Plantando pepinos na estufa
Não é difícil cultivar pepinos em uma estufa se você abordar o processo com cuidado e preparar o local, o solo, as sementes e as mudas com antecedência. As vantagens de uma estufa incluem menos pragas e doenças, bem como a presença de condições ideais para o crescimento ativo da cultura.
Cronometragem
A época do plantio de pepinos na estufa é determinada pelas condições climáticas da região em que o jardineiro vive, além de uma série de outros fatores. Termos chave:
- os últimos dias de abril ou os primeiros dias de maio - a faixa intermediária;
- os primeiros dias de maio ou início de junho - Sibéria, Urais, as regiões do noroeste;
- final de março ou início de abril - sul do país.
Datas de pouso mais precisas na primavera ou verão são determinadas pelo calendário lunar.
Em uma estufa sem aquecimento, os jardineiros aconselham o plantio de pepinos quando a geada tiver passado e o tempo estiver quente.
Preparação
Para começar, vale a pena falar sobre o que podem ser as estufas. Existem três tipos principais.
- Policarbonato... A opção mais comum são as estufas de policarbonato, ideais para o plantio e cultivo de pepinos.
- Filme... A segunda opção mais popular, cuja desvantagem é a fraca retenção de calor. Além disso, essas estufas são consideradas instáveis a condições climáticas adversas.
- Copo... Estruturas raras que requerem esforços especiais para serem construídas. Além disso, essas estruturas aquecem rapidamente, o que faz com que os pepinos queimem.
Independentemente do tipo de construção, ela deve ser cuidadosamente preparada antes do plantio de pepinos. Isso deve ser feito cerca de 2 a 3 semanas antes do procedimento principal.
Estágios de preparação:
- limpeza de cordas de ligas e detritos anteriores;
- remover quaisquer resíduos de plantas que não foram colhidos no outono;
- lavar as paredes da estufa por dentro e por fora com detergentes.
Também vale a pena cuidar de amarrar novas cordas nas quais os pepinos ficarão presos.
Um lugar
Ao escolher um local para uma estufa, deve-se dar preferência a áreas ensolaradas e quentes. Também é recomendável levar em consideração a rotação de cultura. Os pepinos crescerão bem onde foram cultivados anteriormente:
- cebola;
- repolho;
- tomates;
- Pimenta;
- alho.
Não é recomendado plantar pepinos em lugares onde qualquer tipo de abóbora já tenha crescido. Caso contrário, os pepinos ficarão expostos a várias doenças e serão destruídos por pragas. Além disso, as sementes de abóbora não deixam no solo a quantidade necessária de minerais e componentes úteis que serão úteis para o crescimento ativo dos pepinos.
Priming
Um procedimento importante é a preparação do solo. A aplicação oportuna de fertilizantes, o afrouxamento melhora a qualidade e a estrutura do solo, tornando-o mais fértil e proporcionando alta produtividade das lavouras.
As principais etapas de preparação são as seguintes.
- Cavando o solo.
- Fertilização, se nenhuma fertilização foi realizada antes. É melhor usar compostos orgânicos na forma de composto ou húmus. Para 1 metro quadrado de solo, existem até 5 kg de matéria orgânica.
- Colocando em um balde de areia. Este estágio é necessário se você planeja plantar pepinos em solos pesados.
Os jardineiros aconselham o plantio de pepinos nas chamadas camas quentes. Para isso, são introduzidos no solo elementos orgânicos especiais, cujo processo de fermentação aumenta a temperatura do solo, o que tem um efeito benéfico sobre o estado das raízes dos pepinos.
Etapas da criação de uma cama quente:
- primeiro, é cavada uma pequena trincheira na estufa, cuja profundidade não ultrapassa 60 cm e a largura é de apenas 30 cm;
- uma mistura de estrume e grama pré-cortada é introduzida na trincheira acabada;
- regar a matéria orgânica com água quente;
- encher a trincheira com solo com fertilizantes.
Depois disso, o jardim é regado novamente com água morna e infusão de ervas, que você mesmo pode preparar. Se não houver tempo para preparar o trem, você pode usar uma ferramenta especial "Baikal EM-1". É melhor fazer uma cama quente 2 a 4 semanas antes do plantio.
