ali engordam, precisam ser removidas de lá com urgência.
O processamento com qualquer líquido odorífero, por exemplo, vinagre, é aceitável - e eles precisam ser regados exatamente nos caminhos pelos quais as formigas caminham.
Colheita
Até a regularidade da colheita afeta a colheita, por mais estranho que possa parecer. Se você pular a colheita, deixando os frutos repousarem, outros receberão menos nutrição - aqueles que estão prontos para a colheita levarão muitos nutrientes para si. Assim que o dólar crescer para 10, no máximo 15 cm, ele deve ser retirado do jardim. E pare com cuidado, segurando o chicote com a mão. Normalmente, você tem que caminhar pelo jardim a cada 1-2 dias. Se frutos doentes, tortos e deformados forem vistos na planta, eles devem ser removidos imediatamente, porque muita nutrição é gasta com eles e isso é improdutivo.
Bem, o que fazer com os frutos retirados, é assunto do mestre. O principal é comer bem pepinos frescos, desde que contenham muitas vitaminas (pelo que, em geral, é possível para esta cultura). O processo de cultivo começa com a seleção das sementes, com sua imersão em ácido succínico e outras medidas. E para cultivar um pepino pronto, você terá que percorrer um longo caminho passo a passo, e plantar mudas em uma estufa é quase a metade.
E então certifique-se de que as mudas não congelem, para que os brotos não murchem, não fiquem amarelados. Teremos que estocar fungicidas e fertilizantes. Mas frutas saborosas são um preço razoável para esse trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.