Cultivo de pepinos em estufa
É possível cultivar pepinos em uma estufa em todas as regiões do país. Lá eles crescem saudáveis e fortes, independentemente das condições climáticas.
Vantagens e desvantagens
Cultivar pepinos em uma estufa tem muitos benefícios.
-
Você pode cultivar pepinos dessa maneira, mesmo em uma área pequena.
-
É muito simples cuidar das plantas que estão na estufa. Além disso, é mais fácil para os jardineiros perceberem as folhas ou caules danificados e curarem a planta em tempo hábil.
-
Os arbustos podem ser colhidos várias vezes por temporada.
Não há desvantagens significativas neste método de colheita. Mas o jardineiro terá que gastar tempo organizando estufas e preparando os canteiros.
Seleção de variedade
Jardineiros experientes sabem que nem todas as variedades de pepinos são adequadas para o plantio em uma estufa. As seguintes opções de instalação podem ser usadas para este propósito.
-
Sarovskiy. Esses pepinos são bastante despretensiosos. Eles crescem bem mesmo na sombra e em baixas temperaturas. Pepinos dão frutos muito bem.
-
"Matilda". Esta planta é híbrida. Seus frutos são alongados e cobertos de pequenos espinhos.
-
"Buratino". Esses pepinos amadurecem cedo. Eles podem ser cultivados em quase qualquer região do país. Não têm medo das mudanças de temperatura e crescem bem à sombra. Os frutos são grandes. Seu sabor é muito agradável.
-
"Amur". Esta variedade de pepino é de alto rendimento. Com os devidos cuidados, um grande número de frutas pode ser colhido em uma pequena estufa.
-
"Zozulya". Esses pepinos têm um longo período de maturação. Listras brancas são visíveis na casca da fruta.
Variedades adequadas para plantio em estufa estão disponíveis na maioria das lojas de jardinagem. Existem marcações especiais nas embalagens com sementes. Portanto, é muito fácil encontrá-los.
Como cultivar mudas?
Para obter uma colheita precoce, as sementes devem ser semeadas com antecedência em copos descartáveis, engradados ou pequenos recipientes. Você precisa começar a preparar as mudas um mês antes de transplantar as plantas para uma estufa. O processo de semeadura de pepinos é o seguinte.
-
Para começar, uma camada de serragem deve ser colocada no fundo do recipiente selecionado. Em seguida, ele precisa ser coberto com terra misturada com turfa e húmus.
-
As sementes podem ser colocadas em recipientes preparados desta forma. Eles são abaixados com o nariz levantado em um ângulo de 45 graus. Se as plantas forem plantadas em recipientes ou copos separados, apenas uma semente é colocada em cada recipiente. Ao plantar em recipientes grandes, as sementes devem ser colocadas a 8 centímetros de distância.
-
Depois de terminar o trabalho com as sementes, os recipientes devem ser cuidadosamente cobertos com filme plástico.
-
Em poucos dias, quando os primeiros brotos aparecem na superfície do solo, esse filme pode ser retirado.
Para que as mudas se desenvolvam bem, os copos e recipientes com ervas jovens devem ser armazenados em local aquecido. A temperatura deve estar na faixa de 22-23 graus.
Você pode plantar plantas em uma estufa imediatamente após as primeiras folhas aparecerem nos brotos. É melhor fazer isso à noite.
Preparação
Na primavera, os jardineiros começam a preparar o local para o cultivo de pepinos.
Estufa
Antes de plantar mudas, a estufa deve ser desinfetada. Se você pular esta fase de preparação, as plantas podem ser afetadas por doenças fúngicas. Isso afetará negativamente a colheita. As estufas podem ser tratadas com uma solução de água sanitária ou produtos biológicos modernos.
Priming
Outro ponto importante é preparar o solo para o plantio de plantas. O solo da estufa deve ser bem aquecido. Para isso, a camada superficial do solo deve ser afrouxada. No meio das camas, é preciso fazer uma pequena depressão. Depois disso, o solo deve ser regado com água morna. O solo aquecido é mais uma vez desenterrado e solto com um ancinho.
Tecnologia de pouso
O processo passo a passo de plantio de mudas de pepino em uma estufa é o seguinte.
-
Para começar, o solo da estufa deve ser bem nivelado. Na área selecionada, você precisa delinear os locais onde os furos serão localizados.
-
Depois disso, você precisa cavar os próprios buracos. A profundidade de cada um deles deve ser de 25 centímetros. Os fertilizantes podem ser aplicados no solo antes do plantio.
-
Depois disso, você pode plantar mudas jovens nos buracos preparados. Cada arbusto deve ser cuidadosamente aspergido com terra e regado corretamente, direcionando a água para a raiz, e não para a folhagem.
Em geral, plantar pepinos em uma estufa é bastante simples. O principal é fazer tudo com cuidado e não ter pressa.
Cuidado
Para que as mudas jovens criem raízes bem na área selecionada, é importante cuidar adequadamente delas.
Rega
Antes de mais nada, vale lembrar que as mudas precisam de rega regular. Recomenda-se regá-los com água morna resolvida. A hora ideal para regar as plantas é tarde da noite. Após a realização deste trabalho, a estufa deve ser ventilada.
Top curativo
Pela primeira vez, os pepinos são alimentados de 3 a 4 semanas após o desembarque no local. Para este propósito, fertilizantes complexos de alta qualidade são normalmente usados. Você precisa usar o curativo superior, seguindo claramente as instruções da embalagem. Também é recomendado aplicar fertilizantes à noite ou em tempo nublado.