Tecnologia e esquemas de pouso
Você pode plantar pepinos com sementes e mudas. Vale a pena considerar a tecnologia de aterrissagem de ambas as opções.
Plantinha
Quando chegar o momento de plantar pepinos na estufa, você pode começar a transplantar as mudas. No entanto, os jardineiros recomendam esperar um pouco em caso de geada para que as plantas jovens não morram. O plantio de mudas geralmente é realizado um mês após o aparecimento dos primeiros brotos em um copo. As etapas principais explicarão como plantar pepinos.
- Preparação... Realiza-se através do endurecimento de rebentos jovens, que se vão expondo gradualmente numa varanda ou estufa durante um curto período de tempo. Essa fase permite que a muda se acostume a novas condições, fortalece o sistema imunológico. Recomenda-se começar com 1,5 ou 2 horas e depois aumentar o tempo em uma hora.
- Formação de orifícios. O procedimento é realizado no dia do transplante, a profundidade da cova não deve ser maior que a da muda. A distância ideal entre as ranhuras é de 30 cm.
- Mudas de rega... É realizado 1-2 horas antes de colocar as mudas no solo.
- Desembarque... É necessário arrancar as mudas dos recipientes junto com um pedaço de terra e para não quebrar as raízes ou a parte aérea. O desembarque é feito de acordo com o método de transbordo.
- Aterro... Os vazios que permanecem no buraco são cobertos com solo fértil.
No final, os pepinos são bem regados com água morna e sedimentada.
Sementes
Antes de semear, é preciso prepará-las.
- Amostragem ou calibração... Em primeiro lugar, as sementes inteiras e grandes que podem dar uma boa colheita são selecionadas de todo o material de semeadura. Os espécimes pequenos e mofados são descartados, o mesmo ocorre com as sementes de formato irregular.
- Encharcado... Após a seleção, as sementes inteiras são embebidas em uma solução, na qual é despejado um estimulante de crescimento.
- Germinação... A próxima etapa envolve a colocação das sementes em um pano de algodão ou gaze embebida em soluções especiais. A semente é mantida neste estado por uma semana até a germinação.
Antes do plantio, recomenda-se secar bem as sementes para que não apodreçam no solo. O padrão de pouso é o seguinte.
- Quando chega a hora certa, os canteiros são preparados, soltando e fertilizando o solo.
- Cave buracos, cuja profundidade atinge 2-3 cm. A distância entre os buracos é mantida a uma distância de 30 cm, entre as linhas - a 0,6 m.
- Coloque uma semente germinada em cada buraco e cubra-os cuidadosamente com terra.
- Despeje com água morna derretida.
Ao final, os canteiros acabados são cobertos com filme de polietileno ou material denso especial. Quando os primeiros brotos aparecem, o tecido pode ser removido.
Plantar e germinar pepinos em uma estufa não é tão difícil se você abordar cuidadosamente a preparação do local, do solo e da semente. Uma boa colheita garantirá que os esquemas e recomendações listados sejam levados em consideração.
Mais cuidados
Para que os pepinos comecem a crescer ativamente e proporcionem uma colheita rica, é necessário ter cuidado com os cuidados oportunos, o que implica regar, alimentar e remover ervas daninhas regularmente. Além disso, vale a pena prever a proteção da cultura contra pragas e doenças, uma vez que um ambiente quente e úmido atrai microrganismos patogênicos.
Rega
Um procedimento obrigatório através do qual os pepinos serão capazes de desenvolver caules, folhas e frutos poderosos. A violação da rega regular levará a consequências não mais agradáveis na forma de:
- folhagem caindo;
- queda de ovários;
- diminuição nos indicadores de rendimento;
- deterioração da qualidade da fruta.
Recomenda-se regar os pepinos com água morna e de preferência decantada. Não use mangueira onde a água flui sob pressão, pois pode erodir o solo próximo às raízes e piorar o estado da planta. A melhor solução para a irrigação é usar um regador ou um sistema especial capaz de organizar a irrigação por gotejamento.
A regularidade da rega é determinada pela idade das plantas e pela temperatura do ar. Se estiver calor na estufa, recomenda-se regar os pepinos 1 a 2 vezes ao dia. O volume de água para arbustos jovens é de 5 litros por 1 m2, para adultos - 8-10 litros por m2. Quando os primeiros frutos aparecem nos pepinos, o volume deve ser aumentado para 15 litros.
