E se os pepinos na estufa murcharem?
Cultivando pepinos em seu local, os jardineiros enfrentam vários problemas. Um dos mais comuns é o murchamento das plantas. Para não perder sua colheita por causa disso, é muito importante entender a essência do problema e começar a economizar suas camas.
Más condições
Na maioria das vezes, os pepinos começam a murchar devido ao fato de crescerem em condições inadequadas.
- Aquecer. Uma superabundância de sol afeta negativamente a condição dos pepinos. Para evitar que os pepinos murchem, os canteiros devem ser cuidadosamente sombreados. Para isso, pode-se usar pedaços de papelão ou sacolas desnecessárias. Além disso, as estufas devem ser ventiladas regularmente. É melhor fazer isso de manhã ou à noite.
- Alta umidade. A alta umidade do ar também afeta negativamente a condição dos pepinos que crescem em estufas. A ventilação regular também ajuda a resolver esse problema.
- Plantações espessas... Outra razão para o murchamento dos pepinos são as plantações espessas. Nessas condições, as plantas não têm espaço livre suficiente. Por causa disso, eles murcham e morrem. Para evitar que isso aconteça, é recomendável plantar mudas a uma distância de 40-60 centímetros umas das outras. Quando as mudas crescem, podem ser desbastadas. Nesse caso, algumas plantas não interferirão em outras.
Em geral, é muito fácil criar condições adequadas para o cultivo de pepinos em uma estufa.
Erros de cuidado
Cuidando de plantas jovens, muitos jardineiros novatos cometem certos erros.
- Rega inadequada. Para um desenvolvimento normal, os pepinos precisam de umidade suficiente. Sem isso, o solo seca e a imunidade das plantas é significativamente enfraquecida. Para evitar que isso aconteça, o solo deve ser umedecido regularmente. Nesse caso, você não deve regar as plantas com muita abundância. Isso levará à podridão das raízes. Além disso, os jardineiros são aconselhados a usar água morna e bem estabilizada para irrigação.
- Erros ao aplicar o curativo superior... Para um desenvolvimento normal, os pepinos precisam de nutrientes suficientes. Você pode alimentar plantas verdes com fertilizantes orgânicos e minerais. Neste caso, você não deve usar soluções muito concentradas. Também pode levar ao murchamento das folhas e morte da colheita.
- Usando cobertura concentrada para pulverizar em uma folha... Se esses fundos caírem na superfície da folhagem, ela começa a desbotar. No processo de preparação dos curativos, você deve seguir rigorosamente as instruções.
- Polinização insuficiente. Esta é uma das causas mais raras de murcha de pepino em estufa. Se as variedades de plantas polinizadas por abelhas foram escolhidas para o plantio dentro de casa, as portas devem ser abertas regularmente durante a floração. Nesse caso, os insetos sempre terão a oportunidade de voar para as estufas. Você pode atrair a atenção deles borrifando suas camas com soluções doces. Se uma variedade autopolinizada foi escolhida para o plantio, durante a floração, a planta deve ser agitada suavemente várias vezes ao dia. Além disso, alguns jardineiros transferem suavemente o pólen de uma flor para outra com um pincel.
Em geral, você não precisa prestar muita atenção aos cuidados com as plantas.
Doenças e pragas
Doenças comuns também podem causar murcha de pepinos.
- Podridão da raiz. O primeiro sinal da doença é o ressecamento e murcha da folhagem inferior. Você só percebe isso durante o dia, pois à noite as plantas se adaptam ao frio.Para combater a doença, as folhas infectadas devem ser removidas e queimadas. Após esse procedimento, os pepinos devem ser tratados com "Fundazol" ou qualquer outra preparação semelhante. Você também pode usar Fitosporin. Eles processam as camas na estufa várias vezes. O intervalo entre os procedimentos deve ser de no mínimo dez dias.
- Fusarium... A doença também é conhecida como murcha de fusarium. Se as pontas dos pepinos murcharem e os caules começarem a apodrecer, a planta está doente. Essa doença pode destruir mais da metade da safra. Para evitar que isso aconteça, as plantas infectadas devem ser removidas e queimadas. O tratamento para plantas doentes não ajudará mais.
- Podridão branca... Esta doença geralmente afeta pepinos que crescem em uma estufa. Isso geralmente acontece durante o período de frutificação ativa. A folhagem dos arbustos infectados fica macia. Com o tempo, manchas escuras aparecem nele. É recomendado o uso de fungicidas comprovados para o tratamento desta doença. Os medicamentos precisam ser trocados de vez em quando.
- Peronosporose... O míldio é outra doença que pode prejudicar seriamente os pepinos com efeito de estufa. Manchas amarelas aparecem na folhagem de pepinos doentes. Ao mesmo tempo, começa a desaparecer. Com o tempo, as manchas aumentam e a massa verde seca. Tudo isso leva rapidamente à morte das plantas. Você pode impedir a propagação da doença usando sulfato de cobre ou líquido Bordeaux. Se esses produtos não ajudarem, a área pode ser tratada com fungicidas.
Várias pragas também são perigosas para os pepinos.
- Pulgão... Essas são as pragas mais comuns que atacam as plantas imediatamente após o plantio. Você pode notá-los no interior das folhas. Para se livrar delas, as plantas são tratadas com água e sabão. Em vez disso, as camas podem ser borrifadas com infusões de copas de batata, folhas de tomate, malmequeres. É melhor fazer isso de manhã cedo ou à noite. Para evitar o aparecimento de uma praga, ervas ou flores podem ser plantadas em estufas ao lado de pepinos. Isso certamente beneficiará as plantas.
- Ácaro-aranha... Esta praga também pode enfraquecer significativamente os pepinos jovens. Você pode notar traços de sua atividade examinando o verso da folha. Nesse momento, ele fica coberto por uma teia de aranha quase imperceptível. Para combater essas pragas, uma infusão concentrada de cebola é usada. Se houver muitos insetos no local, o remédio caseiro pode ser substituído por inseticidas comprados.
O resto das pragas não são particularmente perigosas para as plantas na estufa.
Medidas de prevenção
Para evitar murchar a folhagem do pepino, os jardineiros devem seguir as regras listadas abaixo.
- Observe a rotação da cultura ao plantar pepinos. Essa cultura não pode ser localizada no mesmo lugar por vários anos consecutivos. Os melhores precursores de pepinos são abobrinhas, abóboras e legumes. Essas plantas não drenam o solo.
- Aplique cobertura no canteiro após o plantio... Este procedimento permite reter a umidade no solo. Além disso, os pepinos que crescem na estufa são protegidos das ervas daninhas. Isso significa que eles obterão mais nutrientes. Para cobertura morta do solo, é recomendado o uso de grama seca ou turfa.
- Não use herbicidas. Isso pode danificar as plantas e enfraquecê-las. Não vale a pena usar herbicidas não só para processar pepinos, mas também para pulverizar outras plantas no local.
- Forma arbustos. As plantas cultivadas são muito importantes para se formar e amarrar corretamente. Nessas condições, os pepinos têm menos probabilidade de adoecer. Além disso, torna-se fácil cuidar deles. Os suportes de metal e madeira devem ser tratados com equipamento de proteção especial antes do uso.
- Regar as camas regularmente... Evitar que os pepinos murchem é muito mais fácil do que lidar com esse problema. As plantas na estufa precisam ser regadas a partir do momento em que as sementes ou mudas são plantadas na estufa.
Com os cuidados certos, os pepinos que crescem na estufa permanecerão saudáveis e fortes.
O comentário foi enviado com sucesso.