No futuro, as plantas devem ser alimentadas apenas se faltarem alguns elementos específicos. Isso pode ser determinado pela aparência do arbusto. Preste atenção aos seguintes pontos.
-
Crescimento lento. Se a planta não se desenvolve bem e fica pálida, isso significa que falta nitrogênio.
-
Folhagem pequena. Às vezes, as folhas dos pepinos ficam azuladas e depois secam completamente. Esses sintomas indicam falta de fósforo no solo.
-
Bordas marrons das folhas. Com o tempo, as folhas começam a morrer gradualmente. Os frutos que aparecem nos arbustos nesta época são de tamanho pequeno. Tendo notado esses sinais, as plantas precisam ser alimentadas com potássio.
Todos os fertilizantes devem ser aplicados na forma líquida. As preparações devem ser diluídas em grande quantidade de água.
Temperatura
Para proteger as plantas do frio, as estufas são cobertas com papel alumínio. A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento normais de arbustos é de 22-25 graus. Conforme as plantas envelhecem, elas se tornam mais tolerantes a ondas de frio. Mas os jardineiros ainda não são aconselhados a abusar de sua resistência ao frio.
Umidade e ventilação
As estufas cobertas com papel alumínio devem ser regularmente abertas e ventiladas. Isso deve ser feito em dias de sol para que as plantas não sofram com o frio. Você precisa fechar a estufa algumas horas antes do pôr do sol. Você não deve hesitar com isso.
Se você regar e ventilar os pepinos regularmente, o nível de umidade na estufa ficará na faixa de 80-90%. Tais condições são consideradas ideais para o crescimento e desenvolvimento dessa cultura.
Formação
Pepinos cultivados em estufas são tão importantes para modelar quanto arbustos que estão em campo aberto.
Assim que os arbustos crescem, eles devem ser fixados em um suporte. Depois disso, toda a vegetação que está abaixo de 3-4 folhas deve ser removida com cuidado. Isso é feito para que as plantas não desperdicem nutrientes no futuro. No futuro, os arbustos precisarão ser fixados regularmente. Também ajudará a fortalecer o caule central e aumentar o rendimento da planta.
Cobertura
Depois disso, você precisa pinçar as plantas. É muito importante fazer isso antes que os pepinos comecem a florescer.
Após a formação do arbusto, uma chamada zona de cegueira se forma na parte inferior do mesmo. Acima dessa área, os chicotes que crescem acima da primeira folha são gentilmente beliscados. A uma altura de meio metro, resta apenas um ovário e várias folhas saudáveis. Tendo recuado mais 50 centímetros, 2-3 brotos também ficaram no caule. Cada um deles deve ter dois ovários e várias folhas. Depois disso, a ponta do chicote é bem fixada no suporte.
Amarrando
Este procedimento também é necessário para plantas jovens. Na maioria das vezes, os jardineiros instalam vários suportes na estufa e estendem uma tela entre eles. Os arbustos estão livres para rastrear ao longo da rede. Os donos do sítio só podem amarrar cuidadosamente as hastes à montagem separadamente ou em grupos.
Vizinhos adequados
Se o jardineiro planeja cultivar várias safras em estufas ao mesmo tempo, é muito importante garantir que a vizinhança esteja correta. As leguminosas podem ser cultivadas no mesmo local com os pepinos. Eles fornecem nitrogênio à terra. Isso é ótimo para o desenvolvimento de pepinos.
Berinjelas ou pimentões também serão ótimos vizinhos para eles. Mas, colocando essas plantas lado a lado, vale a pena observar para que não fiquem na sombra.
Não é altamente recomendável plantar pepinos ao lado de tomates. O fato é que os primeiros precisam de alta umidade e calor. Os tomates se desenvolvem mal em tais condições. Portanto, ainda é melhor plantar essas plantas diferentes separadamente.
Doenças e pragas
Os pepinos que crescem em uma estufa costumam sofrer das seguintes doenças.
-
Oídio. O desenvolvimento da doença é facilitado pela alta umidade do ar, mudanças bruscas de temperatura, além da irrigação dos arbustos com água fria. Pepinos doentes não crescem bem. Sua folhagem é coberta por uma flor farinhenta. Em estufas, recomenda-se o plantio de plantas resistentes a essa doença. Se os arbustos ficarem doentes, os brotos infectados e a folhagem devem ser cortados. Depois disso, os pepinos devem ser borrifados com uma solução de sulfato de cobre.
- Peronosporose. Esta doença também é chamada de míldio. Manchas amareladas aparecem na folhagem das plantas doentes. Em seguida, a folhagem fica marrom e seca. Você precisa lidar com o oídio da mesma forma que com o oídio.
- Olive spot. Esta doença também é chamada de cladosporiose. Feridas secas e oblongas aparecem na folhagem das plantas infectadas. Os frutos são cobertos por manchas oleosas de oliva. Com o tempo, eles também se transformam em úlceras profundas. Tendo notado vestígios de infecção, você precisa parar de regar os arbustos. As plantas precisam ser tratadas várias vezes com oxicloreto de cobre ou líquido bordalês. O intervalo entre esses procedimentos deve ser de no mínimo 7 dias. Assim, você pode se livrar completamente dos vestígios da doença.
Na maioria das vezes, os pepinos que crescem em uma estufa são danificados por formigas, pulgões, ácaros e ursos. Os inseticidas comuns podem ser usados para controlar pragas que comem folhagens e frutas. Para profilaxia, recomenda-se derramar o solo com água quente antes do plantio.
Se seguir dicas simples e não deixar pepinos descuidados, durante o período de verão poderá colher um grande número de frutos, mesmo numa área muito pequena.
O comentário foi enviado com sucesso.