Top curativo
A cultura aceita bem tanto a matéria orgânica quanto os fertilizantes minerais. Recomenda-se alimentar a planta 3-5 vezes por temporada.
- O primeiro fertilizante é aplicado antes que a planta comece a florescer. Agrícola é geralmente usado criando uma solução de 2 colheres de sopa de fertilizante para cada 10 litros de água. As composições de superfosfato e ácido sulfúrico também são adequadas.
- Na segunda vez, o solo é fertilizado na época da floração, recorrendo-se ao uso de solução de ácido bórico. Além disso, os jardineiros recomendam adicionar sulfato de potássio e uréia sob a raiz.
- A terceira alimentação é realizada durante o período de frutificação.... Aqui, a preferência deve ser dada a fertilizantes minerais ou solução de verbasco.
Além disso, os pepinos podem ser alimentados em tenra idade e durante a colheita.
Formação
O procedimento é obrigatório, pois com o seu auxílio é possível organizar o recebimento oportuno da umidade e nutrição pelos pepinos no volume necessário para a formação dos frutos. Os híbridos de novas variedades com um tipo de floração feminina são capazes de produzir 1 haste, enquanto nas variedades antigas, geralmente sobram cílios laterais. As opções de formação podem ser semelhantes a estas.
- Para novas variedades depois que o caule atinge um comprimento de 50 cm, os jardineiros são aconselhados a deixar 2 ovários ao lado de cada quarta folha.
- Para variedades antigas ao formar 2-3 hastes, convém certificar-se de que os rebentos laterais estão situados a um ângulo de 60 graus. Todo o excesso de ovários e brotos também são removidos para que o sistema radicular receba o suprimento necessário de nutrientes.
- Variedades com bouquet privar os brotos da parte inferior, formando um caule na planta.
A correta formação dos pepinos é a garantia de uma colheita de alta qualidade e farta.
Liga
Por meio de uma liga, é possível evitar o emaranhamento dos cílios do pepino durante o crescimento, bem como acelerar o amadurecimento dos frutos laterais. Finalmente, os jardineiros usam ligas para facilitar a colheita e manutenção da colheita. Para fazer uma liga de alta qualidade, você deve usar pinos individuais de madeira, plástico ou aço. Uma opção popular entre os jardineiros é a treliça, na qual amarram caules e brotos com fitas de tecido ou ganchos especiais.
Recomenda-se a realização da liga quando o pedúnculo do pepino ultrapassar 30 cm de altura, caso inicie o procedimento mais tarde existe uma grande probabilidade de danificar a planta. Existem duas formas mais populares.
- Horizontal... Opção para estufas baixas. Neste caso, várias fiadas de arame ou fio são puxadas entre os pilares da estrutura, mantendo uma distância de 25 cm do solo.
- Vertical... Disponível em estufas altas. Para a liga, é utilizada uma estrutura de treliça, composta por duas faixas. O primeiro é preso ao teto, o segundo vai para o solo. As pranchas são conectadas entre si por meio de cordas, às quais as hastes são amarradas.
Uma liga na hora certa irá acelerar o crescimento dos pepinos e permitir que você obtenha uma colheita de alta qualidade.
Controle de doenças e pragas
Erros de cuidado às vezes levam ao aparecimento de várias doenças ou pragas. "Convidados" frequentes de pepinos:
- podridão;
- crescimento farináceo;
- peronosporose;
- antracnose.
A maioria das doenças ocorre quando uma planta é exposta a fungos patogênicos. Um dos sintomas mais comuns da presença da patologia serão manchas, florescimento, amarelecimento nas folhas e o ressecamento gradual dos caules. Caso seja detectada alguma doença, recomenda-se a retirada dos brotos danificados e o tratamento preventivo. Para isso, são utilizadas principalmente formulações especiais.
Agora sobre as pragas. Entre os populares estarão os seguintes insetos:
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- pulga negra.
Os insetos não apenas destroem as plantas por conta própria, mas também carregam esporos e vírus de fungos.
Para evitar que o pepino proteja essas pragas, é recomendável realizar o tratamento preventivo regular das plantas com preparações de Fitoverm ou Bitoxibacilina.
O comentário foi enviado com sucesso.